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LAMENTAÇÕES- O CÂNTICO FÚNEBRE DE JERUSALÉM

LAMENTAÇÕES- O CÂNTICO FÚNEBRE DE JERUSALÉM

 

Cântico Fúnebre Sobre a Desolação de Jerusalém

 

É uma continuação do livro de Jeremias.

 

Uma Série de Clamores de Jeremias, Lamentando as Aflições de Israel

 

“Quando em cativeiro te levaram de Sião
E os teus sacerdotes prantearam de aflição
Foi como morrer de vergonha e dor
Caminhava triste o povo forte do Senhor
Oh, Jerusalém, por que deixastes de adorar
O Deus Vivo quem tantas batalhas te ajudou
Chora Israel num lamento só
Talvez Deus se lembre do ‘bichinho de Jacó’!

Chora, Israel
Babilônia não é o teu lugar
Clama ao teu Deus, Ele te ouvirá
Do inimigo te libertará”

 

 

Introdução:

  • A dor de Jeremias à vista da cidade pela qual ele tudo fizera para a salvar, não cresse que ela ainda se ergueria de suas ruínas, faz nos lembrar o lamento de Jesus sobre a mesma Jerusalém (Mt 23.37,38; Lc 19.41-44. Jerusalém reergueu-se, sim, e deu seu nome à capital de um mundo Remido de Glória Eterna (Hb 12.22; Ap 21.2)
  • Este livro é um apêndice ao de Jeremias. A introdução, acrescentada ao livro na Septuaginta é: “Depois que Israel foi levado para o cativeiro, e que Jerusalém foi devastada, Jeremias se assentou a chorar, e disse:”
  • O livro expressa uma dilema: “Poderia Deus agir como o inimigo do seu próprio povo e levá-lo a terrores que são penosos até de se descreverem?
  • O livro é uma mensagem poderosa em tempos de angústia e tristeza.
  • Lamentações aponta para além da humilhação de Jerusalém, ou seja, para a humilhação de Cristo. Com base nisso, o mundo pode estar certo de que Deus é bom e que ele agirá com bondade no devido tempo “para os que esperam por ele” (3.25)

 

 

  1. Título Do Livro: O termo Lamentações vem do título grego, derivado de um verbo que significa “chorar em voz alta” e descreve com exatidão o conteúdo do livro, que consiste de cinco poemas melancólicos de lamentação pela completa destruição de Jerusalém e do templo pelos caldeus.

 

 

  1. Desde os tempos mais antigos, os judeus, e posteriormente, os cristãos, têm atribuído o livro de Lamentações à pena de Jeremias. A Septuaginta declara tal atribuição desde o segundo século a.C., (c.250 a.C) e a Vulgata latina desde o quarto d.C.

Argumentos convincentes baseados na tradição judeu-cristã, sobre a autoria de Jeremias, têm sido apresentados.

A idéia de Jeremias como o autor do livro pode ter sido estimulada por 2 Cr 35.25, onde lê que Jeremias compôs lamentações para o rei Josias.

No livro propriamente não há indícios diretos de que Jeremias tenha sido o seu autor, embora algumas passagens do texto lembrem nitidamente as características e estilo desse profeta, especialmente o cap. 3 (Lm 3.48-51; Jr 14.17).  A expressão “filha de” ocorre cerca de vinte vezes em cada livro.

Contudo, como o livro se compõe de cinco diferentes poemas com alguma variação no estilo- parecendo, às vezes, que foram expressos por um indivíduo (cap. 3) e, outras vezes, por uma comunidade (cap.5) – Os poemas podem ter sido produzidos por escritores diferentes.

Aceitando-se a autoria de Jeremias, portanto, o Livro de Lamentações se torna “um suplemento do Livro de Jeremias”, que tão freqüentemente prediz uma catástrofe tal como aquela que é descrita em Lamentações. Porém as Lamentações de Jeremias são inteiramente isentas daquela atitude mental que diz: “Eu bem disse”. Ele preocupa-se tão somente em lamentar-se as aflições de Jerusalém, e em pleitear perante Deus que não rejeita para sempre.

