A CIDADE CELESTIAL
A CIDADE CELESTIAL
Texto Bíblico: Apocalipse 21 e 22
INTRODUÇÃO
Agora haverá um novo começo. Uma nova ordem universal. Com o estudo dos capítulos 21 e 22 de Apocalipse chegamos ao fim do tempo e ao começo da eternidade. Isto para os homens, porque Deus é eterno quanto ao passado e o futuro. Isto é também linguagem humana, porque para Deus só existe o eterno presente. Ele é o eterno “Eu Sou”.
O nosso tempo é uma partícula da eternidade, e como ciclo da história humana, acabou agora e ao mesmo tempo começou a feliz eternidade para os filhos de Deus. O pecado já foi julgado. Satanás e todos os seus seguidores já foram para o seu lugar definitivo. Deus agora estabelecerá um novo céu, uma nova terra, e uma nova cidade – a Nova Jerusalém. “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21.5).
Nenhuma cidade do mundo, por mais bela, bem construída, moderna, sofisticada, planejada e organizada, compara-se à cidade que Deus tem para o Seu povo no fim dos tempos.
Apocalipse 21 e 22 é muito específico e detalhado sobre a cidade e seus habitantes na bênção do Estado Eterno.
Não há motivo no texto, tampouco há qualquer outra razão sólida em outro lugar, para que se abandone o sentido literal dos detalhes tão específicos que são apresentados relativamente ao nosso lar eterno. Ele será um banquete visual e sensorial que nos surpreenderá para sempre.
Alguns escritores sugerem que agora as eras mileniais e eternas se combinam num retrato perfeito de glória infinda. A história já fechou as suas cortinas. O juízo final já aconteceu. Os inimigos do Cordeiro e da igreja já foram lançados no lago de fogo. Os remidos já estão na festa das Bodas do Cordeiro.
Este texto é a apoteose da revelação. O paraíso perdido é agora o paraíso reconquistado. O homem caído é agora o homem glorificado. O projetou de Deus triunfou. O tempo cósmico se converteu em eternidade.
Chegados ao céu, em meio ao seu esplendor, exclamaremos como a rainha de Sabá: “Eis que não me disseram metade” (1 Rs 10.7).
I. A CIDADE CELESTIAL – QUANTO AO SEU SIGNIFICADO
1. “Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro” (21.9,10) – A noiva aqui é a santa Cidade de Jerusalém (v.10). O sentido é que os salvos vão habitar na Nova Jerusalém. O versículo 2 diz da cidade, que estava ataviada como noiva adornada para seu esposo. “A cidade eterna não é somente o lar da noiva, ela é a noiva”. A cidade não são os edifícios, mas as pessoas.
2. Nomes Figurativos Da Cidade De Deus. A cidade contemplada por João, o apóstolo do amor, aparece na Bíblia com sete nomes simbólicos sumamente importantes:
(1) Cidade Santa (Ap 21.1; 22.19).
(2) Nova Jerusalém (3.12; 21.2).
(3) Tabernáculo de Deus 913.6; 15.5; 21.3).
(4) Noiva, a Esposa do Cordeiro (21.2,9).
(5) Santa Jerusalém (21.10).
(6) Jerusalém Celestial (Hb 12.22).
(7) A Casa de Meu Pai (Jo 14.2).
II. A CIDADE CELESTIAL – QUANTO A SUA ORIGEM
Durante toda a eternidade, Deus irá fazer com que o nome Jerusalém continue associado à Sua Glória e à Sua presença. Ele fará isso através da Nova Jerusalém de Apocalipse 3.12 e 21-22 (veja também Hebreus 11.8-10; 12.22-25). A cidade eterna descerá do céu e continuará pela eternidade. Será a habitação dos remidos de todas as eras, que servirão a Deus eternamente (Ap 22.3).
