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GÊNESIS - O LIVRO DAS ORIGENS

GÊNESIS – O LIVRO DAS ORIGENS

 

O Começo do Mundo, do Homem, da Nação Hebraica

 

A Criação – O Dilúvio – Abraão – Isaque – Jacó – José

 

  1. Título. A palavra “Gênesis” vem, via latim, do título grego do livro. No hebraico, o livro deriva seu nome da primeira palavra, que significa “no princípio”. A palavra “Gênesis” significa “origem” e é assim, um título apropriado para um livro que revela as origens de toda a história humana.

 

  1. Autoria. Gênesis é o primeiro livro de uma mais ampla, os primeiros cinco livros do Antigo Testamento, denominados Pentateuco, cuja autoria tem sido tradicionalmente atribuída a Moisés. Essa posição é apoiada pelas seguintes considerações:

 

  • O Próprio Pentateuco afirma a autoria mosaica (Êx. 17.34; 24.4,7; 34. 27; Nm 33.1,2; Dt 31.9)
  • Outros livros do Antigo Testamento testificam da autoria mosaica do Pentateuco (Js 1.7-8; 8.32, 34; 1Rs 2.3; 2 Rs 14.6; 21.8; Ed 6.8; Dn 9.11-13; Ml 4.4)
  • O Novo Testamento igualmente afirma a autoria mosaica (Mt 19.8; Mc 12.26; Jo 5.46-47; 7.19; Rm 10.5)
  • Detalhes que somente uma testemunha ocular dos fatos saberia incluir indicam que o autor participou dos acontecimentos, não sendo um redator que tivesse vivido séculos depois (Êx. 15.27; Nm 2.1-31; 11.7,8)
  • As informações de que o autor dispunha sobre nomes, palavras, costumes e geografia egípcios seriam extremamente difíceis de obter para um autor ou redator que tivesse vivido em Canaã, séculos depois da época de Moisés (Gn 13.10; 16.1-3; 33.18; 41.43; At 7.22)
  • Segundo antiqüíssima tradição hebraica cristã, Moisés, dirigido pelo Espírito de Deus, compôs o Gênesis, à vista de antigos documentos existentes em seus dias. Os fatos do final do livro ocorreram uns 300 anos antes dos dias de Moisés. Este podia ter recebido as informações somente por revelação direta de Deus,ou mediante aqueles registros históricos recebidos dos seus ancestrais.

 

  1. O Livro das Origens: É um registro da origem do nosso Universo, do gênero humano, do pecado, da redenção, da vida em família, da corrupção da sociedade, das nações, dos diferentes idiomas, da raça hebraica, etc. Os primeiros capítulos do livro têm estado continuamente sob o fogo da crítica moderna, mas os fatos que apresentam, quando corretamente interpretados e entendidos, jamais têm sido negados. Não é propósito do autor de Gênesis dar um relato detalhado da criação. Ele dedica somente um capítulo a esse tema (só um esboço contendo alguns fatos fundamentais), enquanto dedica trinta e oito capítulos à história do povo escolhido.

 

 

  1. Tema Principal: Este livro é bem definido pelo seu título, “Gênesis”, que significa “princípio”, porque é a história do princípio de todas as coisas – o princípio do céu e da terra, o princípio de todas as formas de vida e de todas as instituições e relações humanas. Tem sido chamado o “viveiro” das gerações da Bíblia pelo fato de nele se encontrarem todos os começos de todas as grandes doutrinas referentes a Deus, e ao homem, o pecado do homem e os passos iniciais destinados à sua redenção, mediante uma aliança divina feita com uma raça escolhida, cuja história primitiva ali se descreve.

 

  1. Palavra Chave: Começo.

 

  1. Os Onze Documentos: Começa com o “Hino da Criação”, vindo depois dez “Livros de Gerações” que constituem o arcabouço de Gênesis. Parece que tais livros ou foram incorporados na íntegra por Moisés, com as adições e explicações que Deus os levou a fazer, ou foram compostos por ele, sob a direção divina, à vista de outros registros históricos que lhe vieram às mãos.
  • (1) “O Hino da Criação” (1.1 – 2.3)
  • (2) “O Livro das Gerações dos Céus e da Terra” (2.4 – 4.26)
  • (3) “O Livro das Gerações de Adão” (5.1 – 6.8)
  • (4) “As Gerações de Noé” (6.9 – 9.28)
  • (5) “As Gerações dos Filhos de Noé” (10.1 – 11.9)
  • (6) “As Gerações de Sem” (11.10-26)
  • (7) “As Gerações de Terá” (11.27 – 25.11)
  • (8) “As Gerações de Ismael” (25.12-18)
  • (9) “As Gerações de Isaque” (25.19 – 35.29)
  • (10) “As Gerações de Esaú” (36.1-43)
  • (11) “As Gerações de Jacó” (37.2 – 50.26)

 

Estes onze documentos primitivos, originalmente registros de famílias da linhagem escolhida de Deus e de famílias aparentadas, que compõem o livro de Gênesis, cobrem milênios da história humana, desde a criação do homem ao estabelecimento do povo escolhido de Deus no Egito.