 

  1. Data: Este canto triste foi composto 600 anos A.C

 

  1. Chave: Calamidade, Assolação, Destruição (2.11; 3.47,48; 4.10)

 

  1. Tema: É uma série de elegias em forma de acróstico, escritas como se fossem para um funeral nacional, que descrevem a tomada e a destruição de Jerusalém. Lamentações é um apêndice à profecia de Jeremias, que registra a tristeza aguda e dolorosa do profeta pelas misérias e desolações de Jerusalém, resultantes de seu sítio e destruição. As dores e lamentações expressas na profecia de Jeremias encontram aqui o seu auge; o rio de lágrimas que correu ali, neste livro transborda. O objetivo principal do livro era ensinar aos judeus a reconhecerem a mão castigadora de Deus em suas calamidades e que se voltassem a ele com arrependimento sincero. O triste cântico de Jeremias foi adotado pela nação judaica. Os judeus cantam este livro todas as sextas-feiras junto ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, e o lêem na sinagoga, em jejum, no dia nove de agosto, o dia destinado à lamentação das cinco grandes calamidades que sobrevieram à nação.

 

  1. Propósito de Lamentações de Jeremias: O Propósito de Lamentações não pode ser definido em uma única palavra. De certa forma, a sua produção foi em si mesma uma forma de lidar com a questão da destruição de Sião. O centro da gravidade é a ira de Deus contra seu povo. A ira de Deus é considera justa. Lamentações não expressa uma total perplexidade, como às vezes, parece acontecer em Jó. Ao invés disto, ele justifica a punição de Judá e oferece uma defesa dos profetas que a predisseram.Lamentações é tudo, menos um texto de resignação passiva. A ira de Deus é aceita, mas não sem uma grande carga emocional.

 

  1. Apêndice a Jeremias O último capítulo de Jeremias, sobre o incêndio de Jerusalém e o começo do exílio babilônico, deve ser lido como introdução a este livro. A Septuaginta apresenta este prefácio: “E aconteceu que, depois de Israel ter sido levado em cativeiro e Jerusalém ter ficado devastada, Jeremias sentou-se a chorar e proferiu esta lamentação sobre ela, dizendo: Todavia, no Antigo Testamento Hebraico este livro não segue o de Jeremias, como é o caso em nossas Bíblias, porém figura no grupo denominado “Hagiógrafos” ou “Escritos”: Cantares, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester. Estes figuravam em rolos separados, por que eram lidos em festas diferentes. Estas lamentações, até hoje, pelo mundo inteiro, onde quer que haja judeus, são lidas nas sinagogas, no dia 9 do 4º mês, (Jr 52.6) em memória da destruição de Jerusalém.

 

 

  1. A “Gruta De Jeremias” É o nome do lugar, um pouco fora do muro setentrional de Jerusalém, onde reza a tradição, Jeremias chorou lágrimas amargas, e compôs esta pesarosa elegia. Essa gruta fica sob o outeirinho que hoje se chama “Gólgota”, a mesma onde foi levantada a cruz de Jesus. Assim, o profeta sofredor chorou onde mais tarde o Salvador padecente morreu.

 

  1. Conteúdo:

 

  • (1) Primeiro Poema: A cidade representada como um viúva que chora (cap.1)
  • (2) Segundo Poema: A cidade representada como uma mulher com véu, chorando em meio às ruínas (cap.2)
  • (3) Terceiro Poema: A cidade representada pelo profeta que chora e lamenta ante Jeová, o Juiz (cap.3)
  • (4) Quarto Poema: A cidade representada como ouro embaçado, mudado e degradado (cap.4)
  • (5) Quinta Poema: A cidade representada como um suplicante que roga ao Senhor (cap.5)

 

  1. O Estilo e Estrutura de Lamentações de Jeremias

 

