EVIDÊNCIAS DA ORIGEM DIVINA DA BÍBLIA
Que as Escrituras são de origem divina é assunto resolvido. Deus na sua Palavra é testemunha concernente a si mesmo. Quem tem o Espírito de Deus deposita toda confiança nela como a Palavra de Deus, sem exigir provas nem argumentar. Tudo nela é inigualável: estilo, graça e proposta. Sua excelência acha-se, porém, no fato de ela ser a Palavra de Deus. Apresentamos algumas provas da Bíblia como a Palavra de Deus, não para crermos que ela é divina, mas porque cremos que ela é divina.
I. Evidência da Inspiração da Bíblia (2 Tm3. 16; 2Pe 1.21)
Essa inspiração da Bíblia é plenária, e inclui as próprias palavras no original. Deus inspirou não só as idéias na mente do escritor, mas também as palavras. (1 Co 2.13; Hb 1.1; 2 Pe1. 21)
II. Evidência da Perfeita Unidade e Harmonia da Bíblia
Há unidade e harmonia doutrinária na mensagem da Bíblia. Sendo humana, ela é sujeita às leis da língua e literatura e, sendo divina, pode ser compreendida somente por homens espirituais. Os autores humanos fornecem variedade de estilo e matéria. O autor divino garante unidade de revelação e ensino.
III. Evidências da Autoria Divina.
Deus é o único que pode ter sido o autor da Bíblia.
1. Homens ímpios. Jamais iriam produzir um livro que sempre os está condenando. Também, ele trata de fatos anteriores ao home.
2. Homens justos e piedosos. Jamais cometeriam o crime de escrever um livro e fazerem o mundo crer que o mesmo fosse obra de Deus.
3. Os judeus – Guardiões da Bíblia. Jamais poderiam ser os autores da mesma, pois ele sempre condena suas transgressões, pondo seus delitos a descoberto. Por outro lado, se eles tivessem podido mexer nela, teriam apagado todos esses males, idolatria e rebeliões contra Deus, registrados em seus textos.
4. Anjos. Também não podem ter sido seus autores, porque ela discorre sobre fatos anteriores a eles.
IV. Evidência da Aprovação de Jesus.
1. Jesus leu-a e tomou-a como base de sua pregação e ensino.
(1) Pregação (Lc 4.16-21)
(2) Ensino (Lc 24.27)
2. Jesus usou-a contra o diabo (Mt 4.3-11)
3. Jesus chamou-a “A Palavra de Deus” (Mc 7.13; Jo 17.17)
4. Jesus observou-a e cumpriu-a em sua vida (Mt 3.15; 5.17)
V. Evidência do Testemunho do Espírito Santo.
1. Testimonium Spiritus Sancti Internum (lat.): Testemunho Interior do Espírito Santo – Obra sobrenatural do Espírito Santo que atesta ao pecador arrependido ser este filho de Deus. Esta evidência, que fundamenta a certeza de vida eterna, é um dos resultados do nono nascimento.
2. Quem aceita Jesus como Salvador, automaticamente aceita também a Bíblia como a Palavra de Deus. Porque isso? Porque o mesmo Espírito de Deus que convence o pecador (Jo 16.8) e testifica no crente que este é agora filho de Deus (Rm 8.16), testifica também no mesmo crente que a Bíblia é a Palavra de Deus para ele (Jo 7.7)
VI. Evidência do Cumprimento das Profecias da Bíblia. A Bíblia é um livro de profecias. Profecias de dois tipos: Tipológicas e literais. As primeiras expressas através de tipos; as segundas em linguagem literal, direta. Inúmeras profecias bíblicas estão sendo cumpridas, outras aguardam cumprimento:
VII. Evidência do Efeito e Influência da Bíblia em Indivíduos e Nações.
Vários códigos já escreveram os homens ao longo de sua história. Hamurabi, buscando disciplinar seus contemporâneos, prescreveu-lhes uma série de leis e ditames. Preocupação semelhante acometeu o chinês Confúcio. E os estatutos de Drácon? E as Doze Tábuas de Roma? Tais iniciativas, porém, não puderam melhorar a índole dos filhos de Adão. (Rm 1.26) Apalavra de Deus, entretanto, prescreve-nos leis tão alta e sublimes que, prova-nos a história, transformam não apenas o homem como a sociedade. “O Deus da Bíblia, e nenhum outro, pode satisfazer as necessidades humanas. Seu código moral atravessou durante séculos as chamas da controvérsia, mas não ficou nem mesmo com cheiro de queimado” D.J. Burrell
O mundo é hoje melhor por causa da Bíblia. Ela é conhecida pelo caráter que molda. A poderosa influência da Bíblia tem transformado multidões de pessoas em todos os tempos em todas as partes do mundo. Nenhum outro livro tem tal poder de transformar nações para o bem. É a Bíblia o modelador do verdadeiro caráter. É a Bíblia o único livro contemporâneo de toda a humanidade em todas as eras. John Quincy Adams disse: “Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a lê-la, tanto mais confiado espero que eles serão cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade.”
As Escrituras são de suma importância para a solidificação de nossa sociedade. “A Bíblia é uma janela na prisão deste mundo, através da qual podemos olhar para a eternidade” – Timothy Dwight
Bibliografia.
Manual da Escola Dominical- CPAD
As Verdades Centrais da Fé Cristã - CPAD