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A PORTA DA FÉ SE ABRE AOS GENTIOS

A PORTA DA FÉ SE ABRE PARA OS GENTIOS

O Primeiro Gentio a Passar pela Porta do Evangelho

Cornélio, as Primícias do Mundo Gentio

TEMA: A CONVERSÃO DE CORNÉLIO
TESE: Deus não faz acepção de pessoas, principalmente, em se tratando de Salvação.
TEXTO BÍBLICO: Atos 10.

INTRODUÇÃO:
1. A Importância deste Evento: Este capítulo é notável porque relata a abertura da porta do Evangelho aos gentios. A importância que Lucas atribui à história de Pedro e Cornélio pode ser avaliada pelo espaço que lhe foi dado. É história narrada com minúcias no capítulo 10, recontada no capítulo 11 e citada novamente no capítulo 15. Era da vontade divina que Cornélio fosse o primeiro gentio a passar pela porta do Evangelho. O próprio Deus dirigiu os acontecimentos todos. Mandou Cornélio enviar um recado a Pedro (5). Uma visão celestial induziu Pedro a aceitar a chamada, O Espírito Santo confirma o significado da visão. Deus abolira em Cristo a distinção entre judeu e gentio (Gl 3.28; At 10.9-23). Deus colocou Seu próprio selo de aprovação sobre a aceitação de Cornélio como membro da Igreja (44-48), sendo ele as primícias do mundo gentio.
2. Ocasião: Isto deve ter acontecido uns 5 ou 10anos depois da fundação da Igreja em Jerusalém, talvez 40 d.C.
3. O Acontecimento deu ímpeto para a Fundação da Igreja dos Gentios em Antioquia (11.20). Mas foi difícil para alguns judeus aceitarem a situação.
4. Jope: Foi daí, que Deus enviou o judeu, Pedro ao gentio, Cornélio. Foi desta mesma cidade que Deus enviou o judeu, Jonas, para a cidade gentia de Nínive, 800 anos antes, com bastante força persuasiva. Cesaréia distava 50 km de Jope.
5. Ensinamentos Práticos:
• Pagãos convertidos devem se tornar membros íntegros da Igreja, sem serem obrigados a guardar a Lei.
• Deve haver plena comunhão entre crentes judeus e gentios.
• Cornélio era o primeiro cristão entre os gentios.

I. O PERFIL DE CORNÉLIO
O primeiro gentio escolhido por Deus, que recebeu a oferta do Evangelho, era um oficial do exército romano em Cesaréia.
1. O seu nome: Cornélio
2. A sua nacionalidade: Ele era gentio
3. A sua cidade: Cesaréia, na costa marítima da Palestina, uns 80 km ao nordeste de Jerusalém, era a capital Romana da Palestina, residência do governador romano, quartel geral militar da Província, nesse mesmo lugar Paulo esteve preso por dois anos. Em Cesaréia nasceu o historiador Eusébio; Nessa cidade Orígenes estudou, e escreveu seus comentários. Era a cidade onde morava Filipe. (10.1).
4. A sua Profissão: Centurião (10.1). Ele era um oficial do exército romano em Cesaréia, Cornélio comandava 100 homens, a coorte da qual era centurião era, segundo se pensa, a guarda do próprio Governador. Depois do Governador, Cornélio deve ter sido um dos homens mais importante e mais conhecido da região. Nota-se que Cornélio não tinha que deixar sua situação de oficial das Forças Armadas.
II. O seu caráter:
1. Um Homem Piedoso (10.2). “Ajudava os homens, enquanto falava com Deus!”
2. Um Homem Temente a Deus (10.2). Era um gentio monoteísta, que participava dos cultos na sinagoga, observava as leis do sábado e sobre alimentação. Cornélio tinha todas as qualificações de um prosélito menos a circuncisão e o batismo, ritos indispensáveis à plena conversão ao judaísmo.
3. Um Homem Influente.
4. Um Homem Caridoso (10.2)
5. Um Homem Justo (10.22)
6. Um Homem Obediente.
7. Um Homem de Bom Testemunho (10.22)
8. Um Homem de oração (10.2).
Mas, apesar de Cornélio ter o costume de orar ao Deus dos judeus, assim mesmo era gentio.
A Sua Oração:
(1) Era uma oração contínua (2) Ele orava às três horas da tarde, quando se sacrificava o holocausto vespertino no templo, hora marcada para oração.
(2) Era uma oração com endereço certo (2)
(3) Era uma oração eficaz! (4) As orações de Cornélio equivaliam aos sacrifícios do judeu piedoso esperando o Messias.