Jesus disse aos seus disse aos seus discípulos em João 14.2-3 que ia para o céu preparar um lugar para os crentes. Aparentemente, o lugar que Ele está preparando é a Jerusalém Celestial. Essa Nova Jerusalém, originada no céu, também será “terrena” porque é um lugar físico e geográfico. Será a parte “terrena” do novo céu e da nova terra que substituirão o céu e a terra atuais após a sua destruição. Depois desta terra atual ser destruída pelo fogo (2 Pe 3.10), a nova cidade descerá dos céus (Ap 21.1-3).
“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” – Não se trata aí do Céu como a habitação de Deus, mas o espaço sideral entre o Céu e a terra. Satanás operava nesse espaço e o conspurcou – “De onde você vem? ”, perguntou o SENHOR. Satanás respondeu: “Estive rodeando a terá, observando o que nela acontece” (Jó 1.7 NVT), “Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais” (Ef 6.10 NVT); “Houve guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão e seus anjos. O Dragão perdeu a batalha, e ele e seus anjos foram expulsos do céu” (Ap 12.7 NVT). O homem também tem poluído esse espaço com gases, produtos químicos, resíduos de combustíveis e veículos espaciais. Cada vez mais o home se lançará ao espaço daqui para a frente.
“Passaram” é no original “parechomai” e significa passar de um estado para outro. Não quer dizer aniquilação. O mesmo termo original o Espírito Santo usa em 2 Pedro 3.10-13, onde está explicado como se dará isso. A terra voltará ao estado de perfeição original, como era antes da entrada do pecado.
O CÉU:
1. Definição: Na Palavra de Deus, é revelado que o céu é a morada do Altíssimo (Mt 5.16), dos anjos (Mt 22.30), e o lugar de morada eterna (2 Co 5.1), onde a Igreja viverá para sempre na presença de Deus.
2. A Realidade Do Céu: Absolutamente, não se trata de um estado de espírito, emocional ou intelectual, mas sim, de um lugar específico, literal, onde existem seres viventes e onde viverão todas as pessoas salvas, de todos os tempos. O Céu é um lugar real, onde existe uma cidade (Hb 11.16). Deus está no céu, no lugar da Sua moradia (Mt 5.16; 6.9). O trono de Deus está no céu (Is 66.1). O céu é um lugar superior, elevado, onde Deus está (Sl 139.. O Senhor Jesus sempre dizia: “Meu Pai que está no céu...”. O céu também é a morada dos anjos. Nesse lugar santíssimo, eles contemplam constantemente a face de Deus (Mt 22.30). São seres que não se reproduzem (Mc 12.25), são incontáveis e estão ao redor do trono de Deus, no céu (Ap 5.11,12).
(1) É Um Lugar De Descanso (Hb 4.3-5; 8-11). O céu é o lugar perfeito preparado por Cristo (Jo 14.1-3) para todos os salvos descansarem dos seus trabalhos, tarefas e atividades (Ap 14.13). Repouso é uma das sete bem-aventuranças maravilhosas, indizíveis e sublimes no livro do Apocalipse.
(2) É Um Lugar Gozo E Felicidade. (Ap 19.4-7). Não existe nenhum tipo de tristeza, amargura ou remorso no céu. Todos são (mais do que estão) alegres, felizes e abençoados nesse lugar (Ap 19.4-7). A Bíblia declara que, na presença de Deus (no céu), há abundância de alegria (Sl 16.11) se converterá em alegria (Jo 16.20). Ele também declarou que, quando um pecador se arrepende, os céus transbordam de alegria (Lc 15.7).
(3) É Um Lugar De Máxima Segurança (Mt 6.19-21). Nunca a humanidade precisou de tanta proteção, em todos os aspectos, como agora. A segurança é o foco prioritário de todas as nações. Bilhões de dólares são investidos nesse propósito, e os problemas não se resolvem. O céu é um lugar de segurança máxima, onde todos podem depositar seus bens e seus tesouros sem qualquer preocupação.
