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SALMOS OS HINÁRIO DE ISRAEL

SALMOS – O HINÁRIO DE Israel

 

Cânticos de Confiança

 

Hinos de Devoção

 

Chamado em Hebraico “Livro de Louvores”

 

150 Poemas Musicais para o Culto

 

O Hinário e Livro de Oração de Israel

 

Para Uso na Vida Particular e no Culto Público

 

O Livro mais Amado do Antigo Testamento.

 

O Produto mais Glorioso da Idade Áurea de Israel

 

De 283 Citações do Antigo Testamento, no Novo, 116 são dos Salmos

 

 

 

São 150 cânticos e poemas espirituais usados em cultos e devocionais da igreja de todas as épocas. Compunham o hinário do segundo templo. “Todas as maravilhas da civilização grega, tomadas no seu conjunto total são menos admiráveis do que este simples livro dos Salmos” – W. E. Gladstone

 

  1. Tipos De Literatura Do Antigo Testamento
  • (1)
  • (2) Histórias.
  • (3)
  • (4)
  • (5) Lamentação.
  • (6) Profética.

 

  1. A Natureza Da Poesia Hebraica.
    • A Base da Poesia hebraica: Ao contrário da maior parte da poesia ocidental, a poesia hebraica não se baseia em rima ou métrica, mas no ritmo e no paralelismo. O ritmo não é obtido pela disposição exata de sílabas acentuadas e não acentuadas, mas pela ênfase tonal e pela acentuação de palavras importantes.
    • O Paralelismo: No paralelismo, o poeta declara uma idéia na primeira linha, e depois a reforça de várias maneiras na (s) linha (s) subseqüente (s). Paralelismos não são restritos a apenas duas linhas, podendo se estender a estrofes (unidades menores contendo poucas linhas) ou a cantos (unidades mais longas).
  • O Paralelismo Sinônimo. É o tipo mais comum, em que a segunda linha repete essencialmente a idéia da primeira: (Sl 3.1)
  • Paralelismo Antitético: A segunda linha contém uma idéia oposta à primeira (Sl 1.6)
  • Paralelismo Sintético: A segunda linha ou as linhas subseqüentes adicionam algo ou desenvolvem a idéia da primeira (Sl 1.1-2)
  • Paralelismo Emblemático: A segunda linha eleva o pensamento da primeira, freqüentemente pelo uso de uma símile (Sl 42.1)
    • Acróstico: O acróstico alfabético também é utilizado.

 

 

  1. Título. A variedade de cânticos, lamentos e louvores deste livro fez com que permanecesse anônimo no Antigo Testamento. Os judeus referiam-se a ele como “O Livro dos Louvores”, enquanto que a Septuaginta o intitulou “O Livro de Salmos” (de uma palavra grega que indica canções acompanhadas por instrumentos de cordas). Este livro era o hinário do povo judeu.

 

  1. Tema: O livro dos Salmos é uma coleção de poesia hebraica inspirada, que mostra a adoração e descreve as experiências espirituais do povo judaico. É a parte mais íntima do Antigo Testamento; dá-nos uma revelação do coração do judeu santo, e percorre todas as escalas de suas experiências com Deus e a humanidade. Nos livros históricos vemos Deus falando acerca do homem, descrevendo seus fracassos e seus êxitos; nos livros proféticos vemos Deus falando ao homem, admoestando os ímpios e consolando os justos à luz do futuro. Mas nos Salmos vemos o homem falando a Deus, descobrindo o seu coração em oração e elogio e falando acerca de Deus, descrevendo e exaltando-o pela manifestação de seus gloriosos atributos. O crente do Antigo Testamento pode louvar a Deus em todas as circunstâncias, porque a fidelidade divina do passado é uma garantia de sua fidelidade no futuro. Esta comparação do passado e do futuro foi também o que ocasionou a introdução do elemento profético nos Salmos.

 

  1. Data.

A maioria dos salmos foi escrita durante o tempo de Davi e Salomão (10º Século)

 

  1. Davi, O Maior Salmista de Todos os Tempos. Davi foi um guerreiro de bravura sem precedente, gênio militar e estadista, que levou sua nação ao pináculo do poder. Foi também poeta e musicista, que de todo o seu coração amava a Deus. Seus Salmos são, na realidade, um empreendimento de mais vasta importância do que o próprio reino por ele fundado. É um dos mais nobres monumentos dos séculos. Nestes Salmos está retratado o seu próprio caráter; neles o povo de Deus em geral também se vê razoavelmente retratado, palpitando aí suas lutas, pecados, dores, aspirações, alegria e vitórias. Por séculos sem fim, milhões de redimidos do SENHOR sentir-se-ão gratos a Davi pelos seus Salmos.

