O SACERDÓCIO
O propósito do sacerdócio era servir a Deus “a fim de que me sirvam no ofício sacerdotal” (Êx 29.1). Para o serviço ser aceitável, era preciso haver sacrifício, e o sangue ser aplicado na orelha, no dedo polegar e no pé –Santificação no ouvir,no trabalhar e no andar – santificação da cabeça aos pés! – A obra expiatória de Cristo aplicada a todas as nossas atividades. Além da expiação, tinha de haver purificação (Jo 13.10; Tg 3.5).
Os servos de Deus deviam ser revestidos dignamente. O aspecto exterior, é evidente, havia de ser o que Deus pudesse aprovar.
Os sacerdotes eram nutridos com a carne dos sacrifícios (Êx 29.28;Jo 6.54-56)
Expiação: A palavra hebraica “Kaphar” geralmente traduzida por expiação significa “cobrir”. Segundo o ensino bíblico, o sacrifício prescrito pela Lei “cobria” o pecado do ofertante e conseguia o perdão divino.Deus cobriu ou “deixou de lado” (Rm 3.25) o pecado, na perspectiva do sacrifício de Cristo, porque “não era possível que o sangue de touros e de bodes tirasse pecados” (Hb 10.4). Apalavra não se encontra no N.T.
1. Definição – O que é um sacerdote?
• Em Hebreus 5.1-3 temos uma definição do ofício sacerdotal: Um sacerdote é “constituído a favor dos homens nas coisas pertencentes a Deus”, isto é, ele entra na presença de Deus a favor dos homens.
2. Pré-Requisitos para o sacerdócio: “Para que o homem de Deus seja perfeito...” (2 Tm 3.17). Para servir no Evangelho com pureza espiritual, como os sacerdotes da antiga aliança, o pastor não pode apresentar nenhuma deformidade como descrita em levítico 21.18-20. Estas imperfeições são caracterizadas espiritualmente:
(1) Cego. A cegueira diz respeito à falta de visão, e os que não podem ver aquilo que é divino, não podem servir à obra (Ap 3.18)
(2) Coxo. São os que não possuem andar firme e que por isso mesmo não oferecem nenhuma firmeza, não podendo confiar em tais pessoas (Hb 12.12)
(3) Nariz chato. Defeito dos mais visíveis, e certamente se refere aos que entram em questões alheias (1 Pe 4.15)
(4) Membros demasiadamente compridos. Dando-se sentido espiritual aos que possuem essa deformidade física, refere-se aos que crescem inconvenientemente fora da graça e adquirem todas as deformidades (Tt 1.11; 2 Tm 4.14)
(5) Pé quebrado. Assim como aquele que tem o pé quebrado e está impossibilitado de andar, espiritualmente refere-se aos que não Adam dignamente na presença de Deus (Ef 4.1)
(6) Mão quebrada. Significa a inatividade de servir, de trabalhar. Espiritualmente, é desolador ter as mãos quebradas para o serviço do Senhor e, em especial, no servir a Deus com o dízimo (Ml 3.10)
(7) Corcunda. Os que sofrem desse defeito não têm condições de olhar para cima, mas somente para baixo, e no sentido espiritual são os que não buscam as coisas que são de cima (Cl 3.1) Mas somente o que é desta vida (1 Tm 6.9,10; Lc 12.17-21) O ministério está cheio de corcundas!
(8) Anão. São os que não crescem, e no campo espiritual simbolizam os que não crescem convenientemente no conhecimento de Cristo (2 Pe 3.18; Hb 5.13,14)
(9) Belida no olho. A belida no olho é uma névoa ou mancha esbranquiçada na córnea do olho, e que pouco a pouco vai enfraquecendo a visão. Os que têm visão curta somente vêem as coisas que estão perto. Assim é com os que só enxergam o que está ao seu redor, isto é, têm visão curta da obra de Deus, e o pastorado de sua igreja é um fracasso (2 Pe 1.4-9; Ap 3.18)
(10) Sarna. A sarna é uma afecção cutânea contagiosa, parasitária e que fala naturalmente dos que contaminam os outros (Tt 1.10,15; Jd 17,19; Is 59.3)
(11) Impigens. As impigens são um mal estático, imóvel, e representam as impurezas de mente e de coração (Tt 1.15; Lc 11.39-41; Sl 24.3,4; Ef 5.3,5)
(12) Quebradura. Fala dos defeitos ocultos na vida da criatura, são roturas e quebraduras internas. Em tais pessoas não se pode confiar, visto que são prejudicadas da graça (Fp 3.17-19; Rm 16.17,18)
