INTRODUÇÃO ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE
Texto Bíblico: Apocalipse 1.11
INTRODUÇÃO
O fato de haver outras igrejas na região (a igreja de Colossos, de Hierápolis) e terem sido escolhidas apenas estas sete, indica que elas eram representativas do ciclo completo da história da Igreja. As sete igrejas fala também de condições espirituais prevalecentes nessas igrejas no tempo de João e que caracterizam a Igreja em todos os tempos.
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE AS 7 IGREJAS
Em seus últimos dias de vida, Bengel recomendava muito aos que privavam com ele que meditasse cuidadosamente sobre essas mensagens às sete igrejas. Dizia ele: “Dificilmente haverá algo tão apropriado para afetar-nos e purificar-nos”
No dizer de Joseph A. Seiss: “Estas cartas se constituem exclusivamente das próprias palavras de Cristo. Mas diferentemente das parábolas, foram ditadas do céu, depois que ele foi ressuscitado e glorificado... São apresentados de modo tão impressionante e são particularmente dirigidas às igrejas, de modo que fica entendido que há nessas cartas algo de solenidade e importância incomuns. Chegam até nós com a admoestação, sete vezes reiterada, de que devemos ouvi-las e guardá-las no coração... Portanto, é de estranhar que não haja outra porção das Escrituras, de igual proeminência, que a igreja dê menos atenção. As parábolas de Cristo são continuamente relembradas diante de nós; as discussões sobre as mesmas são intermináveis. Mas raramente o povo de Deus é convidado a considerar estas cartas de Jesus”.
Escreve: A ordem de escrever ocorre por treze vezes neste livro (ver Ap 1.11,19; 2.1,8,12,18; 3.1,7,14; 10.4; 14.3; 19.9 e 21.5), uma vez em cada uma das sete cartas. O intuito do Senhor era que a revelação fosse preservada; e até hoje a forma escrita é a melhor maneira de preservar uma comunicação.
“Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que possa ler até quem passa correndo” (Hc 2.2)
O PANO DE FUNDO GERAL DAS 7 IGREJAS DA ÁSIA
A Posição Geografia Das Sete Igrejas:
Geograficamente, estas sete igrejas formavam um círculo, o que estava de acordo com a visão do seu Senhor andando em seu meio. Mas o Apocalipse como um todo é para a igreja toda (22.16; Rm 15.4).
Estas sete igrejas foram selecionadas e mencionadas na ordem em que o viajante as visitaria. “As sete assembleias selecionadas formam um símbolo da Igreja em sua universalidade em períodos sucessivos da história, como também em qualquer momento dado até sua rejeição final como testemunha infiel de Cristo” – Walter Scott.
Essas igrejas formavam um círculo, e pode ser que representem o círculo inteiro da história da Igreja.
A Significação Original Das Sete Cartas: Foram dirigidas a igrejas reais dentro das áreas geográficas específicas citadas por João e tinham, portanto, uma aplicação local, mas o âmbito de sua instrução desfaz um uso meramente local, estreito ou restrito. As verdades e princípios incorporados nestas cartas são para todas as igrejas e membros delas nas eras que haviam de suceder-se.
A ESTRUTURA GERAL DAS 7 CARTAS:
As cartas apresentam uma impressionante uniformidade de estrutura, e cada uma demonstra sete características em relação à igreja a que é dirigida a saber:
Atributos De Cristo. Na maioria destas cartas há a repetição de um ou mais títulos ou designações de Cristo encontrados no primeiro capítulo – um título que se encaixa ao estado da igreja em questão e que apresenta Cristo com todo o poder como o juiz que possui autoridade.
Elogio À Igreja – Encômios De Virtudes: Tudo que é agradável é generosamente exaltado pelo Mestre. Ele tem cuidado de louvar antes de reprovar. Cristo recomenda cada igreja (exceto a última) por suas obras e por outras características virtuosas.
Estado Espiritual Da Igreja. As frases reiteradas “sei” e “virei” implicam o conhecimento completo de Cristo e sua autoridade governamental, e também seu poder de expor o coração interior das igrejas. Cristo revela sua introspecção íntima da vida e trabalho de cada assembleia. Como Senhor onisciente, nada escapa à sua visão.
Censura. Cristo seria injusto e não amável se não falasse do que o desagrada como também do que o agrada. Assim, estas cartas trazem uma exposição fiel de faltas. Todas as igrejas, com exceção da segunda e da sexta, são mais corruptas do que a precedente; a última é a mais corrupta de todas, não tendo virtude alguma que a recomende. Cristo repreende cada igreja, com exceção da segunda e da sexta.
Advertência. Sentimos grande estímulo ao ler estas gemas sem preço da literatura, porque têm a fragrância da graça de Cristo. Ele se apresenta como quem está desejoso de restaurar. Deve-se notar que a Éfeso, Pérgamo, Sardo e Laodicéia recebem ordem de se arrepender. Esmirna e Filadélfia nada tinham de que se arrepender, tendo sido purificadas pela perseguição. Tiatira era réproba e estava além do arrependimento.
Declaração De Juízo. Por ser sempre fiel na declaração da verdade, Cristo avisa do perigo da desobediência contínua. Feliz e deveras é o cristão que dá ouvidos à voz de advertência de Cristo! A advertência de juízo foi dada a cada igreja, exceto a Esmirna e Filadélfia.
Promessa Ao Vencedor. Cada recompensa é de acordo com um atributo de Cristo. Bênçãos de vitória pessoal e um chamado individual concluem cada carta. Há, em cada carta, uma promessa ao vencedor.
UMA APLICAÇÃO HISTÓRICA DAS 7 CARTAS
Éfeso:
História: Era Apostólica.
Parábola: Semeador. O começo com falha, deixando o primeiro amor que havia nos primeiros dias após o Pentecostes.
Esmirna:
História: Tempo das perseguições imperiais.
Parábola: Trigo e Joio. Tempo de amargura. Falsos judeus no meio.
Pérgamo:
História: Tempo de Constantino.
Parábola: Semente de mostarda. A igreja simples cresceu. As aves imundas (as nações) fizeram seus ninhos na grande árvore em que se transformou a Igreja.
Tiatira:
História: Roma dominando com sua abominação.
Parábola: Fermento. Jezabel, a meretriz, a mulher que colocou o fermento na massa do Cristianismo.
Sardes:
História: Tempo da Reforma e pouco depois.
Parábola: Tesouro escondido. “tens nome de que vives e está morto”. Muitos saíram da Igreja Romana, aceitaram alguma coisa do Evangelho, mas não se converteram e estragaram a obra dos Reformadores.
Filadélfia:
História: O Movimento missionário que marchou para evangelizar países distantes, atingindo a China, a Índia, a África, a América do Sul e o Japão.
Parábola: A Pérola Preciosa. O corpo de Cristo, os salvos tirados do mundo para estarem com Ele.
Laodicéia:
História: Os últimos dias desta Era.
Parábola: A Rede. Juízo de Deus. “Vomitar-te-ei da minha boca”
AS SETE CARTAS E A VINDA DO SENHOR JESUS
Éfeso: “E se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro” (2.5)
Esmirna: (?)
Pérgamo: “Ou se não, virei a ti em breve” (2.16)
Tiatira: “Retende-o até que eu venha” (2.25)
Sardes: “Virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti verei” (3.3)
Filadélfia: “Venho sem demora” (3.11)
Laodicéia: “Eis que estou à porta, e bato” (3.20)