DEUS EXISTE
Introdução: Teologia.
1.Definição: Teologia, a ciência das coisas divinas. Esse vocábulo vem de duas palavras gregas: Theos, Deus + logia, estudo, ciência, tratado.
2.Origem do termo: É um termo que não aparece na Bíblia; surgiu na filosofia grega (segundo o Pr. Claudionor de Andrade, a palavra foi criada pelo grego Ferécides) e foi usado por Platão, com o sentido místico-religoso, ao falar sobre a origem dos deuses e a sua relação com o mundo (A República 379a). Aristóteles empregou o termo e seus derivados como parte da filosofia (Metafísica I 026a19). Já os estóicos distinguiam três tipos de teologia: a mítica, a política e a natural. Por meio deles, o termo chegou aos primeiros pais da igreja: Tertuliano, Eusébio de Cesaréia e Agostinho de Hipona.
3.O Uso Cristão: Os escritores cristãos, até o século III, referiam-se ao termo “teologia” de forma negativa, como mitologia pagã. Orígenes foi o primeiro a empregá-lo no contexto cristão como “a sublimidade e a majestade da teologia”. A partir de Eusébio de Cesaréia, a palavra popularizou-se no Cristianismo.
“A ciência da fé (...) a explanação e a explicação consciente e metódica da revelação divina, recebida e compreendida pela fé.” – Karl Rahner
“É a ciência de Deus e das coisas divinas, baseadas na revelação feita ao homem por meio de Jesus Cristo e sistematizada em seus vários aspectos no âmbito da Igreja Cristã.” – William Burton Pope
2. Teontologia: O termo “teologia” tem várias acepções, podendo ser usado para a doutrina de Deus quanto para a ciência da fé, além de incluir outros significados. O Doutor Lewis Sperry Chafer criou o neologismo “teontologia” a fim de definir melhor a doutrina de Deus e evitar interpretações ambíguas.
De acordo com Chafer, como o termo grego On / ontos significa “ser”, a ênfase de tal estudo recai sobre o Ser de Deus. Ou ainda, segundo Charles Hodge, trata-se da “teologia propriamente dita”. A doutrina de Deus é, pois, o principal assunto da teologia sistemática ou de qualquer sistema teológico. É o ponto de partida que norteia todo o ensino teológico.
I A EXISTÊNCIA DE DEUS:
1. A existência de Deus definida: A base da vida de Deus está n'Ele próprio, Ele não depende de nada externo como afirmou Tomás de Aquino: "Ele é a causa primeiro, sem ser causado."
2. A existência de Deus negada:
(1) O Ateísmo: Essa palavra aparece apenas uma vez no Novo Testamento, com o sentido de “sem Deus” (Ef 2.12), e não de negação da existência divina.
DEFINIÇÃO: (gr. atos, sem Deus) O ateísmo nega a existência pessoal de Deus.
CLASSIFICAÇÃO: Há três tipos de ateísmo:
• O ateísmo teórico: Defendido por uma classe "intelectual" baseiam-se no desenvolvimento de uma raciocínio meramente humano.
• O ateísmo prático: refere-se àqueles que na prática vivem como se Deus não existisse.
• O ateísmo Cristão: Conhecido também como a "TEOLOGIA DA MORTE DE DEUS" e "TEOLOGIA SECULAR", floresceu na década de 1.960, ensinava que a idéia de um Deus transcendente já havia sido totalmente descartada pelo homem moderno. A Teologia Secular ou Teologia da morte de Deus: Ao dizerem que Deus está morto, estão afirmando uma de quatro coisas:
1. Deus nunca existiu mas que a idéia de Deus (única coisa que de Deus existia) não é mais necessária.
2. Deus existiu como ser transcendente, até há 2.mil anos atrás, quando tentou se tornar um "Imanente pessoal" na encarnação de Cristo. Como Jesus morreu e, segundo esses grupo da Teologia do Deus morto, não ressuscitou, o Deus que estava em Cristo morreu para sempre.
