SAINDO DO OSTRACISMO
Texto Bíblico: 2 Samuel 11 e 12
Introdução. O que é Ostracismo.
- Na Grécia antiga, desterro político; exílio.
- Afastamento das funções políticas.
- Exclusão; Proscrição.
- Enclausuramento. Estar em um recinto fechado
Davi era rei, profeta, general, poeta, musicista, fabricante de instrumentos musicais, líder, autor da metade dos Salmos da Bíblia. Como um homem assim tão talentoso, caiu em ostracismo? Quantas pessoas vivem também assim? Isoladas de tudo e de todos? Vindo num mundo, criado por elas mesma. Fechadas dentro de si mesmas, como uma ostra?
Aqui temos um homem que caiu num mundo de isolamento.
Foi esta a mancha mais negra na sua vida: o adultério e, virtualmente, um homicídio, este para esconder aquele. O remorso abateu-o. Assim o reinado glorioso de Davi foi anuviado, nos últimos anos, por incessantes perturbações. Que lição para os que pensam poder pecar e tornar a pecar, e acabar muito bem!
Neste capítulo encontramos:
- Um herói de grande valor moral, que é profundamente ultrajado, traído e morto, como cão sarnento, que é Urias.
- Uma mulher infiel e ambiciosa que recebe um galardão real, de ser esposa do rei, que é Bate-Seba.
- Um general inescrupuloso, que compactua com propostas infames e assassinas seu amigo e companheiro de armas, que é Joabe.
- Um rei que se desmorona pela imoralidade, traição e covardia, que é Davi.
- I. O PECADO DE DAVI – CAINDO EM OSTRACISMO
Aqui temos uma vitória material e uma derrota moral. Pouco lhe valeu o seu glorioso passado; maculou-o. Empanou o brilho de sua carreira. A queda de Davi veio justamente durante o período de suas maiores conquistas (2 Sm 8-12; 1 Co 10.12) Descobrimos que um sincero homem de Deus pode cair no pecado no caso de não andar bem chegado a Deus, e por consentir nos desejos da carne. O homem mais santo é capaz de cair no pecado mais terrível.
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia” (1 Co 10.12)
- 1. Ocasião de sua Queda.
(1) A Omissão (11.1). Isto foi um descuido do dever. Quando devia ter estado com o exército no campo, ele estava descansando na cama. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz,comete pecado.” (Tg 4.17)
(2) A Ociosidade (11.2). Dormindo a sesta, em vez de ocupações ativas. Quando uma pessoa está na ociosidade e deixa que os outros façam as suas obrigações. Passando o seu tempo a dormir e a passear...
1- Começa a ver coisas que não devem ser vistas (2).
2- A cobiçar coisas proibidas (Êx 20.17)
3- A cometer atos condenados (Êx 20.14)
- 2. Os Passos que Conduziram a Sua Queda.
(1) Ingratidão (12.8). Quantas dádivas havia recebido de Deus? Não tinha motivos para ter feito isto.
(2) Esquecimento: esqueceu-se da maravilhosa profecia de Natã (7.8-17).
(3) Um Olhar descontrolado. Quando devia ter orado: “Desvia meus olhos de verem a vaidade” (Sl 119.37)
(4) A ambição (12.8). Será pouco o que temos recebido do Senhor? Sua Graça não nos basta?
(5) O Desprezo divino.
1- Davi Desprezou a Deus. Todo pecado é primeiramente contra Deus. “Pequei contra ti” (Sl 51.4)
2- Davi Desprezou a Palavra de Deus, que repetidamente condena o adultério.
(6) Descomprometimento e Indiferença. (2). Em tempo de guerra, como podia ele ficar passeando? É como Jonas, que em meio a um vendaval, conseguia dormir! Há muitos crentes passeando e dormindo, quando deveriam estar em estado de alerta!
(7) A Concupiscência dos Olhos (11.2).
(8) A Indagação (11.3). Perguntou quem era.
(9) A Ação (11.4). Davi teve todo tempo para refletir sobre o que estava prestes a fazer. Não foi uma atitude repentina e impensada.
(10) A Consumação (11.4). O começo do pecado é uma descida fácil!
- 3. A Dimensão da Sua Queda.
(1) Davi cometeu um adultério. Jesus alertou sobre um tipo, mais sutil de adultério: o visual (Mt 5.28)
(2) Davi Tentou Disfarçar seu Pecado (11.6-13). Urias não entrou em sua casa e não lavou os seus pés. Dormiu na rua e não encobriu o pecado de Davi. Quantos erram e com habilidade encobrem seus pecados. Até quando?
(3) Davi Usou de Covardia (11.14). Davi usou a espada do inimigo para matar seu mais leal soldado.
