OS OBJETOS DO TABERNÁCULO
1. A Descrição das Peças:
(1) As argolas e os varais: Que aparecem em todas as peças do tabernáculo, indicam o caráter ambulante desse santuário.
(2) O Altar de Bronze. Também conhecido como “altar do Holocausto”, e “altar de transferência”, era a maior peça do Tabernáculo e apontava para a cruz de Cristo. O Altar era suficientemente grande para sobre ele serem imolados os animais do sacrifício. Media 2,50 x 2,50m x 1,50m, era feito de madeira de cetim revestida de bronze. Era oco e côncavo por dentro, para permitir a ventilação, e possuía uma grelha, quatro argolas para os varais de transporte, uma ponta (ou chifre) em cada canto, e diversas outras peças, como caldeiras para recolher as cinzas, tenazes, garfos, braseiros e varais. Esses chifres foram aspergidos com sangue (Lv 4.30; 8.15). Assim como Moisés derramou o sangue da vítima à base do altar (Lv 4.30), Jesus derramou a sua alma no Calvário (Is 53.12).
(3) Chifres: Símbolo do poder. Desenvolveu-se entre os israelitas, o costume de recorrer a esses chifres do altar, a fim de escapar à vingança humana, considerando a pessoa protegida pelo poder divino (Êx 27.2)
(4) Um altar Substituto? A Bíblia registra que o rei Acaz viu um altar em Damasco, fez uma planta e um modelo do mesmo e o mandou ao sacerdote Urias, o qual edificou o altar segundo tudo que o rei lhe havia ordenado, o rei sacrificou nele, removeu o altar do Senhor da sua posição original e o colocou ao lado do seu (1 Rs 16.10-15). Quantos estão substituindo a mensagem da cruz, por um outro “evangelho”? Estão agindo segundo doutrinas de homens e não de Deus. Quantos estão colocando as suas doutrinas, tradições e revelações em pé de igualdade com a Bíblia? Quantos estão tentando remover a doutrina Bíblica da sua posição original e a colocando de lado?
(5) A Bacia de Bronze. Simbolizando a Palavra de Deus, esta peça continha água na qual os sacerdotes teriam de lavar cada vez que ministrassem no altar de bronze (Hb 4.12,13).Tipo de Cristo purificador de toda a contaminação (Jo 13.2-10; Ef 5.25-27). É significante que o sacerdote não podia entrar no santuário depois de servir ao altar de bronze, até ter lavado as mãos e os pés. Para prosseguir na sua caminhada cristã, o crente precisa lavar-se no lavatório (Êx 38.8). – O Valor da Santificação:
a. Lavar-se é renunciar: Com aquele gesto de doar os seus objetos de toalete, as mulheres estavam renunciando o mundo e a vaidade mundana (1 Jo 2.15-17). Aquelas mulheres sacrificavam a sua beleza artificial, exterior em busca da beleza interior.
b. Maior limpeza, mais fruto: Jesus disse que a vara que dá fruto precisa de limpeza, para dar mais fruto (Sl 119.9).
c. A Importância de Bronze; É impossível prosseguir a caminho do Santo dos Santos sem passar pela água, sem passar pela pia de bronze (Êx 30.17-21; Hb 12.14)
d. A Santificação é aqui na terra: O fato de a bacia
(6) A Mesa dos Pães da Proposição. Ou Mesa da presença, tinha um metro de comprimento por 50 centímetros de largura e 75 de altura. Sobre ela ficavam os 12 pães da presença, representando Todo o povo de Deus. Esses pães eram comidos pelos sacerdotes a cada sábado, e no mesmo dia substituídos. Este pão consagrado era para ser comido somente pelos sacerdotes, mas em certa ocasião Davi e seus companheiros o comeram (1 Sm 21.6; Mt 12.4), o que nos ensina que, em momentos de necessidade maior, o ritual pode ficar suspenso para que”o ungido de Deus” seja alimentado.Esses pães indicam a pessoa de Jesus como o Pão da Vida, o alimento espiritual do povo de Deus.