3. Deus existe, mas que os símbolos que o configuravam antes os sentidos dos homens (pão, vinho, vento, fogo...) já foram muito desmistificado para ainda terem qualquer força simbólica ou representativa. E como aquilo que representava Deus pereceu, o Deus que por eles era representado morreu com seus símbolos, na mente dos homens.
4. Deus existe, mas a linguagem usada na Teologia para descrevê-lo perdeu a força. Dizem: Os grandes problemas desses dias são políticos, econômicos e sociais, e a linguagem sobre o divino é religiosa, não tendo, portento pertinência à realidade vigente. Sendo assim, afirma: "Deus está morto tanto quanto os termos que o comunicam estão."
Alguns frases que dão expressão a essa "teologia":
"A igreja deve podar os seus ritos e mensagem, os quais não podem ser aceitos pelo homem moderno." - Cox
"O protestantismo moderno exige secularidade" - Vahanian
"E impossível acreditar numa fé cristã e numa esperança cristã baseada num Deus pessoal e transcendente" - Hamilton
"Todas as expressões que falam de Deus como um ser pessoal e transcendente, precisam ser extirpadas por falta de significado para o homem moderno." ___Van Buren
REFUTAÇÃO:
• Porque o ateísmo é um crime contra a sociedade, já que destrói a única base adequada da moralidade e da justiça __A crença num Deus pessoal que exige dos homens a fidelidade às suas leis.
• Porque o ateísmo é um crime contra cada pessoa, é uma tentativa de arrancar do coração humano seu forte desejo das coisas espirituais, sua fome e sede pelo infinito.
"Se Deus não existe tanto o ser humano como o universo estão condenados à morte." – William L. Craing
"Seria melhor alguém dizer que Deus não existe do que falar apenas que Ele é fiel."- Thomas Brooks
(2) O Agnostícismo:
DEFINIÇÃO: (gr. a, não + gnose, conhecimento =não conhecimento.) É a negação do conhecimento (gr. Gnosis) ou do conhecer (gr. Ginosko). O termo “agnosticismo foi empregado pela primeira vez pelo biólogo e filósofo inglês Thomas Henry Huxley. Desapontado com as declarações dogmáticas da igreja, que lhe pareciam sem fundamento, recusou-se a opinar sobre temas teológicos. Huxley usou a palavra em questão a fim de expressar a idéia de crença suspensa _ de quem não crê nem deixa de crer. Por conseguinte, os agnósticos não têm opinião formada sobre Deus; não nega nem afirmam a sua existência; não são contra nem, a favor do Todo-Poderoso. Trata-se de uma corrente filosófica que afirma ser o homem incapaz de saber se Deus existe ou não.
REFUTAÇÃO:
• Há uma grande diferença entre conhecer a Deus no sentido absoluto e conhecer alguma coisa acerca de Deus.
• Podemos saber quem é Deus, sem saber tudo o que Ele é!
• Um menino pode conhecer a Deus enquanto o filósofo não pode descobrir todos os segredos do Todo-Poderoso.
(3) O Deísmo:
DEFINIÇÃO: Crença que, apesar de admitir a existência do Supremo Ser, ensina não estar Ele interessado no curso que a história toma, ou venha tomar. Doutrina pela qual se afirma a existência de Deus, mas, ao mesmo tempo, assevera que Ele está muito longe de nós, a ponto de não se envolver com os assuntos humanos, como um relojoeiro que dá corda a um relógio e se esquece dele. É a doutrina dos epicureus, contrária ao teísmo, ensinado pela ortodoxia cristã; "O deísmo é o paganismo travestido de piedade. é a distorção do teísmo Bíblico."
REFUTAÇÃO:
• A Bíblia ensina-nos, porém, estar o bondoso Deus preocupado com a humanidade (Sl 104; Hb 11.6)
• Deus jamais enviaria seu Unigênito a morrer por nós caso não estivesse interessado em nosso bem-estar.
