O PROFETISMO NA BÍBLIA
INTRODUÇÃO
Os profetas do Antigo Testamento são reconhecidos ainda hoje por judeus e muçulmanos.
“E temos mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração (2 Pe 1.19).
O QUE É PROFETA
Definição Etimológica:
No Antigo Testamento: Nabi: “Aquele que testemunha ou testifica”.
No Novo Testamento: A palavra “profeta” vem do grego prophetes, de pros “antes” ou “por” e “phemi”, “falar”: O profeta, por tanto, é aquele que fala antes no sentido de proclamar ou aquele que fala por, isto é, em nome de Deus.
Definição Teológica.
Porta-voz de Deus cuja mensagem é ou admoestação ou predição. Em um sentido os primeiros profetas foram os patriarcas, desde Adão até Moisés (Gn 20.7).
O que fala por Deus ou em lugar de Deus. É o porta-voz da divindade, cuja missão é preservar o conhecimento e a vontade do único e verdadeiro Deus em momentos de crise.
O termo grego “Profetes”:
O oráculo era o templo: Estava ligado aos oráculos da antiga Grécia. Eram santuários onde se proferiam as respostas às pessoas que consultavam as divindades mitológicas da antiguidade.
O Oráculo era a resposta em si mesma: Muitas vezes enigmática e confusa.
Os oficiais do santuário eram chamados de “Profetes”. Platão falou sobre eles: “intérpretes de palavras e visões misteriosas; o nome mais certo, portanto não será o de adivinho, mas o de profeta das coisas reveladas pela adivinhação”.
Em Píndaro e em Homero: Eles são chamados de poetas.
Outros Títulos: Os profetas também são designados como:
Homens de Deus (Dt 33.).
Servo de Jeová (1 Rs 14.18; 2 Rs 9.7).
Mensageiro do Senhor ou Mensageiros de Deus (Ag 1.13; Ml 3.1; Mc 1.2).
Anjos (2 Cr 36.15,16; Hb 1.14).
Vidente (1 Sm 9.9)
Tipos De Profetas:
Os Profetas Da Oralidade. Pregavam uma mensagem, mas não deixaram nenhum escrito.
Os Profetas Literários: deixaram livros escritos.
Os Profetas Carismáticos: Realizaram grande sinais.
Profetas e sacerdotes:
Os sacerdotes eram os mestres religiosos do povo, regularmente designados. Constituíam uma classe hereditária e muitas vezes foram os homens mais ímpios da nação. Ainda assim era mestres religiosos. Ao invés de bradar contra os pecados do povo caíam com eles nas mesmas faltas e tornavam-se líderes na iniquidade. Os profetas não eram uma classe hereditária. Cada um recebia diretamente de Deus o seu chamado. Procederam de diferentes profissões. Jeremias e Ezequiel foram sacerdotes; e talvez também Zacarias. Isaías, Daniel e Sofonias pertenceram à realeza. Amós foi pastor. Quanto aos demais, não se sabe o que foram.
Meios Divinos Para Se Comunicar Através Dos Profetas:
Sonhos. Os sonhos eram os meios mais apropriados para aqueles com pouco discernimento espiritual.
Visão.
Teofania: É a manifestação de Deus de forma visível ou audível, ou ambas juntas.
Palavra (Jr 1.1)
A dramaturgia:
Exemplos nos ministério de Ezequiel:
Ele foi encarcerado dentro de sua casa, preso por cordas e ficou mudo (3.23 – 27).
Em sua pregação Ezequiel usou um tijolo e uma assadeira de ferro como ilustrações (4.1-3)
Ezequiel teve de se deitar sobre seu lado esquerdo por 390 dias, e sobre o seu lado direito por 40 dias (4.4-8).
Ezequiel teve de comer de maneira imunda (4.9-17)
Ezequiel teve de raspar a cabeça e a barba (5.1-4)
Ezequiel teve de fazer suas malas e abrir um buraco no muro de Jerusalém (12.1-14)
Ezequiel teve de comer pão com tremor e beber água com estremecimento (12.17-20)
Ezequiel brandiu uma espada afiada a bateu palmas (21.8-17)
Ezequiel retratou Israel no forno para fundição (22.17-22)
Ezequiel teve de cozinhar uma panela de carne (24.1-14)
Ezequiel não pôde lamentar a morte de sua esposa (24.15-24).
