MEFIBOSETE – O HOMEM DE QUEM O REI SE LEMBROU
Texto Bíblico: 2 Samuel 9.1-13
INTRODUÇÃO
Na hora da sua prosperidade, Davi não se esqueceu do amor de Jônatas na sua adversidade, e por amor dele quis mostrar benevolência a qualquer remanescente da família de Saul. Recomendaram-lhe então Mefibosete, o príncipe coxo, que vivia da outra banda do Jordão.
I. AS ORIGENS DE MEFIBOSETE
1. Seu Nome:
(1) Significa: “Quebrador de ídolos”, “Vergonha destruidora”, ou “Exterminador de vergonha”. “Os altares que construiu para queimar incenso àquela coisa vergonhosa chamada Baal” (Jr 11.13).
(2) Meribe-Baal (2 Sm 4.4): Quando o menino recebeu seu nome, a palavra “baal” não se referia ao ídolo Baal, e sim a Deus (já que seu significado básico é “mestre, senhor”). Bosete (em hebraico bosheth, que significa “vergonha”), todavia, foi utilizado posteriormente como um eufemismo para a palavra Baal. Meribe-Baal, significa “Lutador de Baal (Senhor).
(3) Do mesmo modo o nome Esbaal, “homem de Baal” (Senhor), (1 Cr 8.33), passou a ser escrito Is-Bosete “Homem do vexame”. O fenômeno filológico de substituir a parte final – baal (Senhor) – por Bosete “vergonha”, “vexame”, deu-se em razão da palavra baal ter-se poluído, identificando-se com a idolatria.
2. Família: Era filho de Jônatas, neto de Saul e sobrinho de Mefibosete (2 Sm 4.4).
II. A HUMILHAÇÃO DE MEFIBOSETE.
1. Vergonha do Nome. “Vergonha destruidora”, não é um nome, de que se possa se sentir bem, em declarar. O nome também significa “ele espalha”, “ele extermina”.
2. Vergonha do Passado.
(1) Seu avô Saul, teve uma vida de muitos fracassos.
(2) Saul e Jônatas acabaram mortos, na guerra. Jônatas e Saul haviam sido mortos em batalha, no monte Gilboa, quando Mefibosete ainda era uma criança de apenas 5 anos de idade e cuidava dele uma ama.
3. Vergonha do Presente.
(1) Ele era coxo. Quando a ama recebeu a notícia da morte do pai, e do avô do menino, ela fugiu, atemorizada, mas na pressa, deixou cair a criança, aleijando-a de ambos os pés, o que se tornou uma aflição para o resto da vida (2 Sm 1.4; 4.4; 2 Cr 10).
(2) Ele morava em Lodebar.
1) O que Significa Lodebar. “Sem pasto”, “terreno deserto”.
2) Era uma cidade de Gileade, ao oriente do Jordão, e terra natal de Maquir, protetor de Mefibosete.
III. A EXALTAÇÃO DE MEFIBOSETE.
1. Ele foi Lembrado pelo Rei Davi.
(1) Por meio de Ziba, um próspero ex-mordomo da casa de Saul, Davi ficou sabendo que um filho de seu querido amigo, Jônatas, estava vivo, tendo escapado de ser morto pelos filisteus (2 Sm 9.3).
(2) “Bondade” (2 Sm 9.1) hesed hb. “amor leal”: Davi demonstrou lealdade pactual (1 Sm 20.42) para com Mefibosete, o filho aleijado de Jônatas, restaurando-lhe a propriedade provendo suas necessidades físicas. Este ato de Davi é uma bela ilustração da graça divina.
(3) “Um cão morto” (2 Sm 9.8): Mefibosete se humilha diante do rei, se considerando alguém inútil e desprezível. A expressão “cão morto” revela o estado psíquico de Mefibosete – abalado e complexado pela morte de seus irmãos e sobrinhos (2.1-14), e que nada sabia do juramento de Davi a Jônatas, seu pai.
2. Ele foi chamado pelo Rei Davi (2 Sm 9.5). Isto nos faz lembrar de Marcos 10.49: “E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama”. Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as” (Jo 10.27). A tensão e insegurança iniciais de Mefibosete logo encontraram descanso.
3. Ele foi favorecido pelo Rei Davi.
(1) Suas Terras foram-lhe Restituídas (2 Sm 9.9,10).
1) Isto queria dizer que embora Davi fosse prover as necessidades básicas de Mefibosete, este seria responsável pela manutenção de sua própria família e de seus servos. (2 Sm 9.10).
(2) Ele tinha lugar à Mesa do Rei (2 Sm 9.1-13). Além de cumprir seu voto (1 Sm 20.12-27), Davi agiu como um diplomata, amparando o último descendente de Saul, ganhando assim, a simpatia da tribo de Benjamim. Davi queria que Mefibosete reconquistasse prestígio na comunidade.
(3) Ele foi recebido e tratado “como um dos filhos do rei” (2 Sm 9.12): “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem em seu nome” (Jo 1.12).
(4) Ele passou a residir em Jerusalém (2 Sm 9.13): “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20).