  • (1) Definição – Lamentação: Canto fúnebre, elegia.
  • (2) Características Específicas:
  • (3) Estrutura: O Livro consiste de cinco poemas (cada capítulo, um poema) sendo os quatro primeiros sob a forma de acrósticos. Estes quatros capítulos são ainda, escritos com a chamada métrica qinnâ
  • (4) Qinah: Um estilo de poesia hebraica, a métrica qinnã, ou métrica manca, é uma cadência utilizada em canções fúnebres, bastante apropriada para este lamento pela destruição de Jerusalém. Qinah deriva do nome hebraico para lamentações e é encontrada com freqüência na poesia de caráter melancólico.
  • (5) Acróstico: Os versos ou conjuntos de versos são dispostos de acordo com as vinte e duas letras do alfabeto hebraico (Cada versículo começa com uma das letras do alfabeto hebraico – exceto no capítulo 3, onde cada uma das 22 letras inicia três versículos)
  • (6) Características Gerais: Os lamentos (tanto da comunidade quanto individuais) possuem algumas características:
  • (7) Queixa contra as adversidades, que foram toleradas ou mesmo causadas pelo Senhor.
  • (8) Testemunho de confiança.
  • (9) Apelo pelo livramento fundamentado na natureza do Senhor e em sua aliança.
  • (10) Certeza de ser ouvido, freqüentemente com a garantia de que os inimigos e perseguidores, por sua vez experimentarão a ira de Deus (Sl 74)
  • (11) Lamentações de Jeremias, às vezes é comparado com um tipo específico de lamento, o lamento fúnebre (Am 5.1-3)

 

 

  1. A Importância e Uso do Livro de Lamentações de Jeremias

 

  • (1) Seu Uso Imediato. O livro dever ter sido composto nos 3 meses entre o incêndio de Jerusalém e a partida do remanescente para o Egito (Jr.39.2; 41.1,18; 43.7) tempo em que a sede do governo esteve em Mispá (Jr 40.8), cerca de 9 Km a N.O de Jerusalém. Provavelmente enviadas à Babilônia, para que os cativos as decorassem e cantassem.
  • (2) Seu Uso Posterior. Este livro foi lido cada ano pelos judeus, para comemorar a ocasião na qual o templo foi queimado, relembrando a destruição de Jerusalém em 586 a.C e em 70 d.C, além disto, lia-se toda semana no “Lugar da Lamentação dos Judeus” em Jerusalém, que fica perto da área do templo. Desde o ano de 1948, os árabes vedaram este lugar aos judeus. Em 1967, na Guerra de Seis Dias, Israel conquistou a velha cidade de Jerusalém. É lido em alta voz em todas as sinagogas do mundo. A Igreja Católica canta-a na “semana santa”. (Nos últimos três dias)
  • (3) Os judeus ainda usam este livro para exprimir o seu pesar pelos sofrimentos e pela dispersão de Israel. Lêem-se as Lamentações anualmente para comemorar o incêndio do Templo. Todas as sextas-feiras, anciãos e jovens israelitas, de ambos os sexos congregam-se no Lugar das Lamentações em Jerusalém, perto da esquina sudoeste dos alicerces do velho templo, onde um muro de 47 metros de comprimento e 17 metros de altura é venerado ainda como uma memória do santuário da raça. Escreve o Dr. Geikie: “É comovedor ver a fila de judeus de muitas nações, vestidos com seus mantos pretos, como sinal de luto, lamentando em voz alta a ruína da casa cuja memória ainda é tão querida para sua raça, e recitando os tristes versículos das Lamentações e dos Salmos apropriados, entre lágrimas, enquanto beijam fervorosamente as pedras. No dia 9 do mês ab, que correspondem mais ou menos ao mês de julho de nosso calendário, este cântico triste, composto cerca de seiscentos anos antes de Cristo, elido em todas as sinagogas do mundo”

 

