Criar um Site Grátis Fantástico
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

TEOLOGIA

DO

NOVO TESTAMENTO

 

Uma Visão Panorâmica do Novo Testamento

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

“Possuir uma Bíblia não é possuir algo que não nos custe nada.”   – Adolf Schlatter

 

 

  1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO NOVO TESTAMENTO

 

A teologia deriva-se da revelação de Deus na Bíblia, pois de nenhuma outra maneira poderia postar-se como testemunho fidedigno para os que buscam a verdade.

 

  1. A Religião e a Teologia.
    • A Relação da Religião com a Teologia. A teologia está relacionada com a religião, assim como a botânica com a vida das plantas. Sem a vida das plantas não poderia haver botânica. Sem os astros seria impossível a astronomia. De igual maneira, é impossível a existência da teologia sem a religião. Aquela é uma conseqüência desta.
    • A Religião precede a Teologia. Religião é vida; teologia é doutrina. Funda-se a religião na própria constituição do homem. O ser humano é essencialmente religioso. “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim brama a minha alma por Ti, ó Deus” (Sl 42.1)
    • O Papel da Teologia em Relação à Religião. A teologia estuda aquilo de que a religião é a realidade. A vida religiosa envolve o homem em todo o seu ser, e os fatos apurados da sua experiência com Deus, no transcurso da vida, constituem a sua teologia. A teologia é, portanto, coisa necessária e natural. O homem não pode deixar de ter uma teologia, salvo se ele deixar de meditar nas experiências mais sublimes e mais preciosas desta vida.
    • A Experiência a Teologia. É na experiência que o homem aprende melhor e mais facilmente. A nossa teologia compõem-se, então, em parte, das nossas reflexões em torno das nossas experiências com Deus.

 

 

  1. O Que é Teologia.

 

É de Sócrates a frase “se queres conversar comigo, define primeiro tuas palavras”

  • Definição:
  • “Ciência[1] de Deus e das coisas divinas.” __O.S Boyer.  

 

  • “A Teologia ou a Doutrina assim se descreve: A ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem.”

 

  • “Estudo ordenado e sistemático do Supremo Ser e de seu relacionamento com a humanidade. A Teologia tem como base a revelação de Deus, que se acha na Bíblia Sagrada e sua sistematização, utilizam-se da lógica e de outras metodologias para fins didáticos.” __Claudionor C. de Andrade

 

  • “Exposição Sistemática e lógica das Verdades extraídas da Bíblia visando o aperfeiçoamento espiritual do crente O seu texto fundamental é a Palavra de Deus, utiliza-se fundamentalmente dos recursos da didática e da homilética.”

 

 

  • “Ciência de Deus e das coisas divinas, baseada na revelação feita ao homem por meio de Jesus Cristo e sistematizada em seus vários aspectos no âmbito da igreja cristã.”

__William Burton Pope

 

  • “É apresentação dos fatos da Escritura na sua ordem própria e em relação com os princípios ou verdades gerais envolvidos nos mesmos fatos que impregnam e [i]harmonizam o todo.” __Carlos Hodge

 

  • “Teologia não é um campo restrito a teólogos. Não é um afazer restrito a professores… Não é um afazer restrito a pastores... Teologia é um assunto para a igreja... O termo ‘leigo’ é um dos piores no vocabulário da religião e deve ser banido da conversação cristã”. – Karl Barth.

 

  • “Teologia profunda é a melhor lenha para a devoção, pega fogo, que é uma beleza e, uma vez acesa, queima por muito tempo” – Ralph G. Turnbull

 

  • “Ciência da fé... a explanação ea explicação consciente e metódica da revelação divina, recebida e compreendidapela fé” – karl Rahner

 

A fé cristã não anula a inteligência nem extingue o pensamento. É de Agostinho a expressão: “Creio para compreender” foi extraída de Isaías 7.9 “se o não crerdes, certamente não ficareis firmes”, que a Septuaginta traduziu “não compreendereis”. Anselmo de cantuária retomou esta idéia na Idade Média. A teologia cristã são os dados da revelação postos em ordem sistemática e organizada ao longo dos séculos. Isso implica o uso da razão. Daí os papéis da filosofia, da hermenêutica e da tradição como ferramentas adicionais no estudo da teologia.