(7) O Candelabro. Assim como nas moradias humanas há comida e luz artificial, Deus consentiu em haver as mesmas coisas na casa Dele. Porém visto que Deus não precisa comer o pão, isso era dado aos sacerdotes para seu sustento (Lv 24.9); e a luz do candeeiro, que pode falar de testemunho, faz-nos pensar que a luz que brilha no povo de Deus para a iluminação do mundo (Mt 5.14) brilha, ao mesmo tempo, perante Deus no seu santuário (Rm1. 9; 2 Co 2.15). O candelabro de ouro localizava-se no lado esquerdo de quem entrasse no Lugar Santo. Foi feito de ouro batido, e pesava cerca de 34 quilos. Ele indica a iluminação e a direção do Espírito Santo. Neste castiçal não se faz menção de outra coisa que não seja de ouro (Êx 25.36). As sete lâmpadas, as quais se acenderiam para alumiar diante dele, exprimem a perfeição da luz e energia do Espírito, baseadas e ligadas com a eficácia perfeita da obra de Cristo. Para o templo que construiu, Salomão colocou dez candelabros (1 Rs 7.49). No templo de Herodes, nos dias de Jesus, havia um só candelabro, segundo informa Josefo.
Em Roma foi construído o Arco do Triunfo, pelo imperador Tito em comemoração da captura de Jerusalém, uma escultura do sagrado castiçal dos judeus, tirado então, por suposto, do templo de Herodes, mas provavelmente, conservando o mesmo aspecto do castiçal primitivo do Tabernáculo.
(8) O Altar de Ouro. Tipo de Cristo nosso intercessor (Jo 17.1-26; Hb 7.25) por quem nossas orações e louvores sobrem a Deus (Hb 13.15; Ap 8.3,4). Tipo também dos sacrifícios de culto e louvor dosa crentes-sacerdotes (Hb 13.15) Representando as nossas orações e a nossa adoração, o altar do incenso era uma peça de amadeira toda coberta de ouro. Embora o altar do incenso pertencesse ao santo dos Santos (Hb 9.5), ele foi posto diante do terceiro véu, no Lugar Santo, talvez tendo em vista a necessidade de os sacerdotes oferecerem nele, diariamente o incenso sagrado.
(9) O Incenso – um tipo da oração (Êx 30.34-37; Ap 5.8):
1- Incenso- Singular.
• Era Único.
• Era Sagrado.
• Era Inimitável.
2- Os elementos da Composição do Incenso:
• Resina. Ou estoraque, era extraída sem incisão, espontaneamente, de um arbusto do mesmo nome. O nosso louvor e adoração devem ser espontâneos (Ez 44.16-18)
• Onicha ou âmbar: Ou ainda craveiro. Extraído de um molusco marinho, ele nos ensina que a nossa oração ou louvor deve partir das profundezas da alma. (1 Sm 1.9-18) “Das profundezas clamo a ti, Senhor” (Sl 130.1)
• Gálbano. Um arbusto do deserto. Suas folhas deviam ser quebradas para extração do perfume. A adoração deve brotar de um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17) Stanley Jones registra a experiência de um escritor muito apreciado que orou pedindo o fim de seus muitos sofrimentos. Um amigo, ao ouvir as palavras da oração, pôs a mão sobre o ombro do escritor e disse-lhe: “Se esta oração for atendida, será o fim do seu estilo”. Paulo e Silas, como cordas distendidas pela cravelha do sofrimento, oravam e cantavam hinos no cárcere de Filipos. Tão alto subiram os seus louvores, que Deus enviou uma nota baixa – um terremoto – nascendo daí talvez a primeira igreja da Europa, uma igreja forte e cooperadora no Evangelho de Cristo.
3- Incenso estranho: Incenso não feito segundo a ordem divina (Êx 30.9,34-38). E não oferecido por sacerdotes consagrados (Nm 16.40). É semelhante a oração que não é feita em Nome de Jesus (Jo 14.13) e repetida sem arrependimento e sem fé, sem o amor de Cristo e a esperançada salvação.
(10) A Arca.
1- O que era a Arca. Era uma peça de madeira de acácia toda revestida de ouro por dentro e por fora. Ela representava a base do trono de Deus, pois sobre ela ficava o propiciatório com os querubins da glória. Medidas: 125 centímetros de comprimento por 75 de largura e 75 de altura. Ela pertencia ao Santo dos Santos (Êx 26.33)
2- Nomes da Arca.