(4) Davi perdeu a sensibilidade (11.25). Ele estava tão preocupado que Urias morresse, que nem se importa com a notícia de que outros soldados também haviam morrido. Quantos mulheres então ficaram viúvas? Quantos filhos então ficaram sem seus pais? Estivesse ele ido á batalha, com sua experiência, não poderia ter evitado tantas mortes? “Não pareça isto mal aos teus olhos” (11.25)
- 4. A Dissimulação da Sua Queda.
Davi recebe a viúva grávida. Aparentemente uma atitude de bondade da parte do rei. Porém Deus sabia a astúcia e falsidade de Davi. Como podemos descer tanto por causa de um passo errado em nossas vidas?
- 5. O Julgamento da Sua Queda. (11.27) O que ele fez parecia sem importância... Mas aos olhos de Deus, ele foi reprovado.
(1) Davi Pecou contra o Senhor.
1- Ao Desprezar a sua Palavra.
2- Ao dar Ocasião para o Escândalo Diante dos ímpios (14). Quantos hoje são culpados do mesmo erro. Causam tantos escândalos, que se torna difícil a pregação do Evangelho. Aí deles! Disse Jesus.
(2) Davi pecou Contra si mesmo. Nas palavras de Paulo, ele pecou contra seu próprio corpo. (1 Co 6.18)
(3) Davi Pecou contra Bate-Seba. Tanto Elião (seu pai) como Urias faziam parte do famoso grupo dos trinta heróis (2 Sm 23.34,39). Ela era até então, uma mulher de boa reputação. Porém não fica sem culpa: Porventura não podia achar lugar mais privado para banhar-se senão imediatamente em frente ao palácio? Não podia ter gritado por socorro? (Dt 23.24)
(4) Davi Pecou contra Urias. Urias era heteu, mas um prosélito judaico e oficial de grande valor, tanto em coragem como em moral. Ao adultério acrescenta-se o assassínio do valente e fiel marido de Batseba. Que fracasso moral na história de um dos mais amáveis caracteres da Bíblia! Davi escreveu a carta de condenação de seu mais leal soldado. Contraste a diferença entre Davi e Paulo. Davi conhecido escritor Sacro, autor de diversos Salmos, agora escrevendo uma das mais covardes e repugnantes cartas de traição. E Paulo, antes da sua conversão distribuindo cartas de condenação contra a igreja, e após a sua conversão escrevendo as mais gloriosas cartas de salvação. (At 9.2; 2Pe 3.15,16)
(5) Davi Pecou contra a sua Nação. Como líder, não deveria ser ele um bom exemplo de ética e conduta moral?
- As Conseqüências da Sua Queda. Colheu a medida exata do que semeara, e mais do que isso; foi uma safra longa, penosa e amargurada. Deus não se deixa escarnecer! O que o homem plantar, isto mesmo colherá.
- Tamar foi violentada pelo irmão dela. Amnom.
- Amnom foi morto pelo irmão deles, Absalão.
- Absalão desencadeou uma revolta contra o pai, morrendo na luta.
- As mulheres de Davi foram violadas publicamente, em troca de haver ele violado secretamente a mulher de Urias.
- A defecção de alguns dos seus conselheiros de maior confiança. (que ficaram ao lado de Absalão)
- A rebelião de Seba (2Sm 20)
- II. A RESTAURAÇÃO DE DAVI – SAINDO DO OSTRACISMO
Todavia, era este o “homem que agrada a Deus” (1 Sm 13.44; At 13.22). A maneira como reagiu ao seu pecado bem mostrou que ele o era de fato. Alguns dos Salmos, como o32 e o 51, brotaram desta experiência amarga de sua vida.
- 1. Os Passos para a Restauração de Davi.
Deus não faz acepção de pessoas. Os líderes não podem pecar e fugir às conseqüências mais do que quaisquer outras pessoas. Podem estar acima das leis humanas, mas não das divinas. Já tinha decorrido cerca de um ano, e Davi pensava ter encoberto o seu pecado. Esqueceu-se da verdade: “e sabei que o vosso pecado vos há de achar” (Nm 32.23)
(1) Mediante a Palavra de Deus.
1- Pregada (12.1) “Disse-lhe”
A Voz profética Deve ser:
1) Bíblica. Pregação Bíblica.
2) Solitária. Profeta de Deus, geralmente vive solitário, porque fala a verdade. Quer ser um profeta popular? Pregue o que o povo quer ouvir. Quer ser um profeta de Deus? Pregue o que Deus te mandar. A quem estamos agradando, a Deus ou aos homens?
3) Corajosa. É preciso coragem para denunciar o pecado.
4) Altruísta. A recompensa por falar a verdade vem do Senhor.
5) Evangelística. Falemos da salvação.
6) Cristocêntrica. Que Jesus Cristo seja o foco da nossa mensagem.
2- Ilustrada (12.1-4). Os homens condenam nos outros o que desculpam em si. Davi sentenciou-se à morte (5). Pensando que era crime de outro que estava julgando. “O homem... morrerá” disse ele. “Tu és o homem!” disse Natã.