(4) É Um Lugar De Louvor, cânticos, adoração perfeita e constante exaltação de Deus (Ap 4.10,11; 7.11; 14.13), de conhecimento perfeito (1 Co 13.12); A alegria eterna existente no céu também é demonstrada em cânticos de louvor (Ap 5.9). Todos os seres que habitam agora no céu e todos os salvos que irão para esse lugar maravilhoso exaltarão o Senhor Deus todo-poderoso por tudo que Ele é e por tudo que Ele tem feito pela humanidade (Ap 4.8-11). As expressões de louvor, glória, honra e majestade constituem a perfeita adoração oferecida ao Senhor no céu, onde Ele está (1 Co 16.29; Sl 66.1-8; Hb 1.6; Ap 5.14).
(5) É Um Lugar De Agradecimento Ao Senhor (Ap 11.16,17).
(6) É Um Lugar De Recompensas: onde os fiéis receberão heranças (1 Pe 1.4). O céu será o palco da maior celebração de todos os tempos. A mais significativa e mais brilhante cerimônia jamais ocorrida na história da humanidade, na qual serão apresentadas os galardões, as recompensas e os prêmios, acontecerá no céu.
(7) É Um Lugar De Vida Eterna: Deus criou o ser humano para a imortalidade. O pecado praticado gerou a morte. Sendo eterno em essência, Deus providenciou a salvação eterna para todas as pessoas que aceitarem Seu Filho, Jesus Cristo, como Salvador e Senhor (Hb 5.9). Observe o que está reservado no céu para os que ficarão eternamente com Deus:
• Vida eterna (Mt 25.46).
• Redenção eterna (Hb 9.12).
• Aliança eterna (Hb 13.20).
• Evangelho eterno (Ap 14.6).
• Reino eterno (1 Pe 5.11).
• Consolação eterna (2 Ts 2.16).
• Glória eterna (1 Pe 5.10).
• Honra eterna (1 Tm 6.16).
• Corpo eterno (2 Co 5.1).
3. Quantos Céus Existem? Paulo afirma que foi arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12.2).
(1) Auronos: É o primeiro céu, o céu atmosférico. Neste primeiro céu, o qual contemplamos, estão a lua, o sol e as estrelas (Gn 1.20; 8.2; 27.28; Lm 4.19; Lc 17.24).
(2) Mesoranios: É o céu intermediário, chamado pela ciência de galáctico. As Escrituras falam sobre ele em Jó 22.12.
(3) Esporanios: O terceiro céu, o mais importante, é o lugar onde o apóstolo Paulo teve a visão de Deus, onde viu coisas inefáveis. É o céu superior, divino (Nm 9.6; JO 3.13; At 1.11; 2 Co 12.2; Hb 1.3).
4. A Localização Do Céu: Na Bíblia, não é informada a localização geográfica do céu. É dito apenas que se encontra numa região ou num plano superior ao da terra. Assim, todas as vezes que há menção ao céu nas Escrituras, elas apontam para cima. Por exemplo, no Salmo 148.1, o autor exorta os adoradores a louvarem ao Senhor desde os céus, nas alturas. Em 2 Reis 2, quando há referência a Elias sendo levado para o céu, o verbo usado foi elevar (v.1) e subir (v.1). Em Isaías 14.13 e em Amós 9.2, o verbo usado para denotar a tentativa de alcançar o céu também é subir. Em Lucas 24.51 e João 3.13, textos que mencionam a ida de Jesus para junto do Pai, nos céus, é elevar e subir. Em Apocalipse 11.12, quando as duas testemunhas são recolhidas ao céu, elas sobem envoltas numa nuvem. Em Lucas 16.23, na parábola sobre o homem rico e o pobre Lázaro, contada por Jesus para ilustrar a importância da misericórdia e da justiça, o rico, que negligenciou o coração da Lei, que é o amor, foi destinado ao inferno (gr. infernum, parte inferior, lugar abaixo de), enquanto Lázaro, que serviu fielmente ao Senhor, estava junto ao seio de Abraão (lugar de consolação, que tipifica o céu, lugar superior).
5. Os Habitantes Do Céu: Deus (Sl 123.1), Jesus (Mc 16.19), o Espírito Santo (Ap 14.13) e os anjos (Mt 22.10). O Céu também será a morada dos salvos em Cristo (Jo 14.3).
