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1 SAMUEL A TRANSIÇÃO DA TEOCRACIA PARA A MONARQUIA

1 SAMUEL – A TRANSIÇÃO DA TEOCRACIA PARA A MONARQUIA.

 

Organização do Reino

 

Samuel, Saul, Davi

 

Samuel foi o Elo de Ligação Entre os Juízes e o Reino

 

Data Aproximada, 1100-1050 a.C

 

O Cenário do Ministério de Samuel

  • Ramá, uns 10 km ao norte de Jerusalém, foi o lugar de seu nascimento, sede de seu juizado, e local de seu sepultamento (1.19; 7.17; 25.1)
  • Betel, uns 8 km ao norte de Ramá, foi um centro de atividades de Samuel, no norte. Era Betel um dos quatro pontos mais altos da região, sendo os outros o monte Ebal, Hebrom e Mizpá. O panorama da região que se descortina do alto de Betel é magnífico. Aí 800 anos antes, Jacó vira a escada do céu. Mais tarde tornou-se sede do culto do bezerro.
  • Mizpá, 5 km ao oeste de Ramá, sobre o Monte Neby Samwil (que significa “profeta Samuel”) foi seu centro de atividades no oeste. Aí Samuel erigiu a pedra “Ebenézer” (7.12). Na encosta setentrional ficava Gibeon, onde muito antes Josué fez “o sol deter-se”
  • Gibeá (seu nome moderno é Tell-el-Ful), mais ou menos eqüidistante de Ramá e Jerusalém, foi residência de Saul.
  • Belém, terra natal de Davi e, mais tarde, de Jesus, (ficava 19 km ao sul de Ramá.
  • Siló, uns 24 km ao norte de Ramá, foi o lugar onde permaneceu o Tabernáculo, de Josué a Samuel, e onde este, ainda criança, exerceu seu ministério.
  • Quiriate-Jearim, onde ficava a arca depois que foi devolvida pelos filisteus, ficava uns 13 km ao sudoeste de Ramá.

 

 

  1. Embora os dois livros de Samuel recebam seu nome por ser ele a figura principal dos primeiros capítulos. Samuel não poderia ter escrito mais do que uma parte de 1 Samuel (ele teria escrito os primeiros 24 capítulos), já que sua morte é registrada no capítulo 25. o fato de ter ele escrito um livro fica comprovado em 1 Samuel 10.25. 1 Crônicas 29.29 indica que Natã e Gade também escreveram sobre os acontecimentos registrados em Samuel.

 

  1. Tema: O Livro de Samuel é um livro de transição. É o registro da passagem do governo de Israel por juízes ao governo por reis, e da passagem do governo de Deus, o Rei Invisível – que fez com que Israel fosse diferente das outras nações – ao governo de um rei visível que o tornou igual às outras nações: “constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações” (1 Sm 8.5 ARA). “O Livro de Samuel é uma história que inclui o atrativo pessoal de biografia. O conteúdo pode agrupar-se ao redor de três pessoas: Samuel, um patriota e juiz de coração humilde e consagrado, que servia a Deus obedientemente; Saul, um rei egoísta, pródigo, ciumento e obstinado, faltoso e infiel na lealdade a seu Deus; Davi ‘um homem segundo o coração de Jeová, o doce cantor de Israel, um varão de oração e louvor, provado, disciplinado, perseguido e finalmente coroado monarca de todo Israel”

 

  1. Esfera de Ação:

Vai desde o nascimento de Samuel até a morte de Saul, abrangendo um período de 115 anos; de mais ou menos 1171 a 1056 a.C.

 

  1. Análise Histórica. Samuel emergiu como último juiz do período dos juízes, que durou cerca de 350 anos. O livro cobre um período de aproximadamente 115 anos, da infância de Samuel ao início do reinado de Davi. Surgindo no cenário civil-religioso de Israel num dos períodos mais negros da história israelita. Samuel convocou o povo a um reavivamento do verdadeiro culto a Javé (o SENHOR At 3.24). Ele foi também um estabelecedor de reis, ungindo tanto a Saul quanto a Davi (10.1 e 16.13). Assim o livro de 1 Samuel fornece um elo entre os juízes e a monarquia.

 

 

  1. Eventos Principais.

 

  • (1) Nascimento e dedicação de Samuel (Cap.1)
  • (2) O fracasso de Eli como juiz e como pai (cap. 2.12-36)
  • (3) A chamada de Samuel e sua infância maravilhosa (cap.3)
  • (4) Captura e retorno da arca da aliança (caps. 4-6)
  • (5) A derrota dos filisteus por meio da oração de Samuel (cap.7)
  • (6) O clamor de Israel por um rei (cap.8)
  • (7) Saul é escolhido e ungido rei (cap. 9-10)
  • (8) A primeira batalha de Saul (cap.11)
  • (9) Samuel proclama o reino e adverte o povo acerca de sua presunção de pedir um rei (cap.12)
  • (10) A obstinação de Saul e a profecia de Samuel (cap.13)
  • (11) A libertação de Israel por Jônatas (cap.14.1-16)
  • (12) A obediência é melhor do que o sacrifício (cap.15.1-23)
  • (13) Davi é ungido rei (cap.16)
  • (14) Davi mata ao gigante Golias (cap.17)
  • (15) A amizade de Davi e Jônatas (cap.18)
  • (16) Saul persegue a Davi (cap.18. 9 – 27.4)
  • (17) Os últimos anos do reinado de Saul e seu suicídio (caps. 26-31)

 

  1. Mensagem Espiritual – A Oração o Elemento Dominante na Vida de Samuel.
  • Nascido em resposta à oração (1.10-28)
  • Seu nome significa “Pedido a Deus” (1.20).
  • Sua oração trouxe libertação em Mispá (7.2-13)
  • Sua oração quando Israel insistiu em ter um rei (8.21)
  • Sua oração incessante por seu povo (12.23)

 

  1. Cinco Desvios de Lei Divina – que resultaram em sofrimento:
  • Poligamia (1.6)
  • Indulgência paterna (2.22-25; 8.1-5)
  • Confiança em objetos sagrados (4.3)
  • Impaciência (13.8,9)
  • Obediência parcial (cap.15)

 

  1. Conteúdo: Primeiro Samuel focaliza três personagens principais: Samuel, Saul e Davi (2 Samuel focaliza exclusivamente Davi). A principal lição do livro tem a ver com os efeitos do pecado e da santidade em relação ao povo e seus líderes. Histórias bem conhecidas no livro incluem a de Davi e Golias (cap.17) Davi e Jônatas (cap.18) e Saul e a feiticeira de Endor (cap.28)
  • Referente a Samuel (caps. 1 – 7)
  • Referente a Saul (caps. 8 – 15)
  • Referente a Davi (caps. 16 – 31)