 

 

 

 

  1. Nomes Preeminentes Relacionados:

 

  • Adão e Eva.
  • Caim e Abel.
  • Abraão e Ló.
  • Isaque e Ismael.
  • Esaú e Jacó.
  • José e seus irmãos.

 

  1. Cinco Grandes Personagens Espirituais.
  • Enoque, o homem que “caminhou com Deus”
  • Noé, o construtor da arca.
  • Abraão, o pai dos fiéis.
  • Jacó, o homem cuja vida foi transformada pela oração.
  • José, o filho de Jacó, que de escravo se tornou em governador do Egito.

 

  1. A Lição das Idades: A Bíblia começa com a humanidade arruinada: o paraíso perdido (cap 3). A instituição do plano de Salvação (3.15). A Bíblia termina com a promessa cumprida: o paraíso restaurado Ap 22-22

 

  1. A Teoria dos Quatros Documentos: A posição crítica sobre a autoria do Pentateuco passou por vários estágios. A princípio, Gênesis foi dividido em dois documentos com base nos dois nomes diferentes empregados em relação à Deus, Elohim e Yaweh. Por volta de 1875, Julius Welhausen defendeu a tese de quatro documentos a partir dos quais o Pentateuco teria sido compilado. Esses documentos seriam:
  • J, redigido por volta de 850 a.C, por um escritor desconhecido em Judá. E redigido
  • E, redigido por volta 750 a.C, por outro escritor desconhecido no reino do Norte.
  • D, composto pelo sumo-sacerdote ao tempo de reavivamento comandado pelo rei Josias, em 621 a.C.
  • P, composto no período que vai de Ezequiel a Esdras (600 – 450 a.C)

Descobertas arqueológicas, todavia, muitas delas posteriores à Primeira Guerra Mundial, têm demonstrado a exatidão histórica do Pentateuco e trouxeram a lume costumes praticados no segundo milênio a.C e abandonados no primeiro milênio. Como poderia, portanto, um autor conhecer tais costumes (eg., a porção dobrada para o filho primogênito, a venda do direito de primogenitura, a validade de um testamento oral cf. 48.17-20) a não ser que tivesse vivido no período histórico em que eles ocorreram? Indubitavelmente, Moisés possuía registros e teve acesso a tradições orais sobre a história primeva, os quais usou sob a direção do Espírito Santo para escrever os acontecimentos anteriores à sua vida. Naturalmente uma outra pessoa escreveu o registro de sua morte (Dt 34)

 

  1. Data 1450 a 1410 a.C

 

  1. Esfera da ação. Da criação até a morte de José, abrangendo um período de 2315 anos, de cerca de 4004 a 1689 antes de Cristo.

 

  1. Conteúdo.

 

  • (1) Gênesis é a história real de vários indivíduos, fato que é destacado pelas dez divisões (em seguida ao prólogo 1.1-2.3) que normalmente começam com a frase “Este é o livro da genealogia de” (6.9; 10.1; 11.10; 11.27; 25.12; 25.19; 36.1; 37.2). Esta ênfase oferece uma unidade natural ao livro (cf. Lc 3.23-38).
  • (2) Gênesis é um livro sobre as origens de muitas coisas: o mundo, o homem, o pecado, a civilização, as nações e Israel.
  • (3) Gênesis também contém temas teológicos importantes: a doutrina do Deus vivo e pessoal; a doutrina do homem criado à imagem de Deus, e depois do homem sujeito ao pecado; a promessa inicial de um Redentor (3.15); e as promessas da aliança feitas à nação de Israel (12.1-3; 15.18-21)
  • (4) Gênesis é um livro peculiar em toda a literatura do Oriente Médio antigo e é básico para todos os demais livros da Bíblia.

 

 

  1. Análise de Gênesis. O Livro gira em torno de nove fatos principais:
  • (1) A Criação (1,2)
  • (2) A queda (3)
  • (3) A primeira civilização (4)
  • (4) O dilúvio (5-9)
  • (5) A dispersão das nações (10,11)
  • (6) Abraão (12-25)
  • (7) Isaque (17-35)
  • (8) Jacó (25-35)
  • (9) José (37-50)