Saul não falou com Samuel morto (1 Samuel 28)
1- Não existe comunicação entre vivos e mortos.
2- Tentar comunicar com os mortos é uma prática condenável na Bíblia.
3- Se Deus não falou com Saul pelos meios legítimos (Sonhos, Profetas, Sacerdotes) Deus não falaria por um meio que Ele mesmo condena.
4- A feiticeira disse que via um deus que subia da terra, o crente quando morre não vira um deus.
5- Saul se inclinou e se prostrou diante daquele "suposto Samuel". Anjo de Deus não aceita adoração. Homem de Deus também não aceita. Cornélio se prostrou diante de Pedro e Pedro mandou que ele se levantasse. Mas este espírito não se importa com a reverência de Saul.
6- Quem fez Samuel subir para falar com Saul? Deus não poderia ser. Então foi o diabo? Teria o diabo controle sobre o espírito do crente?
7- Se fosse Deus, por que Samuel, disse que Saul o estava perturbando?
8- Tudo o que aquele espírito falou com Saul, não era nenhuma novidade.
9- Samuel nunca desobedeceu a Deus em vida, e não haveria de desobedecer em morte.
10- Saul não morreu no dia seguinte como aquele espírito afirmou.
11- Não morreram todos os filhos de Saul.
12- Saul não caiu nas mãos dos filisteus - mas se matou antes.
13- Saul não poderia ir para o mesmo lugar de Samuel. Um era profeta e o outro um desviado, logo não poderiam ficar junto.
14- Segue-se que não foi Samuel quem falou com Saul, mas um espírito enganador.
15- Há passagens da Bíblia que foram escritas do ponto de vista de santos homens de Deus, mas há passagens que registram palavras de ímpios como Daniel 4. Nem tudo que os amigos de Jó falaram e estão escritos no livro de Jó representa a verdade. O próprio Deus os repreende por causa de muitas coisas que eles falaram.
16- Este capítulo é um registro do ponto de vista de um dos servos de Saul, e não representa o ponto de vista de Deus.
Exemplo: É como uma pessoa que tem um programa na TV, e antes de iniciar o programa, aparece uma mensagem dizendo que aquele programa é uma produção independente e não reflete a opinião geral da emissora.
17- Devemos entender a diferença de uma pessagem inspirada e de um registro inspirado. Passagem inspirada, aquilo que está escrito de acordo com a vontade de Deus. Registro inspirado, quando Deus permitiu que fosse registrado palavras ditas por ímpios na Bíblia, até alguns trechos que registram falas do diabo, nesta caso aonde está a inspiração? Nas palavras dos ímpios ou do diabo?. Não!!! A inspiração está no "Registro" daquelas frases, ou seja Deus permitiu que aquelas frases não inspiradas por ele, fossem registradas na Bíblia. É o caso de 1 Samuel 28.8-25, é narrado do ponto de vista de uns dos servos pagãos de Saul.
SAUL NÃO FALOU COM SAMUEL MORTO