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O JEJUM BÍBLICO

O JEJUM BÍBLICO
Jejum:
INTRODUÇÃO:
Por toda a história da igreja, grandes homens de Deus buscaram esse poder e benção através do jejum. Dentre esses se destacaram: Lutero, Calvino, João knox, João Wesley, João Nelson Hyde, João Bunyan, Daniel Berg E Gunnar Vingren. Jonathan Edwards jejuou 24 horas antes de pregar o seu famoso sermão: "Pecadores nas mãos de um Deus irado". Cuja influência é sentida ainda hoje.
Carlos Finney, famoso evangelista americano do começo do século XVIII muitas vezes interrompia os cultos de avivamento quando percebia que os seus ouvintes se mostravam indiferentes à sua pregação e imediatamente proclamava um período de jejum e oração. Quando notava que Deus começava a despertar os corações reiniciava as suas reuniões.
I O QUE É "JEJUM."
1." Abstinência parcial ou total de alimentos durante um determinado período visando aprimorar o exercício da oração e da meditação" (consagração Mt 17:21 e At 14:23)
2. O jejum bíblico não pode ser visto como penitência, “mas como um sacrifício vivo e agradável a Deus.”
3. É o distanciamento da carne, pela consagração, ocasionando o enlevo espiritual, que redunda em libertação, bênçãos, progressos. Este é o principal propósito do jejum, jamais a barganha. Jejum não tem o objetivo primário de a pessoa tornar-se mais espiritual, mas deixar de ser carnal, isto é, menos carnal. Esse objetivo faz com que a pessoa tenha consciência de não exaltar-se, pois o jejum provoca justamente visão contrária__ a humilhação. O jejum é uma luta em busca de força para vencer a carne.
ABSTINÊNCIA: Recusa de certas práticas que embora lícitas podem bloquear, em determinadas circunstâncias e para certos indivíduos, o pleno desenvolvimento espiritual e o cumprimento integral de uma missão. Aja vista o caso de Paulo. Ele não quis casar a fim de se dedicar totalmente à evangelização dos gentios (I Co 7:7)
II A IMPORTÂNCIA DO JEJUM:
1. O jejum é recomendado para a desintoxicação, intercalado com água, suco, vegetais e frutas." O jejum ajuda no funcionamento do intestino e no processo de saída das toxinas das células. O jejum purifica o sangue, qualifica a função das células, potencializa as glândulas em geral, acalma, normaliza distúrbios metabólicos e remove toxinas profundamente localizadas __Antônio Bueno
2. As lutas mais difundidas se instalam entre os jovens e são caracterizadas pela fraqueza sexual, desejos desequilibrados e paixões desenfreadas. O segredo para vencer a todo isso está no fortalecimento do outro lado__ o espiritual__ na busca pelo equilíbrio.
3. Segundo Jesus cristo, certas castas de demônios só se expulsam através da oração aliada ao jejum
4. Jesus mostrou a importância do jejum ao praticá-lo (Mt 4)
5. A necessidade do jejum para os nossos dias também foi prevista pelo Senhor.
6. Com efeito, tanto os cristãos primitivos jejuavam como os demais ao longo da história da igreja viram na prática do jejum um recurso poderoso na vida espiritual.
CUIDADOS NO JEJUM: Há perigo na prática indiscriminada do jejum. Por exemplo: Perigos de natureza física quando praticado abusivamente e sem orientação específica. Com a ausência de alimentação ou movimentação na boca, o mau hálito no jejum se agrava. Então evite falar de perto com alguém. O mau hálito é ocasionado pela ação de centenas de bactérias. Se a pessoa já tem um estômago educado e come com moderação, terá mais facilidade (cf. Pv 13:25)
O jejum deve ser feito com sabedoria, se de repente, toda a sua família ficar preocupada com você, seu jejum vai servir de escândalo e perderá o propósito.
III TIPOS DE JEJUNS:
1. O JEJUM TÍPICO: Não implica em abstinência de líquidos, mas apenas de sólidos.
2. O JEJUM PARCIAL: É caracterizado pelo que se come e pela freqüência com que se ingere.
(1) Significa abster-se de certos alimentos.
(2) Durante um período de tempo (Dn 1; 10:3)
3. O JEJUM COMPLETO: Ou jejum absoluto, consiste na abstinência de alimento sólido e líquido. (Atos 9:9)
4. A ABSTINÊNCIA SEXUAL:
(1) A abstinência sexual permanente (Mt 19:12) Jesus reconheceu o valor do celibato quando assumido para melhor servir a Deus. Tinha, entretanto que ser voluntário, sua prática depende do dom de Deus que capacita a pessoa para esta vocação (I Co 7:7) O celibato imposto por decreto não é apoiado na Bíblia.__" O celibato é uma opção aceitável."