III. A SALVAÇÃO DE CORNÉLIO
1. Deus envia um anjo O conteúdo da mensagem (10.3-7).
(1) Era uma mensagem de conforto (4)

(2) Era uma mensagem com diretrizes específicas: (5, 6, 18,32)

2. Deus envia um pregador (10.8-33).
(1) A Preparação do Pregador: À hora sexta Pedro subiu ao terraço para orar — um lugar conveniente, longe das atividades domésticas, usado com freqüência para a oração (cp. 2 Reis 23:12; Neemias 8:16; Jeremias 19:13; 32:29; Sofonias 1:5). Pedro estava em oração ao meio dia quando recebeu a revelação. É coisa difícil transformar idéias e costumes religiosos, e apesar da visão milagrosa, Pedro mostra-se disposto a desobedecer à voz divina. E na verdade é prudente desconfiar de qualquer revelação que pareça contradizer um mandamento expresso da Palavra de Deus (Dt 14.4-20).
1- Preparado através da oração e do jejum (9):

• O Lugar de Oração de Isaque era o campo.
• O Lugar de Oração de Daniel era o seu quarto.
• O Lugar de Oração de Jonas foi o ventre do Grande Peixe.
• O Lugar de Oração de Paulo foi num rio.
• O Lugar de Oração de Jesus, era nos montes...

1- Preparado através da visão (10-16):
2- Preparado através da revelação divina (18-20):
3- Preparado através da aprendizagem (28):
4- Preparado através da experiência pessoal (34,35): Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas (v. 34). A frase "na verdade" expressa tanto sua surpresa diante da descoberta como sua compreensão do que agora lhe é revelado. Não era coisa totalmente nova (cp. Deuteronômio 10:17; 2 Crônicas 19:7; Jo 34:19; Malaquias 2:9), mas tratava-se de uma verdade que os judeus em grande parte haviam perdido. Quanto a Pedro, bateu-lhe como se fora uma nova descoberta essa doutrina da imparcialidade de Deus. Daí decorre que qualquer pessoa teria aceitação perante Deus, não por causa de sua nacionalidade, mas segundo sua adequada disposição de coração:

(2) O Preconceito do Pregador:
• Em At 9.43 lemos que Pedro ficou alojado na casa de um Simão curtidor, um grande passo no sentido de prática liberal, curtidor era um trabalho ritualmente imundo.
• Em Atos 10.13, a palavra “mata” vem do grego “thuseis” que significa: “oferecer sacrifício” – É evidente que Deus manda que Pedro ponha de lado seus escrúpulos relativos à comunhão de mesa com os gentios (Gl 2.12-21).
• Entrou (10.27): Contrário à lei e prática judaicas. Pedro entrou na casa de um gentio obedecendo à revelação da visão no eirado.
• O assunto ainda ficou sendo alvo de muita controvérsia naquela geração apostólica porque, de um modo geral, o preconceito judaico era bastante forte para ser completamente vencido pelo doutrinamento apostólico.
• É coisa difícil transformar idéias e costumes religiosos
(3) Como Vencer Nossos Preconceitos? Só pensamos em acerto em nosso semelhante quando nele pensamos como Deus pensa.

(4) A Cautela do Pregador: É prudente desconfiar de qualquer revelação que pareça contradizer um mandamento expresso da Palavra de Deus (Dt 14.4-20). Foi preciso uma visão especial para induzir Pedro a se dirigir ao gentio Cornélio.
(5) A Meditação do Pregador: Pedro fez bem em Meditar a respeito da visão. Com a chegada dos servos de Cornélio ele encontrou a interpretação.
(6) A Experiência do Pregador: Pedro aprendeu que “Deus não faz acepção de Pessoas” Ele não poderia considerar Cornélio como um imundo, e Cornélio não podiam adorar a Pedro. Deus abolira em Cristo a distinção entre judeu e gentio (Gl 3.28) Diante de Deus todos os homens são iguais.

