Criar uma Loja Virtual Grátis
LEVÍTICOS: O LIVRO DA SANTIDADE

LEVÍTICOS: O LIVRO DA SANTIDADE

 

Sacrifícios

 

O Sacerdócio

 

Épocas Sagradas

 

Várias Leis

 

Como Pode um Pecador Aproximar de um Deus santo?

 

O Livro de Levítico é Uma Resposta a Esta Indagação.

 

A palavra “Levítico” significa ‘concernente aos levitas’, isto é, o livro contém o sistema de leis administradas pelo sacerdócio levítico, sob o qual vivia a nação hebraica. Tais leis na maior parte foram dadas no Monte Sinai, com adições, repetições e interpretações fornecidas através da peregrinação no deserto. Os levitas, uma das doze tribos eram separados para o serviço divino. Deus os tomou para esse mister em lugar dos primogênitos dos homens e dos rebanhos. Eram sustentados com dízimos; tinham 48 cidades (Nm 35.7; Js 21.19). Uma família de levitas, Arão e seus filhos, foram separados para serem sacerdotes. Os demais levitas tinham que ser assistentes dos sacerdotes. Seu dever era o cuidado e a remoção do Tabernáculo e, mais adiante, cuidarem do Templo e funcionarem como mestres, escribas, músicos, oficiais e juízes (1 Cr cap. 23)

 

  1. Título. O título português deste livro, derivado da tradução grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) significa “relativo aos levitas”. Embora o livro seja um manual para os sacerdotes (que eram da tribo de Levi), muitas de suas leis dizem respeito a todos os israelitas. O título hebraico (“E chamou”, tradução da primeira palavra do livro) enfatiza o tema da chamada divina à santidade (cf. 11.45)

 

  1. Cerca de 56 vezes no livro afirma-se que o SENHOR falou tais palavras a Moisés, que anotou-as pessoalmente, ou as fez serem registradas (4.1; 6.1; 8.1; 11.1; 12.1). Jesus Cristo também atestou a autoria Mosaica do livro (Mc 1.44; cf. LV 13.49)

 

 

  1. Palavras-Chave. Acesso e Santidade.

 

  1. Personagem Central. O Sumo sacerdote.

 

  1. Tema Central. No livro do Êxodo vimos Israel redimido; a redenção de um povo escravizado. Levítico diz-nos como um povo redimido pode aproximar-se de Deus pela adoração e como pode ser mantida a comunhão assim estabelecida. A mensagem de Levítico é: o acesso a Deus é somente por meio do sangue e o acesso assim obtido exige a santidade do adorador. A palavra santo ocorre mais de oitenta vezes no livro. A maioria dos tipos no livro refere-se à obra expiatória de Cristo e manifesta-se nas diferentes oferendas que ali se descrevem. Êxodo dá-nos o relato da oferenda única que redimiu Israel de uma vez para sempre. Levítico dá-nos muitos quadros dessa oferenda no que se relaciona com os diferentes aspectos da redenção. A mensagem do livro está muito bem exposta no versículo 2 do capítulo 19. observe o propósito prático do livro: contém um código de leis divinamente determinado e designado para tornar Israel diferente de todas as demais nações, espiritual, moral, mental e fisicamente. Em outras palavras, Israel tornar-se-ia uma nação santa – uma nação separada dos modos e costumes das nações que a cercavam, e consagrada ao serviço do único e verdadeiro Deus. Este propósito cumpre-se hoje através da igreja “um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14)

 

  1. Livro Companheiro:

 

  1. Contexto Histórico. O livro de Êxodo terminou com o levantamento do Tabernáculo construído segundo o padrão que Deus dera a Moisés. Como iria Israel utilizar o tabernáculo? As instruções encontradas em Levítico são a resposta a essa pergunta, e foram dadas a Moisés no intervalo de 50 dias entre a inauguração do Tabernáculo (Êx. 40.17) e a partida do Sinai (Nm 10.11)

 

  1. Particularidades:
  • O vocabulário sacrificial permeia todo o livro:
    • A palavra “sacrifício” ocorre cerca de 45 vezes.
    • “Sacerdote” é encontrada 189 vezes.
    • “Sangue”, 86 vezes.
  • Santidade: Os regulamentos enfatizam santidade corporal e espiritual. A palavra “santo” é citada 86 vezes.
  • O Novo Testamento: Refere-se a Levítico cerca de 90 vezes.

 

  1. Esfera de Ação: O livro abrange o período de menos de um ano da jornada de Israel no Sinai.

 

  1. O Simbolismo das Festas Levíticas:

 

  • A Páscoa. A Crucificação.
  • As Primícias. A Ressurreição de Cristo.
  • O Pentecoste. O Derramamento do Espírito.
  • As Trombetas. O Arrebatamento dos Vivos e a Ressurreição dos santos mortos.
  • Os Tabernáculos. A nossa morada na presença do Senhor depois da grande reunião.

 

 

  1. Conteúdo. Um compêndio das leis divinas. O livro pode ser entendido de três maneiras complementares.
    • É um livro sobre a santidade de Deus e de suas exigências para a comunhão com Ele.
    • Assim, é também um livro que revela a pecaminosidade humana.
    • E pode ser visto ainda como um livro sobre a expiação, a provisão de acesso a Deus para o homem pecador. Os assuntos podem ser assim classificados:
  • Leis referentes às ofertas (caps. 1-7)
  • Leis referentes ao sacerdócio (caps. 8-10)
  • Leis referentes à purificação (caps. 11-22)
  • Leis referentes às festas (caps. 23, 24)
  • Leis referentes à terra (caps. 25-27)