(2) A abstinência sexual temporária. Um espírito de castidade, reverência e meditação pode preparar o homem para receber a revelação Deus, a vida diária precisa ser interrompida de vez em quando para um levantamento de nossa condição espiritual.
Os pães da proposição eram destinados aos sacerdotes, porém outros indivíduos podiam, em circunstâncias especiais, participar desde que estivessem em abstinência sexual. (I Sm 21:4)
A abstinência temporária com consentimento mútuo e para uma finalidade boa, está certo. Assemelha-se ao jejum (Ec 3:5; Jl 2:16) O apóstolo permitia uma abstenção temporária de sexo, mas ele não permitia uma abstinência demorada. “Deus requer que haja união sexual como parte do matrimônio" __OS CÔNJUGES PODEM__MAS NÃO PRECISAM PRIVAR-SE UM AO OUTRO DO CONTATO SEXUAL A NÃO SER POR BREVES PERÍODOS E POR RAZÕES ESPECÍFICAS"
Um falso ascetismo pode realmente dar oportunidade a satanás de levar um ao outro ao pecado.
IV O JEJUM NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO:
1. NO ANTIGO TESTAMENTO:
(1) Ocasiões:
A) NO DIA DA EXPIAÇÃO: Os judeus jejuavam no Dia da Expiação.) Lv 16:29, 31; 23:27-32)
B) DEPOIS DO EXÍLIO: Quatro outros jejuns anuais passaram a ser observados. (Zc 8:19) todos os quais, de conformidade com o Talmude marcavam desastres na história judaica: 1) Pela queda de Jerusalém (jr 52:6) 2) Pela destruição do Templo ( II Rs 25:8,9; Jr 52:12) 3) Pelo assassinato de Gedalias (II Rs 25:25; Jr 41:1,2) e 4) Pelo princípio do cerco (II Rs 25:1; 52:4; Zc 8:19,20)
(2) Motivos:
A) Expressão de tristeza: (I Sm 31:13; II Sm 1:12; 3:35; Nee 1:4; Et 4:3; Sl 35:13, 14)
B) Penitência (I Sm 7:6; I Rs 21:27;Nee 9:1,2; Dn 9:3,4 ;Jn 3:5-8)
C) Uma forma de humilhação (Ed 8:21; Sl 69:10)
D) Castigo auto-infligido
E) Obter a orientação e ajuda de Deus (Êx 43:28; Dt 9:9 II Sm 12:16-23; II Cr 20:3, 4; Ed 8:21-23)
F) O jejum podia ser vicário (Ed 10:6; Et 4: 15-17)
(3) Exemplos de jejum no Antigo Testamento: Moisés (Êx 43:28), Davi (II Sm 12:16), Os judeus (I Sm 7:6; Nee 9:1; Et 4:3) Elias (I Rs 19: 8), Esdras (Ed 10:6), Daniel (Dn 10:3), Dario (Dn 6:18), Ester Et 4:16), Os ninivitas (Jn 3:5) Neemias (Nee 1:4)
2. NO NOVO TESTAMENTO:
(1) O DIA DA EXPIAÇÃO: Tanto quanto diz a prática geral, O Dia da Expiação é a única festa anual acompanhada de jejum, referida no Novo Testamento. (At 27:9)
(2) OS FARISEUS: Alguns fariseus jejuavam todas as segundas e quintas-feiras (Lc 18:12) Outros judeus devotos à semelhança de Ana, podiam jejuar freqüentemente (Lc 2:37)
(3) A IGREJA PRIMITIVA: Havia uma crença crescente no valor do jejum no seio da igreja primitiva.
(4) Exemplos de jejum no Novo Testamento: Ana (Lc 1:36), Jesus Cristo (Lc 4:1, 2), João Batista e seus discípulos (Mc 2:18), Paulo (AT 9:9), Pedro (AT 10 9:,10), Cornélio (At 10:30), Líderes da igreja primitiva (At 13:2,3), Barnabé (At 14:23), Os fariseus (Mc 2:18; Lc 18:2).
V O DEVER DE JEJUAR:
1.Devemos jejuar pela nossa nação: (2 Cr 7:1-4; 1 Tm 2:1-3). Em 1756 o rei da Inglaterra convocou um dia solene de oração e jejum por causa da ameaça de invasão por parte dos franceses. João Wesley registrou esse fato em seu diário, no dia 6 de fevereiro: “o dia de jejum foi um dia glorioso, tal como Londres raramente tem visto desde a restauração. cada igreja na cidade estava mais do que lotada e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. certamente deus ouve a oração e haverá um alongamento da nossa tranquilidade__a humilhação transformou-se em regozijo nacional e a ameaça da invasão francesa foi impedida"
2.Devemos jejuar pelos nossos problemas:(Dn 10:2,3,12) O Jejum disciplina o corpo e torna-o um instrumento útil para Deus e seu serviço na Terra (I Co 9:27) "QUANDO JEJUAMOS AFIRMAMOS QUE O NOSSO ESTÔMAGO NÃO É NOSSO DEUS.” (Fp 3:19). Evitemos jejuar na aflição apenas como forma de dar atestado de compaixão por nós mesmos.
