A PARÁBOLA DO CONVIDADO AMBICIOSO
A PARÁBOLA DO CONVIDADO AMBICIOSO
Texto Bíblico: Lc 14.7-15
SÍNTESE DA PARÁBOLA:
Ela ensina a sabedoria da humildade (v11), e é exclusiva do evangelho de Lucas.
ANÁLISE DA PARÁBOLA:
- “Envergonhado” (v.9): Jesus não está falando de boas maneiras, mas da vida espiritual, na qual a humildade é o primeiro requisito para a exaltação no juízo final.
- “Honra” (v.10): Deus não honrará os Seus filhos segundo a prática mundana de exaltar aos que têm influência nesta vida, mas segundo o exe4mplo de Cristo que se Ofereceu completamente, numa atitude de abnegação (Fp 2.6ss; Tg 2.2-4).
- A frase “a tua retribuição será na ressurreição dos justos” (12-14) sugere duas ressurreições, uma à vida (Ap 20.6) e outra à morte (Ap 20.11-15). 4. A chave do ensino é o versículo 11.
- Todo o trecho de 1 a 24 trata de festas.
- Temos ensinos para os convidados (v.7-11)
- E para os hospedeiros (v.14).
- A palavra “recompensar” no versículo 14, merece nossa atenção. Toda ação e pensamento (motivo) tem sua recompensa, porquanto o crente sábio é aquele que age de modo a conseguir a aprovação de Deus na ressurreição dos justos. Esta frase não exclui a ressurreição dos injustos (como alguns rabinos ensinam), mas limita a possibilidade de bem-aventurança aos crentes (Jo 5.28; Rm 2.5ss).
- A expressão “a ressurreição dos justos” dá a entender uma ressurreição especial, distinta da ressurreição geral. Esta distinção é desenvolvida nas Epístolas.