(1) Como viverão os habitantes do céu? Não será como na terra. Carne e sangue não herdarão o Reino de Deus (1 Co 15.50). Não haverá lembranças das coisas passadas. Se houvesse lembrança de tristezas, sofrimentos, aflições e injustiças, não seria mais céu (Is 65.17-19).
(2) Todos exercerão atividades de adoração, louvor e glorificação ao Senhor (Ap 4.8-11).
(3) Ninguém ficará ocioso no céu. Será um viver dinâmico e eternamente feliz.
(4) No céu, haverá muita música, cântico e instrumentos musicais para a perfeita adoração. Tudo será perfeito, completo e maravilhoso. Como servos, todos estarão ativos e ocupados, servindo ao Senhor Deus, que foi, que é e que sempre será: Seus servos o servirão (Ap 22.3).
(5) No céu, os salvos reinarão com Cristo eternamente (2Tm 2.12).
(6) Palavras humanas não podem descrever com exatidão como será a vida no céu. O estado de gozo eterno é o que está reservado para todos os salvos em Cristo. Paulo declara que, após o cumprimento das profecias, estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.17). Precisamos urgentemente conhecer o tempo que vivemos, despertar do sono espiritual, rejeitar as obras das trevas, tomar posse das armas da luz, viver honestamente, praticar o bem, abandonar tudo que é errado, dominar nas paixões carnais, revestir-nos do Senhor Jesus e estar prontos e preparados para a eternidade feliz com deus (Rm 13.11-14).
6. Vamos Nos Conhecer No Céu? Certamente! Como seres espirituais, haverá uma percepção espiritual entre todos os salvos. Contemplaremos uns aos outros e saberemos no espírito quem somos. Assim como Pedro, Tiago e João, no monte da Transfiguração, reconheceremos Moisés e Elias, que falavam com Jesus (embora naquela época não existissem fotografias, filmes), no céu, seremos dotados da mesma capacidade de discernir uns aos outros (Mt 17.12-14).
7. O Nosso Corpo No Céu: Carne e sangue não herdarão o Reino de Deus (1 Co 15.50). Receberemos do Senhor um corpo físico para utilizar nesta vida. Após a morte, os salvos receberão um corpo espiritual eterno preparado para viver na dimensão celestial. Será um corpo novo, glorioso e incorruptível, vigoroso, espiritual (1 Co 15.42-44), perfeitamente preparado para o céu; será um corpo semelhante ao corpo de Cristo.
8. Haverá Casamento No Céu. Esta tem sido pergunta comum. Não haverá casamento no céu, tendo em vista o nosso corpo espiritual e a nossa nova condição. Como a união física, o casamento termina com a morte de um dos cônjuges (Rm 7.1-3; 1 Co 7.39). O Senhor respondeu claramente essa pergunta feita pelos saduceus em Lucas 20.27-40.
9. Haverá Famílias No Céu? Também não haverá famílias no céu nos mesmos moldes como conhecemos neste mundo. Nos céus, todos seremos parte da família de Deus, desfrutando da companhia e da comunhão uns com outros. Todos seremos um em Cristo (Ef 3.14,15).
10. “E Me Mostrou A Santa Cidade, Jerusalém, Que Descia Do Céu, Da Parte De Deus” (21.10) – Isto também está dito no versículo 2. A cidade não será o céu. O Céu, a habitação de Deus, e dos anjos, fica onde está. A cidade preparada é que desce para a Terra, a nova Terra. Ela será a capital de Deus aqui na terra para sempre. Não haverá somente um novo céu e uma nova terra, mas haverá também uma nova cidade; haverá a Nova Jerusalém em vez da velha Jerusalém. Assim como Deus levou a Moisés ao cume de Pisga para mostrar-lhe toda a terra da promissão (Dt 34), assim um dos setes anjos que tinham as sete taças levou a João a um grande e alto monte para contemplar a nossa terra da promissão, a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Será uma cidade literal, “que tem fundamentos” (Hb 11.10); não será o céu, mas descerá do céu; os crentes verdadeiros não têm aqui cidade permanente, mas buscam a futura (Hb 13.14): “desejando uma melhor, isto é, a celestial” (Hb 11.16). Vide também João 14.2,3.
