Criar um Site Grátis Fantástico
O QUE É A BÍBLIA

O que é a Bíblia

 

Chamada simplesmente “Escrituras” ou “Palavra de Deus”, a Bíblia se constitui na única regra de fé e prática.
É revelação de Deus à humanidade. Seu Autor é Deus mesmo. Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. Esta atitude para com a Bíblia é de capital importância para o êxito no seu estudo. Nossa atitude para com a Bíblia mostra nossa atitude para com Deus. Sendo a Bíblia a revelação de Deus, ela expressa a vontade de Deus. Ignorar a Bíblia é ignorar essa vontade. Certo autor anônimo corretamente declarou: “A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando a favor do homem; mas é sempre Deus falando!”

“Que é a verdade?” perguntou Pilatos, e o tom de sua voz inferiu que em vão se buscaria essa qualidade. Se não houvesse um meio de chegar ao conhecimento de Deus, do homem e do mundo, Pilatos então teria razão. Mas não há razão de andar às apalpadelas nas dúvidas e no ceticismo. Porque existe um livro – as Sagradas Escrituras – que “podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus (2 Tm 3.15)

Ao enaltecer a Bíblia como a Palavra de Deus, afirmou Thomas Broowne que as Escrituras Sagradas são a mais sublime e singular obra já produzida. Tudo nela é inigualável: estilo, graça e proposta. Sua excelência acha-se, porém, no fato de ela ser a Palavra de Deus.
À semelhança de Martinho Lutero, era Dietrich Bonhoeffer íntimo da Bíblia Sagrada. Certa feita, ele advertiu solene e severamente aos seus contemporâneos: “Não tente tornar a Bíblia importante; ela já é importante em si mesma”
É a Bíblia o único livro contemporâneo em todas as eras.
John Quincy Adams mostra uma singular admiração pelas Escrituras quer como obra literária, quer como obra de instrução espiritual: “Tão grande é a minha veneração pela Bíblia que, quanto mais cedo meus filhos começam a Lê-la, tanto mais confiado espero que eles serão cidadãos úteis à pátria e membros respeitáveis da sociedade. Há muitos anos que adoto o costume de ler a Bíblia toda, uma vez por ano”
“As histórias da Bíblia são um clássico da literatura universal. São as mais belas palavras que o homem um dia escreveu. Uma obra de arte do próprio Deus esculpida em papiros e pergaminhos. Imortalizada através dos séculos.”
A Bíblia contém a mente de Deus, a condição do homem, o caminho da salvação, a condenação dos pecadores e a felicidade dos crentes. Suas doutrinas são santas, seus preceitos são justos, suas histórias verdadeiras e suas decisões imutáveis.
Leitor, leia-a para ser sábio, creia nela para estar seguro e pratique o que nela está escrito, para ser santo. Ela contém luz para dirigi-lo, alimento para sustê-lo, e consolo para animá-lo.
A Bíblia é o mapa do viajor, o cajado do peregrino, a bússola do piloto, a espada do soldado e o mapa do cristão. Por ela o Paraíso é restaurado, os céus abertos e as portas do inferno descobertas.
Cristo é o seu grande tema, e a glória de Deus a sua finalidade. A Bíblia deve encher a mente, governar o coração e guiar os nossos pés.
Leia-a leitor, lenta e freqüentemente, e em oração. É uma mina de riqueza, um paraíso de glória e um rio de prazer. É-lhe dada em vida, será aberta no dia do julgamento e lembrada para sempre. Ela envolve a mais alta responsabilidade, recompensará o mais árduo labor e condenará a todos quantos menosprezam seu sagrado conteúdo.
“As Sagradas Escrituras constituem o livro mais notável jamais visto no mundo. São de alta antigüidade. Contêm o registro de acontecimentos do mais profundo interesse. A história de sua influência é a história da civilização. os melhores homens e os mais sábios têm testemunhado de seu poder como instrumento de iluminação e santidade, e visto que foram preparadas por homens que “falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo”, a fim de revelar o “único Deus verdadeiro e Jesus Cristo a quem ele enviou”, ela possuem por isso os mais fortes direitos à nossa consideração atenciosa e reverente” – Angus-Green
Não devemos ler a Bíblia para encontrar erros nelas - o correto é ler a Bíblia para encontrar erros em nós.
Pedro escreveu que a nossa Esperança tem uma razão, e ela precisa ser conhecida. Daí a necessidade de questionarmos “Porque cremos no que cremos?”
Há muitos livros escritos contra a Bíblia. Por outro lado há grandes apologistas da fé Cristã, e uma quantidade inumerável de obras cristãs de alto nível e erudição, escritas por homens de Deus versados no conhecimento, tratando de diversas dificuldades bíblicas, mostrando que os "supostos erros" são apenas aparentes. De modo que o cristão não tem nenhum motivo de se envergonhar da sua Bíblia. Ela resiste a qualquer investida e ataque. Os séculos se passam... Mas a Bíblia continua batendo os recordes de tradução venda e divulgação em todos os tempos e em todo mundo.