• Ele enviou seu Filho para estar conosco, e o Filho enviou o Espírito Santo Para estar em nós, e os anjos para estarem ao nosso lado Glórias à Deus. ! Deus “não está longe de cada um de nós” (At 17.27)
(4) O Panteísmo:
DEFINIÇÃO: (gr. pan, todo + Theos, Deus) Teoria filosófica, segundo a qual Deus é tudo e tudo é Deus. Segundo o panteísmo a natureza é o próprio Deus. Trata-se da crença filosófica ou religiosa do hinduísmo, a qual esteve presente nos pensamentos gregos e romanos.
REFUTAÇÃO:
• O panteísmo é um credo... desesperadamente atrasado no tempo... Antes da criação teria sido verdade dizer que tudo era Deus...
• Deus criou, Ele fez as coisas serem outras além d'Ele mesmo, afim de que, sendo distintos, elas pudessem aprender a amá-lo."
• O panteísmo confunde Deus com a natureza, mas a verdade é que o poema não é o poeta, a arte não é o artista, a música não é o músico e a criação não é o Criador.
(5) O Panenteísmo:
DEFINIÇÃO: Segundo esta doutrina, não obstante Deus encontrar-se em todo o universo, nada existe neste que lembre ou identifique o Criador.
REFUTAÇÃO:
• "Os céus proclama a glória de Deus a o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (Sl 19)
• "Nele vivemos, e nos movemos, e existimos" (At 17.24-28)
• "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas" (Rm1.18-20)
(6) O Materialismo:
DEFINIÇÃO: doutrina que ensina ser a matéria a realidade última , a única coisa existente. Nessa teoria não há lugar para Deus, tampouco para qualquer classe de realidade espiritual, transcendental oi imaterial. É uma negação das realidades espirituais.
REFUTAÇÃO:
• A nossa consciência nos afirma que somos algo mais do que matéria.
• Só a vida pode produzir a vida. A vida que existe neste mundo teve sua causa em vida idêntica (Deus)
• Na hipótese de que o homem seja apenas máquina, mesmo assim a máquina não produz o inventor, mas o inventor criou a máquina.
(7) O Evolucionismo: Essa teoria ensina que organismos biológicos evoluíram num longo processo através das eras. A seleção natural, evolucionismo, ou darwinismo, é a teoria da sobrevivência dos mais fortes.
(8) O Politeísmo: É a prática da adoração a mais de uma divindade. Isso significa que o politeísta serve e adora a vários deuses.
(9) Henoteísmo: Este termo foi empregado por Marx Muller, historiador das religiões alemão, a fim de indicar o sistema de adoração a um só Deus, admitindo, todavia, a existência de outros deuses. É pois, um sistema que se situa, paradoxalmente, entre o monoteísmo e o politeísmo.
(10) Monismo: Trata-se de uma forma de panteísmo. Deus e a natureza, segundo essa teoria, muito comum no hinduísmo, dissolvem-se em uma única realidade impessoal. O termo vem do grego monos, “só, único”, empregado pela primeira vez por Christian Von Wolff, filósofo alemão.
3.A existência de Deus provada:
“Deus está além de todas as causas finitas.”
(1) Argumentos Naturalistas (ou filosóficos):
COSMOLÓGICO: (gr. kosmo, mundo), Levando-se em conta o perfeito funcionamento do universo, o ser humano, por mais incrédulo que seja, vê-se na contingência de reconhecer a existência de Deus.
ANTROPOLÓGICO: (gr. anthrpos, homem) A constituição física, mental e espiritual do homem é apontada como um dos mais fortes argumentos da existência de Deus.
MORAL:(lat. morale, relativo aos costumes) Conjuntos de regras avalizadas pela sociedade, tendo como objetivo a preservação dos valores e dos usos e costumes considerados essenciais ao bem comum. Como todos os grupos humanos preocupam-se com tais assuntos, chega-se a esta conclusão: "A moral foi incrustada na alma dos filhos de Adão para lembrar-nos de que há um Deus Supremo a quem um dia, prestaremos contas.