  1. Análise: O livro de lamentações tem um tema principal: o sofrimento que sobreveio a Jerusalém quando Nabucodonosor capturou a cidade, em 586 a.C. Numa série de Elegias, o autor expressa sua inconsolável tristeza por causa da agonia e da angústia da cidade. O primeiro lamento descreve e explica as aflições de Jerusalém, em termos gerais. O segundo descreve o desastre com maiores detalhes. Salienta que a destruição da cidade foi um julgamento de Deus contra o pecado. Alguns fatores profundos desse julgamento são elucidados na terceira lamentação. A quarta lamentação sublinha algumas lições que Jerusalém aprendera do julgamento. O quinto e último lamento (mais exatamente, é uma oração) descreve como os sofrimentos de Jerusalém levaram-na a lançar-se nos braços da misericórdia, e apesar de que o Senhor seja novamente gracioso para com Israel, agora purificada no cadinho da aflição. Visto que o livro de lamentações trata do sofrimento como julgamento contra o pecado, o crente afligido pode encontrar na linguagem do livro a sua própria confissão, auto-humilhação e invocação.

 

  • A ruína de Jerusalém e o sofrimento dos exilados, devido aos seus pecados (cap.1)
  • O Senhor, o defensor de Israel desde a antiguidade, abandonou a seu povo ao seu terrível destino (cap.2)
  • A dor de Jeremias sobre as aflições de seu povo, sua confiança em Deus e sua própria a perseguição (cap.3)
  • A glória passada de Israel em contraste com a aflição presente (cap.4)
  • Oração pedindo misericórdia (cap.5)

 

  1. A Relação Entre Lamentações e Jeremias A ligação entre Lamentações e Jeremias continua plausível, não apenas pela ocorrência de expressões semelhantes, mas também pelo cenário e tema dos poemas. O cenário é sem sombras de dúvida Judá, em especial Jerusalém, e quase certamente o período após a queda do reino de Judá diante dos babilônios, em 586 a.C e antes da restauração dos exilados em 538 a.C. O lamento concernente à perda do rei de Judá (2.2,9), diferente de outras devastações de Jerusalém, fixa esse período como ocasião para as lamentações.

 

  1. A Mensagem de Lamentações: Este livro é atribuído por antiga tradição a Jeremias, e foi escrito logo depois da queda de Jerusalém no ano 586 a.C. Ainda se lê nas sinagogas dos judeus no dia 9 de julho, o aniversário da destruição de Jerusalém. Consiste de cinco poemas, todos tratando do mesmo assunto: a derrota de Sião. Em resumir seu ensino, duas coisas se destacam:

 

  • A Condição de Sião. É delineada na mais vívida linguagem. A cidade é referida como uma viúva triste e solitária; outrora honrada, agora desprezada; ela chora durante a noite, e pela manhã as lágrimas ainda estão nas suas faces. Judá é cativo, e seu descanso e gozo fugiram (1.1-6). Há fome na cidade; as crianças choram, desmaiam e morrem (2.11,12 20-22). A glória de Sião passou (4.1-5)
  • A Causa dessa Condição. Este triste estado é atribuído ao pecado do povo (1.5,8 18; 3.39,42; 5.16). Jeremias tinha argüido os falsos profetas e sacerdotes iníquos, mas o povo tinha andado atrás deles, e, por isso, veio a sua derrota (2.14; 4.13)

A Conclusão. Grande deveras é o Deus que, em condições tão extremadas, pode encher o coração de conforto, e apontar os olhos que choram para a luz da aurora. A consolação dada a Sião na sua aflição é tríplice:

O Senhor os ensina e os purifica por meio dessa aflição (3.22-39)

Quando sua obra estiver completa, e voltarem penitentes a Ele, Deus os libertará, e não mais permitirá o Cativeiro (4.22a; 5.21).

Finalmente Ele castigará seus inimigos, e fará com eles o que eles têm feito com os outros (1.21,22; 4.21,22)