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OS PAIS DA IGREJA

Pais da Igreja:
INTRODUÇÃO:
1. Definição:
(1) Patrística: (do lat. pater, pai) Doutrina elaborada pelos teólogos dos primeiros seis séculos desta era, conhecidos como os Pais da Igreja.
(2) Pais Apostólicos: Escritores cristãos que sucederam os apóstolos na condução da igreja de Cristo. Sua principal tarefa foi manter pura a doutrina transmitida pelo colégio apostólico formado pelo Senhor Jesus.
(3) Pais da Igreja: Assim são designados os teólogos e pensadores cristãos dos seis primeiros séculos de nossa era.
I OS PAIS DA IGREJA (SUCESSORES APOSTÓLICOS):
1. POLICARPO: (69-156) _ Bispo de Esmirna e discípulo de João, Na perseguição ordenada pelo imperador, foi preso e levado à presença do governador. Ofereceram-lhe a liberdade, se amaldiçoasse a Cristo, mas ele respondeu: "Oitenta e seis anos faz que sirvo a cristo e Ele só me tem feito bem; como podia eu, agora, amaldiçoá-lo, sendo Ele meu Senhor e Salvador?" foi queimado vivo, no ano 156 d.C. Seu escrito mais famoso foi sua Carta aos Filipenses.
2. INÁCIO: (67-110) __ Discípulo de João e bispo de Antioquia. O imperador Trajano, visitando essa cidade, mandou prendê-lo; ele mesmo presidiu ao julgamento e sentenciou que Inácio fosse lançado às feras em Roma. De viagem para esta cidade, escreveu uma carta aos cristãos romanos, pedindo-lhes que não tentassem conseguir o seu perdão; ansiava ter a honra de morrer pelo seu Senhor, dizendo: "As feras atirem-se com avidez sobre mim. Se elas não se dispuserem a isto, eu as provocarei. Vinde, multidões de feras; vinde, lacerai-me, estraçalhai-me, quebrai-me os ossos, triturai-me os membros;... deixai-me apenas que eu me una a Cristo." Regozijou-se no martírio.
3. PAPIAS: (70-155) Outro discípulo do apóstolo João e bispo de Hierápolis, (160 Km a leste de Éfeso) Pode ter conhecido Filipe, que, segundo uma tradição, morreu em Hierápolis. Escreveu um livro: “Interpretações dos discursos do Senhor”, onde diz que se empenhou em inquirir dos presbíteros as palavras exatas de Jesus. Sofre martírio em Pérgamo mais ou menos ao tempo de Policarpo, Este, Inácio e Papias formam o elo de ligação entre a era apostólica e a posterior.
4. IRINEU:__Discípulo de Policarpo e Papias, que tornou-se Bispo de Lyon, na Gália (atual França). Criou-se em Esmirna. Viajou muito. Notável principalmente por causa de seus livros contra os gnósticos, suas idéias a respeito da sucessão apostólica e sua teoria da recapitulação, na qual acreditava que o Logos de Deus suportou o sofrimento humano, para redimir a humanidade. Suas obras incluem Desmascaramento e Confutação da Gnose do Falso Nome (também conhecida como Contra as Heresias) e a mensagem doutrinária Demonstração da Pregação Apostólica. Acerca de Irineu se diz que: “combinou o zelo de evangelista com a habilidade de escritor renomado". Conta a tradição que teria morrido martirizado no ano 202 d. C.
5. HIPÓLITO: (160-236) __Discípulo de Irineu. Sua obra mais famosa foi Tradição Apostólica.
6. JUSTINO, O MÁRTIR:__Apologista que viveu entre 100-165. Nasceu em Neápolis, antiga Siquém, mais ou menos quando João morreu. Estudou filosofia. Quando moço, assistiu a muita perseguição movida aos cristãos. Converteu-se. Viajou vestido num manto de filósofo, procurando ganhar pessoas para Cristo. Escreveu uma defesa do cristianismo, que endereçou ao imperador. Um dos homens mais competentes do seu tempo. Morreu mártir em Roma. Mostrando o crescimento do cristianismo, disse que já no seu tempo não havia "raça de homens que não fizesse orações em nome de Jesus” Seus livros, que ainda existem,oferecem valiosas informações acerca da vida da igreja nos meados do segundo século.
