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EZEQUIEL - O PROFETA DO CATIVEIRO

EZEQUIEL - O PROFETA DO CATIVEIRO

A Queda de Jerusalém

 

Julgamentos de Nações Vizinhas

 

A Restauração de Israel

 

“Saberão que Eu Sou o Senhor”

 

 

  1. O Profeta:
    • (1) Nome: Ezequiel seu nome significa “Deus fortalece”
    • (2) Família: Procedente de uma família sacerdotal (1.3).
    • (3) Fatos:
      • Passou seus primeiros anos em Jerusalém até ser levado como prisioneiro de guerra, juntamente com outros judeus, para Babilônia em 597 a.C, por Nabucodonosor.
      • Ali ele se instalou, em sua própria casa numa vila próxima de Nipur, junto ao reio Quebar (o canal real construído por Nabucodonosor), em Babilônia (3.15, 24).
      • Seu lar era Telabib na Babilônia. Ali ministrou aos desterrados, a maioria dos quais resistiam às suas palavras aderindo à esperança falsa de um regresso rápido.
      • Profetizou durante pelo menos 22 anos (1.2 e 29.17-21).
      • Sua esposa morreu em 587 a.C (24.16-18)
      • A tradição informa que foi morto por um dos desterrados repreendido por ele por causa de idolatria.

 

  • (4) Ezequiel e Outros Personagens:

 

  • Ezequiel e Daniel. Daniel fazia 9 anos que estava na Babilônia, quando Ezequiel chegou, e já havia alcançado grande fama (15.14-20). Daniel no palácio; Ezequiel no campo.

 

  • Ezequiel e Jeremias. Como Jeremias, Ezequiel foi ao mesmo tempo sacerdote e profeta, sendo Jeremias mais velho. Ezequiel pode ter sido seu discípulo. Ezequiel pregava entre os exilados o mesmo que Jeremias anunciava em Jerusalém: a certeza do castigo de Judá, devido aos seus pecados.

 

  • Ezequiel e João. Algumas das visões de Ezequiel parecem estender-se ao livro do Apocalipse:

 

  • Os Querubins (Ez 1; Ap 4)
  • Gogue e Magogue (Ez 38; Ap 20)
  • A ordem de comer o livro (Ez 3; Ap 10)
  • A Nova Jerusalém (Ez 40-48; Ap 21)
  • O rio de Água da Vida (Ez 47; Ap22)

 

  1. Tema: “Ezequiel exerceu seu ministério de profeta na Babilônia, começando-o sete anos antes da destruição de Jerusalém, e encerrando-o cerca de quinze anos depois. Como a de Isaias, a sua mensagem foi de denúncia e consolação. O ponto central das predições de Ezequiel é a destruição de Jerusalém. Antes deste acontecimento seu motivo principal era chamar ao arrependimento aqueles que viviam em segurança descuidada, admoestando-os a que não abrigassem a esperança de que, com a ajuda dos egípcios, sacudiriam o jugo da Babilônia (17.15-17), e assegurando-lhes que a destruição da cidade e do templo eram inevitáveis e se aproximavam rapidamente. Depois desse acontecimento, seu cuidado principal foi consolar os judeus desterrados, dando-lhes promessas da libertação futura na sua terra; animando-os com a certeza de bênçãos futuras” – Angus Green

 

  1. Esfera de Ação: Os acontecimentos históricos registrados neste livro abrangem um período de cerca de 21 anos- de 595 a 574 a.C.

 

  1. Um Livro de Mistério. Este livro como Daniel e Apocalipse, pode ser chamado um “Livro de mistério”. Contém muita linguagem figurada que é difícil de interpretar. Sem dúvida, muitos de seus ensinos são claros e de grande valor.

 

  1. A Época – O Ambiente Histórico. O ministério de Ezequiel aos judeus em Babilônia se deu ao tempo em que Jeremias profetizava aos judeus na Palestina e na época em que Daniel iniciava seu ministério em Babilônia.

 

 

  1. “Saberão Que Eu Sou o Senhor” (6.7; 7.4; 11.10; 12.15; 13.9; 14.8; 15.7; 16.62; 20.12; 21.5) É uma nota dominante no livro. O Dr. H.H.Halley Contou 62 lugares onde ocorre a frase, em 27 dos 48 capítulos. A missão de Ezequiel parece ter sido explicar e justificar a ação divina em causar ou permitir o cativeiro de Israel, que foi devido às indizíveis abominações de que esse povo se fez culpado; as mesmas abominações que levaram outros povos a serem riscados do mapa. Quanto, porém, a Israel foi uma punição. Por esse castigo chegaria, a saber, que o SENHOR é Deus. O que aconteceu de fato. O Cativeiro Babilônico curou-os da idolatria. Até àquele tempo queriam ser idólatras, custasse o que custasse. daquela época até hoje, os judeus podem ter sido culpados de outros pecados, menos do pecado de idolatria.

 

 

 

  1. Eventos Sobressalentes.
    • (1) A Glória do Senhor ausente do templo (10.16-18; 11.23)
    • (2) A queda de Jerusalém (33.21)
    • (3) Profetizava a volta da “glória shekiná” (44.4)

 

  1. Conteúdo. Ezequiel encarregou-se de sempre relembrar os exilados sobre os pecados que haviam trazido sobre eles o juízo divino, assegurando-os, entretanto, das bênçãos futura que Deus traria ao povo, de acordo com a Sua aliança. Os capítulos 1 a 24 foram escritos, antes da queda de Jerusalém, para relembrar aos seus companheiros de cativeiro que o juízo de Deus contra a cidade e o templo certamente viria. Os capítulos 33 a 48 contêm profecias da futura restauração de Israel ainda por cumprir-se no reino milenar.

 

  1. Porções Seletas.
    • (1) O Coração Novo (11.19; 36.25-28)
    • (2) A destruição de Gogue e Magogue (38 e 39)
    • (3) O templo e a adoração no Milênio são descritos nos capítulos 40 – 48.
    • (4) Responsabilidade Pessoal (18.20-32)
    • (5) A Argamassa Fraca (13.10-15)
    • (6) Deus Busca um Homem Íntegro (22.30)
    • (7) Os Ouvintes Sentimentais (33.30-32)
    • (8) Capítulos para Ministros (23; 33-34)
    • (9) O Avivamento (37)
    • (10) Passagens Messiânicas: São 17.22-24; 21.26,27; e 34.23-24.
    • (11) Outras passagens bem conhecidas incluem: 1.4-28; 3.16-21; 11.17-20; 14.14; 28.11-19; 36.24-28; 37. 1-28.