O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Texto Bíblico: Tito 2.13
INTRODUÇÃO
Apoteose final da igreja: É uma expressão muito usada em determinados círculos teológicos para descrever o arrebatamento, a imortalização e a glorificação da Igreja de Cristo (1 Co 15.51-56).
O QUE É ARREBATAMENTO
Termo no original:
HARPAZO gr.: “retirar algo com rapidez e de forma inesperada, “dominar por meio da força”, “capturar”
O uso de Harpazo no Novo Testamento:
Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o sentido de “roubar”, “arrastar” ou “carregar para longe” (Mt 12.29; Jo 10.12).
Também pode ser usada com o sentido de “levar embora com uso de força” (Jo 6.15; 10.28,29; At 23.10; Jd v.23).
Essa palavra é usada em Atos 8.39, que mostra Felipe sendo arrebatado pelo Espírito Santo.
Em 2 Coríntios 12.2,4, quando Paulo foi arrebatado ao terceiro céu.
O autor contemporâneo, tendo em vista estes significados de “harpazo”, designou o Arrebatamento da Igreja como “O Grande Sequestro”
ALLASSO gr.: Essa palavra significa “transformados” (1 Co 15.51,52). Allasso é usado também para descrever o avivamento e a transformação finais dos céus e da terra (Hb 1.12).
EPISUNAGOGE gr.: Reunião.
A tradução latina do Novo Testamento: Quando o Novo Testamento foi traduzido para o latim, optou-se pelo vocábulo RAPTUS que originando-se do verbo RAPTARE, comporta os seguintes significados: “tirar, arrancar, tomar das mãos alguma coisa de forma violenta”
É a retirada brusca, inesperada e sobrenatural da Igreja deste mundo, a fim de que seja transportada às regiões celestes, onde unir-se-á, eterna e plenamente, com o Senhor Jesus (1 Co 15; 1 Ts 4).
O termo “encontro”. Em 1 Ts 4.17, a palavra “arrebatamento” tem o mesmo sentido no grego que “nosso encontro” em Atos 28.15: “... ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro”. A palavra “encontro” neste sentido significa portanto, “sair” a fim de voltar com “alguém”. Somente duas passagens focalizam essas palavras com tal sentido, a saber: no trecho de Gênesis 24.63-67 e Mateus 25.1,6).
TEORIAS SOBRE O ARREBATAMENTO DA IGREJA
O arrebatamento parcial. Essa posição ensina que o Arrebatamento ocorre antes da Tribulação, mas que apenas os crentes “espirituais” serão levados. Os outros crentes permaneceriam na terra para serem purificados através das dificuldades enfrentadas durante a Tribulação.
Os múltiplos arrebatamentos. Algumas versões acreditam que haverá múltiplos arrebatamentos durante o período da Tribulação.
O arrebatamento pré-ira: Essa posição, que se desenvolveu na década de 70, ensina que todos os crentes serão levados no Arrebatamento depois de decorridos aproximadamente 3 (três quartos) da Tribulação. Acrescenta ainda que a Segunda Vinda de Cristo terá início antes do julgamento das sete taças (Ap 16).
TIPOLOGIA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA.
A Tipologia Bíblica apresenta figuras, tipos e símbolos que representam o Arrebatamento.
A tipologia no Antigo Testamento:
A trasladação de Enoque (Gn 5.24; Hb 11.5). “Raptado ou tirado à força”. Ocorrerá o mesmo com a Igreja – a qual será translada pelo poder de Deus ás regiões celestiais.
A saída de Ló com sua família de Sodoma e Gomorra (Gn 19.14,22), com a participação dos anjos enviados por Deus, simboliza a Igreja que está no mundo, mas não é do mundo, que “sairá” no processo do Arrebatamento.
O encontro de Rebeca com Isaque (Gn 24. 63-67). Igualmente a Igreja (a noiva) será arrebatada e encontrar-se com o Noivo (Jesus) no caminho.