 

  • A Origem do termo Teologia: [2]
  • Na Filosofia grega: É um termo que surgiu na filosofia grega e foi usado por Platão, com o sentido mítico-religioso, ao falar sobre a origem dos deuses e a sua relação com o mundo. Aristóteles empregou o termo e seus derivados como parte da filosofia, segundo ele era a teologia a mais elevada das ciências..
  • Na Patrística: Por meio deles, o termo chegou aos primeiros pais da igreja: Tertuliano, Eusébio de Cesaréia a Agostinho de Hipona.
  • Os escritores cristãos, até o século III, referiam-se ao termo “teologia” de forma negativa, como mitologia pagã.
  • Orígenes foi o primeiro a empregá-la no contexto cristão como “a sublimidade e a majestade da teologia”.
  • A partir de Eusébio de Cesaréia, a palavra popularizou no cristianismo.

 

  • O Uso do Termo “Teologia”:

A partir dos estudos do teólogo francês Pierre Aberlado[3], com quem a expressão "Teologia" passou a indicar a ciência da religião, ou seja, o estudo acadêmico acerca das Escrituras e a respeito de Deus, a teologia passou a ser considerada “A Rainha da Ciência” e a teologia Sistemática, sua “Coroa.”

A teologia examina todos os aspectos da metafísica: a teologia propriamente dita (o estudo de Deus); a antropologia (o estudo do homem) e a cosmologia (o estudo do universo).

A palavra Teologia é largamente usada no meio religioso:

 

  1. Classificação da Teologia. A Teologia abrange vários ramos:
    • Teologia Exegética: Procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras.
    • Teologia Histórica. Traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da igreja.
    • Teologia Dogmática. É o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresenta nos credos da igreja.
    • Telogia Bíblica. Traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia e descreve a maneira de cada escritor  apresentar as doutrinas importantes.
    • Teologia Sistemática. Neste ramos de estudo os ensinos concernente a Deus e ao homem são agrupados em tópicos.
    • Teologia Prática.
    • Teologia Pastoral.
    • Teologia Pentecostal. A teologia pentecostal se fundamenta nas Escrituras Sagradas; é histórica e retém o pensamento teológico dos reformadores quanto às doutrinas cardeais da fé cristã. Ela`segundo Stanley Horton impediu o avanço das idéias liberais, além de enfatizar a doutrina do Espírito Santo, que nunca havia recebido um tratamento justo nos tratados de teologia: “os antigos compêndios de teologia sistemática em sua maioria, não possuem nenhum capítulo sobre pneumatologia”.

 

[1] Por que descrevemos a teologia como sendo uma ciência? A ciência é a disposição sistemática e lógica de fatos comprovados. A teologia é chamada ciência porque consiste em fatos relacionados com Deus e com as coisas de ordem divina, apresentadas de uma maneira lógica e ordenada.

[2] Segundo consta, foi o grego Ferécides o primeiro sábio a ser cognominado de teólogo. Semelhante título seria conferido também a Homero, e Hesíodo.

[3] Pierre Abelardo: (1.079-1.142) Era filósofo e teólogo, foi o pensador mais ousado da Idade Média, pode ser considerado o Fundador da Universidade de Paris, que foi a mãe das universidades Europeias. A fama de Abelardo, como professor, atraiu milhares de estudantes de todas as partes da Europa.

O que acontece quando um aluno debate com seu professor de Teologia e sai vencedor? Na Idade Média, havia muitas possibilidades de ser rotulado de herege e expulso da escola. Foi exatamente o que aconteceu ao brilhante Pedro Abelardo. Como resultado parcial desse acontecimento, inventou-se a universidade.

Inicialmente, os mosteiros e as escolas das catedrais eram responsáveis pela educação superior. Essas escolas, no entanto, começaram a atrair professores de fora do clero, e esses mestres questionavam, com freqüência, o dogma oficial da igreja.

Foi isso o que aconteceu com Abelardo. Ele e alguns estudiosos deram início à "prática particular", ensinando e vivendo dos honorários recebidos de alunos. Abelardo teve uma carreira bastante variada: fundou a própria escola em St. Denis, voltou a lecionar na catedral de Notre-Dame e, depois, passou a dar aulas particulares. Sua fama atraiu alunos à cidade de Paris, mas a igreja nunca confiou nele plenamente. Por fim, um grupo de professores, expulsos do claustro de Notre-Dame, fundou uma escola à margem esquerda do rio Sena.