Criar um Site Grátis Fantástico
SHAQED E SHOQDE

INTRODUÇÃO
Esta visão subentendia duas coisas:
1. A Palavra de Deus através de Jeremias cumprir-se-ia rapidamente.
2. O povo reconheceria que Deus estava em ação e controlando o curso da história, para cumprir seus propósitos.

I. Uma Vara de Amendoeira
1. A amendoeira:
(1) Árvore comum na Palestina nos dias de Jacó (Gn 43.11). Provavelmente introduzida no Egito quando José era governador. Isso explica como os filhos de Israel conseguiam usar figuras de amêndoas nos cálices das lâmpadas de ouro (Êx25. 33-36).
(2) É a árvore a florescer na primavera. A florescência aparece antes das folhas.
(3) Trata-se de um arbusto baixo, abundantemente encontrado ao longo das costas do Mediterrâneo, o qual produz uma flor usada como especiarias desde tempos remotos. As referências clássicas mostram que a florescência era usada como afrodisíaco e condimento.
(4) Ela é mencionada em Eclesiástes 12.5:
1) Onde está em foco a intensificação do desejo sexual – declinando à medida que a pessoa avança em idade. À medida que a pessoa se aproxima desse momento, suas energias declinam-se, e ela pode tentar reverter alguns aspectos de envelhecimento mediante o uso de medicamentos ou tonificantes, como é o caso do emprego da amendoeira.
2) Pode ser também, porque as flores da amendoeira são brancas e podem ser vistas à distância, como o cabelo branco dos idosos.
3) Pode significar também que as pessoas idosas daquela época eram na maioria desdentadas, de maneira que não podia comer amêndoas.

(5) Conferir em Números 17.1-10, a vara de amendoeira de Arão, que brotou.
(6) A amendoeira, (uma árvore temporã) no leste, é a primeira árvore a acordar após o sono do inverno, florescendo em janeiro. E, portanto, simboliza a proximidade do evento previsto.
2. A amendoeira serviu para assegurar Jeremias que Deus não estava adormecido.
(1) É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel (Sl 121.3).
(2) Zombando dos falsos profetas de Baal, Elias diz: “Clamai em altas vozes, porque ele é deus; pode ser que esteja... a dormir” (1 Rs 18.27).
3. O profeta frisa que Deus está continuamente operando na história e nas pessoas, fazendo frutificar os seus planos. O Senhor está sempre atento para se certificar de que sua palavra é cumprida.

II. Eu velo sobre a minha palavra
1. No hebraico há um jogo de palavras entre “Amendoeira” (hb. Shaqed) e velar (shoqed). Soqel pode dar a idéia de “velar” ou “estar vigilante”
2. Assim, a frase de Jeremias 1.12 diz: “Você viu corretamente; pois eu estou vigilante quanto à minha Palavra, para cumpri-la”.
3. Deus vela para fazer Sua vontade.

III. Para a cumprir.
1. Termos Originais Relacionados a “Cumprir”
(1) No Hebraico.
• “Male”, “preencher, cumprir” (Gn 29.27,28; Êx. 23.26; 1 Rs 2.27). Essa palavra vem de uma raiz que significa “encher”, com a idéia de realizar, cumprir, confirmar, expirar, chegar ao fim, satisfazer, etc. As idéias que nos interessam, neste verbete, são aquelas em que as promessas ou a Palavra de Deus são cumpridas, como no caso de predições e promessas.
• “Kalah”, “completar”, “terminar” (Êx 5.13,14; Ed 1.1) Esse termo, que vem da raiz que significa “terminar” é usada a fim de indicar idéias como cessar, realizar, cumprir, destruir, desgastar, consumir.
• “Asah”, “fazer”. Nas traduções, aparece com os mais variados sentidos, como realizar, produzir, causar, cometer, fazer, efetuar, executar, exercer, modelar, adaptar, obter, guardar, manter, ordenar, realizar, prover, etc. Com o sentido específico de realizar, ver, por exemplo: 2 Sm 14.22; 1 Cr 22.13; Sl 145.19).

(2) No Grego:
• “Teléo”, “terminar” (Mt 7.28; 10.23; 11.1).
• “Teleióo”, “cumprir”, “realizar”, “aperfeiçoar” (Lc 2.43; Jo 4.34).
• “Sunteléo”, “cumprir juntamente com” (Mc 13.4; Lc 4.2,13).
• “Pleróo”, “preencher”, “cumprir” (Mt 1.22; Ap 6.11).
• “Anapleróo”, “cumprir”, “suprir”, “preencher totalmente” (Mt 23.14; Gl 6.2).
• “Ekpleróo”, “cumprir totalmente”. Esta palavra grega é usada somente em Atos 13.32
2. Tipos de Cumprimentos:
(1) As predições dos profetas foram cumpridas (1 Rs 14.11; Mt 26.34). Muitas profecias messiânicas já se cumpriram por ocasião do primeiro advento de Cristo. Quanto a uma afirmação Geraldo Novo Testamento, referente a essa atividade, ver Lc 24.44.
(2) Cumprimento de conceitos das Escrituras. A epístola aos Hebreus destaca o cumprimento dos tipos e instituições veterotestamentárias na pessoa de Cristo.
(3) Um elemento na prédica das Escrituras. A Kerugma (pregação) cristã do pressuposto de que o que sucedeu a Cristo e no seio da Igreja primitiva era cumprimento de antigas expectações proféticas.
(4) A tradição profética antecipava Cristo e as suas realizações esboçava o futuro em termos gerais. O vigésimo quarto capítulo de Mateus, o chamado “Pequeno Apocalipse”, apresenta as profecias gerais escatológicas, feitas por Jesus. O livro de Apocalipse é o grande livro profético do Novo Testamento, antecipando os últimos dias com detalhes como não aparecem em nenhum outro livro da Bíblia.
3. Deus é Poderoso para Cumprir o que Prometera (Rm 4.4.21).
(1) As promessas de Deus ao povo de Israel cumprem-se, literalmente, na nação de Israel, mas espiritualmente falando, no Novo Israel, a Igreja (Rm 9.4; 15.8; 2 Co 1.20).
(2) O trecho de Hebreus 8.6 enfatiza as melhores promessas do Evangelho.
(3) A passagem de 2 Pedro 1.4 mostra-nos que, em Cristo, temos recebido grandes e preciosas promessas, por meio das quais chegamos a compartilhar da própria natureza divina, que é a maior de todas as realizações, em sentido espiritual ou em qualquer outro sentido.
(4) As promessas de Deus não podem deixar de cumprir-se (Jo 10.35)
(5) Lemos em 2 Co 1.20: “Porque quantas as promessas de Deus tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.”

CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA.
Bíblia Anotada.
Bíblia Shedd
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia vol 1 e 5 R.N.Champlin
Enciclopédia da Bíblia – Cultura Cristã vol 1 – Merrill C. Tenney.