ONTOLÓGICO: (gr. ontos, ser) A noção de perfeição inclui existência, pois o que não existe é menos do que perfeito. Portanto, como temos o conceito de um ser perfeito, este ser precisa existir.
TELEOLÓGICO: (gr.telos, fim) através deste estudo, busca-se descobrir a finalidade das coisas criadas. E descobrindo-as pode-se usá-la para demonstrar a existência do Sábio e Santíssimo Deus.
CRENÇA UNIVERSAL: É fato comprovado: o homem é um ser potencialmente religioso. E se a natureza do homem tende à prática religiosa, isto só encontra explicação em um ser que originou uma tal natureza que sempre indica ao homem esse Ser Superior.
RACIONAL: Esse argumento leva a sério a autoridade da razão humana, e a convicção inexpugnável de que este mundo é racional. é obra da razão infinita e universal que dirige o desenvolvimento da matéria
(2) Argumentos Bíblico-Teológicos:
A PERCEPÇÃO HUMANA:
-TRÊS CLASSES DE PERCEPÇÕES:
• Percepção do mundo objetivo: ou das coisas que nos rodeiam.
• Percepção do mundo subjetivo: ou do nosso próprio ser.
• Percepção do mundo espiritual: ou percepções religiosas.
-TRÊS ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS ÀS PERCEPÇÕES: Quem percebe, __uma coisa percebida, __ e um ato de perceber.
______________________________________________________
NÃO SE PODE TER PERCEPÇÃO DO NADA.
SÓ PODEMOS TER PERCEPÇÃO DAQUILO QUE EXISTE.
O CORAÇÃO HUMANO TEM UMA PERCEPÇÃO DE DEUS.
LOGO DEUS EXISTE !
______________________________________________________
A FÉ: A fé prova a existência de Deus. A fé é um testemunho valioso para testificar da existência de Deus. a fé revela ao homem a necessidade de Deus.
A EXPERIÊNCIA CRISTÃ: O próprio cristianismo é prova da comunhão do homem com Deus. O mundo hodierno está cheio de cristãos que podem testificar da existência de Deus dentro do próprio coração.
O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO NO CRENTE: O Espírito Santo revela Deus.
A BÍBLIA: "No princípio, Deus." (Gn 1.1)
II OS ATRIBUTOS DE DEUS:
1. DEFINIÇÃO: Os atributos de Deus são as qualidades inerentes a Ele que o identificam exatamente como o Deus Único e Verdadeiro. Através de seus atributos passamos a compreender como Deus é e atua.
2. Os atributos comunicáveis:
(1) Deus é Justo: Deus é imparcial no trato com Suas criaturas. (At 17.31) "O que Deus é para um santo é pata todos" __Willam S. Plumer
(2) Deus é Santo: Santidade aqui significa "retidão" (I Jo 1.5)
(3) Deus é Livre: Deus não depende das suas criaturas (Is 40.13,14)
(4) Deus é Bom: Absoluta perfeição e perfeita felicidade em si mesmo.
(5) Deus é Verdadeiro: Concordância e coerência com tudo o que é representado pelo próprio Deus (Jo14.6).
(6) Deus é Misericordioso: A misericórdia de Deus distingue o homem como alguém cansado sob o fardo do pecado necessitando de urgente ajuda espiritual. Como Deus trata os homens? "Ele os perdoa e recebe em sua casa, faz que todos sejam filhos, e todos seus filhos são seus herdeiros, e todos os seus herdeiros são príncipes, e todos os seus príncipes são coroados.” __John Pulsford
(7) Deus é Longânimo: "lento para a ira" Deus suporta o pecador em seu estado de pecado, apesar de suas admoestações chamando-o ao arrependimento.
