ÊXODO - O LIVRO DA REDENÇÃO
ÊXODO – O LIVRO DA REDENÇÃO
Os 400 Anos no Egito
A Saída do Egito
Os Dez Mandamentos
O Tabernáculo
Moisés escrevera o Gênesis à vista de documentos já existentes. Com o Êxodo começa a história do próprio Moisés. Sua vida e sua obra são assunto do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; ele mesmo escreveu estes livros. A história de Moisés constitui cerca de um sétimo da Bíblia toda, e ocupa quase dois terços do tamanho do Novo Testamento.
Êxodo trata sobre a história de Israel desde a morte de José até a construção do Tabernáculo.
- Título. O título hebraico do livro é extraído do primeiro versículo “estes são os nomes de”. O nome em português vem do título adotado pela Septuaginta. (Tradução grega do Antigo Testamento). O Êxodo (saída) é o tema principal do livro (19.1), porque registra a saída de Israel do Egito.
- Desde o tempo de Josué, o livro foi atribuído a Moisés (Js 8.31-35 cf Êx 20.25), uma posição confirmada por Jesus Cristo (Mc 12.26). Evidências do próprio livro levam à conclusão de que seu autor era um homem altamente instruído, residente no Egito por longo tempo e testemunha ocular do Êxodo. Estava bem familiarizado com a seqüência das colheitas no Baixo Egito (Êx. 9.31-31); suas descrições se conformam exatamente às situações hoje conhecidas (Êx.2.3,12) e ele inclui detalhes compatíveis apenas com o relato de uma testemunha ocular (Êx. 15.27)
- A Data do Êxodo. Existem dois pontos de vista principais sobre a data em que ocorreu o êxodo.
- As Principais Datas.
- No reinado de Amenotepe II (1450-1425 a.C). A evidência bíblica em favor da data mais recuada inclui a afirmação encontrada em 1 Rs 6.1 de que o êxodo ocorrera 480 anos antes do quarto ano de reinado de Salomão, colocando-o assim por volta de 1445 a.C. Além disso, em Jz 11.26, Jefté (por volta de 1100 a.C) declarou que Israel já dominara a Palestina por 300 anos,o que colocaria o êxodo por volta de 1400 a.C.
- Durante o reinado de Ramsés II (1299-1232 a.C).
- Objeções à Data Mais Recuada e Argumentos Favoráveis à Data Mais recuada:
- O êxodo não poderia ter ocorrido antes de 1300 a.C porque a cidade de Ramsés recebeu seu nome do faraó reinante na época de sua construção, e Ramsés só começou a reinar em 1299 a.C. Todavia, se o êxodo ocorreu por volta de 1290 a.C., e Moisés tinha 80anos na ocasião, e se levarmos em conta que a cidade foi construída antes do nascimento de Moisés, o êxodo não poderia ter se dado tão recentemente, pois claramente não há tempo para os 80 anos de vida do grande líder entre 1299 e 1290 a.C.
- Afirma-se que a presença de forte oposição edomita a Israel (Nm 20.20-21) teria sido impossível antes de 1300 a.C., já que a área sul daTransjordânia esteve desocupada de 1900 a 1300 a.C. No entanto, escavações naquela região têm trazido a lume objetos e artigos de cerâmica datados até de1900-1300 a.C.
- Alega-se que a cidade de Hazor não foi conquistada pelos Israelitas até 1300 a.C. Todavia, as Escrituras afirmam que a cidade foi destruída duas vezes; primeiro nos dias de Josué (Js 11.10-11), e depois nos dias de Débora e Baraque (Jz 4.2, 23,24). Além disso, há evidências, na área escavada no local da cidade, de uma destruição por volta de 1400 a.C.
- A destruição de Laquis (Js 10.32) e Debir (Js 10.38-39) é normalmente datada em torno de 1230 -1200 a.C, o que exige a data mais recente para o êxodo. O livro de Josué, todavia, não alega que estas duas cidades tenham sido destruídas por Josué, como ocorreu com Jericó. Além disso, uma vez que a estela do Faraó Meneptá indica que os hebreus estavam estabelecidos em Canaã quando os exércitos egípcios os atacaram por volta de 1230 a.C, o êxodo precisaria ter ocorrido algum tempo antes de 1290 a.C.