Ezequiel ficou mudo por um período de tempo (24.25-27).
Ezequiel colocou dois pedaços de madeira juntos, e eles se tornaram um (37. 15-28).
A INSPIRAÇÃO PROFÉTICA
A originalidade da profecia bíblica deriva-se do fenômeno da inspiração. Em contraste com as figuras sacras da antiguidade pagã, o profeta bíblico não é um mágico. Não força a Deus. Pelo contrário, ele é constrangido por Deus. É Deus quem o convida, conclama e impulsiona.
Pela inspiração, Deus fala ao nabi, que precisa transmitir exatamente o que recebe. A forma da inspiração é verbal. A Bíblia retrata o mecanismo da inspiração como o ato pelo qual Deus coloca palavras na boca dos escritores sacros (Dt 18.18; Jr 1.9; Gl 1.11,12; 1 Co 15.1-4; 1 Ts 2.13; 4.8).
A inspiração, porém não suprime a individualidade. É o milagre da theopneustia (2 Tm 3.16). Para comunicar os Seus pensamentos aos homens, Deus usa pessoas de cultura, caráter e posição social diferentes, a fim de que a Sua palavra seja acessível a todos os homens. A inspiração salvaguarda a individualidade (cf. Moisés em Êx 3-4; Jeremias em Jr 20.14-18 etc.).
PANORAMA GERAL SOBRE OS PROFETAS
Enoque: Aparece como o primeiro profeta, há uma profecia sua citada na epístola de Judas. Enoque começou a profetizar no período pré-mosaico (Jd 14)
Moisés: Moisés, que escreveu a Lei de Deus era considerado um profeta (nabi) sem igual (Dt 34.10-12).
Vozes proféticas também se erguiam nos dias de juízes (Jz 2.1-5; 3.9-11; 4.4; 6.8; 1 Sm 3.1).
As Escrituras consideram Abraão, Isaque e Jacó, como profetas (Gn 20.7; Sl 105.9-15).
O ministério dos profetas começou no deserto de Sinai quando Deus ordenou a Moisés que constituísse 70 anciãos para que o ajudasse na liderança do povo (Nm 11.29).
Há em Juízes menção de um profeta anônimo (Jz 6.8)
A Bíblia cita em Samuel sobre um “rancho de profetas”
Até o rei Saul “profetizou”!
Era costume se pagar pelas consultas pessoais aos profetas ou levar-lhe um presente (1 Sm 9.8,9; 2 Rs 5.15; 8.8).
Escola De Profetas – Um Protótipo Dos Seminários Teológicos Modernos:
Samuel presidia as “escolas de profetas” (1 Sm 19.20) Parece de 1 Samuel 19.20, que Samuel fundara uma escola, ou seminário, de profetas em Ramá. Samuel foi o fundador de uma ordem regular de profetas, mantendo escolas, primeiro em Ramá (1 Sm 19.20), depois houve tais escolas em outras cidades. O sacerdócio estava quase todo corrompido; e simultaneamente com a organização do reino, Samuel, ao que parece, iniciou essas escolas como uma espécie de freio moral para sacerdotes e reis.
Eliseu E Seu Seminário:
Eliseu teve tais escolas em Betel, Jericó, Gilgal e outros lugares (2 Rs 2.3,5; 4.38; 6.1).
O fato histórico que deu ocasião à obra dos profetas foi a apostasia das dez tribos no fim do reinado de Salomão (1 Rs 12).
Amós não veio de uma escola de profetas, pois o termo “filho” indica escola, procedência, “discípulo, aprendiz” (2 Rs 2.12; Pv 3.1; Am 7.14), ele não era “sócio do grêmio dos profetas”. Ele afirma que era camponês e não tinha frequentado a escola que preparava os jovens para instruir a nação, portanto sua autoridade veio de Deus e não de uma instituição.
Eliseu era mestre de uma corporação de profetas (2 Rs 6.1-3).
O frenesi dos profetas de Baal levaram-nos a saltar sobre o altar, clamavam as grandes vozes, e se retalhavam com facas e lancetas (1 Rs 18.26,28).