(8) Deus é Fiel: Ele é absolutamente digno de confiança. (I Co 1.9) ."Embora os homens sejam falsos, Deus é fiel” __Matthew Henry
(9) Deus é Amor: A busca divina do bem maior das criaturas na manifestação de sua vontade (Ef 2.4,5)
3. Os atributos incomunicáveis:
(1) Deus é Um: (Dt 6.4)
(2) Deus é Infinito: Ele não termina, não tem fim. (I Rs 8.27; At 17.24)
(3) Deus é Eterno: Deus não está sujeito a sucessão do tempo (Gn 21.33; Sl 90.2). Seria o tempo irreal para Deus? Não. Ele reconhece a continuidade dos acontecimentos, mas todos os acontecimentos: passados, presentes e futuros, são igualmente vívidos para Ele.
(4) Deus é Imutável: Ele não muda (Tg 1.17)
(5) Deus é Onipresente: Deus está em todo lugar. (Não em todas as coisas, que é o panteísmo) Sl 139.7-12
(6) Deus é Onisciente: Deus conhece todas as coisas reais e possíveis (Mt 11.21)
(7) Deus é Onipotente: Deus possui todo o poder (Ap 19.6)
(8) Deus é Soberano: Ele tem o direito absoluto de governar suas criaturas e delas dispor como lhe apraz (Dn 4.35; Mt 20.15)
(9) Deus é Espírito: Sendo espírito, Deus não está sujeito às limitações às quais estão sujeitos os seres humanos dotados de corpos físicos.
III OS NOMES DE DEUS:
1. Os Nomes genéricos de Deus: Dizemos que são genéricos porque podem ser aplicados a divindades falsas, a anjos, a governantes e juízes.
(1) El: "Deus"
• El Olam: Deus Eterno. (Gn 21.3;Is 40.28)
• El Elyon: Deus Altíssimo. (Gn 14.19)
(2) Eloha: Deus no singular.
(3) Elohim: "Ser adorado, Ser Excelente, temível e reverenciado." Elohim é plural, Quando é aplicado ao verdadeiro Deus indica a Trindade "B'reshith bara Elohim" (Gn 1.1)
2. Os Nomes específicos de Deus:São aqueles que nas Escrituras Sagradas só aparecem aplicados ao Deus verdadeiro:
(1) El Shadday: "Deus Todo-Poderoso" (Gn 17.1)
(2) Adhonay: "Senhor" Deus é Soberano sobre a sua criação. (Is 6.1)
(3) YHWH, o tetragrama: É traduzido como Senhor ou Jeová. Os judeus não pronunciavam esse nome, em substituição usavam Adhonay. Depois os rabinos inseriram no Tetragrama as vocais de Adhonay e surgiu a forma não-Bíblica Jeová" ou "Iavé".
(4) Ha' Shem: "O NOME" era utilizado no quotidiano em lugar de Adhonay ou YHWH.
(5) Kirios:É a palavra grega que substitui o Tetragrama no Novo Testamento. (Rm 9.29)
3. Os nomes compostos de Jeová:
(1) Jeová- Jireh: "O Senhor Proverá" (Gn 22.13,14)
(2) Jeová- Nissi: "O Senhor é minha bandeira" (Êx 17.15)
(3) Joevá- Shalom: "O Senhor é paz" (Jz 6.24)
(4) Jeovà- Sabbaoth: "O Senhor dos exércitos" (I Sm 1.3)
(5) Jeová- Maccadeshkem: "O Senhor que te santifica" (Êx 31.3)
(6) Jeová- Raah: "O Senhor é meu Pastor" (Sl 23.1)
(7) Jeová- tsidkenu: "O Senhor Justiça Nossa" (Jr 23.6)
(8) Jeová-Elgmolah: "O Senhor Deus da recompensa" (Jr 51.56)
(9) Jeová: Nakeh: "O Senhor que fere" (Ez 7.9)
(10) Jeová- Shammah: "O Senhor está presente ali" (Ez 48.35)
IV A NATUREZA DE DEUS:
1. A vida de Deus.
DEFINIÇÃO: O que é a vida? Vida é um termo que não pode ser plenamente definido. A ciência define-a com uma correspondência entre os órgãos e o ambiente. Porém, quanto a Deus, significa muito mais que isso, visto que Deus não tem ambiente vivencial como temos aqui. A vida de Deus é sua atividade de pensamento, sentimento e vontade. É o movimento total e íntimo de seu ser que o capacita a formar propósitos sábios, santos e amorosos,e a executá-los.