3. A Separação dos Sacerdotes.
(1) A Igreja deve ser como um sacerdócio, a fim de oferecer sacrifícios espirituais a Deus (1Pe 2.5)
(2) Os sacerdotes precisavam ser parentes do sumo-sacerdote e vestirem-se formosamente (Hb 2.11). Eles haviam de ser revestidos exteriormente com “vestiduras, para glória e formosura”. O crente renascido que é bem “revestido de Cristo” pode melhor oferecer sacrifícios de louvor (Hb 13.15). O crente tem de pertencer à família de Cristo pelo novo nascimento, e de estar vestido com vestes de justiça e de glória, Jesus deixou isso bem claro na parábola das bodas (Mt 22.12). O Novo nascimento é a veste nupcial do crente (Jo 3.5-7). A mesma lição aprendemos da parábola do filho pródigo, onde o pai provê primeiramente o melhor vestido para aquele que se arrependerá e voltara ao lar paterno.
(3) Os sacerdotes eram constituídos em favor dos homens nas coisas pertencentes a Deus. Os crentes, como sacerdotes, também entram na presença de Deus em favor dos homens. O sacerdócio universal dos crentes foi uma das doutrinas basilares da Reforma Protestante.
4. A Consagração dos sacerdotes.
(1) Preparativos para a Consagração.
1- Cristo não é sacerdote para o mundo, mas para a Igreja (Jo 17.9,20)
2- Os sacerdotes não se consagravam a si mesmos. Eles são consagrados por outrem (Rm 12.1)
3- Os sacerdotes tinham de ser lavados com água
• A água simboliza purificação. (Is 52.11; Jo 13.10; 2 Co 7.1)
• A água simboliza batismo (Mt 3.14,15)
4- A Consagração de Aarão:
• Aarão foi primeiramente lavado e depois ungido (Êx 29.7) – Jesus, seguindo a ordem da consagração dos sacerdotes, foi primeiro batizado na águas, e depois ungido com o Espírito Santo (Mt 3.16; Sl 133.1,2)
• A unção do sumo sacerdote indicava que ele havia de estar cheio do Espírito Santo para edificação e alegria do povo
(2) O Bezerro da Consagração (Êx 29.10)
1- Jesus identificou-se conosco. O bezerro aponta para a pessoa de Jesus como o servo sofredor, cheio de mansidão. O fato de Aarão e seus filhos porem as mãos sobre a vítima indica a sua identificação com ela.
2- Jesus sacrificou-se por nós (Êx 29.11-13).
3- Jesus comprou-nos com o seu sangue. O bezerro degolado, cujo sangue derramava-se à base do altar, aponta para Jesus (Is 53.12; Lv 17.11)
4- Jesus deixou-se consumir por amor a nós. As entranhas do animal eram queimadas sobre o altar, dentro do arraial. Jesus deixou-se gastar em favor do seu povo de Israel.
5- Jesus morreu por todos os homens. O restante do bezerro, como a carne, apele, o esterco, etc, tudo deveria ser queimado fora do arraial, por ser oferta pelo pecado (Êx 29.14; Hb 13.11,15, 16)
(3) Os carneiros da Consagração.
1- O primeiro Carneiro: Depois de imporem as mãos sobre o primeiro carneiro, que é um tipo de Cristo como ofertante, degolam-no, partem-no em pedaços, lavam-lhes as entranhas e pernas e em seguida queimaram-no totalmente (Êx 29.15-18). As entranhas e as pernas lavadas com água, falam da plena santidade de Cristo, tanto íntima como exteriormente (Hb 13.20,21)
2- O Segundo Carneiro: Tipo de Cristo como oferta – o qual, mediante imposição de mãos, era degolado, e com o seu sangue ungia-se a orelha direita e o dedo polegar da mão e do pé direito de Aarão e de seus filhos (Êx 29.19-2)
• Unção da orelha. Indica que os ouvidos dos sacerdotes estavam ungidos e prontos para ouvir a Palavra de Deus.
• Unção do polegar da mão. Indica a prática do bem.
• Unção do polegar do pé. Indica preparação para andar pelo caminho reto.
• Unção do lado direito. Os identifica como os escolhidos de Cristo (Mt 25.33,34)
• Unção da orelha à ponta dos dedos dos pés: Indica as extremidades do corpo, nos ensina que devemos entregar toda a nossa vida a serviço de Deus (Sl 103.1,2)
5. O Alimento dos Sacerdotes.
(1) Graça, afetos e poder (Êx 29.22).
• O crente, como sacerdote, alimenta-se da graça de Deus representada pelas gorduras,
• Dos afetos de Cristo simbolizados pelas entranhas do animal, e,
• Vence pela força dos ombros de Cristo.
(2) Pão vivo, descido do céu (Êx 29.23-25) Esses alimentos sem levedura, que eram inteiramente consumidos sobre o holocausto, indicam o Senhor Jesus como o Pão Vivo e Santo.