A CONSAGRAÇÃO DO TABERNÁCULO (Êx 35-40)
1. A Construção do Tabernáculo (Êx35-39). Estes capítulos descrevem a construção do Tabernáculo, referindo-se: as cortinas, as tábuas, arca mesa, castiçal, altares, etc. Notemos:
(1) A Contribuição dos materiais (Êx 35.4-9).
O que a Bíblia ensina sobre a Contribuição Cristã?
1- A Contribuição Cristã deve ser voluntária (2 Co 8.3)
2- A Contribuição Cristã deve ser uma entrega pessoal (2 Co 8.5).
3- A Contribuição Cristã deve ser uma prática e um desejo (2 Co 8.10).
4- A Contribuição Cristã deve ser de acordo com as nossas posses (2 Co 8.12).
5- A Contribuição Cristã deve ser de boa vontade (2 Co 8.12).
6- A Contribuição Cristã deve ser transparente (2 Co 8.20,21).
7- A Contribuição Cristã deve ser com prontidão (2 Co 9.5).
8- A Contribuição Cristã deve estar à altura do que desejamos colher (2 Co 9.6).
9- A Contribuição Cristã deve ser conforme o propósito no coração.
10- A Contribuição Cristã deve fazer parte de uma vida equilibrada (2 Co 8.7)
11- A Contribuição Cristã deve ser sistemática (1 Co 16.2).
12- A Contribuição Cristã deve ser com alegria.
13- A Contribuição Cristã deve ser destinada principalmente a socorrer os irmãos na fé (Gl 6.10).
14- A Contribuição Cristã é uma obrigação moral e sua falta mostra ausência do amor de Deus (1 Jo 3.17).
15- A Contribuição Cristã tem como finalidade o afastamento dos crentes da miséria (2 Co 8.14).
16- A Contribuição Cristã deve motivar um espírito de gratidão (2 Co 8)
(2) O Trabalho (35.10), não somente dos dois artífices principais, mas de todo homem hábil, cooperando as mulheres também (35.25).
(3) E nós ainda podemos contribuir e trabalhar para a construção do templo espiritual do Senhor.
2. A Ordem Divina: Deus manda levantar o Tabernáculo, e Ele escolhe o dia da inauguração exatamente depois de ter completado um ano desde a saída do Egito (17). Tudo está posto no seu devido lugar, e o véu dividindo o Santo do Santíssimo.
3. As Partes e o Todo Harmonioso: É evidente que o conjunto harmonioso de todo o Tabernáculo dependia de cada tábua, cada cortina estar no seu lugar. E é assim com a Casa de Deus hoje? Um só crente que não esteja no seu lugar junto com os outros, faz falta, e a casa está defeituosa.
4. O Piso do Tabernáculo: O Teto era de cortinas, as paredes de madeiras revestidas de ouro, e o piso? O piso era de areia. O significado é que o povo de Deus está numa viagem pelo deserto, o qual nada tem a oferecer à nova vida do cristão. A caravana prossegue. Há dificuldades, tristezas e desapontamentos, enfermidades e morte à nossa volta. Mas não estamos sós, “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.18-20)
5. A Cobertura. As figuras que temos aqui são expressivas. A cobertura “de linho fino torcido, de púrpura violácea, vermelho e carmesim”, com figuras de querubins, apontam para a perfeita harmonia da pessoa de Jesus.
(1) As cortinas estavam dispostas em dois grupos de cinco peças cada. A união desses dois grupos era feita de colchetes de ouro aplicados a cada um dos 50 pares de presilhas. Em Jesus acentua-se o equilíbrio, tanto nos seus ensinos como nas suas obras. Ele realizou milagres de formas tão diferentes e variadas, de modo a não estabelecer um padrão fixos ou uma receita mágica a ser seguida por nós. Cada vez que ele operava um milagre, usava uma forma distinta. A graça de Deus é multiforme.
(2) As cortinas simbolizam a nossa fidelidade. O número 11, que vem a ser o número do colégio apostólico menos o traidor Judas Iscariotes, é o que indica fidelidade. As onze cortinas requerem a nossa fidelidade
(3) As cortinas simbolizam a nossa união. É impossível ser cristão verdadeiro e alimentar desunião, inimizade, ou viver isoladamente.
(4) As cortinas indicam a graça de Deus sobre os homens. A junção desses dois grupos de cortinas, um de cinco e outro de seis, revela o efeito da graça divina no homem, simbolizado pelo número seis. (1 Co 15.10)
(5) As cortinas falam-nos de renúncia: A pessoa que entrassem no Tabernáculo e olhasse para cima não veria a cortina de pêlos de cabra, mas a de linho fino torcido, que indica a Cristo. A cortina de pêlos de cabra não podia ser vista. Estava lá fora. Assim aqueles que contemplam o cristianismo do lado de fora, nenhum atrativo podem notar. As belezas de Cristo estão ocultas, somente podem contemplá-las, aqueles que entram no santuário de Deus.
6. Separação: Afinal “erigiu o átrio ao redor do tabernáculo e do altar, e pendurou o anteparo da porta do átrio” (33). O átrio separava a Casa de Deus do arraial de Israel, como a Igreja de Deus hoje deve estar separada do mundo em redor.
7. O que a Bíblia ensina sobre a Posição da Igreja Perante o mundo?
(1) A Igreja está no mundo – Mas o mundo não pode estar na Igreja (Jo 17.11)
(2) A Igreja não pertence ao mundo (Jo 17.16). Ela pertence a Jesus (Mt 16.18)
(3) A Igreja não deve ser associar-se com o mundo (1 Jo 2.15)
(4) O envolvimento da Igreja com o mundo, chama-se adultério espiritual (Tg 4.4)
(5) O mundo deve estar crucificado para com a Igreja, tanto quanto a Igreja deve estar crucificada para com o mundo (Gl 6.14)
(6) A Igreja deve exercer uma influência sobre o mundo – que tipo de influência?
