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O NOVO NASCIMENTO

O NOVO NASCIMENTO

 

Texto Bíblico João 3.1-7

INTRODUÇÃO

Todos os homens admitem que não são perfeitos: não são santos. Reconhecem que algum melhoramento a seu respeito convém. Geralmente não compreendem a gravidade, a urgência do caso, a mudança que Cristo afirmou ser necessária era uma transformação tão completa que equivalia a um novo nascimento. Os judeus têm um ditado frequente que diz: “Quem se torna prosélito, é como uma criança recém-nascida”. Os judeus tinham certas noções gerais acerca do novo nascimento; mas, tal como acontece entre muitos cristãos eles colocam os atos de proselitismo, batismos, etc., no lugar do Espírito Santo e de sua influência. Reconheciam que um homem precisa nascer de novo; porém, pensavam que o novo nascimento consistisse em profissão, confissão e lavagens externas.

 

“A educação e a instrução jamais levam o homem para além do topo do seu crânio. Além disso, precisa ele duma obra divina vinda duma esfera superior, se quiser entrar nessa esfera. Precisa ser regenerado, ou nascer de novo”.

  1. O QUE É O NOVO NASCIMENTO

Negativo.

Não é o batismo (1 Co 4.15; Rm 1.14). O novo nascimento não é realizado pelo batismo nas águas. A palavra “água” em Jo 3.5 se refere a operação de Deus pela sua Palavra (Ef 5.25,26). Na Bíblia observamos que só foram batizados aqueles que já eram regenerados. “Mesmo que você se lavasse com sabão bem forte, eu ainda poderia ver a mancha da sua culpa” (Jr 2.22 NTLH).

 

Não é produzido pela vontade humana (Jo 1.13): Aqui se vê que são inúteis todos os esforços, ideias e sistemas que os homens possam inventar para a sua própria salvação. Existem doutrinas que ensinam autocontrole, meditação e esforços mentais para alcançar um estado superior. Porém nada disto tem valor para fazer o homem nascer de novo.

 

Não é uma reforma (Jo 3.6):

 

A reforma tem haver com projetos humanos, enquanto a regeneração é um ato divino.

A reforma é algo ligado ao exterior, ao passo que a regeneração é mudança no interior.

A reforma afeta a conduta sem modificar o caráter, e a regeneração afeta a conduta modificando o caráter.

A reforma é uma aquisição, e a regeneração é transformação.

A reforma é um esforço, e a regeneração é nova vida.

A reforma é uma dotação que muitas pessoas pensam levá-la ao reino de Deus; a regeneração é uma exigência para se entrar nesse reino.

 

Positivo.

É um nascimento “de cima” – uma vivificação especial (Jo 3.3-5; 2 Co 5.17).

É a comunicação da natureza divina (2 Pe 1.4)

É uma nova e divina energia (1 Jo 3.6-9)

Outros Termos

Nascer de novo (Jo 3.3). Do grego anõtheim, significa:

“de cima”. Nascer do alto. Tais significados, como “do alto” (quando se refere a questões dimensionais), se encontram no versículo 31 de João cap.3, onde se lê: “Quem vem das alturas certamente está acima de todos”...  (Veja também Jo 19.11; Tg 1.7; Jo 3.15,17). Especialmente falando, pode significar do topo, conforme vemos nas passagens de Mateus 27.51; Mc 15.38 e Jo 19.23.

“Desde o início” ou “do princípio” (Lc 1.3; At 26.5).

“De novo” (Gl 4.9). Novamente, isto é, espiritualmente.

“De cima” é melhor aqui.

 

Nascer da água e do Espírito (Jo 3.6)

Criado em Jesus Cristo (Ef 4.24; Ef 4.24) “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 517).

Sendo de novo gerados (1 Pe 1.3).

Nascidos de Deus (1 Jo 3.9; 5.18; 4.7): “de Deus é gerado” (1 Jo 5.18); “dele nascido” (1 Jo 2.29).

 Regeneração – significado:

O termo “regeneração” ocorre apenas duas vezes no Novo Testamento:

No Sentido Escatológico (Mt 19.28). Na referência do Evangelho de Mateus, tem um sentido escatológico, referindo-se à restauração de todas as coisas (anteriormente predita pelos profetas bíblicos).

No sentido soteriológico (Tt 3.5): Na referência de Tito, tem um sentido individual e fala da renovação de cada pessoa, bem como da transformação da personalidade humana; e o agente dessa transformação, segundo ali é declarado, é o Espírito Santo.

“... o ato sobrenatural em que o homem é gerado por Deus (1 Jo 5.18) para ser seu filho (Jo 1.12) e participante da natureza divina (2 Pe 1.4)” – Eurico Bersgtén.

 

Regeneração:

É a entrada no Reino (Jo 3.3). Ninguém pode ser contado como cidadão antes de novo. A Bíblia diz: “O Senhor ao fazer descrição dos novos dirá: Este é nascido ali” (Sl 87.6). São os nascidos de novo que são inscritos no Livro da Vida (Lc 10.20).

É um milagre: Nenhum homem pode através de suas faculdades mentais (1 Co 2.14) compreender o novo nascimento.

É o nascimento de novo espírito (Ez 36.26).

É procedente de Deus (Jo 1.13).

 

A NATUREZA DO NOVO NASCIMENTO

Começa na conversão (arrependimento e fé).

