O JUSTO E O ÍMPIO
Há Alguma Diferença?
Tema: A Diferença entre o Justo e o Ímpio
Texto Bíblico: Salmo 1 e Malaquias 3.16-17
INTRODUÇÃO
Um Vestíbulo do Santuário: Como se fosse o vestíbulo de um santuário, um dos relativamente poucos salmos de sabedoria introduz a coletânea inteira. Antes de ter uma conversa íntima com Deus, a atitude do leitor para com a Lei de Deus precisa ser considerada.
Um Fiel Guarda às Portas do Saltério: Este salmo sapiencial anônimo serve como um fiel guarda às portas do saltério. Relembra ao leitor a conduta justa e a vida frutífera que caracterizam aquele que se deleita na lei de Deus (vv.1-3), em contraste com a vida e o destino dos ímpios, que perecerão (vv. 4-6). Para encontrar um contraste semelhante no Novo Testamento, compare Mt 7.13-14 e1Jo 5.12
“A sua intenção agora é recomendar o estudo do Saltério em particular como nutrição na palavra de Deus” – Eaton
A FELICIDADE DO JUSTO
A descrição do homem verdadeiramente feliz.
Bem-Aventurado: Uma palavra mais enfática do que “feliz”, ser alguém “bem-aventurado” é desfrutar do favor e da graça especiais de Deus. “Quão verdadeiramente feliz!”
Vem do hebraico as rê: sig lit. “ó felicidades de” – Significa o elogio a outra pessoa pela bênção que recebeu ou está para receber e pode ser parafraseado como “como é recompensadora a vida de...”
Aspectos Negativos. (v.1)
O homem justo é aqui descrito pelo que ele evita. Há uma progressão para baixo nos verbos “andar”, “deter-se” e “assentar-se”. O caminho do pecado, sempre piorando.
Três palavras descrevem a gente a quem o piedoso é adverso: “Ímpios”, “pecadores” e “Escarnecedores”. Mas devemos reconhecer que cada descrente nem sempre cabe necessariamente dentro de um desses títulos. Há descrentes (pessoas, que, por falta de ensino, ignoram o Evangelho de Jesus Cristo) que são sinceros, retos, escrupulosos; e o crente, cultivando uma certa intimidade com eles, poderá ajudá-los na sua vida espiritual.
Ele não Anda Segundo o Conselho dos Ímpios. O justo não crê como o ímpio.
Ele não se Detém no Caminho dos Pecadores. O justo não se comporta como ímpio.
Ele não se Assenta na Roda dos Escarnecedores. O justo não faz parte do reino dos ímpios. Os escarnecedores menosprezam a palavra de Deus e os que a seguem.
Aspectos Positivos (v.2)
Em Relação a Deus.
Ele é Atendido pelo Senhor. “o SENHOR atentou e ouviu” (Ml 3.16)
Ele é Lembrado pelo Senhor “e um memorial foi escrito diante dele” (Ml 3.16). Um livro como memorial (Êx. 32.32-34; Sl 69.28; 87.6; Is 4.3; 65.5; Dn 7.10; 12.1; Ap 20.12). O “livro das crônicas” na corte persa (Et 6.1) pode fornecer uma alegoria aqui.
Ele é Comprado pelo Senhor. “Ele serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão como jóias” (Ml 3.17)
Ele é protegido pelo Senhor. “Poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve” (Ml 3.17)
Em Relação à Palavra de Deus.
Ele tem o seu Prazer na Lei do Senhor.
Ele ama a Lei de Deus. A Palavra de Deus é sua marca característica de fé e prática.
Ele cresce mediante uma aceitação obediente das Escrituras, que exprimem a vontade de Deus.
Ele Medita na Lei do Senhor de Dia e de Noite.
Meditar: “Murmurar” ler em voz baixa para si mesmo ou recitar de memória. Inclui a idéia de que a intenção dele é pôr a lei em prática (Dt 17.19; Js 1.8)
O homem piedoso, neste salmo, medita dia e noite na lei de Deus. Hoje ele tem outro assunto mais glorioso, em que meditar: o Evangelho da graça de Deus!
Lei: heb. Torá, lit. “instrução”, “orientação” ou “ensino” (Pv. 8.8) No Antigo Testamento se refere:
À vontade de Deus por intermédio dos profetas (Is 1.10) e dos sacerdotes (Dt 17.8-11).
Regulamentos específicos (Lv 6.9)
Códigos de leis escritos (Êx. 24.12; Dt 29.21)
O Pentateuco (Ne 8.1)
O Antigo Testamento (Rm 3.9)
O CONTRASTE ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO.