 

  1. Autoria Dos Salmos
  • (1) Evidências dos Sobrescritos.
  • (2) Significado e Confiabilidade dos Sobrescritos.
  • (3) A Autoria Davídica dos Salmos. Os títulos dos vários salmos relacionam 73 deles a Davi.
  • (4) Outros Autores:
    • Salomão : Rei de Israel – dois salmos.
    • Os Filhos de Coré: Dirigentes do culto em Israel – 12.
    • Asafe: Ele era o diretor do serviço do coro do templo de Davi, que também é profeta (1Cr 6.39; 2 Cr 29.30) - 12
    • Hemã: Cantor e profeta do rei (2. Cr 6.33; 15.19; 25.5,6; 1 Rs 4.31): 1
    • Etã : Um cantor (1 Cr15.19) 1
    • Esdras – um escriba que ensinou a lei aos judeus depois do cativeiro.
    • Moisés: Chefe e legislador de Israel – 1.

 

  1. Os Grandes Temas Dos Salmos. Os temas predominantes são a oração e o louvor, mas os salmos cobrem uma grande variedade de experiências religiosas. São referidos com mais freqüência no Novo Testamento do que qualquer outro livro, exceto Isaías. São com freqüência chamados Salmos de Davi, porque esse rei foi o autor de um grande número deles.

 

 

  1. Instrumentos Musicais: Eram instrumentos de corda, principalmente a harpa e o saltério; instrumentos de sopro: a flauta, a gaita, a corneta e a trombeta; e instrumentos de percussão: o pandeiro e os címbalos. Davi tinha uma orquestra de 4.000 instrumentalistas (1 Cr 23.5)

                                                                                     

  1. Tipos Ou Classificação Dos Salmos

 

  • (1) Hinos: Que incluem salmos de entronização de Javé.
  • (2) Salmos relativos a Jerusalém (Sl 48)
  • (3) Salmos Reais (alguns dos quais são messiânicos Sl 2, 110)
  • (4) Salmos Didático e Sapienciais (Sl 1, 37 e 119)
  • Sobre o caráter dos homens bons e maus, sua felicidade e sua miséria (Sl 1).
  • Sobre a excelência da lei divina (Sl 19, 119)
  • Sobre a futilidade da vida humana (Sl 90)
  • Sobre os deveres dos que governam (82)
  • Sobre a humildade (13)
  • (5) Queixas da Comunidade (Sl 44)
  • (6) Queixas Individuais (Sl 3)
  • (7) Cânticos de Ação de Graça ou louvor: Individuais (Sl 30), coletivos ou comunitários (Sl 65). Reconhecimento da bondade e do cuidado de Deus (23, 103); reconhecimento de seu poder e de sua glória (8, 24, 136, 148); Pelas misericórdias para com os indivíduos (18, 34); pelas misericórdias para com os israelitas em geral (81, 85)
  • (8) Salmos Devocionais: Os sete Salmos penitenciais (6, 32, 38, 51, 102, 130, 143); expressivos de confiança sob a aflição (3, 27); expressivos de extrema aflição, mesmo assim não sem esperança (13, 77); orações em tempo de aflição severa (4, 28, 120); orações quando privado do culto público (42); orações em tempo de aflição e perseguição (44); orações de intercessão (20, 67).
  • (9) Salmos da Torá.
  • (10) Salmos Oraculares.
  • (11) Salmos de Bênção.
  • (12) Cântico de Censura.
  • (13) Salmos Históricos: 78, 105 e 106.
  • (14) Cântico de Confiança em Deus (Sl 4)
  • (15) Salmos Messiânicos: 2, 8, 16, 22, 40, 45, 72, 110 e118.
  • (16) Outras Classificações de Salmos. Os salmos também podem ser classificados tematicamente:
    • Criação (8,19)
    • O Êxodo (78)
    • Imprecação (7)
    • Penitência (6)
    • Salmos de Peregrinação (120)

 

