Criar um Site Grátis Fantástico
MIQUÉIAS - PREGANDO AOS SIMPLES

MIQUÉIAS - PREGANDO AOS SIMPLES

 

  1. Miquéias. Enquanto Oséias profetizou às dez tribos de Israel, o reino do Norte, e Isaías à corte em Jerusalém, Miquéias um judeu de Moresete, uma vila do sudoeste da Palestina, pregou ao povo simples de Judá. Seu nome significa “Quem é como Javé?”
    • (1) Sua cidade: Ele era natural de Moresete- Gate, uma aldeia cerca de 32 quilômetros ao sudoeste de Jerusalém.
    • (2) Era um Profeta do Campo: Profeta algum nasceu em Jerusalém, embora fosse ela a cidade em que muitos testemunharam e muitos foram mortos. Jerusalém matava os profetas, mas não os enviava. Antes foram enviados das regiões montanhosas e das aldeias rurais.
    • (3) Sua Época: Miquéias profetizou durante os reinados de Pecaías, Peca e Oséias em Israel, e de Jotão, Acaz e Ezequias em Judá (2 Rs 15.22-30).
    • (4) Sua Mensagem: Era portador de uma mensagem, tanto para Judá quanto para Israel, que predizia o cativeiro desses reinos. A sua maior obra foi realizada no reinado de Ezequias, que ficou profundamente impressionado por suas profecias (Jr 26.10-19). Sua profecia da destruição de Jerusalém foi um meio indireto de salvar a vida de Jeremias, quando este aguardava ser executado por fazer uma predição semelhante (Jr 26.10-19)

 

  1. 700 a.C

 

  1. Sua Época. Miquéias ministrou durante os reinados de Jotão (750-732 a.C), Acaz (736-716 a.C) e Ezequias (716-687 a.C). Embora de modo geral tenha sido um bom rei, Jotão não removeu de seu reino os altos onde os judeus praticavam a idolatria. Acaz foi um rei ímpio (Veja 2 Rs 16.2-4) que adotou uma política pró-Assíria e durante cujo reinado aconteceu o exílio das tribos do Norte. Ezequias, um dos melhores reis de Judá, era antiassírio em sua política e resistiu vitoriosamente ao cerco de Jerusalém por Senaqueribe em 701 a.C (2 Rs 18.13- 19.36). Para os camponeses e moradores das vilas foram tempos de tormentos freqüentes por parte de exércitos inimigos, de miséria por causa da exploração pelos ricos (2.1-13) e de opressão pelos governantes (3.1-4) e falsos profetas (3.5-8). Miquéias, como Amós, clamou por justiça social.

 

  1. Miquéias profetizou, mais ou menos na mesma época de Isaías, com o qual provavelmente teve contato, havendo semelhanças notáveis nas suas profecias (compare, por exemplo, Is 2.1-4 com Mq 4.1-5). Alguém disse que a profecia de Isaías é uma ampliação da de Miquéias. Como a de Isaías, a profecia de Miquéias pode ser dividida em duas seções principais: Denunciadora (caps. 1- 3) e Consoladora (caps. 4-7). Na primeira divisão, o profeta apresenta o quadro de uma nação pecaminosa condenada ao cativeiro; na segunda, o de um povo redimido desfrutando das bênçãos mileniais. Na primeira divisão ele mostra Israel iludido e destruído por governantes falsos; na segunda, restaurado pelo Messias; o verdadeiro Regente. Podemos resumir o tema da seguinte maneira: Israel destruído pelos chefes falsos e salvo pelo Chefe Verdadeiro, o Messias.

 

  1. O Livro foi Citado:

 

  • (1) Pelos anciãos, salvando assim a vida de Jeremias (Jr 26.16-19; Mq 3.12)
  • (2) Pelo sinédrio, a Herodes, o Grande, por causa do nascimento de Cristo (Mt 2.5,6; Mq 5.2)
  • (3) Por Cristo, ao enviar os discípulos (Mt 10.35-36; Mq 7.6)

 

 

  1. Síntese. Três citações importantes de Miquéias são encontradas em outras partes da Bíblia. Uma delas salvou a vida do profeta Jeremias (Jr 26.18, uma citação de Mq 3.12). Os sacerdotes e escribas citaram Mq 5.2 em resposta à pergunta de Herodes quanto ao local de nascimento do Messias (Mt 2.5,6). Cristo citou Mq 7.6 ao comissionar seus discípulos pela primeira vez (Mt 10. 35,36). Miquéias 4 é uma das mais importantes descrições bíblicas da glória futura de Israel e Miquéias6. 8 é um dos versículos favoritos. As divisões do livro são introduzidas pela palavra “Ouvi” (1,2; 3.1; 6.1)

 

 

  1. Passagens Notáveis:
  • A definição da verdadeira religião (6.8)
  • O anúncio do lugar do nascimento de Cristo (5.2)
  • Deus se esquece dos pecados dos crentes (7.18-19)

 

  1. Análise. Miquéias profetizou nos reinados de Jotão (740-732a.C). Acaz (732-716 a.C) e Ezequias (716-687 a.C). Jotão e Ezequias foram bons reis, porém Acaz foi mau em extremo. Miquéias, pois, testemunhou a apostasia do governo e sua restauração. Sua residência ficava em Moresete, na fronteira dos filisteus, perto de Gate, uns 48 Kms, a S.O de Jerusalém. Foi contemporâneo de Isaías e Oséias. A mensagem de Miquéias dirigia-se a Israel e Judá, endereçada primeiramente às respectivas capitais, Samaria e Jerusalém. Suas três idéias principais eram: Os pecados, a destruição e a restauração deles. Tais idéias, no livro, vão misturadas, com transições súbitas da descrição da desolação presente à da glória futura. Muitas sentenças parecem desconexas.