11. O Trono De Deus: A expressão “trono de Deus e do Cordeiro” é mencionada duas vezes em conexão com esta cidade (22.1,3). Trono fala de regência, governo. No Milênio esta cidade pairará nas alturas, acima da Jerusalém terrestre, mas agora no perfeito estado provido por Deus, ela descerá a Terra.
APLICAÇÃO: A pregação sobre o céu traz profundas lições morais para a igreja hoje:
1. Jesus alerta para ajuntarmos tesouros no céu;
2. Paulo diz que devemos pensar no céu;
3. Jesus ensinou que devemos orar: “Seja feita a tua vontade na terra como no céu”.
4. O céu nos estimula a santidade;
5. O céu nos ajuda a enfrentar o sofrimento;
6. O céu nos ensina a renunciar agora em favor da herança futura;
7. O céu nos livra do medo da morte.
W. A. Criswell, um dos maiores pregadores batistas do século XX, diz: “O céu é um lugar preparado para aqueles que foram preparados para ele”. Diz ainda: “Não há dor na terra que o céu não possa curar”.
III. A CIDADE CELESTIAL – QUANTO A SUA LOCALIZAÇÃO
Qual A Localização Da Nova Jerusalém. Alguns creem que ela ficará suspensa acima da nova terra – que ela vai pairar sobre a nova terra como uma gigantesca cidade satélite. Este pode ser o local da cidade durante o Milênio, mas parece que ela desce à terra depois que o Milênio tiver terminado. Embora seja impossível ter certeza, parece que a Nova Jerusalém vai descer à terra, e se estabelecer nela, e servir como capital para o Estado Eterno. O fato de que a cidade desce dos céus e tem fundamentos de pedra suporta a noção de que ela se estabelecerá na nova terra como a capital dos novos céus e nova terra.
IV. A CIDADE CELESTIAL – QUANTO AO SEU FORMATO
1. “A Cidade É Quadrangular” (Ap 21.16) – Terá 2.200 km de altura, largura e profundidade. A forma de cubo da Nova Jerusalém nos faz lembrar da forma de cubo do Lugar Santíssimo no Templo (1 Rs 6.20), as três dimensões talvez sugestivas das Três Pessoas da Trindade. Deus habitará na Nova Jerusalém e a presença dEle será a maior e mais importante característica da cidade.
2. As Dimensões Da Nova Jerusalém.
(1) É interessante observar que a Bíblia começa em um jardim (Gn 2) e termina em uma cidade (Ap 21 e 22).
(2) A Nova Jerusalém é mostrada como uma grandiosa cidade edênica – muitas das características encontradas no jardim em Gênesis 2 reaparecem na cidade de Deus. E é uma cidade enorme. Apocalipse 21 afirma claramente que a Nova Jerusalém terá dois mil e duzentos quilômetros de altura, de largura e de cumprimento.
(3) Estas medidas podem ser descritas como um cubo perfeito ou como um triângulo perfeito – ambos são possíveis e podem ser encontrados excelentes comentaristas bíblicos que apoiam uma ou outra visão. Orlando Boyer declara: “A Nova Jerusalém é uma cidade do formato duma pirâmide, talvez, em vez de ser um cubo” [...] “A medida da Nova Jerusalém é de 2.223 quilômetros em todos os três sentidos. Podemos conceber uma cidade, no formato de pirâmide, com altura de 2.223 quilômetros, com base de quase cinco bilhões de quilômetros quadrados e feita de ouro puro, semelhante a vidro puro [...]?! (Ap 21.16,18).
3. A cidade será praticamente do tamanho de um continente.
4. Ilustração Desta Grandeza:
• Uma metrópole desse tamanho no meio dos Estados Unidos iria do Canadá ao México e das Montanhas Apalaches à fronteira da Califórnia.
