Criar um Site Grátis Fantástico
QUAL O SIGNIFICADO DE LEVÍTICO 19.28?

Qual o significado de Levítico 19.28 ?

Levítico 19.28; 21.5
“Quando chorarem a morte de alguém, não se cortem, nem façam marcas no corpo. Eu sou o SENHOR” (NTLH)

"Outra palavra que é geralmente traduzida como “marca” ocorre apenas uma vez na Bíblia: qa´qa. Sua etimologia é obscura, mas em Lv 19:28 provavelmente se refere a tatuagem que, juntamente com os ferimentos propositais na carne (isto é, “incisões”ou “lacerações”), os israelitas foram proibidos de fazer. Tal proibição provavelmente salienta o fato que essas marcas tinham associações pagãs e mágicas".

Tanto a mutilação como a tatuagem eram praticas comuns entre as nações pagãs. Os pagãos cortavam os cabelos da cabeça ou da barba de certas maneiras, para honrar seus ídolos ou para os ritos fúnebres pagãos. Cortar o corpo era praticado para mostrar arrependimento extremo ou desespero. Condenam-se aqui estas práticas entre o povo de Deus. Estas proibições eram para guardar o povo de Israel de seguir as práticas supersticiosas e idólatras dos pagãos que viviam ao seu redor.

“... – Vocês são filhos dôo SENHOR, nosso Deus. Portanto, quando chorarem a morte de alguém não se cortem, nem rapem a cabeça, como os outros povos fazem” (DT 14.1 NTLH)
Estes sinais de luto pelos mortos, que eram praticados pelos cananeus como reconhecimento da divinização do falecido, foram estritamente proibidos para o povo de Deus.
“Tanto os ricos como os pobres morrerão nesta terra, mas ninguém vai sepultá-los, nem chorar por eles. Ninguém se cortará, nem rapará a cabeça em sinal de tristeza” (Jr 16.6 NTLH). Era costume rapar-se a cabeça na parte frontal da testa.

Jr. 41.5. “Corpo retalhado”: uma forma pagã de lamentação proibida ao povo de Deus.

I Reis 18.28. e Zc 13.6
Zacarias profetizou sobre uma época em que os falsos profetas não vestiram manto de pêlos (13.4), que era a vestimenta comum dos verdadeiros profetas (2 Rs 1.8; Mt 3.4). Pelo contrário, fingirão serem fazendeiros (5) e mentirão sobre as feridas recebidas em transe alucinados, dizendo que teriam sido recebidas como castigo paterno ou resultado de brincadeiras amigáveis.

As marcas de Jesus (Gl 6.17):
Isto é, cicatrizes sofridas em perseguições, que falavam mais eloqüentemente do que as marcas da circuncisão, que os judaizantes procuravam impor aos gálatas.

As Marcas de um Crente Dedicado
1. Como o escravo, o crente dedicado leva a marca da posse do Mestre a quem ele pertence (1 Co 6.19-20; Rm 1.1)
2. Como o soldado, o crente dedicado leva a marca da devoção ao Comandante a quem serve (2 Tm 2.3; 2 Co 5.15)
3. Como o devoto, o crente dedicado leva a marca de adorador do Mestre, a quem venera (Fp 1.20; 2 Co 4.5)

Estas são as melhores marcas de um cristão.

Foto de Examinai as Escrituras.