3. Deus envia a sua Palavra (10.34-44).
Pedro não proclama a salvação pelas obras, mas sim a aceitabilidade dos homens de qualquer nacionalidade. Nem herança nem rito religioso facilitam a aproximação de Deus que se revela aos que o procuram (17.27)
Este sermão constitui o primeiro registro das Boas Novas ao mundo gentio.
(1) Historicidade dos Fatos Referentes à Cristo.
(2) As Evidências dos Fatos Referentes à Cristo. “Testemunhas... escolhidas” (10.41). Testemunho do fato central do evangelho se baseia nos encontros com o Cristo vivo da parte de homens credenciados. A confirmação da realidade física da ressurreição se deu no beber e comer com Ele (Lc 24.30, 43; Ap 3.20)
(3) A Proclamação dos Fatos Referentes à Cristo. Destaca-se “todos” Cristo não é apenas o Messias de Israel, mas o Rei do Mundo. Paz entre Deus e os homens (Is 52.17) e entre judeu e gentio (Ef 2.17). Cesaréia distava cerca de 35 km de Nazaré. Era muito natural que as notícias de Cristo e Seu ministério na Galiléia tivessem chegado até Cesaréia. (10.37)
4. Deus envia o Espírito Santo (10.44-48). O próprio Deus dirigiu os acontecimentos todos:
(1) Mandou Cornélio enviar um recado a Pedro (5)
(2) Uma visão celestial induziu Pedro a aceitar a chamada (9-23)
(3) Deus colocou seu próprio selo de aprovação sobre a aceitação de Cornélio como membro da Igreja (44-48)
5. Deus confirma:
(1) A confirmação diante de Deus: “houve derramamento do Espírito Santo”
(2) A confirmação diante dos apóstolos “Houve manifestação do Espírito Santo:”
(3) A confirmação diante da sociedade: O batismo marca em símbolo a união com Cristo e Seu corpo, a Igreja (Rm 6.3-5; 1 Co 12.13).
“Ordenou” Pedro mesmo não batizou para não suscitar grupinhos em tono dele (1 Co 1.15 ss)
(4) A confirmação diante da igreja: Houve testemunhas, Juntos com Pedro, seriam um total de sete testemunhas que, no conceito da época garantiria a veracidade de um relatório (45). Os anciãos de Jerusalém aprovam (11.1-18). Foi a referência de Pedro à evidente mão de Deus na conversão de Cornélio, que convenceu os anciãos de Jerusalém de que os gentios deviam ser aceitos na Igreja sem se exigir deles que se tornassem prosélitos dos judeus. Houve, todavia, um partido forte em Jerusalém que relutou em aceitar a decisão apostólica (15.5). Os crentes judaicos se opuseram à admissão de gentios incircuncisos na Igreja, logo se constituíram num partido da circuncisão ou judaizantes. Mantinham a validez permanente da lei e exclusividade dos judeus na comunhão da mesa (At 15.1-5; 21.20; Gl 2.4,12) Ainda que não fosse possível derrubar a defesa de Pedro, emocionalmente o problema muito sério continuou (At 15; Gl 2)

CONCLUSÃO:
1. O Fundamento do Evangelho Universal foi a base para a democracia e a abolição da Escravatura.
2. A religião pura e sem contaminação está, às vezes, onde menos a esperamos.

APLICAÇÃO:
1. Há algum preconceito que impede você de pregar o evangelho?
2. Diante da clara exposição da Palavra de Deus, Você ainda reluta em renunciar antigas idéias?
3. Como você reage, quando recebe uma “revelação” que inicialmente,pareça contradizer a Palavra de Deus?
4. Deus não faz acepção de pessoas, e você, faz?

BIBLIOGRAFIA
Manual Bíblico H.H.Halley
Bíblia Shedd

Wilson de Jesus Alves

Foto de Examinai as Escrituras.
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