3.DEVEMOS JEJUAR ANTES DE TOMARMOS GRANDES DECISÕES: (Mt 4:2; At 13:2) Algumas centenas de anos antes do nascimento de Cristo de acordo com o historiador Heródoto conselheiros da Pérsia sempre tomavam uma decisão importante, primeiro sóbrio e depois bêbados de modo a garantir que sua escolha fosse a mais correta.
4.DEVEMOS JEJUAR NA ESPERANÇA DA VINDA DE CRISTO: (Mt 9:14,15) Arthur Willis argumenta que Cristo se refere ao momento presente da igreja, foi a esta época da igreja que nosso Mestre se referiu quando disse: "...e nesses dias hão de jejuar" O tempo é agora! A igreja ora: "Vem depressa, amado meu" (Ct 8:14)” O Espírito e a esposa dizem: Vem." (Ap 22:17)
VI COM JEJUAR:
1.ATITUDES NEGATIVAS: (Is 58 1-14: Zc 7 1-7; Mt 6:16-18; Jr 14:11,12; Rm 14:2-6,17,21; Cl:2 16,21-23; I Tm 4:3). Jejue, não como os hipócritas (Mt 6:16-18). Nos dias de Jesus eles o praticavam contristado, com rostos desfigurados, como formas de dar a entender aos homens que jejuavam. Uma prática freqüente dos fariseus era jejuar nas segundas e quintas-feiras porque estes eram os dias de mercado e assim haveria maior audiência para ver e admirar a piedade deles.
“Jejuar de forma externa sem ter coração arrependido só traz irritação e canseira ao homem não o prepara para a comunhão com Deus"
“O povo é repreendido pela sua hipocrisia no que se refere à natureza meramente formal de seus jejuns"
“O jejum não é condenado se tiver como alvo o aproximar-se de Deus e a negação de si mesmo"
“Fazer jejuns mecanicamente não é tão importante quanto demonstrar cuidado e preocupação pelos pobres"
2.ATITUDES POSITIVAS:
(1) Determine o tempo de duração do jejum: Não é bom iniciá-lo sem a decisão prévia quanto ao tempo de duração. Comece no dia anterior, após a última refeição__sem jamais imitar o camelo que faz reserva no estômago. Para o crente que não tem costume de jejuar, o melhor é começá-lo em espaços menores e aumentar o tempo de duração a medida que tenha experiência no jejum. Não prometa a Deus o que você não conseguira cumprir.
__O TEMPO DE DURAÇÃO DO JEJUM:
A igreja até o século VI e mesmo parte do século VII jejuava nos dias em que participariam da Ceia do Senhor. Os crentes jejuavam até às três horas da tarde para se limparem e purificarem para o culto de Santa Ceia, que se realizaria naquela mesma noite na igreja. Essa prática foi aprendida dos judeus ortodoxos, que faziam meio-jejum: não comendo até depois das três horas da tarde em seus feriados judaicos especiais. Os judeus ortodoxos faziam suas orações, liam a Torá e então depois das três da tarde reuniam-se nos dias de festa. Era assim que João Wesley administrava seu jejum na igreja Metodista, seus seguidores jejuavam às quartas e sextas-feiras de cada semana até as três horas da tarde, depois desse horário comiam. Esse procedimento chamava-se MEIO JEJUM.
(2) Comece abstendo-se de alimentos apenas sólidos:
(3) Planeje algum tempo de oração durante o jejum:__jejum e oração estão interligados: “Jejum sem oração é mera privação de alimento e não terá qualquer valor perante Deus"
(4) Dê lugar ao arrependimento no seu coração:(Sl 69:10) o jejum que não torna o nosso coração manso e humilde, acessível ao arrependimento tem menos valor que uma greve de fome.
(5) Escolha alguns versículos bíblicos para meditação: dentre outros o jejum tem a propriedade de aprofundar a meditação.
(6) Jejue com propósitos específicos:(Et 4:16,17; Lc 4:1-21)
(7) Jejue com uma atitude de perdão:
Conclusão:
“O jejum proporciona realizações que de outra forma nunca aconteceriam"
“O jejum é uma arma potente. nem todos podem usá-la. simples resistência física não significa aptidão para jejum. o jejum não tem absolutamente sentido sem fé em Deus
__ Um Pensador Indiano

Foto de Examinai as Escrituras.