IV. A PROVAÇÃO DE MEFIBOSETE
1. Ele foi caluniado pelo seu servo diante do Rei (2 Sm 16.1-4).
(1) Ziba era homem desleal, perspicaz e ambicioso. Ziba informou a Davi que Mefibosete havia permanecido em Jerusalém, aparentemente com a esperança de poder tornar-se o próximo monarca de Israel.
(2) A acusação de deslealdade feita por Ziba contra Mefibosete era falsa, segundo 2 Sm 19.24-28. Na esperança de obter bens e poder, Ziba pregou uma grande mentira com respeito a Mefibosete, e o filho de Jônatas ficou sob a sombra dessa mentira por todo o tempo em que Davi permaneceu fora de Jerusalém.
(3) Ziba estava, evidentemente, buscando o favor de Davi para si mesmo. Previu que Davi voltaria vitorioso, e tratou de assegurar o seu próprio futuro. Às custas de seu amo, levou os víveres de que Davi tanto necessitava, em sua fuga.
2. Ele teve a oportunidade de se explicar diante do rei (2 Sm 19.24-30).
(1) Mefibosete exibia os sinais de luto extremo e prolongado (2 Sm 19.24). Mefibosete estava em trapos, o que não indicava que ele tivesse estado celebrando a fuga de Davi.
(2) Expressara assim a lealdade e amor ao rei ausente.
(3) Davi, Cortando o Nó Górdio: Davi repreendeu Mefibosete e decidiu dividir sua propriedade. Nó Górdio: Górdio, foi um antigo rei da Frígia. Ele teria atado um nó que, de acordo com certo oráculo, só poderia ser desatado pelo homem que haveria de governar a Ásia. Ninguém fora capaz de desatar o tal nó. Alexandre, o Grande tentou, mas fracassou. Portanto, ele cortou o tal nó em dois, com a sua espada. Destarte, a expressão “cortar o nó Górdio” veio a significar a solução de um problema mediante um método falso e insatisfatório.
Uma de três possiblidades aconteceu:
1) Davi tomou uma decisão errada. Davi não reparou a sua injusta sentença (16.4), provavelmente por ter apreciado os presentes tão oportunos que Ziba lhe trouxe naquela hora tão trágica. Davi devia ter esperado ouvir o outro lado. Lembremo-nos de que sempre existe o outro lado.
2) Davi procurou não alienar Ziba.
3) Davi não acreditou que Mefibosete fosse totalmente inocente.
(4) Mefibosete ficou feliz porque o rei estava de volta: “Tu és como um anjo de Deus”. Ele estava tão feliz não somente em aceitar a decisão de Davi, mas disposto também a ceder tido a Ziba: “Deixa que ele fique com tudo, agora que o rei, meu Senhor, chegou em segurança ao seu lar” (1 Sm 19. 30).
3. Ele foi poupado pelo rei, da vingança dos gibeonitas (2 Sm 21.7).
(1) Os gibeonitas exigiam justiça de acordo com o princípio de Nm 35.31, uma vida em troca de uma vida.
(2) À luz de Dt 24.16 é provável que os sete filhos estivessem diretamente implicados no ataque contra os gibeonitas.
(3) Davi, porém poupou a Mefibosete (2 Sm 21.7).
V. MEFIBOSETE – COMO UM TIPO DO PECADOR REDIMIDO
Davi mandou buscar a Mefibosete para mostrar-lhe “a bondade de Deus”, restaurando-lhe os terrenos de Saul e deixando-o comer continuamente à mesa do rei. Tudo isto não somente mostra a generosidade do coração de Davi, mas pode ser empregado como uma ilustração do Evangelho:
1. Pertencia à família real, mas ficou aleijado numa queda (2 Sm 4.4). O triste caso do pecador: Como Mefibosete, ele tem caído e é coxo, assim incapaz de andar nos caminhos de Deus. Ainda mais, está bem longe, numa terra deserta.
2. Vivendo longe do rei, foi lembrado devido uma aliança (1 Sm 20.14,15; 2 Sm 9.3,4). A graça do rei: Está no seu coração mostrar bondade (Et 2.4-7; Tt 3.4). Manda procurar o aleijado, leva-o junto a si, e outorga paz ao seu coração.
3. Foi chamado à presença do rei e exaltado pelos méritos de outro (2 Sm 9.5-7). O motivo da graça não se encontra no objeto dela. Mefibosete confessou que era “um cão morto” (Veja-se Mateus 15.27), e a salvação não é de merecimento nem de obras, mas é dádiva de Deus por amor de Cristo.
4. Foi lhe dado herança gloriosa (2 Sm 9.9). como acontece conosco. Mefibosete tornou a receber tudo que seu pai perdera, e ainda mais, foi colocado à mesa do rei como um dos príncipes. Assim nós também temos sido “abençoados... com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1.3) e somos feitos “filhos de Deus” (Jo 1.12).
5. Durante a ausência do rei, viveu de forma abnegada (2 Sm 19.24).
6. Exposto à perseguição e calúnia (2 Sm 16.3).
7. Alegrou-se com a volta de seu senhor, importando-se pouco com as coisas materiais (2 Sm 19.30).
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Pequena Enciclopédia Bíblica O.S. Boyer
Bíblia Anotada
Bíblia de Referência Thompson
Bíblia Shedd
Bíblia Explicada
Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, R.N. Champlin, Vol 4