Princípios Básicos no Estudo da Bíblia.
Porque Devemos Estudar a Bíblia
1. Porque ela ilumina o caminho para Deus (Sl 119.105, 130)
2. Porque ela á alimento espiritual para o crescimento de todos (Jr 15.16; 1 Pe 2.1,2) Sabemos que a boa saúde aguça o apetite, tens apetite pela Bíblia? Se só tens apetite Poe leituras sem proveito, terás fastio pela Bíblia, o que é um mau sinal. Cuida disso...
3. Porque ela é o instrumento que o Espírito Santo usa na sua operação (Ef 6.17) Se queres que o Espírito Santo opere em ti, inclusive no ministério da oração (Jd 20), procura ter o instrumento que Ele utiliza – a Palavra de Deus. É que na oração precisamos apoiar nossa fé nas promessas de Deus, e essas promessas estão na Bíblia!
4. Porque ela é o melhor remédio para o homem. Este é o melhor remédio, não tem prazo de validade... não precisa de prescrição médica... Serve para homem e para mulher, é indicado para adultos e crianças, de qualquer idade... não tem contra-indicação... não causa reação adversa... não há perigo de superdosagem... pode ser usados todos os dias quantas vezes você quiser... É uma receita que nunca envelhece... Você encontra disponível em diversas apresentações: (Cores, tamanho, versões, traduções, Bíblias de estudos... Bíblia com harpa... Em Áudio... em CD-ROOM...) todas com igual efeito... É o Único Remédio que faz bem ao mesmo tempo para o corpo, a alma e o espírito...É o Único Remédio, cujo fabricante está sempre presente para esclarecer quaisquer dúvidas... JESUS. Este remédio está disponível há mais de 2000 anos!!!!!!!!milhões já o experimentaram e comprovaram a sua eficácia!!!!!! Não aceite imitação exija o original!!!!!
por isso e por muito mais... eu a indico.
5. Porque ela nos vivifica (Sl 119.107)
Como Devemos Estudar a Bíblia.
1. Leia a Bíblia conhecendo seu Autor (Isa 34.16; Jr 1.12) Assim sendo, Ele mesmo no-la revelará (Lc 24.45; 1 Co 2.10,12, 13). Ninguém pode melhor explicar um livro do que o seu autor. A Bíblia é um livro de compreensão fácil e ao mesmo tempo difícil, mas se conhecermos o seu Autor a compreensão torna-se mais fácil.
2. Leia a Bíblia diariamente (Dt 17.19). Fazendo assim, alimentar-te-ás diretamente na mesa divina. O crente que não lê a sua Bíblia, só recebe este alimento quando alguém o põe em sua boca... Considera perdido o dia em que não leres tua Bíblia.
3. Leia a Bíblia com oração (Sal 119.18; Ef 1.16,17). Na presença do Senhor em oração, as coisas ocultas são reveladas. Quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco; quando oramos falamos com Deus. A Bíblia e a oração completam-se.
4. Leia a Bíblia aplicando-a a si próprio. Há pessoas que na leitura da Bíblia, tudo que é bênção, conforto, promessas, elas aplicam a si; tudo o que é ameaça, exortação, aviso, aplicam aos outros. Leia a Bíblia na atitude de Josué para com o Senhor, manifesto como varão (um dos casos de Cristofania do Antigo Testamento), conforme está narrado em Josué 5.14b “Que diz meu Senhor ao seu servo?”. Não devemos “importar” mensagens para a Bíblia – (“Eisegese” = Quando o leitor procura impigir ao texto sagrado a sua própria interpretação. A eisegese é a matriz de todas as heresias. Ela gera o misticismo, e este acaba por dar à luz aos erros e aleijões doutrinários. Levemos em conta, também, que a eisegese é própria da especulação que, por sua vez, é a principal característica da Filosofia. Ora, se o nosso compromisso é com a Teologia, subtende-se que a matéria-prima de nossa lide é a revelação. A Palavra de Deus não precisa de nossa interpretação, porquanto interpreta-se a si mesma. Ela reivindica tão somente nossa obediência.) – E sim “exportar” – (“Exegese” = É a prática da hermenêutica sagrada que busca a real interpretação dos textos que formam o Antigo e o Novo Testamento. Vale-se, pois, do conhecimento das línguas originais – hebraico, aramaico e grego – da confrontação dos diversos textos bíblicos e das técnicas aplicadas na lingüística e na filologia.) dela. Muitos não recebem nada da Bíblia, porque já se acercam dela com suas próprias idéias, sua própria “teologia”, querendo enxertar tudo isso na revelação divina. Cheguemos à Bíblia de mente limpa e coração aberto e receptivo à sua divina mensagem e seremos abençoados.
5. Leia a Bíblia toda. Na Bíblia, nada é dito de uma vez, nem uma vez por todas. Conclusão: se você não ler a Bíblia toda, não pode conhecer a verdade divina completa. Não esperes compreender a Bíblia toda (Dt 29.29). É evidente que Deus sabe infinitamente mais que todos os homens juntos. A Bíblia sendo um livro divino é inesgotável. Não existe entre os homens ninguém “formado” na Bíblia. Como você pensa entender um livro que nem sequer o leu todo ainda?
Bibliografia
Manual da Escola Dominical CPAD
Dicionário Teológico CPAD
Veja a tradução deste estudo em espanhol no grupo:
https://www.facebook.com/groups/723841007666830/