3- Aplicada (12.5-7): Nenhum pecado está escondido aos olhos de Deus. O que Davi fez desagradou a Deus. Seus olhos santos tudo vêem.
4- Explanada (12.8-12)
(2) Mediante o Arrependimento. (12.13)
(3) Mediante a Oração (12.16) Davi compreendeu como o pecador devia proceder perante o Deus ofendido. Orou pela criança com lágrimas e jejum. Não procurou ver a compaixão divina por emoção.
(4) Mediante a Humilhação (12.17). Humilhou-se na confissão, vergonha, e julgamento do seu pecado (16)
(5) Mediante a Aceitação da Vontade Divina (12.18.19). Quando a criança faleceu, Davi aceitou a vontade de Deus, e cessou de orar.
(6) Mediante a Tomada de uma Nova Atitude (12.20) “Levantar-me-ei”
(7) Mediante a Renovação Espiritual (12.20). Nossos corações são todos semelhantes, e, a não ser pela graça de Deus, capazes das ações mais vis. Somente na medida que aprendemos a andar no Espírito poderemos cessar de obedecer às concupiscências da carne. (Gl 5.16)
1- A Renovação Espiritual implica em Santificação “se lavou” – “se não te lavar não tens parte comigo” (Jo 13.8)
2- A Renovação Espiritual implica em Unção Divina. Ele foi ungido, unção fala da ação do Espírito Santo.
3- A Renovação Espiritual Implica em Revestimento. Ele mudou de veste. Deixemos a velha veste, que simboliza o velho homem e nos revistamos da nova.
4- A Renovação Espiritual implica em Cultuar. Ele foi à casa do SENHOR.
5- A Renovação Espiritual implica em Adoração. Ele adorou ao Senhor.
6- A Renovação Espiritual Implica em Fortalecimento. Ele, que estava há vários dias em jejum, agora se alimentava. Tens se alimentado com a Palavra de Deus.
(8) Mediante a Prestação de Contas.
1- Davi devia uma prestação de contas diante Deus (12.20)
2- Davi devia uma prestação de contas diante de seus servos (12.21-23)
3- Davi devia uma prestação de contas diante de Bate-Seba (12.24)
- 2. As Evidências da Restauração de Davi.
(1) O Novo Começo (12.24) Agora ele regulariza a sua situação.
(2) A Aprovação Divina (12.24). Deus amou Salomão, fruto do relacionamento legítimo de Davi e Bate-Seba.
(3) A Aliança Divina (12.25) Deus colocou em Salomão um outro nome: Jedidias “O amado do Senhor”, que é uma combinação do nome do Senhor com o de Davi (Davi significa “Amado”)
(4) A Correção Divina: O pecador embora perdoado é disciplinado. Deus tem em vista não somente a salvação do pecador, mas também a disciplina da “família da fé” O pecador perdoado precisa ser o santo disciplinado.
(5) Então... Deus enviou:
1- Natã (“Dádiva”), para revelar o seu pecado (1-7)
2- A morte da criança para lhe mostrar o salário do pecado (Rm 6.23)
3- A vergonha do incesto, na pessoa de seus filhos, Tamar e Amnom (13.1-23), para lhe lembrar a podridão moral que ele mesmo semeou (11.4).
4- A morte de Amnom (13.28,29) para lhe lembrar a morte de Urias (11.15)
5- O usurpador do trono, na pessoa de seu filho Absalão (15.1-18), para lhe lembrar que usurpou o lugar de Urias (11.3).
6- A vergonha e a afronta quando Absalão coabitou com as suas concubinas (16.21,22) para lhe lembrar o que fez à mulher de Urias (11.2-4)
7- A morte traiçoeira de Absalão (18.12-15) para lhe lembrar a traição na morte de Urias.
8- A praga (24.10-17) para lhe lembrar o seu orgulho e torná-lo humilde.
Conclusão.
Porventura não nos ensina este trecho da Escritura que, embora haja com alguém coisas reprováveis ou mesmo vergonhosas, isto não quer dizer que não haja nele valores apreciáveis. Contudo, temos conhecido casos em que todo o ensino passado e subseqüente de um servo de Deus tem sido banido da aprovação e apreciação dos seus irmãos, devido tão somente, a um lapso espiritual, mais tarde reprovado com arrependimento e lágrimas.
- A Ostra vive nas profundezas do mar.
Há pessoas que vivem assim, isoladas, fechadas dentro do seu próprio mundo, escondidas de tudo e de todos.
- A Ostra conserva oculta dentro de si uma pérola de grande valor.
He um grande valor em sua vida – que todos devem poder apreciar.
- A Ostra deve ser resgatada das profundezas do mar, a fim de que se possa extrair a pérola.
Deus quer te resgatar das profundezas do mar, para que todos conheçam a dom que Ele te deu.
BIBLIOGRAFIA.
Manual Bíblico H.H.Halley.
Bíblia explicada.
Bíblia Vida Nova