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OSÉIAS- UMA DRAMATIZAÇÃO REAL DO AMOR DE DEUS

OSÉIAS- UMA DRAMATIZAÇÃO REAL DO AMOR DE DEUS

 

O Israel Apóstata Será Lançado Fora.

 

As Outras Nações Serão Admitidas

Oséias foi profeta do reino do Norte: fala do respectivo rei chamando-o “nosso rei” (7.5). Sua mensagem dirigiu-se ao reino do Norte, com referências ocasionais a Judá.

 

    • (1) O Profeta e Sua Época. Tudo que sabemos do profeta é extraído dos trechos autobiográfico do próprio livro. Tal como seu contemporâneo Amós, ele profetizou para o reino do Norte (Israel, às vezes chamado Efraim, por causa da tribo mais importante), enquanto Isaías e Miquéias ministravam no Reino do Sul (Judá). A época do reinado de Jeroboão II (782-753 a.C), em que Oséias começou seu ministério (2 Rs 14.23 – 17.41), caracterizou-se por prosperidade material e falência espiritual. O juízo divino parecia muito distante, mas em 732 a.C. Damasco caíra capturada e o povo deportado. Alguns dos pecados específicos denunciados por Oséias estão alistados em (4. 2,4,11,12,12; 5.2; 6.8; 7.1,5; 8.14; 10.1,4; 13.2)
    • (2) Especialmente Apto Para Sua Tarefa.
  • Acredita-se que ele tenha sido natural do norte e que por isso conhecia as más condições existentes em Israel. Isto deu peso especial à sua mensagem.
  • Casou-se, ao que parece, com uma mulher que lhe foi infiel. Alguns eruditos duvidam da existência desse casamento, mas se este realmente existiu, o capacitou para descrever vividamente a atitude de Deus para com Israel, sua “esposa adúltera” (1.2,3; 2.1-5). Mas como o estilo do livro é altamente figurado, pode ser que a narrativa das experiências com sua esposa seja alegórica.

 

  1. Tema: O livro de Oséias é uma grande exortação ao arrependimento dirigida às dez tribos, durante os cinqüenta ou sessenta anos antes do cativeiro destas. Seu cálice de iniqüidade enchia-se rapidamente. Os reis e sacerdotes eram assassinos e libertinos; os sacerdotes idólatras desviavam o povo do culto a Jeová; em dificuldades, o governo se voltava ao Egito ou à Assíria pedindo ajuda; em muitos casos o povo imitava a vileza moral dos cananeus; viviam numa segurança descuidada, interrompida somente em tempos de perigo por um arrependimento fingido; sobretudo. Deus e sua Palavra eram esquecidos. Esses pecados da nação, no seu estado de separação de Deus, são resumidos pelo profeta como o pecado de adultério espiritual, ilustrado pela própria experiência do profeta ao se casar com uma mulher impudica que o abandonou por outro amante. O pecado de Israel é mais grave que o das nações vizinhas. Os pecados dessas nações são ofensas cometidas por aqueles que não tinham relação com Jeová. O pecado de Israel é o de infidelidade a seu esposo, Jeová, que a libertou do Egito, cuidou dela e com quem fez votos sagrados de obediência e fidelidade no Monte Sinai. Mas em lugar de matar a esposa adúltera, como prescrevia a Lei, Jeová manifesta para com ela um amor que vai além do humano-ele a acolhe novamente. É o seguinte o tema de Oseías: Israel, a esposa infiel abandona seu esposo compassivo, que a acolhe novamente.

 

 

  1. Esfera de Ação: Os acontecimentos históricos a que se refere o livro de Oséias cobrem um período de mais ou menos 60 anos – desde 785 a.C, até o tempo do cativeiro das dez tribos.

 

  1. Época de Oséias: Mais ou menos nos últimos 40 anos do reino do Norte. Começou seu ministério quando Israel, sob Jeroboão II, estava no zênite de seu poder (2 Rs 14). Assim, foi testemunha da sua queda rápida. Foi contemporâneo de Amós, sendo, porém, mais moço; contemporâneo de Isaías e Miquéias, mais velho que estes. Quando criança, possivelmente conheceu Jonas. Os reis em cujo reinado profetizou foram Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, todos de Judá, e Jeroboão II, de Israel.

 

  1. A Situação. Uns 200 anos antes da época de Oséias, dez tribos, dentre as doze separaram-se do reino de Davi e se constituíram em reino independente. Tendo o bezerro de ouro como seu deus nacional. Entrementes Deus enviara os profetas Elias, Eliseu, Jonas, Amós, e agora vocacionou Oséias.

 

  1. O Casamento de Oséias. O tema do livro é o leal amor de Deus por Israel a despeito de sua contínua infidelidade, tema este que é vividamente retratado pela experiência conjugal de Oséias que, após casar-se com Gômer, descobriu que ela era infiel. Embora viesse a separação, o amor de Oséias (como o amor de Deus por seu povo) persistiu e, finalmente, aconteceu a reconciliação. Três teorias têm sido apresentadas sobre o casamento de Oséias:
    • (1) Trata-se de simples alegoria; o livro não contém qualquer registro de um casamento real.
    • (2) Oséias casou-se com uma mulher que já era uma prostituta, talvez uma prostituta cultual.
    • (3) Gômer prostituiu-se depois do casamento.

 

  1. Mensagem Espiritual. A apostasia equivale ao adultério espiritual (Is 54.5; Os 2.2,20)
  2. Sinopse
    • (1) Seção I. A apostasia de Israel simbolizada pela experiência do profeta em seu matrimônio (caps.1-3)
    • (2) Seção II. Discursos proféticos, são principalmente descrições da reincidência e da idolatria do povo, mesclada com ameaças e exortações (caps. 4-13)

 

  1. Ilustrações de Linguagem Altamente Figurada. Usada para expressar a deplorável condição de Israel.
    • (1) O Vale de Acor (2.15): Por uma porta de esperança. Veja Js 7.24-26.
    • (2) “Está entregue aos ídolos” (4.17)
    • (3) “Com os povos se mistura” (7.8): Já não é uma nação separa e santa.
    • (4) “Um bolo que não foi virado” (7.8): Farinha por um lado, expressando tibieza de coração.
    • (5) “Estrangeiros lhe comem a força” (7.9): Debilitada pelas más companhias.
    • (6) “E as cãs se espalharam sobre ele” (7.9): Velhice prematura e deterioração inconsciente.
    • (7) “Israel será levado” (8.8): Perda da sua identidade nacional.
    • (8) “Como um vaso em que ninguém tem prazer” (8.8): Um vaso inservível e inútil ao Senhor.
    • (9) “Ele ama a opressão” (12.7): Falta de honradez nos negócios.