Entendes tu o que lês? (At 8.30)
COMO ENTENDER A BÍBLIA
Introdução: As Verdades Bíblicas precisam ser entendidas:
• Devemos amar a Deus de “Todo o coração” e também de “todo o entendimento” (LC 10.27)
• A mensagem profética precisa ser entregue com clareza (HC 2.2; 1 Co 14.6-10, 23-25)
• Quando a Palavra não é entendida – o maligno entra em ação, arrancando-a do coração (Mt 13.19)
• Jesus se referindo a Bíblia disse: “Quem lê, entenda” (Mt 24.15)
• O eunuco só foi salvo quando entendeu o significado das Escrituras, habilmente delineada por Filipe (At 8.30-39)
• Mesmo pregadores experientes precisam fazer uma reciclagem, atualizando seus conhecimentos (At 18.24-28)
• O culto cristão há de ser não somente espiritual, senão também racional (Rm 12.1)
• A questão não é saber apenas “O QUE RESPONDER” (1 Pe 3.15), mas também “COMO RESPONDER” (Cl 4.6)
• Os crentes novos convertidos devem ser ensinados (Mt 28.20) e os veteranos tem a obrigação teológica de serem experientes na Palavra (Hb 5.11-14)
• Manejar bem a Bíblia é um dos pré-requisitos do obreiro aprovado (2 Tm 2.15).
Aplica-te! (1 Tm 4.13)
COMO PODEMOS ENTENDER A BÍBLIA?
1. Através da Leitura Bíblica (Mt 24.15)
(1) Uma leitura diária (Sl 1.2; Dt 17.19). Leia a Bíblia todos os dias.
(2) Uma leitura integral (Js 1.8). Ouça a voz de Deus falando contigo através de cada livro da sua Palavra. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede de Deus” (Mt 4.4)
(3) Uma leitura persistente (1 Tm 4.13)
2. Através da Oração (Jr 33.3) – A Bíblia é um manual de oração, ela nos leva à orar, e a oração nos conduz a Palavra de Deus. Quando oramos, falamos com Deus, quando lemos a Bíblia, Deus está falando conosco.
3. Através de Livros Apropriados (Dn 9.2; 2 Tm 4.13). Agora, cuidado com o que você lê. Nós devemos repudiar totalmente os seguintes livros:
• Livros que dão um falso conceito da vida humana. Existem livros cristãos que inspiram a alma e a mente. Há livros populares que, na sua maioria, sutilmente atacam as virtudes básicas de uma sociedade sã. E, também as instituições que têm promovido o bem-estar moral e espiritual. Não devemos ficar fascinados com a palavra impressa e seus estilos agradáveis. Nem tudo que se lê é verdade, por mais bem escrito e apresentado que seja.
• Livros que contenha uma mistura de coisas instrutivas e imorais. Qual parte fica com o leitor? A parte podre? O coração da maior parte das pessoas é como crivo: deixa passar as partículas de ouro e conserva as grandes cinzas.
• Livros que corrompam a imaginação. Um assassino mata o corpo uma vez, mas o escritor de um livro imoral pode ir assassinando almas enquanto o livro existir.
• Livros que transtornam a abalam a fé. O pensador ateu David Hume cria nas Escrituras até que leu vários livros de homens ímpios. Seu objetivo era se preparar para um debate do qual tinha que participar. Conta-se que Voltaire, outro filósofo pagão, decorou uma poesia profana com cinco anos de idade, e nunca mais escapou da sua influência perniciosa.