1- Como o sal da terra.
• O sal apenas é usado sobre o que está morto. O mundo está espiritualmente morto.
• O sal é usado para preservar. A Igreja é a agência espiritual de Deus que preserva os valores morais da Bíblia. Os valores morais da Bíblia são:
• O sal é usado para temperar. Sem a presença da igreja o mundo já teria a muito perdido o sentido da existência.
• O sal é elemento essencial. Quando não há sal todos notam. A presença da Igreja neste mundo deve fazer a diferença!
• O sal deve agir na medida certa. Pouco sal, a comida fica sem sabor. Sal em excesso, a comida fica indigesta. Tenha equilíbrio!
• O sal age melhor quando invisível. Se o sal ficar visível sobre o alimento, este ficará salgado. O sal realça o sabor, mas ele mesmo não deve ser visto. Quem tem que aparecer não é o pastor, nem o pregador, nem o conferencista, nem o músico, nem o cantor, etc... Jesus é que deve ser notado, glorificado e adorado!!!
• O sal deve provocar sede! É muito bom quando as pessoas querem nos ouvir novamente, é sinal que provocamos nelas – a sede de Deus. É mal quando sinal, quando as pessoas enjoam do pregador. Há pregadores que cansam a igreja, cansam os ouvintes, e cansam até a Deus (Is 1.14). O mesmo se pode dizer de alguns cultos. São uma canseira e sofrimento até para Deus!!! Leia Isaías 1.10-17
• O sal deve se misturar no alimento, sem perder as suas propriedades. Caso ele as perca, não servirá para mais nada. A igreja deve agir na sociedade – MAS NÃO PODE PERDER A SUA IDENTIDADE.!!!!
2- Como a Luz do mundo.
• A luz se projeta sobre todas as coisas, mas não se contamina por nenhuma delas. Assim deve ser a igreja se misturando no mundo, mas preservando a sua natureza santa. Não podemos viver isolados, como os fariseus – precisamos interagir com as pessoas. Mas não esqueçamos as nossas raízes. Daniel e seus amigos, mudaram de país, mudaram de nomes, mas não mudaram a sua fidelidade a Deus, no meio daquela geração idólatra.
• A Igreja deve iluminar – o mundo está em trevas.
• A Igreja deve trazer a proteção.
• A Igreja deve aquecer. A luz transmite calor. A temperatura da igreja deve ser quente. Deus não aceita o crente morno – o que se caracteriza por uma vida dividida entre Deus e o mundo. Entre a santidade e o pecado. Entre a verdade e a mentira. Saia de cima do muro e assuma a sua posição de cristão autêntico.
8. Sem repouso: O trabalho do Tabernáculo era constante, milhares de sacrifícios se realizam todos os dias, os sacerdotes não tinham tempo para descansar, por isso no santuário não existia cadeiras (1 Rs 8.63;Hb 10.11). Porém,visto que Jesus ofereceu um sacrifício Eficaz, Eterno, Singular – agora Ele está assentado á destra de Deus (Hb 9.26; 10.12)
(1) Antes, um sacerdote terreno – Agora, o Sacerdote celestial.
(2) Antes, um sacrifício animal – Agora, o Cordeiro de Deus.
(3) Antes, muitos sacrifícios – Agora, somente Um.
(4) Antes, muitas ofertas repetidas – Agora, uma só oferta.
(5) Antes, de pé – Agora, sentado.
(6) Antes, nunca se concluía- Agora, está consumado para sempre.
(7) Antes, não se removia pecados – Agora, remissão completa.
(8) Antes, o perdão era temporário – Agora, o perdão é total, de uma vez por todas.
O Senhor Jesus está sentado, Ele descansa (Hb 1.3) Ele entrou em Seu repouso (Hb 4.10). Na cruz, depois das três horas de sofrimento amargo, Ele exclamou: ESTÁ CONSUMADO!
9. A Glória do Senhor: Encheu o Tabernáculo, e sem isso toda a riqueza de ouro, púrpura e linho fino de nada valia. O Tabernáculo, havendo sido construído de acordo com o modelo divino, foi enchido da divina glória, mas somente depois de ter sido espargido com sangue precioso (Nm19.4), e ungido de azeite santo (Lv 3.10).
10. Na Dispensação da Graça: Somente na Pessoa de um Salvador crucificado e ungido, pode Deus habitar entre os homens. “O que a glória divina era para o Tabernáculo e o Templo, é o Espírito Santo para o “santo templo” que é a Igreja, como também para esse “templo” que é o corpo do crente (1 Co 6.19)
11. A Glória de Deus. Houve manifestação da glória de Deus, quando Moisés levantou o Tabernáculo. Davi planejou a edificação do Templo e reuniu os materiais necessários. Mas foi Salomão, seu sucessor, que o erigiu ( 1 Cr 29.1,2) E Deus manifestou a sua glória.Assim também, Jesus planejou a Igreja durante seu ministério terreno (Mt 16.18). Preparou os materiais humanos, porém deixou ao seu sucessor e representante, o Espírito Santo, o trabalho de erigi-la. Foi no dia de Pentecoste que esse templo espiritual foi construído e cheio da glória do Senhor (Êx40.34,35; 1 Rs 8.10,11; Ef 2.20)