Samuel: Samuel veio como um segundo Moisés (Jr 15.1; Sl 99.6). Sua obra foi continuada por Gade e Natã (2 Sm 12 e 24; 1 Rs 1).
Depois da separação das dez tribos, Aías (1 Rs 11), Elias e Eliseu (1 Rs 18-19; 2 Rs ss) merecem destaque.
Depois de quatro séculos de silêncio profético, João Batista é o último profeta da antiga aliança e o precursor de Jesus (Mt 19.1; 3.7; Lc 3.16ss; Jo 1.23, 29).
Além de aludir a João Batista, o Novo Testamento também se refere a um ministério profético exercido tanto por homens quanto por mulheres. Depois do pentecostes, há menção de Ágabo (At 2.28; 21.10), de Judas e Silas (At 15.32) e das quatro filhas de Filipe (At 21.8-10). Podemos também citar Ana, filha de Fanuel (Lc 2.36).
Mulheres Profetisas:
Miriã (Êx 15.20).
Débora (Jz 4.4).
Hulda (2 Rs 22.14).
Ana (Lc 2.36).
As quatro filhas de Filipe (At 21.9).
OS FALSOS PROFETAS
A Adivinhação – A Anti-Profecia: A adivinhação é comum entre todos os povos em todos os tempos. A ideia é quase universal que certos deuses têm conhecimento, escondido aos homens, mas que sob certas condições, esses espíritos ficam prontos a revelar.
Definição: Arte de conhecer por meios sobrenaturais.
Tipos De Adivinhações:
Astromancia Ou Astrologia: arte de adivinhar por meio dos astros (Is 74.13)
Belomancia: Arte de adivinhar por meio de flechas (Ez 21.21)
Hepatoscopia: Arte de adivinhar por meio da inspeção do fígado (Ez 21.21)
Hidromacia: Arte de adivinhar por meio da água (Gn 44.5)
Necromancia: Arte de adivinhar por meio da evocação dos mortos (Dt 18.11).
Rabdomacia: Adivinhação por meio de varinha mágica (Os 4.12)
Sonhos. Refere-se em Is 65.4 ao costume de adivinhar, dormindo junto às sepulturas dos antepassados.
Sortilégio: Adivinhação por meio de lançar sortes (Ez 21.21; Mt 27.35).
Terafim: Uma imagem de escultura usada na adivinhação (2 Rs 23.24; Ez 21.21).
Filhos Oferecidos Em Holocausto: 2 Reis 3.27; Dt 18.10, refere-se a adivinhação por meio do sacrifício dos filhos em holocausto.
Como Identificar Os Falsos Profetas: Essas Perguntas Ajudam A Identificar Um Falso Profeta:
Ele profetizou alguma coisa que não se cumpriu? 100% de suas profecias se tornaram verdadeiras? (1 Sm 3.19)
Pratica a mediunidade? (Dt 18.11)
Faz uso de adivinhação? (Dt 18.11)
Ele se envolve com médiuns ou feiticeiros? (Dt 18.10)
Ele segue falsos ídolos ou deuses? (Êx 20.3,4; Dt 13.1-3)
Ele nega a deidade absoluta de Jesus Cristo (Cl 2.9)
Ele nega a humanidade de Jesus (1 Jo 4.1,2)
Ele defende a abstinência de certos alimentos, ou comidas, alegando razões espirituais? (1 Tm 4.3,4)
Ele proíbe o casamento ou o sexo entre pessoas legalmente casadas? Ou exige a anticoncepção?(Hb 1 Tm 4.3; Hb 13.4).
Ele promove a imoralidade ou sexo sagrado? (Jd 7)
Ele incentiva o legalismo que inclui a guarda do sábado como modo de salvação? (Cl 2.14-23).
OS LIVROS PROFÉTICOS DO ANTIGO TESTAMENTO
A Mensagem Profética No Antigo Testamento: As profecias dos profetas escritores no Antigo Testamento podem ser divididas em três grupos:
Profecias a respeito do destino interno de Israel. Estas declaram o juízo divino contra a falta de fé e a iniquidade do povo, mas prometem a restauração depois do período de provação do Exílio.
Os profetas procuraram salvar a nação de sua idolatria e impiedade.