• O nível térreo da cidade será de aproximadamente quatro milhões e oitocentos mil quilômetros quadrados. Isto é 40 vezes maior do que a Inglaterra e 15 vezes maior que Londres. É 10 vezes maior que a França ou que a Alemanha e muito maior que a Índia. Mas lembre-se, isto é apenas o andar térreo.
• Dadas as dimensões de um cubo de 2.000 quilômetros de altura, se a cidade consistir de diferentes níveis [...] e se cada nível tiver generosos quatro metros de altura, a cidade terá mais de 500.000 andares.
• É uma cidade que vai de São Paulo a Aracaju.
• Na Nova Jerusalém, a maior montanha da terra, o pico do Everest, desaparece mais de duzentas vezes. Essa cidade é um verdadeiro cosmo de glória e de santidade.
• “Uma grande e elevada montanha” (21.1) – A cidade ficará sobre uma montanha, o que explica porque sua altura também é incluída nas suas dimensões.
V. A CIDADE CELESTIAL – QUANTO A SUA DESCRIÇÃO
1. Sua Natureza. É uma cidade celeste. Desce do céu, pois é para pessoas celestes. Sem uma natureza celestial (a qual o Espírito de Deus torna possível na regeneração), ninguém pode responder ao seu ambiente eterno. “Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade” (Hb 11.16).
2. Sua Beleza: “Ataviada Como Noiva Adornada Para O Seu Esposo” (21.1) – Uma descrição de suprema beleza.
(1) A Nova Jerusalém É Bonita Por Fora (Ap 21.11) – ela reflete a glória de Deus. A Shekiná de Deus vai brilhar sobre ela eternamente.
(2) A Nova Jerusalém É Bonita Por Dentro (Ap 21.19-20) – Ninguém coloca pedras preciosas no fundamento. Mas no alicerce dessa cidade estão doze espécies de pedras preciosas. Há beleza, riqueza e esplendor no seu interior. Não há coisa feia dentro dessa igreja.
3. Sua Realidade: É uma cidade literal. Tudo sugere realidade – ouro, ruas, dimensões, pedras. Esta cidade desce, pois é impossível construir uma cidade santa aqui. Neste novo lar da igreja todos os materiais são providenciados por Deus.
4. Sua Felicidade: “E Lhes Enxugará Dos Olhos Toda Lágrima, E A Morte Já Não Existirá, Já Não Haverá Luto, Nem Pranto, Nem Dor” (21.4) – A maldição e todos os seus efeitos dolorosos deixarão de existir – e experimentaremos a alegria perfeita.
5. Sua Riqueza: A cidade será construída com material de construção de grande valor: diamantes, esmeraldas e outras pedras preciosas. Suas ruas serão feitas de ouro (21.18-21) – somente o que há de melhor.
6. Sua Glória: “E Tinha A Glória De Deus” (21.11): Não será enfumaçada como as cidades da terra. Por causa dessa glória, o rosto de Moisés brilhou, Cristo, no monte da transfiguração, “resplandeceu como o sol” e Saulo ficou cego.
(1) “A Cidade Não Precisa Nem Do Sol, Nem Da Lua, Para Lhe Darem Claridade” (Ap 21.23) – A luz será suprida pela glória de Deus e não haverá noite. Finalmente haverá um alvorecer sem o pôr-do-sol.
1) A Luz Do Sol Será Substituída Pela Luz Divina Do Senhor. Essa luz é suficiente para iluminar a cidade inteira (Ap 22.5) por toda a eternidade. Certamente, o apóstolo João tinha, em sua memória, a visão do Cristo glorificado com o rosto mais brilhante que o sol (1.16). Foi João quem escreveu: “Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma” (1 Jo 1.5b).
2) “As Nações Andarão Mediante A Sua Luz, E Os Reis Da Terra Lhe Trazem A Sua Glória” (Ap 21.24) – Continuarão existindo nacionalidades e autoridades de governo. A Nova Jerusalém servirá para iluminar não somente os olhos do povo da terra, mas também a alma, com a luz de justiça e verdade, na vida social e nacional.
