Criar um Site Grátis Fantástico
NEEMIAS – COMO LIDERAR EM TEMPOS DE CRISE

NEEMIAS – COMO LIDERAR EM TEMPOS DE CRISE

 

  • A Reconstrução dos Muros de Jerusalém.
  • A Repetição de Certas Leis Divinas.
  • A Restauração das Ordenanças Antigas.

 

Nos manuscritos hebraicos os livros de Esdras e Neemias aparecem como um só livro.

De acordo com uma tradição Judaica persistente, Esdras foi o autor dos livros de 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias, sendo estes quatro livros originalmente um só. Embora alguns pensem que o próprio Neemias escreveu o livro que traz o seu nome. Esdras foi o bisneto do sacerdote Hilquias que, 160 anos antes, orientara a reforma do rei Josias (Ed 1.1; 2 Rs 22.8); descendente muito digno de seu famoso ancestral. Foi de Babilônia a Jerusalém, 458 a.C.; 80 anos depois da volta da primeira leva de judeus, e 13 anos antes da vinda de Neemias. Era sacerdote e escriba (Ed 7.11)

 

  1. Neemias (?). Muitos eruditos consideram grande parte do livro como uma autobiografia de Neemias. Ele foi a Jerusalém em 445 a.C. Esdras estivera lá 13 anos. Este, porém, era sacerdote, que ensinava religião ao povo. Neemias veio como governador civil, com autoridade do rei da Pérsia para reconstruir o muro e restaurar Jerusalém como cidade fortificada. Os judeus já estavam na pátria perto de 100 anos, e pouco progresso fizeram, além da reedificação do Templo, e até este era muito insignificante; porque quando quiseram encetar a obra do muro, seus vizinhos, mais poderosos, ou os intimidaram pela força, ou mediante intriga, obtiveram ordem da corte persa para que a obra cessasse.

 

 

  1. O Homem Neemias. Como copeiro do rei Artaxerxes I, a posição de Neemias era de grande responsabilidade (comprovar que o vinho bebido pelo rei jamais estivesse envenenado) e de muita influência (já que um servo que desfrutava de tanta confiança freqüentemente se tornava um conselheiro bem íntimo). Ao ouvir que as muralhas de Jerusalém ainda não haviam sido reconstruídas, e recebendo permissão do rei para ir a Jerusalém e corrigir a situação, demonstrou qualidades ímpares de liderança e organização. Em 32 dias o trabalho de reconstrução foi terminado. Como governador de Judá, Neemias demonstrou humildade, integridade, patriotismo, energia, piedade e altruísmo. Depois de doze anos no cargo ele retornou por pouco tempo à corte do rei Artaxerxes (1.1; 13.6) e de lá voltou a Judá, onde exortou seu povo ao arrependimento. Tão vívido é o relato que muito do material contido no livro provém do que deve ter sido o diário pessoal de Neemias.

 

  1. 445-425 a.C

 

  1. Esfera de Ação: Desde a viagem de Neemias a Jerusalém até a restauração do culto no templo, cobrindo um período de mais ou menos 12 anos, de 446 a 434 antes de Cristo.

 

  1. Texto Chave.3

 

  1. Temas Principais: Este livro gira em torno de uma pessoa – Neemias. É a autobiografia de um homem que sacrificou uma vida de luxo e prazeres para poder ajudar a seus irmãos necessitados em Jerusalém. Descreve um homem que combinou a espiritualidade com a prática – alguém que sabia tanto orar como trabalhar. Absolutamente destemido, ele recusou fazer pactos com os inimigos externos e com o pecado interno. Depois de reconstruir o muro de Jerusalém e efetuar muitas reformas gerais entre o povo

 

 

  1. Contexto Histórico. Os papiros de Elefantina descobertos em 1903 confirmam a historicidade do livro de Neemias, mencionando Sambalá (2.19) e Joanã (6.18; 12.23). Estas fontes também nos indicam que Neemias deixou de ser governador de Judá antes de 408 a.C.

 

  1. Conteúdo. O livro completa a história de restauração do remanescente que voltara do exílio em Babilônia, restauração esta começada sob a liderança de Esdras. Marca também o início das “setenta semanas de Daniel”, e fornece o contexto histórico para a profecia de Malaquias.

 

  • A reconstrução do muro de Jerusalém (caps. 1 -6)
  • O avivamento da religião e a restauração do culto (7 – 13.3)
  • A Correção dos Abusos (cap.13.4-31)

 

  1. Um Estudo dos Tipos em Neemias: A reconstrução dos muros de Jerusalém considerados como um tipo do crescimento do reino de Deus na terra:

 

  • Os muros derrubados (1.3) – Podem tipificar as defesas debilitadas do reino de Deus.
  • A temporada preliminar de jejum e oração (1.4-11) – Pode ser tipo da atitude mental que deve proceder a todos os grandes empreendimentos espirituais.
  • O sacrifício de Neemias de um importante posto pelo bem da causa (2.5) – Pode ser um tipo do serviço sacrificial sempre necessário quando se leva a cabo uma grande obra.
  • A inspeção da cidade à noite (2.15-16) – Pode tipificar a necessidade de enfrentar os fatos antes de começar o trabalho construtivo.
  • A busca de cooperação (2.17-18) – Pode ser tipo de um elemento essencial em toda obra bem sucedida.
  • O recrutamento de todas as classes (cap.3) – Pode ser tipo da importância de uma organização completa.

 

  1. Lições Práticas Extraídas do Livro de Neemias – Podemos empregar os mesmos métodos para vencer obstáculos na obra espiritual.
  • O escárnio (2.19) – Vencido pela confiança em Deus (2.20)
  • A ira e o desprezo (4.3) – Vencidos pela oração e pelo trabalho árduo (4.4-6)
  • A conspiração (4.7,8) – Vencida pela vigilância e a oração (4.9)
  • O desânimo dos amigos (4.10-12) – Vencido com uma coragem constante (4.13-14)
  • A ganância egoísta (5.1-5) – vencida pela repreensão e pelo exemplo de abnegação (5.6-17)

A obra foi concluída e os inimigos ficaram perplexos pelo constante esforço (6.1-15)