Anunciaram que a nação seria levada em cativeiro.
Previram que um remanescente seria salvo.
Profecias messiânicas. Estas incluem o Redentor vindouro de Israel e do mundo. Chegam a uma clareza e exatidão notáveis no caso de Miquéias (5.1) e especialmente de Isaías. Este último nos oferece um admirável resumo da vida e obra salvífica de Cristo (52.13-53).
Do meio do remanescente sairia uma influência que se espalharia pela terra e traria a Deus todas as nações.
Essa influência seria um grande Homem, que um dia se levantaria na família de Davi. Os profetas chamaram-no de “Rebento”.
Profecias escatológicas. Estas se referem aos últimos dias, quando o reino de Deus será estabelecido na terra.
Classificação:
Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os livros proféticos: Isaías a Malaquias, pertencem aos dias da queda da nação hebraica.
ATUAÇÃO DOS PROFETAS EM ISRAEL |
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NO REINO DO NORTE O reino do Norte caiu, 732-722 a.C. Antes desse período e durante ele houve: Joel, Jonas, Amós, Oséias, Isaías, Miquéias |
NO REINO DO SUL O reino do Sul caiu, 605-587 a.C. Neste período houve: Jeremias, Ezequiel, Daniel, Obadias, Naum, Habacuque, Sofonias |
A restauração da nação ocorreu em 538 – 445 a.C. relacionados com ela houve os seguintes: Ageu, Zacarias e Malaquias |
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Classificados quanto à mensagem: embora encerrando mensagens maiores, foram dirigidos principalmente aos seguintes: A Israel: Amós, Oséias. A Nínive: Jonas, Naum A Babilônia: Daniel. Aos cativos na Babilônia: Ezequiel. A Edom: Obadias. A Judá: Isaías, Miquéias, Jeremias, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. |
O fato histórico que deu ocasião à obra dos profetas foi a apostasia das dez tribos no fim do reinado de Salomão (1 Rs 12). Como medida política, para conservar separados os dois reinos, o reino do Norte adotou como religião oficial o culto do Bezerro, um aspecto da religião do Egito. Logo depois adicionaram o culto de Baal, que também teve grande influência no reino do Sul. Nessa crise, quando o povo de Deus O estava abandonando e se entregando à idolatria das nações vizinhas, e quando o nome de Deus estava desaparecendo do espírito do povo e os planos divinos, que visavam à redenção final do mundo, reduziam-se a zero, nesse tempo surgiram os profetas.
Sinopse Dos Livros Proféticos:
Isaías: Deus tem um remanescente, para o qual existe um futuro glorioso.
Autor: Isaías.
Palavra-chave: Salvação.
Versículo-chave: 53.5
Assunto: O profeta messiânico – o Messias.
Jeremias: O pecado, a condenação e a futura glória de Jerusalém.
Autor: Jeremias.
Palavra-chave: Aviso.
Versículo-chave: 9.1
Assunto: O último esforço para salvar Jerusalém.
Lamentações:
Autor: Jeremias.
Palavra-chave: Tristeza.
Versículo-chave: 1.1
Assunto: A desolação de Jerusalém.
Ezequiel: A queda de Jerusalém, sua restauração e futuro glorioso.
Autor: Ezequiel.
Palavra-chave: Visões.
Versículo-chave: 1.3
Assunto: “saberão que Eu sou Deus”
Daniel: Os quatro reinos, e o reino universal e eterno de Deus.
Autor: Daniel
Palavra-chave: Revelação.
Versículo-chave: 6.10.
Assunto: O profeta na Babilônia.
Oséias: O Senhor repudiado por Israel, será um dia Deus de todas as nações.
Autor: Oséias.
Palavra-chave: adultério espiritual.
Versículo-chave: 4.6.
Assunto: A apostasia de Israel.
Joel: Visão da dispensação do evangelho, colheita das nações pelo Senhor.
Autor: Joel.
Palavra-chave: Julgamento.
Versículo-chave: 2.1.
Assunto: A predição da dispensação do Espírito.
Amós: A Casa de Davi, ora repudiada por Israel, ainda regerá o mundo.
Autor: Amós.
Palavra-chave: Castigo.
Versículo-chave: 6.1.