7. TERTULIANO: (155-220) __Nasceu em Cartago, filho de um centurião romano; advogado romano, pagão; depois convertido (190-195), tornou-se proeminente defensor do cristianismo, sua inteligência, combinada com sua habilidade de comunicação e redação, capacitavam-no a expor as doutrinas do Cristianismo com clareza, escreveu veementemente contra o gnosticismo, especialmente contra o herético Marcião. Bispo de Cartago. "Pai do Cristianismo Latino”; Sua obras incluem Apologias, Sobre o Batismo e Contra Marcião.
8. CLEMENTE DE ROMA:__Um dos primeiros bispos de Roma, martirizado no ano 110 d.C.
9. CLEMENTE DE ALEXANDRIA: (150-215) __Fundador da Escola teológica de Alexandria. Depois de fugir para a Palestina, a fim de escapar da perseguição, seu discípulo Orígenes ficou em seu lugar. Suas obras incluem Exortação aos Pagãos, O Instrutor e Estrômata, com o propósito de demonstrar que Jesus Cristo é o ponto principal de todo o conhecimento (gnose). Vários de seus livros ainda existem hoje.
10. ORÍGENES: (185-254) __Discípulo de Clemente, professor em Cesaréia, na Palestina, instrutor de catecúmenos; O homem mais ilustrado da igreja antiga. Muito viajado, escreveu muito volumes, empregando às vezes até vinte copistas. Dois terços do Novo Testamento estão citados em seus escritos. Orígenes foi um pensador profundo e original. Suas contribuições literárias foram volumosas. A mais famosa foi a obra Contra Celso, Suas idéias capacitaram a Igreja Primitiva a avançar muito em seu entendimento da pessoa de Cristo. Viveu em Alexandria, onde seu pai, Leônidas, sofreu martírio, depois na Palestina, onde morreu em conseqüência de ser preso e torturado, no governo de Décio.
11. CIPRIANO: (200-258) __Bispo de Cartago, lançou as bases trinitárias e cristológicas da teologia eclesiológica (Extra ecclesiam nulla salus, ou seja, "Fora da Igreja não há salvação"), que concedia o mesmo valor às três pessoas da Trindade.
12. INÁCIO:__Terceiro bispo de Antioquia, teria sido o primeiro a usar os termos "cristianismo" ao se referir à religião de Jesus Cristo, e "católica”, como referência à universalidade da Igreja Cristã. Teria sido martirizado em Roma, por volta do ano 115 d. C.
Sobre os Escritos dos Pais Apostólicos vede Manual Bíblico H.H.Halley pág 662-664.
II PAIS LATINOS (SUCESSORES DOS PAIS PRIMITIVOS):
Os sucessores dos Pais primitivos da Igreja cristã, no processo de expansão do Cristianismo, sua apologia e defesa contra as heresias, foram os chamados Pais Latinos da Igreja:
1. EUSÉBIO DE CESARÉIA: (260-339) __Bispo de Cesaréia, ao tempo de Constantino; chamado de "Pai da História Eclesiástica"; teve muita influência junto a este; escreveu uma "História Eclesiástica" __ desde Cristo, até ao Concílio de Nicéia.
2. ATANÁSIO: (299-373) __ Bispo de Alexandria, grande defensor das doutrinas da divindade de Jesus e da Trindade. Ele se levantou e se destacou na controvérsia de Ário; tornou-se a figura principal no Concílio de Nicéia, em 325, apesar de não ter direito a voto (Atanásio sendo apenas diácono teve direito a falar, mas não a voto); logo depois, foi escolhido bispo de Alexandria. Quando um amigo de Atanásio lhe disse: "Atanásio, o mundo está contra ti", ele respondeu: "Assim seja - Atanásio contra o mundo.” Cinco vezes foi exilado, por causa da fé, mas lutou fielmente até o fim, terminando sua carreira com paz e com honra. Suas idéias, muito depois de sua morte, foram vitoriosas e aceitas por toda a igreja, tanto no Oriente como no Ocidente
3. BASILIO, O GRANDE: (329-389) __ Bispo de Cesaréia, organizador do monasticismo no Oriente.
4. AMBRÓSIO: (339-397) __ Nasceu na Alemanha, filho de um estadista romano. Ele próprio foi nomeado para o cargo de governador de uma parte considerável do norte da Itália, conhecida como Emília- Ligúria. Bispo de Milão, Os católicos ortodoxos lutaram vigorosamente para que um bispo não ariano ocupasse o cargo. Ambrósio foi escolhido, apesar de ainda nem ser batizado, pois era um catecúmeno. Ele aceitou o cargo, submeteu-se ao batismo e tornou-se um dos mais influentes defensores da ortodoxia cristã. Ambrósio era um forte defensor da independência da Igreja dos poderes políticos e civil; ele escreveu e pregou muito sobre questões morais e éticas, repreendeu o imperador Teodósio, por causa de um ato cruel, e obrigou-o a confessar-se. Mais tarde o próprio imperador o tratou com alta distinção, sendo eleito para pregar nos funerais desse imperador. Participou da conversão de Agostinho.
