ESDRAS – TEMPOS DE RESTAURAÇÃO

ESDRAS – TEMPOS DE RESTAURAÇÃO

 

A Volta do cativeiro

 

A Reedificação do Templo

 

A Viagem de Esdras a Jerusalém

 

 

  1. Título: O livro intitulado com o nome de seu principal personagem, formava originalmente um só livro com Crônicas e Neemias. Embora Esdras não seja citado no livro como seu autor, o mais provável é que ele o tenha escrito usando vários documentos históricos (e.g., 4.7-16),genealogias (e.g., 2.1-70) e memórias pessoais (e.g., 7.27 – 9.15) como fontes. Na Vulgata (Bíblia Latina), Esdras e Neemias são intitulados 1 e 2 Esdras, ao passo que o livro apócrifo de 1 Esdras é denominado 3 Esdras na Vulgata.

 

  1. Autor. Desconhecido. Geralmente se crê que Esdras, embora não tenha sido o autor de todo o livro, tenha sido o compilador das partes que não escreveu. Esdras, de descendência sacerdotal, foi um judeu exilado em Babilônia (7.1-6). Esdras foi o primeiro da classe conhecida como escribas, copistas e intérpretes das Escrituras. Lemos que Esdras dedicou-se ao estudo da Palavra de Deus com a finalidade de expô-la ao povo (7.10). A ele foi atribuída a obra de pôr em ordem o cânon do Antigo Testamento, isto é, compilar num livro as Escrituras inspiradas.

 

  1. Temas Principais. A idéia predominante de Esdras é a restauração. Uma comparação entre Reis e Crônicas exporá isto. Reis e Crônicas registram a destruição do templo de Israel; o último, a sua reconstrução. Um apresenta o quadro escuro de uma nação corrompida pela idolatria; o outro, uma nação completamente purificada do culto idólatra. Um registra o descuido da lei; o outro, a restauração da lei ao seu devido lugar no coração do povo. Um registra a mistura de Israel com os pagãos; o outro, a separação completa de Israel da influência e dos costumes pagãos. Esdras dá uma lição admirável da fidelidade de Deus. Fiel à sua promessa (Jeremias 29.10-14) ele estende a mão para reconduzir o povo à sua terra, e ao fazê-lo, usa os reis pagãos – Ciro, Dario, Artaxerxes – como seus instrumentos. O livro ainda trata do regresso dos judeus de seu cativeiro em Babilônia, da reconstrução do templo, e da inauguração de reformas sociais e religiosas.

 

  1. Data. Embora alguns comentaristas datem o livro de 330 a.C, suas semelhanças lingüísticas com os papiros aramaicos da comunidade de Elefantina, no Egito, datados do quinto século a.C, apontam para uma data mais recuada, durante a vida de Esdras (que viveu até o tempo de Neemias Ne 8.1-9; 12.36). Esdras provavelmente terminou o livro entre 456 a.C, (quando ocorreram os eventos de 10.17-44) e 444 a.C, quando Neemias chegou a Jerusalém.

 

  1. Esfera de Ação: Desde a volta da Babilônia até o estabelecimento na Palestina, abrangendo um período de 79 anos mais ou menos, de 536 a 457 antes de Cristo.

 

  1. Os Principais Eventos Relacionados aos Livros de Esdras, Neemias e Ester:

 

  • O regresso dos desterrados sob Zorobabel – 536 a.C.
  • A reconstrução do templo – 535 a.C
  • O ministério dos profetas Ageu e Zacarias – 520 a.C
  • A dedicação do templo – 515 a.C
  • Os acontecimentos relatados no livro de Ester – 478 a 473 a.C
  • Esdras visita Jerusalém – 458 a.C
  • Neemias visita Jerusalém como governador – reconstrói o muro – 446 a.C
  • Malaquias profetiza.

 

  1. Mensagem Espiritual. O poder da Palavra de Deus na vida humana. Referido como a Palavra de Deus (1.1; 9.4) Lei “o Livro de Moisés” (3.2; 6.18; 7.6) mandamentos (6.14; 10.3) Lei do Senhor (7.10,14)

 

  1. Contexto Histórico. O livro registra o cumprimento da promessa divina de restaurar Israel à sua terra depois de 70 anos de cativeiro em Babilônia (Jr 25.11). Isto foi conseguido através da ajuda de três monarcas persas (Ciro, Dario e Artaxerxes), bem como de líderes judeus como Zorobabel, Josué, Ageu, Zacarias e Esdras. Ciro conquistou Babilônia em 539 a.C (em outubro) e, de acordo com sua política de estimular os povos subjugados a retornarem às suas terras de origem, promulgou em 538 a.C um decreto autorizando os judeus a fazerem o mesmo. Cerca de 50.000 pessoas retornaram sob a liderança de Zorobabel, lançando em pouco tempo os alicerces do templo, que, no entanto só viria a ser concluído em 515 a.C, no reinado de Dario. Esdras 1 – 6 descreve estes acontecimentos. Os capítulos 7 – 10 descreve o retorno de Esdras a Jerusalém, sob favor do rei Artaxerxes, para ajudar a trazer um reavivamento espiritual ao seu povo.
  • Houve dois Períodos Distintos.
  • Houve Três Regressos.
  • A Cronologia da Restauração.

 

  1. O Império Persa.
    • Ciro
    • Cambises
    • Dario I
    • Xerxes
    • Artaxerxes I
    • Xerxes II
    • Dario II
    • Artaxerxes II
    • Artaxerxes III
    • Dario III
  2. A Obra Literária e Religiosa de Esdras. A ele se atribui a autoria de vários salmos, especialmente do Salmo 119. Antiga tradição atribui a Esdras a autoria de 1 e 2 Crônicas, mas isto não se pode provar. Associou-se com Neemias para iniciar um avivamento no estudo das Escrituras (Ne 8). Acredita-se que ele seja o iniciador da sinagoga judaica e compilador da maioria dos livros do Antigo Testamento.

 

  1. Porções Seletas.
  • A sublime confiança de Esdras na proteção divina quando chamado a levar grandes tesouros através de lugares perigosos (8.21-32)
  • A oração e a confissão de Esdras pelo povo (9.5-15)