• Arca do testemunho (Êxodo 25.22)
• Arca do concerto (Nm 10.33)
• Arca do concerto do Senhor (Js 3.11)
• Arca do Senhor (Jo 3.13)
• Arca do concerto de Deus (Jz 20.27)
• Arca do concerto do Senhor dos Exércitos (1 Sm 4.4)
• Arca do Senhor Deus de Israel (1 Sm 5.7)
• Arca do Senhor Deus (1 Rs 2.26)
• Arca de nosso Deus (1Cr 13.3)
• Arca de Deus, o Senhor (1 Cr 13.6)
• Arca da tua força (2 Cr 6.41; Sl 132.8)
• A santa arca (2Cr 35.3)
3- A Posição da Arca. A Arca pertencia ao Santo dos Santos (Êx 26.33). Em Isaías 53.2 temos a humanidade de Jesus representada na acácia, madeira do deserto
4- O Conteúdo da Arca.
• As tábuas da Lei (Êx 25.16) Elas representavam a vontade de Deus para com o povo de Israel, elas apontavam para Jesus, que tinha feito a vontade de Deus (Sl 40.8) e também para o crente (Jr 31.33)
• A vara de Arão (Nm 17.5-9). Fala da ressurreição de Cristo, e também de um ministério aprovado que dá flores e frutos.
• O maná (Êx 16.32-34). Indica a provisão de Deus para o seu povo. Aponta para a pessoa de Jesus (Jo 6.58)
5- Fatos Importantes sobre a Arca
• Ela foi a frente deles até o meio do rio Jordão, fazendo com que as águas se detessem.
• Era o ponto de reunião de Israel em todas as guerras de conquista de Canaã.
• Era a garantia infalível do poder divino para onde quer que fosse.
• A arca não deveria viajar para sempre. (Sl 132.8)
• Ela esteve em repouso nos dias de Salomão (1 Rs 8.6-8). Havia chegado finalmente, para a arca, os tempos em que a areia do deserto deveria ser substituída pelo piso dourado do Templo (I Rs 6.30; 4.24,25)
6- Os Significados.
1) Ela apontava para o testemunho de Deus. E por isso indicava a pessoa de Jesus (Jo 5.36,37)
2) Ela tipificava a presença de Deus com o seu povo (Êx 25.22; Mt 1.23).
3) Ela pertencia ao Lugar Santíssimo, que por sua vez representa o céu (Hb 8.2; 9.24)
4) Ela foi a primeira coisa mencionada por Deus quando ordenou a Moisés a construção do Tabernáculo (Êx 25.10; Cl 1.19,2; Hb 9.8)
(11) O Propiciatório. Esta peça, feita de ouro representa o trono de Deus (Is 6.1). Era um trono de misericórdia, pois a palavra propiciatório significa “onde Deus nos é propício”, “nos é favorável” (1 Jo 2.2).
• O propiciatório representa a Cristo (Rm 3.25)
• O propiciatório era guardado pelos querubins, símbolo do poder de Deus (Gn 3.24) – Nos querubins resplandecia o fogo da glória de Deus, fazendo sombra sobre o propiciatório (Hb 9.5)
• Deus aparecia sobre ele na nuvem (Lv 16.2). O propiciatório estava coberto pela nuvem no Dia da Expiação (Lv 16.13)
• Deus falava de cima dele (Êx 25.22; Nm 7.8,9)
• Foi aspergido com sangue (Lv 16.14,15)
• Representa o trono da graça (Hb 4.16)
• É no propiciatório que o Deus justo e o ser humano pecador se encontram como amigos e mantém mútua e plena comunhão, porque o sangue ali salpicado solucionou tudo para sempre. Tendo a justiça de Deus representada pelo conteúdo da arca, e a misericórdia de Deus representada pelo sangue aspergido no propiciatório, Deus pode ser perfeitamente glorificado, e o pecador pode ser perfeitamente salvo! Leia Sl 85.10,11.
3. Unção e Aspersão (Lv 8.10,11; Nm 19.4). O número de aspersões (sete) indica unção e aspersão plenas. Somente na pessoa de um Salvador ungido e crucificado pôde Deus habitar entre os homens. Jesus foi ungido no Jordão e aspergido no Calvário.