Criar um Site Grátis Fantástico
ESTUDOS SOBRE O LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL

O LIVRO DO PROFETA EZEQUIEL

 

 

APRESENTAÇÃO

Ezequiel foi apontado por Deus para ser o centro da vida religiosa e a esperança dos seus patrícios na terra do seu exílio, e seguiu para a Babilônia logo depois.

A missão de Ezequiel parece ter sido explicar a ação divina em causar ou permitir o cativeiro de Israel, que foi devido às indizíveis abominações de que esse povo se fez culpado; as mesmas abominações que levaram outros povos a serem riscados do mapa. Quanto, porém, a Israel foi uma punição. Por esse castigo chegaria a saber que o SENHOR é Deus. O que de fato aconteceu. O cativeiro Babilônico curou-se da idolatria. Até àquele tempo queriam ser idólatras, custasse o que custasse. Daquela época até hoje, os judeus podem ter sido culpados de outros pecados, menos de pecado de idolatria.

Ezequiel veio a ser um consolador, um arauto da salvação, um expositor da necessidade da religião interior, um profeta do reajuntamento e o que previa a restauração divina do Templo, dos cultos e da terra para um Israel redimido e purificado (33.11; 34; 36.25-31; 37; 40-48).

“Existe muita coisa neste livro que é muito misteriosa, especialmente no início e no final dele” – Wesley