Aimaás – O Mensageiro Sem mensagem (2 Sm 18.19-30)
“Tardio para falar” (Tiago 1.19). Isto é, não precipitar-se na proclamação do evangelho antes de aceitá-lo e colocá-lo em prática (3.1). É de notar, que muitos hoje, mal passaram por uma experiência genuína de conversão, mal aprenderam os princípios elementares da Fé Cristã, e rapidamente passam de novos convertidos à pregadores e ministros do evangelho, alegam que isso se dá por causa da urgência da obra do Senhor, ou por que os obreiros veteranos já não estão, fazendo a obra de Deus. É a tentativa desesperada de corrigir um erro lançando mão de outro mais grave. Isto tem gerado, na maioria das vezes pregadores arrogantes, auto-confiantes, orgulhosos, insubmissos à liderança, fanáticos, escândalos e prejuízos incalculáveis ao reino de Deus. Eles se semelhantes a Aimaás:
1- Um Pregador Apressado
• Ele queria correr para levar a mensagem ao Rei (2 Sm 18.19)
• Ele não queria esperar o tempo certo para falar (2 Sm 18.20)
• Ele percorre os caminhos dos atalhos para chegar mais rápido (2 Sm 18.23) _ Nem sempre o caminho mais rápido, é o mais acertado. Ás vezes Deus nos conduz pelo caminho mais longo, mais árduo, porém mais seguro. “Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito. Porém Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto” (Êx13. 17,18)
2- Um Pregador sem Galardão (2 Sm 18.22). No Tribunal de Cristo só serão galardoados, aqueles que passarem no teste rigoroso de qualidade do juízo divino.
3- Um Pregador sem Objetivos. “Seja o que for... correrei...” (23). Paulo escreve: “Assim corro também eu, não sem meta, assim luto, não como desferindo golpes no ar” (1 Co 9.26) – “Prossigo para o alvo” (Fp 3.14)
4- Um Pregador sem Mensagem. Sua mensagem falhou por que era incompleta – Faltou o essencial. (2 Sm 18.28,29)
5- Um Pregador mal Informado. “Vi um grande alvoroço... porém não sei o que era” (2 Sm 18.29)
6- Um Pregador de Aparências. (2 Sm 18.24,27). O rei julgou que ele tinha algo a dizer.
7- Um Pregador que precisa ser “SE_PARADO”
• O rei ordenou que ele ficasse de lado.
• Ele teve que “esperar”. Tais pregadores querem ficar no CENTRO DAS ATENÇÕES, mas eles precisam mesmo é ficar de lado, esperar o tempo de Deus.
8- Um Pregador da Superficialidade. Sua mensagem vazia e sem conteúdo, não causou nenhuma reação no rei, Mas quando chegou o verdadeiro mensageiro, e ele entregou a notícia fiel ao rei, a Bíblia diz que diante desta mensagem Davi, ficou “profundamente comovido... chorou...” (2 Sm 18.31-33). Assim são as palavras ditas por um autêntico mensageiro do Senhor. Tendo a Bíblia como fundamento:
• Suas pregações causam impacto! “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos apóstolos: Que faremos, irmãos?” (At 2.37)
• Suas pregações causam conversões (At 8.34-40)
• Suas pregações causam avivamentos (At 10.44-48)
• Suas pregações causam esperança (At 16.27-34)
• Suas pregações causam sede de Deus (At 17.34;28.30,31)
1- Que tipo de Mensageiros temos sido?
2- Estamos esperando o tempo de Deus?
3- Teremos algum galardão diante de Deus pelo nosso serviço?
4- Quais são os nossos objetivos na pregação?
5- Nossos sermões tem conteúdo "biblico?"
6- Você se mantém atualizado?
7- Os que as pessoas vêem em nós correspondem ao que elas ouvem de nós?
8- Estamos entregando a Mensagem completa aos ouvintes - mesmo que elas não sejam a mensagem que eles gostariam de ouvir?