  1. Títulos e Termos Técnicos Nos Salmos: Todos os salmos, à exceção de 34, contém títulos ou sobrescritos que normalmente constituem o primeiro versículo do texto hebraico. Tratam-se de títulos editoriais, acrescentados depois de os salmos terem sido escritos, mas são historicamente exatos. Os termos técnicos mais comumente usados são:
    • Selá: Ocorre 71 vezes nos Salmos e três vezes em Habacuque 3; provavelmente era uma notação musical indicando um interlúdio ou uma mudança de acompanhamento musical (Obs: Na versão de Almeida Revista e Atualizada, o termo “Selá” foi eliminado do texto)
    • Ao mestre de canto: Expressão presente em 55 salmo (e Habacuque 3.19) e que sugere a existência de uma coleção de poemas dedicados a, ou reservados para o chefe dos cantores, possivelmente para uso em ocasiões especiais. Demais títulos e termos são comentados nos salmos em que ocorrem.
    • Masquil: Possivelmente Salmo Contemplativo, Didático ou Judicioso.
    • Mictam: Possivelmente Poema Epigramático ou Salmo Expiatório.

 

 

 

  1. Idéias Dominantes Nos Salmos:

 

  • Confiança: É a primeira e principal idéia do Livro, muitas vezes repetida. Qualquer que fosse a ocasião, de alegria ou de terror, essa idéia levava Davi diretamente a Deus. Fossem quais fossem suas fraquezas, Davi VIVIA EM DEUS.
  • Louvor: Era palavra que estava sempre em seus lábios. Ele sempre estava pedindo alguma coisa a Deus, e sempre agradeça-Lhe de toda a sua alma as resposta às suas orações.
  • Regozijai-vos: É outra palavra favorita de Davi. As constantes tribulações não podiam nunca ofuscar seu regozijo em Deus. Exclama sempre: “Cantai”, “Celebrai a Deus com júbilo”. Assim também Paulo em Fp 4.4.
  • Benignidade e Misericórdia: Ocorrem centenas de vezes. Davi se referiu muitas vezes à justiça, retidão e ira de Deus. Mas “a benignidade” divina era a coisa em que se gloriava.
  • Os Ímpios: A impiedade reinante afligia-o grandemente. Para Davi, como para outros escritores bíblicos, havia só duas classes de pessoas: os justos e os ímpios.
  • Inimigos: Fica-se surpreso ante a incessante referência a inimigos. Não sabemos como vivia perpetuamente assediado de inimigos um rei justo e bom como Davi. Os inimigos aos quais se refere, em alguns caos, são inimigos pessoais; outras vezes são inimigos de Israel, ou de Deus.

 

 

  1. A Divisão dos Salmos. Os Salmos na Bíblia Hebraica estão divididos em cinco livros, dizem que esta divisão foi inspirada no Pentateuco.

 

  • Livro I Salmos 1 a 41.
  • Livro II Salmos 42 a 72.
  • Livro III Salmos 73 a 89.
  • Livro IV Salmos 90 a 106
  • Livro V Salmos 107 a 150.

 

  1. Foram Escritos para Serem Cantados: Moisés cantava e ensinava o povo a cantar (Êx. 15; Dt 32 e 33). Israel cantava durante a peregrinação para a Terra da Promessa (Nm 21.17) Débora e Baraque cantavam (Jz cap.5). Davi foi musicista consumado e cantava de todo o seu coração (2 Sm 6.5, 14,16). Os cantores de Ezequias cantavam palavras de Davi, ao som da trombeta (2 Cr 29.28-30). Os cantores de Neemias cantavam com alto e bom tom na dedicação dos muros (Ne 12.42). Paulo e Silas cantavam na prisão (At 16.25). Na aurora da criação “As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jó 38.7). No céu, milhões de anjos cantam, e toda a criação redimida se junta ao coro (Ap 5.11-13). Ali todos cantam e nunca, pelos séculos sem fim, se cansarão de entoar louvores a Deus.

 

 

 

  1. Salmos Messiânicos

 

  • Cristo como Rei: (2; 45; 72; 110; 132)
  • Seus sofrimentos: (22; 41; 55.12-14; 69.20,21)
  • Sua ressurreição: (16)
  • Sua Ascensão: (68.18)

 

  1. O Senhor Jesus E Os Salmos: Jesus apreciava muito os Salmos. Tanto se impregnaram os Salmos na natureza mental de Cristo, que Suas últimas palavras expressas quando agonizava na Cruz, eram citações deste livro (22.1; 31.5; Mt 27.46; Lc 23.46). Disse que muita coisa a Seu respeito tinha sido escrita nos Salmos (Lc 24.44)