- Tema Principal. Em Gênesis lemos acerca do princípio da redenção. No livro do Êxodo, lemos acerca do progresso da redenção. Em Gênesis a redenção é efetuada através de indivíduos; em Êxodo, é efetuada através de uma nação inteira. Israel. A idéia central do livro é a redenção pelo sangue. Em torno dessa idéia concentra-se a história de um povo salvo pelo sangue. Essa redenção se apresenta suprindo todas as necessidades da nação. Oprimido pelos egípcios, Israel necessita de libertação. Deus provê essa libertação. Tendo sido salva, a nação necessita de uma revelação de Deus para orientá-la na conduta e no culto de sua nova vida. Deus lhe dá a Lei. Convencidos do pecado pela santidade da Lei, os israelitas sentem a necessidade de purificação. Deus provê os sacrifícios. Tendo uma revelação de Deus, o povo sente a necessidade de culto. Deus lhe dá o tabernáculo e estabelece um sacerdócio.
- Pensamento Chave: Libertação.
- A Peregrinação de Israel como Um Tipo da Vida Cristã.
- (1) A Escravidão no Egito. Um tipo da escravidão do pecado.
- (2) Moisés como Libertador. Um tipo de Cristo.
- (3) O Êxodo. Um tipo do abandono da vida de pecado.
- (4) O Cordeiro do Páscoa. Um tipo de Cristo, o Cordeiro de Deus.
- (5) A perseguição de Israel por parte de Faraó (14.8,9). Um tipo das forças do mal que perseguem aos crentes.
- (6) A divisão do mar Vermelho (14.21). Parte dos impedimentos é removida.
- (7) A coluna de nuvem e fogo (14.19-20). Um tipo da presença divina com os crentes.
- (8) O Cântico de Moisés (15.1-19). Um tipo dos cânticos de vitória espiritual.
- (9) A multidão mista (12.38). Um tipo da gente mundana na igreja.
- (10) Mara e Elim (15.23-27). Um tipo das experiências amargas e doces da vida espiritual.
- (11) As panelas de carne (16.3). Um tipo dos prazeres sensuais da vida passada.
- (12) O maná (16.4). Um tipo de Cristo, o pão da vida.
- (13) A Água da Rocha (17.6). Um tipo de Cristo, a Água da Vida (1 Co 10.4)
- (14) Sustentar erguidas as mãos de Moisés (17.12). Um tipo da necessidade de cooperação entre os líderes.
- (15) Na estrutura do Tabernáculo – seus utensílios, suas ordenanças, as vestes sacerdotais, a arca da aliança, etc. – estão muitos tipos de Cristo e da igreja.
- Conteúdo. O tema do livro é a libertação do Egito, em cumprimento à promessa de Gn 15.13-14. O livro registra o nascimento da nação de Israel, a outorga da Lei e a adoração ritual entre os israelitas. A revelação de Deus é destaque em todo o livro. Ele é quem a história (Êx. 1). Ele se revelou através de um novo nome (3.14). Ele é o soberano do relacionamento pactual (19.5); Ele é o redentor fiel (6.6; 15.13). Ele é o Juiz de Seu povo (4.14; 20.5; 32.27-28), e de seus inimigos (caps. 7-12). Ele é o Deus transcendente (33.20), que todavia,vive entre Seu povo (29.45).
10. Passagens Favoritas
- O nascimento e proteção de Moisés (cap 2)
- A chamada de Moisés (3.14; 5.1)
- A travessia do Mar Vermelho (cap 14)
- A narrativa do Maná (cap16)
- Os Dez Mandamentos (Cap. 20)
- O Tabernáculo (caps. 25-27)
- O bezerro de ouro (32)
- Esfera de Ação: Os acontecimentos registrados em Êxodo abrange um período de 216 anos, cerca de 1706 a 1490 antes de Cristo. começa com um povo escravizado habitando na presença da idolatria egípcia e termina com um povo habitando na presença de Deus.