Encontra fruição na santificação.

É um nascimento espiritual que ocorre neste mundo.

Mas também é um nascimento espiritual no mundo eterno, quando os homens chegam a participar da própria natureza do Logos (Cl 2.9,10; Rm 8.29; 2 Pe 1.4).

Visto que a glorificação é um processo eterno, que vai aumentando sempre em poder e glória é impossível imaginar-se qualquer estagnação no desenvolvimento espiritual da alma que obteve a imagem de Cristo. Os regenerados passarão de um estágio de glória para outro, por toda a eternidade (2 Co 3.18).

 

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO.

Porque os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8; 1 Co 15.50).

Porque sem nascer de novo não se pode ver o reino de Deus (Jo 3.6)

Porque Jesus disse que é absolutamente necessário (Jo 3.5-7)

Porque é essencial para a vida espiritual (Jo 3.3).

Porque é necessária à salvação (Tt 3.5).

 

 

COMO SE EFETUA O NOVO NASCIMENTO

 

Pelo Lado Divino:

É a operação de Deus pelo Espírito Santo (Jo 1.12,13; Tt 3.5).

Ocorre mediante a Palavra de Deus (1 Pe 1.23).

 

 

Pelo Lado Humano:

É pela aceitação da mensagem do Evangelho (Tg 1.18; 1 Pe 1.23; 1 Co 4.15).

Pela aceitação pessoal de Cristo (Jo 1.12; Gl 3.26).

Pela fé (1 Jo 5.1).

 

 

OS RESULTADOS DO NOVO NASCIMENTO

O Novo Nascimento Provoca uma Transformação positiva em várias áreas da nossa vida:

Pensamento: Nosso pensamento mudou; O salvo pensa diferentemente, de conformidade com a vontade de Deus.

 

Entendimento: Seu entendimento se abriu para as coisas de Deus, pois antes não as entedia (1 Co 2.15; 2 Co 4.6) e Deus o renova para o conhecimento (Cl 3.10).

 

Sentimento: O seu sentimento registra o gozo pela presença de Deus (Sl 16.11).

 

Vontade: A sua vontade, que antes era escravizada pela carne (Ef 2.2; Is 53.6), conforma-se com a vontade de Deus (Mt 6.10; 1 Pe 1.22; 4.2; At 13.22).

 

Consciência: A sua consciência, agora purificada (Hb 9.14), torna-se sensível à direção de Deus (Rm 2.15).

 

Natureza: Não está mais debaixo da carne, mas do Espírito (Rm 8.9). A sua carne, a sua velha natureza, não foi aniquilada, pois ele a possui ainda, porém ela está dominada pela nova natureza e foi entre à morte (Gl 5.16,17; Rm 8.12,13) a cruz (Gl 2.20).

 

O Novo Nascimento proporciona comunhão aos que nasceram de novo (1 Jo 5.1). O crente agora ama seus irmãos (1 Jo 3.14; 4.7). Essa é a base da comunhão que os crentes gozam andando na luz (1 Jo 1.7). Se não tem amor é porque perdeu o seu “documento”, a sua identidade como crente (1 Jo 2.11).

 

O Novo Nascimento proporciona uma íntima comunhão com Jesus. O que nasceu de novo vive e se move em Jesus (At 17.28). Jesus disse “Estais em mim, e eu em vós” (Jo 15.4). Por Jesus estar em nós, “o homem velho”, a nossa natureza decaída que antes atendia às tentações do mundo (Ef 2.2,3) agora está crucificada (Rm 6.8) e despida (Ef 4.22), com o que ficamos livres da lei da morte (Rm 8.2).

 

Semelhança ao caráter de Cristo (Cl 3.10; Ef 4.24).

 

Vitórias sobre o pecado e o mundo (1 Jo 5.4; 3.9). Não mais podemos viver em pecado. Isto é, continuamente pecando. Se surgir algum problema, se chegarmos à pecar, nossa nova natureza imediatamente nos impulsiona a buscar perdão, restauração, renovação da íntima comunhão com Deus, que, pelo pecado, ficara interrompida (1 Jo 2.1,2).

 

O Novo Nascimento proporciona lavagem de regeneração (Tt 3.5). Onde o pecado abundou e manchou a vida do homem, agora transborda a graça manifestada pela regeneração. Há uma lavagem completa, que torna o homem diante de Deus, “alvo mais que a neve” (Sl 51.7; Is 1.18) e sem mácula (Ef 5.25-27).

 

Uma vida de justiça (1 Jo 2.29).

 

Amor para com os irmãos (1 Jo 4.7)

 

CONCLUSÃO

Assim sendo, os homens podem “nascer de novo” agora, como convertidos e santificados; mais isso é meramente o começo da grande experiência do novo nascimento.

A santificação contínua, a ressurreição, e finalmente a glorificação total fazem parte integral do novo nascimento.

 

Da mesma maneira que temos nascimento na família humana, mediante o nascimento natural, assim também por meio do nascimento sobrenatural, nascemos na família celestial. E isso ocorre no sentido mais elevado de transformação total segundo a imagem perfeita de Cristo, na essência de sua natureza metafísica. Na qualidade de tais criaturas, seremos habitantes preparados para os lugares celestiais, onde Deus habita, e assim nasceremos em um novo mundo e em uma nova família – a família divina (Hb 2.10,11).

 

Sóis renascidos? Se Não, que há de ser de vós?