Assunto: O governo de Davi, final e universal.
Obadias: Edom perecerá de todo, por causa de sua inimizade ao povo do Senhor.
Autor: Obadias.
Palavra-chave: Edom.
Versículo-chave: 1.1.
Assunto: A destruição de Edom.
Jonas: Vislumbre do interesse do Deus de Israel nos inimigos de seu povo.
Autor: Jonas.
Palavra-chave: Destruição.
Versículo-chave: 3.2
Assunto: Um recado de misericórdia para Nínive.
Miquéias: O Príncipe vindouro de Belém, e seu reinado universal.
Autor: Miquéias.
Palavra-chave: Idolatria.
Versículo-chave: 4.1.
Assunto: Belém será o berço do Messias.
Naum: Juízo pendente sobre Nínive.
Autor: Naum
Palavra-chave: Fim.
Versículo-chave: 1.3
Assunto: A destruição de Nínive.
Habacuque: Certeza de triunfo final para o povo do Senhor.
Autor: Habacuque.
Palavra-chave: 1.13.
Versículo-chave: 1.13
Assunto: O justo viverá pela fé.
Sofonias: A vinda de nova revelação, chamada por um nome novo.
Autor: Sofonias.
Palavra-chave: Resto.
Versículo-chave: 2.3
Assunto: Juízo, arrependimento e restauração.
Ageu: O segundo templo, e o templo maior que há de vir.
Ageu.
Palavra-chave: Edificai.
Versículo-chave: 1.8
Assunto: A reconstrução do templo.
Zacarias: O rei vindouro, sua casa e seu reino ilustre.
Autor: Zacarias.
Palavra-chave: Novo Templo.
Versículo-chave: 13.1
Assunto: A reconstrução do templo.
Malaquias: Mensagem final à nação messiânica.
Autor: Malaquias.
Palavra-chave: roubo.
Versículo-chave: 3.10.
Assunto: A última mensagem a um povo desobediente.
OS PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO
O Profeta Como Ministério. Os nomes dos profetas cristãos primitivos são poucos (At 11.27-28; 15.30-32; 21.10), mas apesar disso esses profetas foram pessoas poderosas dentro da igreja, falando com autoridade a palavra do Senhor ressurreto:
A Natureza Do Ministério Profético:
Incluía uma dimensão, relacionada diretamente com uma obra especial do Espírito Santo sobre o profeta, mediante o qual o Espírito revelava ao profeta uma palavra do Cristo ressuscitado e exaltado (Jo 16.12-14; Ap 1.10; 4.1, 2a).
Quando o profeta falava assim, sua palavra passava a ser o mandamento do Senhor (1 Co 14.29,30, 37).
Essa parte do ministério do profeta era o resultado de uma revelação direta de um aspecto até então desconhecido do desígnio de Deus (Ef 3.5; Ap 10.7; 22.6).
Como a profecia do Antigo Testamento, essa nova mensagem profética era uma comunicação direta da Palavra de Deus (ou de Cristo) ao Seu povo mediante lábios humanos (Ap 2 a 3; 16.15; 22.7).
O Perfil Dos Profetas No Novo Testamento:
A presença deles e suas atividades eram muito divulgadas (At 21.10,11; 20.23)
Trabalhavam dentro do contexto da igreja (At 13.1-2), e talvez entra em atividade somente quando os crentes estavam em adoração (At 13.1,2).
Quanto à sua importância, ocupavam o segundo lugar, abaixo, apenas dos apóstolos (1 Co 12.28-31; Ef 4.11) e juntamente com eles eram considerados o alicerce sobre o qual a igreja foi edificada (Ef 2.20).
Pertenciam a grupos ou fraternidades e trabalhavam a partir daquilo que podia ser considerado grupo exclusivo de carismáticos (At 11.27; 13.1; Ap 19.10; 22.9; 1 Co 12.29).
Eram pessoas cujas mente estavam saturadas das Escrituras do Antigo Testamento. Seus pronunciamentos proféticos, portanto, eram influenciados pela Bíblia e expressados na linguagem dela (At 7; cf. Rm 11.27 com Is 27.9; 1 Co 15.51, 54-55, com Is 25.8; Os 13.14).