Há livros que servem apenas para serem queimados (At 19.19)
4. Através da Fé (Hb 11.3a) – Crendo nós no que ela ensina, sem duvidar. A dúvida é um empecilho à compreensão das Escrituras (Lc 24.21,25)
5. Através do Amor – Lendo-a por amor e com fome de aprender as coisas de Deus (Pv 2.3-5; Mc 12.37; 1Pe 2.2). Você já notou a fome que têm os recém-nascidos? As mães que o digam!!! Como está o seu apetite espiritual pela Palavra de Deus? Com a mente devemos aprender e memorizar a Bíblia, e com o coração amá-la (Hb 10.16). Há pessoas que sabem quase a Bíblia de memória. Isso é louvável. Contudo, é melhor um versículo no coração, sendo amado e obedecido, do que dez apenas na cabeça. “Ponde no coração” (Dt 6.6) É de admirar haver pessoas que acham tempo para ler, ouvir e ver tudo menos a Palavra de Deus. Resultado: comem tanto outras coisas que perdem o apetite pela Palavra de Deus. É justo e próprio ler boas coisas; melhor ainda é nos ocuparmos com a Bíblia. É também de estarrecer o fato que muitos líderes de igreja não levam seu povo a ler a Bíblia. Ao crente não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir estudos bíblicos, ler boas obras de cultura Bíblica em geral. É preciso a leitura bíblica individual, pessoal, diuturna e seguida.
6. Através de uma Vida Espiritual Profunda – Crescendo sempre espiritualmente. Deus não pode revelar uma coisa para a qual você não tem estatura espiritual (Mc 4.33; Hb 5.13,14). Criancinhas só podem comer coisas leves. Procure aprofundar-se na sua vida espiritual. Nossa compreensão da Bíblia depende em grande parte da profundidade da nossa comunhão com Deus. A planta da parábola definhou e morreu porque o terreno era raso (Mt 13.5,6). Sim, a Palavra de Deus deve ser estudada, ao mesmo tempo em que o Deus da Bíblia deve ser amado e adorado.
7. Através de Uma Abordagem Cristocêntrica. Estude a Bíblia tendo em mente que Jesus é o Tema Central da Palavra de Deus (Lc 24.27, 44, 45; Jo 5.39-46)
8. Através do Ministério da Igreja (At 6.4; 20.20-27; 1 Tm 3.2; Ef 4.11-16). Os obreiros devem sem empenhar no ministério de ensino.
9. Através do Espírito Santo. Ele conhece as coisas profundas de Deus (1 Co 2. 10)
10. Através da Humildade. Deus revela seus segredos aos humildes (Mt 11.25). Quanto maior for a nossa comunhão com Deus, mais humildes seremos. A graça de Deus está reservada aos humildes (1 Pe 5.5). Veja que Moisés foi humilde em aceitar o conselho de seu Sogro Jetro. E Apolo, um pregador eloqüente, teve humildade para aceitar as instruções de Áquila e Priscila.
11. Através da Obediência ao Senhor – Disposição de agradar a Deus, estando disposto a obedecer è verdade revelada (Sl 119.33; Pv 2.1,2, 5; Jo 7.17; 13.7). Para isso, ao leres a Bíblia, aplica-a primeiro a ti mesmo. Evita ser apenas curioso e especulador.
12. Através da Participação de Reuniões de Estudo Bíblico, Cursos Bíblicos e Teológicos, Palestras e Seminários. Deus tem vasos escolhidos não só para pregar, mas também para ensinar (1 Co 12.28). Há crentes que gostam de todos os tipos de reuniões,menos as de Estudo Bíblico. Devemos querer ser de Apolo – o pregador, mas também de Paulo – o mestre.
13. Através do Estudo Bíblico
(1) Um Estudo Pessoal – Você mesmo estudar a Bíblia.
(2) Um Estudo metódico – Estude seguindo algum método.
(3) Um estudo Prático- Aplique em sua vida os resultados dos seus estudos (Dt 17.19; Js 1.7,8; 5.14; Mt 7.24,27; 23. 3; Jo 13.17; At 2.37; 10.33; Rm 2.3,13, 21, 23; Tg 1.19-25)
Bibliografia
Manual da Escola Dominical - CPAD
Comentário Bíblico – Atos CPAD
Traducion Espanol