A ascensão do profeta Elias ao céu (2 Rs 2.11). Representa o Arrebatamento dos salvos nos dias finais.
A Tipologia no Novo Testamento:
O diácono Filipe (At 8.26, 39, 40). Filipe foi arrebatado pelo Espírito do Senhor da região de Gaza para Azoto.
O apóstolo Paulo (2 Co 12.1-8). Foi arrebatado até o terceiro céu.
O apóstolo João (Ap 4.1,2). Ele, foi arrebatado antes da visão dos selos (que representam a Grande Tribulação).
O filho da mulher vestida de sol (Ap 12.5). Será arrebatado para Deus.
O Senhor Jesus (At 1.9-11). Ele foi arrebatado diante dos olhos estupefatos dos seus discípulos.
O ARREBATAMENTO E A IMINÊNCIA
Definição: É o ensino neotestamentário de que Cristo pode voltar a qualquer momento e arrebatar a Sua Igreja sem sinais ou advertências prévios.
Exposição:
Um acontecimento iminente é aquele que está sempre “pairando acima de alguém”, constantemente prestes a vir sobre ou a alcançar alguém; próximo quanto à sua ocorrência”. Assim, a iminência traz consigo o sentido de que algo pode acontecer a qualquer momento.
Outras coisas podem ocorrer antes do evento iminente, mas nada precisa acontecer antes dele. Se alguma coisa precisa acontecer antes de determinado evento, então ele não é iminente. Em outras palavras, a necessidade de que algo ocorra antes destrói o conceito de iminência.
Uma vez que é impossível saber exatamente quando ocorrerá um evento iminente saber exatamente quando ocorrerá um evento iminente, não se pode contar com a passagem de determinado período de tempo antes que tal evento iminente ocorra. À luz disso, é preciso estar sempre preparado para que ele aconteça a qualquer momento.
O fato de que Jesus Cristo pode voltar a qualquer momento que não necessariamente em breve, e sem a necessidade de qualquer sinal anterior à Sua vinda, é apoiado por estas passagens do Novo Testamento: (1 Co 1.7; 16.22; Fp 3.20; 4.5; 1 Ts 1.10; 4.15-18; 1 Tm 6.14; Tt 2.13; Hb 9.28; Tg 5.7-9; 1 Pe 1.13; Jd v.21; Ap 3.11; 22.7,12,20). Esses versículos afirmam a volta de Cristo a qualquer momento sem aviso prévio, e aqueles que instruem os crentes a esperar e aguardar a vinda do Senhor ensinam a doutrina da iminência.
QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Arrebatamento pré-tribulacionista: Essa posição ensina que todos os cristãos serão levados no Arrebatamento antes do início dos sete anos de Tribulação.
O tempo do arrebatamento. A Bíblia é clara e não admite especulações: o arrebatamento dar-se-á a qualquer instante.
Jesus virá como o ladrão na noite (1 Ts 5.4; 2 Pe 3.10; Ap 16.15). O Arrebatamento pode acontecer a qualquer momento, sem que haja um aviso prévio, uma vez que não será precedido por sinais.
A data exata contudo, nenhum homem jamais poderá prever.
COMO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Ressoada a trombeta de Deus, descerá o Senhor Jesus dos céus, com alarido e voz de arcanjo (1 Ts 4.6). Essa é a última trombeta do Arrebatamento 1 Co 15.52). Não se deve confundi-la com as outras mencionadas no último livro da Bíblia (Ap 8.6 – 11.9). Nos dias do Antigo Testamento, Deus determinara que se fizessem duas trombetas de prata, que seriam usadas tanto para reunir o povo como para alertá-lo para a partida (Nm 10.1-7).
Em seguida, os que morreram em Cristo, ressuscitarão, sendo de imediato, trasladados (1 Ts 4.16). Cumprir-se-ão, mais uma vez, as palavras do Senhor: “Onde está. Ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?” (1 Co 15.55 NTLH). O que ocorrerá com o nosso corpo ressuscitado?