São Diferentes Quanto a Natureza.
O Justo é Comparado com uma Árvore (v.3). A figura do piedoso “qual árvore plantada junto às correntes de águas” é repetida em Jeremias 17.7,8, e é muito linda, porque explica a fonte da fertilidade espiritual: as raízes escondidas, recebendo ocultamente o sustento que vai aparecer abertamente em abundante fruto na árvore.
A Plantação da Árvore.
Ele foi plantado pelo Senhor (Gn 2.8; Mt 15.13). Ele tem Estabilidade! “não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125.1)
Ele foi plantado junto “ao ribeiro das águas”. A melhor tradução de “corrente” em 1.3 é “Canal de irrigação”. As correntes da Palestina secavam-se regularmente, mas os canais de irrigação que vinham de grandes rios jamais secavam. As bênçãos de Deus são inesgotáveis!
A Raiz da Árvore.
A sua Raiz tem profundidade. Planta sem raiz não resiste às provações (Mt 13.6; Mc 4.17)
A sua Raiz se espalha – o que lhe dá Estabilidade (Os 14.5)
A Raiz (Jesus) é Santa – logo os ramos também serão (Rm 11.16)
A Raiz é que sustenta a Árvore (Rm 11.18)
A Raiz permanece oculta, enquanto a árvore se torna visível. Jesus é conhecido através da sua igreja.
A Raiz extrai a seiva da terra e fornece a árvore (Quem alimenta o crente é Jesus). Ele tem Vitalidade Espiritual!
O Fruto da Árvore.
A Nossa Missão: Fomos escolhidos para produzir frutos (Jo15. 16)
A Preparação para a Frutificação do Crente: “limpa toda aquela que dá fruto, para dê mais fruto” (Jo 15.2)
Expectativa de Deus “deis fruto” (Jo 15.16) “deis muito fruto” (Jo 15.8) “dê mais fruto” (Jo 15.2)
O que significa “Fruto”
Significa o Caráter de Cristo revelado no crente (Gl 5.22) “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”
As palavras que procedem da nossa boca (Pv 18.20)
Obras (Mt 3.8)
As Folhas da Árvore.
Servem de Adorno. Deixam a árvore bonita.
Servem de Sombra: Trazem sombras.
Servem de Cura: “e as folhas da árvore são para a saúde das nações” (Ap 22.2)
O Ímpio é comprado como uma Moinha (4)
Quem são os ímpios? – São todos aqueles que estão fora de Cristo.
Moinha:
Os ímpios são comparados a plantas mortas e sem raízes.
Não tem vida, nem conteúdo, nem valor. Estão espiritualmente mortos e culpados perante Deus.
Um sopro de vento os derruba.
Acerca de peneirar e joeirar o trigo como símbolo de castigo divino v. Jó 21.18; Sl 35.5; Is 29.5; Mt 3.12.
Com facilidade são levados a ruína. Tal como o vento dispersa os fragmentos de palha quando o cereal é debulhado, assim os ímpios não serão inocentados, nem neste mundo nem no mundo vindouro.
São Diferentes Quanto ao Futuro.
O Caminho do Justo.
Tudo que fizer prosperará (3). Assim como José prosperou no Egito, assim sucederá ao justo.
Seu caminho é conhecido pelo Senhor (v.6). O que significa a palavra “conhecer” neste salmo.
Aqui a palavra “conhecer” significa “Aprovar” (Sl 139.1-6; Am 3.2; Jr 1.5; Na 1.7)
A CNBB traduz: “o Senhor protege a caminhada dos justos”.
Relacionamento pessoal.
Interesse real.
Cuidado.
Orientação.
O Caminho do Ímpio.
Serão Espalhados (v.4)
Não permanecerão na Congregação dos Justos (v.5)
Não subsistirão no dia do Juízo. O Juízo pode significar:
O Juízo Final. E também:
Os atos contínuos de julgamento divino nos eventos da história (Ez 23.24).
Perecerão (v.6). O resultado da vida do ímpio: a punição eterna (Ap 20.11-15)
CONCLUSÃO
Na época de Malaquias, alguns sustentavam a ideia errada de que se o efeito da adoração ao Senhor não fosse a prosperidade, não valeria a pena servi-lO. “Não vale a pena o sacrifício exigido para servir a Deus em época como esta” (Ler Jó 21.15)
O dia do juízo tornará clara a diferença entre o justo (os que servem a Deus) e o ímpio (os que não o servem). Por isso, de fato faz sentido servir a Deus mesmo numa época em que parece que a maioria o abandonou.
Vai haver uma reviravolta no dia do juízo; os justos já não serão os desprezados na terra.