O TRIGO E O JOIO
Texto Bíblico: Mt 13.24-30
INTRODUÇÃO: A parábola do Trigo e o Joio, é tecnicamente uma alegoria, pois não ensina só uma verdade em seu conjunto total; cada pormenor representa alguma coisa.
OCASIÃO: Sermão à Beira-Mar
SÍNTESE DA PARÁBOLA:
- Duas ilustrações, com ênfases ligeiramente diferentes, de que, embora a terra seja levedada pelo Evangelho, os maus permanecerão ao lado dos bons até ao fim do mundo, quando haverá uma separação final, indo os ímpios, para o seu desgraçado destino, e os justos para o reino da glória eterna. Jesus não tinha qualquer ilusão acerca de vir a ser este mundo uma utopia. Ele sabia plenamente que até o fim Seu Evangelho seria rejeitado por grande parte do mundo. Só reconhecia duas classes de pessoas, os salvos e os perdidos. Muitas vezes Se referiu à desgraça dos perdidos, ao seu “choro e ranger de dentes”
ANÁLISE DA PARÁBOLA:
- Na primeira parábola a semente era de uma só espécie, mas havia diferença nas condições do terreno. Agora o campo – o mundo – é um só, mas há mistura de sementes.
- A boa semente não é aqui, a palavra do Evangelho, mas o que o Evangelho produz: “Os filhos do Reino” (v.38). Estes são semeados entre os homens, e Satanás semeia justamente o “joio”.
- O joio:
(1) O joio é uma planta que se confunde com o trigo, crescendo juntamente com ele só se distingue quando vem a época da ceifa, quando então o trigo revela seu verdadeiro valor, produzindo um cereal comestível. Até então o joio é poupado por causa do trigo.
- O ensino é que não podemos tirar o joio do mundo. Embora as muitas perseguições religiosas do passado tentassem fazê-lo. Mas na igreja pode haver uma disciplina purificada.
- A parábola do joio demonstra que um dos aspectos do Reino é o juízo, e que este juízo está reservado à Autoridade Divina, e não ao critério humano.
- O Trigo e o Joio juntos (Mt 13.24-30, 36-43). O quadro representa:
(1) O bem e o mal coexistindo na igreja visível até ao fim do mundo, isto explicar a existência de tantos crentes falsos no seio da igreja.
1) Nas igrejas há sempre crentes e incrédulos.
2) Deve-se tomar cuidado de não procurar arrancar a parte infiel, para não causar confusão e abalar a muitas pessoas; É recomendável o maior cuidado possível na disciplina.
(2) O juízo de Deus, quando passar a haver esta separação:
1) Entre o trigo e o joio.
2) Feita pela justiça divina.
3) O joio para o fogo e o trigo para o celeiro.
- Desta parábola aprendemos que:
(1) Quando Cristo age, Satanás opera também.
(2) Que um dos seus modos prediletos de agir, é pela imitação;
(3) Que ele opera ocultamente.
(4) E nós devemos agir cautelosamente (v.29)
(5) Que no fim, tudo será acertado.