Será um corpo transformado (1 Co 15.51).
Será um corpo incorruptível (1 Co 15.42)
Será um corpo revestido de glória (1 Co 15.43).
Será um corpo forte e poderoso (1 Co 15.43).
Será um corpo espiritual (1 Co 15.44).
Será um corpo semelhante ao de Cristo (1 Jo 3.2).
Será um corpo imortal (1 Co 15.53).
Será um corpo redimido (Rm 8.23).
Ato contínuo, os que estivermos vivos seremos transformados, arrebatados e levados todos ao encontro do Senhor (1 Ts 4.17).
A glorificação dos santos ocorrerá “num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15.52).
Aqui Paulo usa o termo ÁTOMO que significa “uma fração de tempo tão ínfima que não comporta nenhuma divisão.
Temos aqui um ato, não um processo; um milagre, não uma operação natural. É algo que desafia as leis da física e das demais ciências.
OBJETIVOS DO ARREBATAMENTO
Receber os santos conforme o prometido (1 Ts 4.17; Jo 14.1-3; Ef 5.27).
Ressuscitar os mortos em Cristo (1 Ts 4.14,16,17; Fp 3.11; Ap 20.4-6).
Levar os santos ao céu para viverem na Nova Jerusalém e receberem suas recompensas (1 Ts 3.13; 4.17; Jo 14.1-3; 2 Co 5.10; Hb12.22,23; Ap 19.1-10; 21.9,10).
Transformar os corpos dos santos, tornando-os imortais (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.35-58; Fp 3.21).
Apresentar os santos a Deus (1 Ts 3.13; 4.17; Jo 14.1-3; Jd 24; Ap 19.1-10).
Restaurar os santos integralmente em corpo, alma e espírito (1 Ts 4.16,17; 5.23; Fp 3.21).
Receber o fruto da chuva temporã e serôdia (Tg 5.7; Jo 14.1-3).
Fazer com que os santos escapem da tribulação (Lc 21.36; Ap 4.1; 5.9; 6.1).
Remover o que impede o iníquo (2 Ts 2.7).
Permitir que o Anticristo seja revelado (2 Ts 2.8).
Iniciar a última semana profética das setentas semanas reveladas a Daniel (Dn 9.24-27).
QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO DA IGREJA
O Arrebatamento será para os indivíduos chamados por Deus (Rm 8.28-30) e destinado aos que receberem Jesus como Salvador (Jo 1.11) e a todas as pessoas que renunciaram às concupiscências mundanas (Tt 2.12,13).
Será para os santos separados (1 Ts 3.12,13; 1 Pe 1.15).
Para as pessoas pacientes (Tg 5.7)
O Arrebatamento será para todos os que nasceram espiritualmente (Jo 3.3,5).
Para os que vivem a plena santificação (1 Ts 5.23).
CONCLUSÃO
O Arrebatamento é a retirada brusca e sobrenatural da Igreja deste mundo para que se una eternamente ao Senhor Jesus. Este acontecimento, ao qual dedica o Novo Testamento dois capítulos (1 Co 15 e 1 Ts 4), constituir-se-á num dos maiores milagres de todos os tempos, por abranger diversos fatos espantosos, inexplicáveis e incompreensíveis à lógica humana:
A ressurreição física e espiritual dos que morreram em Cristo, resultando em seres semelhantes aos anjos (Lc 20.30-34).
A remoção violenta (este adjetivo revela-nos a verdadeira natureza do arrebatamento) e transformação dos salvos que estiverem vivos (1 Co 15.51-58).
A união mística e celestial da igreja com o Cordeiro de Deus (1 Ts 4.15-17).
De conformidade com a escatologia pré-milenarista, o arrebatamento da Igreja dar-se-á antes da Grande Tribulação e do estabelecimento do Milênio na Terra.