Criar uma Loja Virtual Grátis
A HISTÓRIA DAS LIÇÕES BÍBLICAS CPAD

Lições Bíblicas


Lições Bíblicas é uma série de revistas editadas pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus.
História

As edições Lições Bíblicas são largamente utilizadas por igrejas evangélicas do Brasil ao ponto de sua história está ligada à própria história de algumas igrejas evangélicas brasileiras, a exemplo da própria igreja que dá nome a editora. As primeiras revistas foram publicadas em forma de suplemento do primeiro periódico das Assembléias de Deus – o jornal Boa Semente, que circulou em Belém, Pará, no início da década de 1920. O suplemento era denominado Estudos Dominicais, escritos pelo pastor e missionário sueco, Samuel Nystrom. Aí também é publicado as lições da Escola Dominical em forma de esboços, para três meses.

Em 1930, na primeira Convenção Geral das Assembléias de Deus realizada em Natal (RN) deu-se a fusão do jornal Boa Semente com um outro similar que era publicado pela igreja do Rio de Janeiro, "O Som Alegre", originando o "Mensageiro da Paz". Nessa ocasião foi lançada no Rio de Janeiro a revista Lições Bíblicas para as Escolas Dominicais. Seu primeiro comentador e editor foi o missionário Samuel Nystrom, e depois o missionário Nils Kastberg.
Missionário evangélico Samuel Nystrom.

Nos seus primeiros tempos a revista "Lições Bíblicas" era trimestral e depois passou a ser semestral. O motivo desse alargamento da periodicidade da revista foi tanto a escassez de recursos financeiros quanto os problemas de transporte de cargas, que naquele tempo era todo marítimo e, somente costeiro; ao longo do litoral. A revista levava muito tempo para alcançar os pontos distantes do país. Com a melhora dos transportes a revista passou a ser trimestral.
Revistas antigas das edições Lições Biblicas.

As primeiras revistas para as crianças só vieram a surgir na década de 1940, na gestão do jornalista e escritor Emílio Conde, como editor e redator da CPAD de então. A revista, escrita pelas professoras Nair Soares e Cacilda de Brito, era o primeiro esforço da CPAD para melhor alcançar a população infantil das igrejas evangélicas. Tempos depois pastor José Pimentel de Carvalho, criou e lançou pela CPAD uma nova revista infantil, a Minha Revistinha , que por falta de apoio, de recursos, de pessoal, e de máquinas apropriadas, teve vida efêmera. Usava-se o texto bíblico e o comentário das Lições Bíblicas (jovens e adultos) para todas as idades o que gerava descontentamento pela incompatibilidade do conteúdo com a idade dos alunos.

Na década de 1950 o avanço da CPAD foi considerável. A revista Lições Bíblicas passou a ter como comentadores Eurico Bergstén, N.Lawrence Olson, João de Oliveira, José Menezes e Orland Boyer.
Missionário Eurico Bérgsten e esposa.

Na década de 1970 acentuou-se mais ainda a necessidade de novas revistas para a Escola Dominical, graduadas conforme as diversas faixas de idade de seus alunos. Contribuía para isso o lançamento em 1974 do CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical). Dessa forma, em 1974, com a criação do Departamento de Escola Dominical (atual Setor de Educação Cristã), começa-se a planejar e elaborar os diversos currículos bíblicos para todas as faixas etárias, bem como suas respectivas revistas para aluno e professor, e também os recursos visuais para as idades mais baixas. O plano delineado em 1974 e lançado na gestão do pastor Antônio Gilberto, no departamento de Escola Dominical, foi reformulado e relançado em 1994 na gestão de Ronaldo Rodrigues, diretor executivo da CPAD, sendo porém consumado só em 1994, quando todo o currículo sofreu redirecionamento . Foram desenhados novos visuais, aumentado a quantidade de páginas das revistas de alunos e mestres, criado novo padrão gráfico-visual de capas e embalagem e novas revistas, como as da faixa dos 15 a 17 anos e as do Discipulado, usadas no ensino de novos membros.

Após duas edições das revistas e currículos (1994 a 1996 e 1997 a 1999), a CPAD apresenta em 2000, uma nova edição com mudanças nas áreas pedagógicas, gráficas e visuais. Em 2007, mais uma vez a CPAD reformula o currículo das revistas.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foto de Ide e Ensinai.
Foto de Ide e Ensinai.
Foto de Ide e Ensinai.
Foto de Ide e Ensinai.