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1 CRÔNICAS

1 CRÔNICAS

 

Genealogias

 

O Reinado de Davi

 

Os doze livros precedentes da Bíblia findaram com a narrativa do cativeiro da nação hebraica. Estes dois livros de Crônicas contam de novo a mesma história e terminam no mesmo ponto. São uma recapitulação de tudo quanto ocorreu, dando especial atenção aos reinados de Davi, Salomão e aos reis subseqüentes de Judá. 1 Crônicas é, em parte, o mesmo que 2 Samuel. Trata apenas da história de Davi, prefaciando-a com 9 capítulos de genealogias. Estas cobrem o período inteiro de Adão à volta dos judeus do cativeiro. É uma espécie de epítome de toda a história sagrada anterior.

 

  1. Título. Originalmente formava um só livro com 2 Crônicas (até 180 a.C), cujo título hebraico significa “as palavras (negócios) dos dias”, isto é, os anais de Israel, de Adão ao cativeiro babilônico e o decreto de Ciro permitindo aos exilados judeus voltar à sua terra. Num certo sentido é “uma miniatura do Antigo Testamento”,registrando de forma resumida o fluxo da história do Antigo Testamento.

 

  1. 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias era, originalmente, uma única série de livros. Uma tradição constante dos judeus dizia ter sido Esdras o seu autor. Embora não especificado por nome no livro. Esdras tem sido tradicionalmente apontado como seu autor. Inquestionavelmente, ele usou fontes escritas para escrever o livro incluindo-se nestas os registros proféticos de Samuel (1 Cr 29.29), Isaías (2 Cr 32.32) e outros (2 Cr 9.29; 12.15; 20.34; 33.19), mas em particular uma fonte chamada “o livro dos reis de Judá e Israel” (2 Cr 16.11; 25.26). Não se trata, todavia, do livro canônico de 1 e 2 Reis, mas de um relato palestino mais antigo. Esdras foi inspirado, além disso, a fazer a seleção deles e reuni-los, numa narração contínua. Há pouca dúvida de que a história em Crônicas tenha sido escrita por Esdras ao regressar do cativeiro babilônico, a fim de animar o povo a construir o templo.

 

  1. Fontes que Serviram para a Composição de Crônicas:

 

  • “A História do Rei Davi” (1 Cr 27.24)
  • “Crônicas de Samuel, o vidente, crônicas do profeta Natã e crônicas de Gade, o vidente” (1 Cr 29.29)
  • “Livro da História de Natã, o profeta, profecia de Aias, o silonita, e as visões de Ido, o vidente” (2 Cr 9.29)
  • “Livros de história de Semaías, o profeta, e de Ido, o vidente” (2 Cr 12.15)
  • “História do profeta Ido” (2 Cr 13.22)
  • “Crônicas registradas por Jeú, filho de Hanani, que as inseriu na história dos reis de Israel (2 CR 20.34)
  • “Livro da história dos reis” (2 Cr 24.27)
  • “Os atos de Uzias, que Isaías escreveu” (2 Cr 26.22)
  • “Visão do profeta Isaías” (2 Cr 32.32)
  • “Livro dos reis de Judá e Israel” (2 Cr 32.32)
  • “Livro dos videntes” (2 Cr 32.32)
  • “A história escrita por Hozai” (2 Cr 33.19)

 

Vê-se, assim, que o autor recorreu a diários e registros públicos que hoje não são conhecidos. Também teve acesso a todos os livros anteriores do Antigo Testamento. Guiado por Deus, transcreveu, omitiu ou acrescentou o que convinha ao propósito do seu livro. Sendo assim, temos nesta parte do Antigo Testamento uma narrativa dupla.

 

  1. O Significado da Repetição da Narrativa. Crendo, como cremos que toda a Bíblia é a Palavra de Deus, destinada a uso universal, ficamos a pensar se com a REPETIÇÃO desta parte da história sagrada Deus teve algum propósito além da necessidade imediata de Esdras, de repovoar a terra e reorganizar a nação. Ordinariamente, a repetição significa importância. Pelo menos é uma advertência para que não se negligencie esta parte da Bíblia. Embora se possa considerar Reis e Crônicas como livros de leitura árida, eles contêm a história das relações de Deus com o seu povo; e sempre, aqui e ali, nessa leitura achamos algumas das mais lindas jóias da Escritura.

 

 

  1. Época. Provavelmente tenha sido escrito durante ou logo após o cativeiro.

 

  1. Esfera de Ação. (dos livros de 1 e 2 Crônicas). Desde a morte de Saul até o decreto de Ciro abrangendo um período de 520 anos; de 1056 a 536 antes de Cristo.

 

  1. Os tradutores gregos da Bíblia referem-se a estes livros como “as coisas omitidas”, porque fornecem muitas informações que não se encontram nos livros dos Reis. Embora Reis e Crônicas demonstrem grande similaridade de conteúdo, foram escritos sob diferentes pontos de vista, o primeiro sob o ponto de vista humano, o último sob o divino. Para exemplificar: 1 Reis 14.20, relatando a morte de Jeroboão, diz que: “descansou com seus pais”. É esse o ponto de vista humano. 2 Crônicas 13.20, relatando o mesmo acontecimento, nos diz que “feriu o Senhor a Jeroboão, que morreu”. Este é o ponto de vista divino.

 

  1. Um Suplemento aos Livros de 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Algumas das descrições históricas são quase idênticas às dos livros anteriores.

 

  1. A Diferença entre Reis e Crônicas. Reis apresenta um relato dos reinos do Norte e do Sul, enquanto Crônicas se atém ao reino do Sul. Crônicas parece preocupar-se primeiramente com o reino de Davi, desenvolvendo sua linhagem até à época do escritor sagrado.

 

 

 

A DIFERENÇA ENTRE REIS E CRÔNICAS

Reis

Crônicas

Foram escritos pouco depois do princípio do cativeiro da Babilônia

Foram escritos pouco depois do regresso do cativeiro

Foram compilados por um profeta – Jeremias

Foram compilados por um sacerdote – Esdras

Põem em relevo o trono dos reis terrestres.

Põem em relevo o trono terrestre (templo) do Rei Celeste

Tratam de Judá e Israel.

Tratam de Judá, sendo Israel mencionado apenas incidentalmente.

Reis é um livro político e régio

Crônicas é um livro eclesiástico e Sacerdotal

 

 

 

  1. Os livros de Samuel e de Reis se referem a eventos de ambos os reinos, enquanto Crônicas se ocupa quase exclusivamente com a história de Judá.

 

  1. Pensamento Central. A Soberania de Deus (4.9-10;5.20; 11.14; 12.18; 14.2,10, 14-15)

 

  • A oração de Jabes (4.10)
  • Davi derrama a água do poço de Belém (11.17-19)
  • O salmo de Davi (16.7-36)
  • Descrição do coro e da orquestra de Davi (cap.25)
  • Última bênção e oração de Davi (29.10-19)

 13. Conteúdo. Primeiro Crônicas é livro saturado de genealogias, com um foco especial no reinado de Davi. Porções importantes incluem a declaração da grande aliança com Davi (17.11-14); e a magnífica oração de louvor pronunciada por Davi (29.10-19)