2.A personalidade de Deus.
DEFINIÇÃO: Personalidade é existência dotada de autoconsciência e do poder de autodeterminação... A personalidade representa a soma total das características necessárias para descrever o que é um ser pessoal. Deus é uma pessoal ! Ele possui nomes pessoais, atributos pessoais e mantém relações com o Universo e com o homem.
3.A espiritualidade de Deus. Jesus disse: "DEUS É ESPÍRITO.” Deus é espírito com personalidade plena. Ele pensa, sente e fala, podendo assim ter comunhão direta com suas criaturas feitas à sua imagem. Sendo espírito, Deus não está sujeito às limitações, às quais estão sujeitos os homens.
Sua pessoa não se compõe de nenhum elemento material, e, portanto não está sujeito às condições da existência natural. Não pode ser visto com os olhos naturais nem apreendido pelos sentidos humanos. Este ensino não implica em que Deus tenha uma existência indefinida e irreal, pois Jesus se referiu à "forma de Deus". Deus é uma pessoa real, mas de natureza tão infinita que não se pode descrevê-lo plenamente. Deus é insondável e inescrutável. O patriarca Jó perguntou certa vez: "Porventura ... penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso?" A nossa resposta só pode ser: "Não temos com que tirar, o poço é fundo", usando a expressão da mulher samaritana.
4.Deus, um ser absoluto e necessário: Marcianus Aristides afirmou: "Deus não necessita de nada , mas todas as coisas necessitam de Deus" Deus é um ser necessário, nós continentes. Embora inimigo declarado da religião, afirmou Voltaire: "Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo". O pensador francês buscou enfatizar, com o seu estilo sempre jocoso, que Deus é absolutamente necessário; Sem Ele nada seria possível. "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida,e a respiração, e todas as coisas;" (At 17 24,25)
V A REVELAÇÃO DE DEUS:
DEFINIÇÃO: A palavra revelação provém do latim revelatione e significa, tirar o véu, descobrir (II Co 3.16). É a ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus e as verdades que estes envolvem (I Co 2.10)
1. A revelação natural de Deus:
(1) Deus se revela através da consciência:
DEFINIÇÃO:
O que é a consciência senão a voz secreta que temos na alma que aprova ou nos reprova os atos?
Na ética, é definida como a "faculdade humana de estabelecer julgamentos morais de atos realizados". Mesmo que venhamos a cauterizá-lo, jamais haveremos de emudecer-lhe a voz.
“A consciência é a voz do pregador de Deus em nosso íntimo.” __Thomas Brooks
"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens” __Calvino
(2) Deus se revela através da natureza: (Sl 19)
"O mundo é a primeira Bíblia que deus fez para a instrução do homem” __Clemente de Alexandria
"A natureza é a arte de Deus” __Thomas Brooks
"A natureza tem perfeições pelas quais demonstra ser imagem de Deus, e defeitos pelos quais demonstra que dEle é apenas a imagem.” __Blaise Pascal
(3) Deus se revela através da história: Deus está no comando de tudo, Ele é Soberano na história. Os profetas eram os historiadores que escreviam antecipadamente a história. Já os historiadores são profetas que olham para trás, e nos reescrevem as crônicas. João Wesley, ao receber o jornal , comentava:"verei o que Deus está fazendo no mundo."
2. A revelação escrita de Deus: A Bíblia contém a revelação definitiva e plena de Deus
3. A revelação especial de Deus:
"A natureza é o primeiro volume, incompleto em si mesmo, e requer o segundo, que é Cristo” __Charles Gore
"Deus nunca se faz de filósofo diante de uma lavadeira.”
DEUS EXISTE