EPISTOLA AOS COLOSSENSES
- A EPÍSTOLA DE PAULO AOS COLOSSENSES
A Divindade e Plena Suficiência de Cristo
- Paulo (1.1)
- Data e Ocasião. Provavelmente escrita em Roma, ano 60-64 A.D. Paulo estava preso em Roma. Antes havia escrito uma carta, a respeito de Marcos (4.10). Epafras tinha informado Paulo do estado espiritual da igreja em Colossos (1.7,8), trazia também a notícia de que uma perigosa heresia se propagava na igreja.
- Destinatário.
- A Cidade de Colossos. As três cidades Laodicéia, Hierápolis e Colossos distavam, uma da outra cerca de 20 km, formando um único campo de trabalho missionário para Epafras, habitante de Colossos (Cl 4.12)
- A Igreja de Colossos. Colossos era uma cidade da Frigia. Alguns naturais dela estiveram presentes em Jerusalém no dia de Pentecostes (At 2.10). Paulo atravessou essa região tanto na segunda como na terceira viagem missionária (At 16.6; 18.23).Pode ser que numa dessas viagens visitasse Colossos, se bem que a linguagem de 2.1, possa, mas não necessariamente, implicar que não esteve lá. É também possível que essa igreja fosse resultado do trabalho desse apóstolo em Éfeso (At 19.10), visto que Colossos, ficava perto das fronteiras da Ásia, uns 160 km a leste de Éfeso. Epafras (1.7), pode ter sido seu fundador.
- Local de Escrita: Tal como Efésios, Filipenses, Filemom e Colossenses foi escrita durante a primeira prisão de Paulo, em Roma. As muitas referências pessoais comuns a Colossos e Filemom, e as muitas semelhanças de idéias entre Colossenses e Efésios ligam estas cartas.
- Portadores da Carta: Paulo envia-a através de Tíquico e Onésimo (4.7-9). Os quais levaram também a Carta aos Efésios e outra a Filemom
- Ameaça Doutrinária: Epafras, Que tinha trabalhado no ministério da Palavra, na assembléia de Colossos (1.7), esteve preso junto com Paulo em Roma. d'Ele, provavelmente, o apóstolo compreendeu o estado dessa igreja. Foram bem instruídos nas verdades fundamentais (1.3-8), mas de maneira sutil quatro erros lavravam:
- O Ascetismo. Derivado da crença de que o corpo era intrinsecamente mau (2.21-23). “não toques, não proves, não manuseies” (2.21)
- O Legalismo: “dias de guarda”. Incluíam a observância do sábado e de leis alimentares, bem como o ritual da circuncisão (2.11,16)
- O Misticismo. “metendo-se em coisas que nunca viram” (2.18) – Adoração de anjos. (2.18)
- As Especulações Filosóficas.
Ao combater esta heresia, Paulo enfatizava o significado cósmico de Cristo como Senhor da Criação e Cabeça da Igreja. Qualquer ensino, prática, ou intermediário que diminua a singularidade e centralidade de Cristo, é contrário à fé.
- Chave: A Supremacia e Plena Suficiência de Cristo. “Cristo é tudo em todos” (3.11).
- O Propósito Geral. Uma mensagem de boa vontade, para exortar e ensinar os crentes.
- O Propósito Específico. O propósito específico da Epístola foi prevenir os Colossenses contra o espírito de uma mistura de judaísmo e filosofia pagã que se infiltrava na igreja. Estas heresias tendiam a obscurecer a glória divina de Cristo.
- Assuntos importantes incluem:
- A Pessoa e Obra de Cristo (1.15-23)
- Heresia (2.8-23)
- União do crente com Cristo (3.1-4)
- Síntese.
- Escrita à igreja de Colossos. Temas principais: a glória transcendente de Cristo como cabeça da Igreja, incentivando o abandono de todas as filosofias mundanas e do pecado.
- Particularidades da Epístola.
- Uma das Epístolas escrita da prisão, talvez em Roma. As outras três são: Filipenses, Filemom e Efésios.
- Paulo aparentemente nunca visitara Colossos (Cl 2.1)
- É muito notável a semelhança entre Colossenses e Efésios, as duas epístolas sendo escritas pelo mesmo tempo. As duas, lidas juntas, servem como comentário uma a outra. Encerram declarações cuidadosamente elaboradas das grandes doutrinas do Evangelho, para serem lidas em voz alta nas igrejas.
- Como na epístola aos Efésios, aparece aqui, também o seu termo favorito, riquezas: “A riqueza da glória deste ministério” (1.27); “toda riqueza da forte convicção do entendimento” (2.2)
- Sem dúvida, a carta possue uma mensagem distintiva própria. Em Efésios, Paulo enfatiza a igreja como o corpo de Cristo, sua unidade e grandeza; enquanto que em Colossenses ele ressalta a Cristo como cabeça da igreja, Sua Divindade e Suficiência.
- A Heresia em Colossos: Parece tratar-se de uma mistura de religiões gregas, judaicas e orientais, espécie de culto de “pensamentos esotéricos”, que se apresentava sob o nome de “filosofia” (2.8), inculcando o culto dos anjos como intermediários entre Deus e o homem (2.18) e insistindo na rígida observância de certas exigências judaicas, indo quase ao ponto do ascetismo (2.16,21), tudo isso exposto em frases retumbantes de pretensa superioridade, e tudo como parte do Evangelho de Cristo.
- Cristologia em Colossenses – Cristo Descrito por Paulo.
- O Cabeça da Igreja.