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A GRANDE CEIA

A GRANDE CEIA 

Texto Bíblico: Lc 14.16-24

SÍNTESE DA PARÁBOLA:

Os hipócritas (crentes judeus), especialmente os fariseus, inventavam desculpas para deixar ir à grande ceia de salvação proporcionada por Deus (18-20). Tudo estava “preparado” (v.17), aguardando apenas a conclusão da obra na cruz. As pessoas das “ruas e becos da cidade” e dos “caminhos e atalhos” (21-23), representam os gentios que serão convidados, deixando de fora o Israel hipócrita.

ANÁLISE DA PARÁBOLA:

  1. Faz-nos pensar em Mateus 22.1-4, porém ali é um rei que faz a ceia, mas aqui “um certo homem”, pai de família.

 

  1. Notemos aqui:

(1) A ceia preparada.

(2) O primeiro convite.

      (3) As desculpas. Eram desculpas falsas, uma vez que ninguém compra sem ver, e o recém-casado devia levar sua esposa.

(4) O segundo convite (v.21)

(5) O terceiro (v.23)

      (6) E a casa cheia. Entendemos que representa Israel convidado em primeiro lugar, e depois os gentios.

 

  1. “Comer” (Lc 14.15): No reino seria o banquete messiânico (Lc 13.29) que, segundo o pensamento judaico, viria a inaugurar o Reino de Deus.
  2. As Desculpas: vemos que as desculpas se referiam a coisas muito lícitas: compras, casamentos, etc. A preocupação do leitor será com coisas boas ou a coisa melhor de tudo: “O reino de Deus e sua justiça”?
  3. Foi Deus quem deu a festa. Ele é representado pelo “certo homem” que fez a grande ceia.
  4. Ele proclama uma obra realizada. Ele preparou a festa. Ele nos reconciliou a si mesmo pela cruz de Cristo.
  5. O convite está baseado no fato de que tudo está preparado: “Vinde, que já tudo está preparado”.
  6. É somente a loucura do homens que os priva de gozar a salvação e a vida. Todos começaram a desculpar-se. A inimizade do coração natural contra Deus é um fato terrível.
  7. Contudo alguns tomam parte na festa:

(1) Os pobres – que não podem pagá-la.

(2) Os aleijados – que não podem trabalhar por ela.

(3) Os coxos – que não podem andar para ela.

(4) E os cegos – que não podem vê-la.

 

  1. Ensinos Práticos desta Parábola: O ensino da parábola é que:

(1) Deus honra os homens com Seu convite; é uma afronta desprezá-lo.

 (2) A hospitalidade divina é grande (Lc 14.16)

(3) A providência divina é abundante (Lc 14.16). O evangelho é de graça, tudo já está preparado.

(4) O convite divino é extensivo (Lc 14.16,21,23)

(5) A misericórdia divina é persistente (Lc 14.17,21,23)

(6) O propósito divino é certo (23)

      (7) A oportunidade oferecida é ilimitada (24) a vinda do reino depende de encher-se a casa (Lc 14.21-23; Rm 11.25).

      (8) A ira divina é terrível (21). Rejeitar o convite é uma decisão que perdura toda a eternidade.

       (9) Os homens procuram eximir-se da responsabilidade de comparecer à ceia, porque:

1) Preferem ver apenas terrenos, a entrar no reino (Jo 3.3,5).

 2) Preferem trabalhar, a receber de graça (Ef 2.8,9).

3) Preferem buscar um casamento no mundo, às bodas no céu.