OBADIAS – UMA HISTÓRIA DE RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS

OBADIAS – EDOM E ISRAEL, UMA HISTÓRIA DE RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS A Condenação de Edom Os Edomitas. Edom era a cordilheira de montes rochosas a leste do Vale de Arabá, que se estendia uns 160km de Norte a Sul, e uns 32km de Leste a Oeste. Era bem irrigado e tinha abundantes pastagens. Sela (Petra) era a capital, cravada no alto de um penhasco íngreme que dominava um vale de extraordinária beleza, muito para dentro dos profundos vales das montanhas. Os edomitas podiam sair para suas expedições de assaltos e depois recolher-se aos seus redutos, intransponíveis nos desfiladeiros rochosos. Os edomitas descendiam de Esaú: eram, todavia, sempre inimigos rancorosos dos israelitas, perpetuando assim a inimizade entre Esaú e Jacó (Gn 25.23; 27.41). Recusaram passagem a Moisés (Nm 20.14-21), e sempre estavam prontos a ajudar um exército que atacava os israelitas. 1. Autor. Obadias. Nada se sabe acerca dele. Há muitos com este nome no Antigo Testamento: 2. Data. 840-586 a.C. A questão da data depende da batalha contra Jerusalém com a qual os edomitas estiveram associados (11-14). 3. Houve quatro invasões significativas de Jerusalém no tempo do Antigo Testamento. (1) Por Sisaque, rei do Egito, durante o reinado de Roboão, em 926 a.C (1 Rs 14.25,26) (2) Pelos filisteus e árabes, durante o reinado de Jeorão, entre 848-841 a.C (2 Cr 21.16-17) (3) Pelo rei Joás de Israel, durante o reinado de Amazias em 790 a.C (2 Rs 14.13,14). (4) Por Babilônia, entre 606 e 586 a.C (2 Rs 24 e 25). 4. Obadias profetizou contra Edom por sua participação na segunda ou na quarta invasão. Se foi na segunda, este livro é a mais antiga profecia escrita no Antigo Testamento. (veja 2 Rs 8.20; e 2 Cr 21.16,17; veja depois Jl3. 3-6 comparado com Ob 11,12 e o uso de Ob 1-9 na extensa passagem de Jeremias 49.7-22 como apoio para a data mais antiga) 5. Tema. Podemos notar claramente o tema de Obadias com a primeira leitura do livro. É o grande pecado de Edom – violência contra Judá – extinção nacional. Edom já está julgado e seu castigo é certo, devido ao seu orgulho, demonstrado no regozijo pela tragédia que se abateu sobre Jerusalém. (1) Edom descende de Esaú, e Israel de Jacó. O antagonismo entre eles é evidente em toda a Bíblia. No livro do Gênesis há uma declaração simples, mas muito sugestiva: “Os filhos lutavam no ventre dela” (Gn 25.22). Teve início aí a história do antagonismo. Ele começou no seio da família e continuou quando os descendentes de cada um formaram uma nação. (2) Os edumeus eram um povo orgulhoso, que com amargura e ressentimento sempre buscava oportunidades de prejudicar os descendentes de Jacó. Israel e Edom estavam perpetuamente em guerra. (3) Quando Nabucodonosor capturou Jerusalém, Edom se regozijou pela queda de Israel e cruelmente tomou parte no saque e na matança (Salmo 137.7). (4) Em dias passados Deus ordenara a seu povo que tratasse bem a Edom (Dt 23.7), mas agora a sua conduta atroz encheu o seu cálice da iniqüidade e lhe foi dada a sentença de condenação e aniquilação. (5) Depois da restauração de Israel, Ciro, rei da Pérsia, venceu-os matando milhares deles. (6) Tiveram outra derrota terrível pelos judeus sob os macabeus (109 antes de Cristo). (7) O antagonismo de Edom e Judá chegou ao seu extremo no tempo de Cristo. Jesus era judeu, descendente de Jacó; Herodes, edumeu, descendia de Esaú. Cristo nunca falou com ele (Mt 14.6-9; Lc 23.9) (8) Depois do sítio de Jerusalém, em 70 A.D., os edumeus se perdem de vista. 6. A Profecia Gira em Torno de Uma Antiga Disputa: Entre Edom e Israel. Os edomitas, como descendentes de Esaú, tinha má vontade para com Israel, pelo de Jacó haver adquirido de seu irmão o direito de primogenitura (Gn 25.21-34; 27.41) Outras Escrituras que vaticinaram a condenação de Edom foram: (Is 34.5-15; Jr 49.7-22; Ez 25.12-14; 35.1-15; Am 1.11-12) 7. Pensamento Chave: O versículo 10. Os Edomitas não permitiram que Israel passasse pelo seu país (Nm 20.14-21) 8. Edom. Descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó, os edomitas viviam em constante conflito com Israel, os descendentes de Jacó. Rejeitaram a solicitação de Moisés para que Israel passasse por sua terra (Nm 20.14-20), opuseram-se ao rei Saul (1 Sm 14.47), combateram contra Davi (1 Rs 11.14-17), foram contra Salomão (1 Rs 11.14-25) e Josafá (2Cr 20.22), e se rebelaram contra Jeroão (2 Cr 21.8). Do século treze ao século sexto a.C estabeleceram-se no monte Seir, uma região montanhosa ao sul do Mar Morto, da qual Sela (Petra) era a capital. Tão escarpado é o terreno que o vale em que se localiza Petra só pode ser atingido por um desfiladeiro estreito guardado por paredes rochosas muito íngremes de 65-86 metros de altura (Veja Ob 3,4). Durante o quinto século a.C, os nabateus, desalojaram os edomitas de seu território, fazendo-se retirar para a Iduméia, ao sul da Palestina. Herodes, o Grande, era um edomita. 9. Síntese. (1) A sentença de Edom por causa de seu orgulho (1-16) (2) A libertação do povo escolhido e a inclusão de Edom em seu reino futuro (17-21; Nm 24.18) 10. Lição Espiritual: O especial e providencial cuidado de Deus para com os judeus e a certeza do castigo para os que os perseguem. 11. O Cumprimento da Profecia: Obadias vaticinou que os edomitas seriam “exterminados para sempre” e seriam “como se nunca tivessem sido” (vv.10, 16, 18); e que um restante de Judá seria salvo, e que o reino de Deus de Judá ainda prevaleceria (17, 19, 21). • Dentro de 4 anos após Jerusalém ter sido queimada, Edom foi invadido e assolado, 581 a.C., pelos mesmos babilônios que eles haviam ajudado contra Jerusalém. • Os nabateus apoderam-se de Edom. • Os poucos edomitas que ficaram retiraram-se para uma região na parte sul da Judéia, onde por quatro séculos continuaram a existir como inimigos ativos dos judeus. • Em 126 a.C Foram submetidos por João Hicarno, um dos governadores macabeus, e obrigados à circuncisão, sendo absorvidos pelo estado judaico. • Quando a Palestina foi conquistada pelos Romanos, 63 a.C., os Herodes, que eram uma família iduméia foram postos à testa de Judá. Foram eles os últimos edomitas. • Com a destruição de Jerusalém, 70 A.D., desapareceram da história.