O ministério deles distinguia-se daquele do apóstolo, operador de milagres, etc. (1 Co 12.28-29), mas estava muito associado ao de mestre (At 13.1; Ap 2.20). O ministério deles também incluía a predição, a revelação, a identificação de pessoas específicas para tarefas cristãs específicas e até mesmo equipá-las com os dons espirituais necessários para realizarem essas tarefas (At 11.27,28; 13.1,2; 1 Tm 4.14).
Os profetas eram pessoas cujas palavras e ações eram especialmente inspirados pelo Espírito Santo (At 11.27,28; 21.11).
O Dom De Profecia. É uma palavra profética dada para edificação, encorajamento, consolo e benefício geral da comunidade cristã (1 Co 14.3-4).
A PROFECIA
O Que É Profecia. Revelação do conhecimento e da vontade de Deus.
A Importância Da Profecia:
Não havendo profecia o povo se corrompe (Pv 29.18).
Não devemos desprezar as profecias (1 Ts 5.20).
A Finalidade Da Profecia.
Manifestar os fatos concernentes a Deus e as suas relações com a humanidade.
Declarar os decretos de Deus em momentos de crise espiritual, visando a preservar as alianças e concertos estabelecidos entre o Eterno e o seu povo.
Ensino Paulino Sobre A Profecia:
Paulo coloca a profecia acima dos demais dons espirituais (1 Co 14.1).
As mulheres cristãs podem exercer o dom profético (1 Co 11.5).
Através do dom de variedade de línguas falamos com Deus – através da profecia, falamos com os homens (v.2,3).
O dom de línguas traz edificação individual – a profecia, traz edificação coletiva (v.3,4).
Falar em línguas é bom – profetizar é melhor (v.5).
A profecia é dom para toda a igreja (v.24) “todos profetizarem”.
A profecia tem um aspecto evangelístico (v.24,25).
Deve haver limitação quanto ao número de profetas falando num culto (v.29).
A profecia como dom carismático está sujeita a julgamento (v.29).
Deve haver ordem e decência no exercício da profecia (v.31).
A profecia tem valor educativo (v.31).
É possível ter controle pessoal sobre o exercício da profecia (v.32).
Devemos procurar com zelo profetizar (v.39).
APOCALIPSE O LIVRO PROFÉTICO DO NOVO TESTAMENTO
Autor: O apóstolo João (1.1).
O local: João recebeu esta profecia, quando estava desterrado na rochosa ilha de Patmos.
As Escolas De Interpretação Do Apocalipse:
A Preterista: Todas as suas profecias já se cumpriram, uma grande parte nos tempos das perseguições do império romano. Deste ponto de vista as profecias deste livro não são mais profecias.
A Histórica: As profecias do livro serão todas cumpridas no passar dos tempos, desde os dias de João até a consumação dos séculos. Mas os expositores não podem concordar nas suas interpretações históricas.
A Simbólica ou Espiritual: As visões são consideradas como figuras de certas verdades.
A Futurista: A maior parte da série de profecias pertence aos últimos dias.
O Versículo-Chave: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém” (1.7).
A Divisão Do Livro: Vê-se, no cap. 1.19 que o próprio Espírito Santo divide o Apocalipse em três partes:
As coisas que vistes: As que João presenciou antes de escrever o primeiro capítulo.
As que são: As coisas nas sete igrejas no tempo em que João escrevia o livro, caps. 2 e 3.
As que hão de acontecer depois destas: Os eventos ainda futuros, para o tempo em que João a relatou (caps. 4 a 22).
A Mensagem Do Apocalipse: O Apocalipse é a mensagem de deus aos Seus filhos nas trevas mais densas de todos os séculos, quando parecia certo o fracasso completo e irremediável da Igreja de Cristo.
A Natureza Profética Do Apocalipse: O último livro do Novo Testamento; o livro que encerra o cânon das Sagradas Escrituras (Ap 22.18). A sua natureza profética é registrada em suas próprias páginas (22.18). O Apocalipse é a grande consumação das profecias do Antigo Testamento, o grande final da história divina, o maravilhoso peã do pleno triunfo de Cristo.
Jesus – O Espírito De Profecia: Todos os profetas testificaram de Jesus (Lc 242.27, 44).
Wilson De Jesus Alves