5. JOÃO CRISÓSTOMO: (344-407) __ “O boca de ouro". Nasceu em Antioquia Patriarca de Constantinopla, considerado o maior pregador da Igreja Primitiva. Orador inigualável; suas pregações eram expositivas; pregou a grandes multidões na Igreja de Satã. Sofia; como reformador caiu no desagrado do rei, foi banido e faleceu no exílio.
6. JERÔNIMO: (348-420___ Nasceu na Dalmácia e foi educado em Roma. Tornou-se um monge que viajava muito e era conhecido por suas contribuições como um erudito da Bíblia. Passou os últimos anos de sua vida em Belém, onde viveu por 34 anos numa caverna, próximo da gruta onde supostamente Jesus nasceu. "O Mais ilustrado dos Pais Latinos”; Fundador do mosteiro em Belém traduziu o Antigo Testamento do hebraico para o latim: a Vulgata, ainda hoje a Bíblia autorizada da Igreja Católica Romana, Jerônimo aprendera o hebraico nos anos em que viveu na Palestina e foi capaz de fazer a tradução do Antigo Testamento, não a partir da SEPTUAGINTA em grego, mas diretamente dos textos hebraicos. A Vulgata tornou-se a Bíblia oficial da Igreja Ocidental durante toda a Idade Média, até que Erasmo reintroduziu os textos em hebraico e grego, no século 16.
7. AGOSTINHO: (354-430) __ Nasceu em Tagaste, no Norte da África. Seu pai era pagão, enquanto sua mãe Mônica era cristã. Seus genitores rapidamente reconheceram seus dons literários. Aos 16 anos de idade, Agostinho foi enviado para uma escola de Cartago, onde estudou retórica, com intenção de, posteriormente cursar Direito. Esta cidade, além de ser um grande centro acadêmico, era também voltada para a impiedade e ao paganismo. Agostinho logo afastou-se do cristianismo de sua mãe, e até teve uma amante. Mesmo assim, Mônica orava continuamente pela conversão do filho. Naquele tempo, longe de aceitar o Cristianismo, Agostinho desenvolveu um novo interesse pela Filosofia; em 373, abraçou o maniqueísmo. Entretanto, quando o filósofo Fustas não conseguiu responder suas perguntas, Agostinho tornou-se profundamente desiludido com este pensamento filosófico e afastou-se dele. Seu próximo passo foi migrar para Roma. As viagens de Agostinho levaram-no a Milão, onde foi nomeado professor de retórica. Nessa época, o bispo milânes era Ambrósio. Agostinho ouvia freqüentemente as suas pregações. A princípio, interessava-se apenas pelas habilidades de retórica exibidas pelo famoso bispo e não pelo conteúdo do que era dito. Mônica uni-se ao seu filho em Milão, o qual gradativamente mudava seus pontos de vista. Agostinho então começou a interessar-se pela Filosofia neoplatônica e pelos sermões de Ambrósio. Ao ler sobre a vida de Santo Antônio e algumas porções da Bíblia, converteu-se em 386 3 foi batizado na véspera da páscoa de 387. Em 388, voltou à África e fundou um pequeno mosteiro em Tagaste. Tornou-se sacerdote em 391 e, em 396, Bispo de Hipona, na África do Norte, cargo que ocupou até sua morte em 430. Considerado um dos maiores teólogos e filósofos da igreja. Mais do que outro, moldou as doutrinas da igreja da Idade Média. Quando jovem brilhou por sua erudição, autor, entre outras obras, de A Cidade de Deus, Confissões e Sobre a Trindade. Foi ardoroso apologista do cristianismo, tendo lutado contra o pelagianismo, o donatismo e o maniqueísmo, de onde saiu para se converter ao Cristianismo. Sua salvação se deveu principalmente às orações de sua mãe, Mônica, que ao ver seu filho tão distante da salvação, foi consolada por uma amiga, com as palavras: "Um filho de tantas orações não pode se perder", de Ambrósio, de Milão, e das Epístolas de Paulo.