(2) “O Rio Da Água Da Vida, Brilhante Como Cristal, Que Sai Do Trono De Deus E Do Cordeiro” (Ap 22.1,2) – Não haverá oceano ou mar, porém, existirá uma corrente de água fluindo. “E mostrou-me o rio puro da água da vida” (22.1): O primeiro lar dos homens estava em um jardim, à beira dum rio; no paraíso, o lar eterno, João viu um “rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro” (v.1). É símbolo do Espírito Santo enviado do céu. O trono de Deus é a fonte da qual mana, para todo sempre, o Espírito para os corações dos redimidos.
7. Seu Santuário: “Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus todo-poderoso e o Cordeiro” (21.22). Na cidade não haverá santuário, mas no Céu, sim (11.19; 16.17). A Nova Jerusalém será um lugar sublime, porque Cristo habitará ali. “Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro” (22.3). Grande parte da glória e fama de qualquer cidade são os seus templos. Assim não será na Nova Jerusalém. Ali haverá cultos que satisfarão a alma, cultos da mais perfeita adoração, estando todos os olhares fitos no Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro. No Antigo Testamento a presença de Deus estava no tabernáculo, depois no templo. Mas, depois que o véu do templo foi rasgado, Deus veio para habitar na igreja. O Espírito Santo enche agora não um edifício, mas os crentes. Na Nova Jerusalém não haverá templo, porque a igreja habitará em Deus e Deus habitará na igreja.
8. Sua Singularidade – Três Coisas Maravilhosas Que Existirão Na Nova Jerusalém.
(1) O rio da água da vida;
1) A Nova Jerusalém é uma cidade, um jardim, uma noiva. O jardim perdido no Éden é o jardim reconquistado no céu. Lá o homem foi impedido pelo pecado de comer da árvore de vida; aqui ele pode se alimentar da árvore da vida. Lá ele adoeceu pelo pecado; aqui é curado do pecado. Lá ele foi sentenciado à morte; aqui ele toma posse da vida eterna.
(2) A árvore da vida;
(3) O trono de Deus (22.1,2).
1) Simbolismo:
1- O trono de Deus significa, em essência, a Sua presença real, visível, e os salvos no estado eterno verão o Seu trono (22.4).
2- O trono fala da soberania e do governo de Deus.
2) As Bases Do Trono: são justiça (Sl 97.2), santidade (Is 6.1-3), juízo (Sl 97.2) e eternidade (Hb 1..
9. Sua Simetria: Não existem bairros ricos e pobres nessa cidade. Toda a cidade é igual. Não há casebres nessa cidade. Existem, sim, mansões, feitas não por mãos. Deus é o arquiteto e fundador dessa cidade.
10. Suas Portas E Muros: A cidade terá portas e muros, mas não para proteção, uma vez que não haverá mais ameaça alguma à nossa segurança (Ap 21.24-27).
(1) Tem 12 Portas. São as portas que dão entrada à cidade. Sobre essas portas da Nova Jerusalém se encontram escritos os nomes das doze tribos (v.12), um símbolo do fato que “a salvação vem dos judeus” (Jo 4.22).
1) As portas da cidade são feitas de pérolas puras.
2) Suas portas permanecerão abertas para sempre.
3) A Nova Jerusalém é aberta a todos (Ap 21.13,25). Suas doze portas falam da oportunidade de entrar nesse glorioso e maravilhoso companheirismo com Deus. Há portas para todos os lados.
(2) Tem 12 Fundamentos – com o nome dos apóstolos do Cordeiro (v.14). Os fundamentos são de pedras preciosas (v.17-20). O fundamento dos apóstolos fala da teologia da igreja. Isso refere-se à doutrina apostólica, à verdade recebida e proclamada pelos apóstolos. A Palavra de Deus é sua base. Não é uma igreja mística nem liberal. Ela é logocêntrica.
(3) Tem Muros: A Nova Jerusalém não é aberta a tudo (Ap 21.12,27). Muralha fala de proteção, de segurança. Nem todos entrarão nessa cidade (Ap 21.27). Embora as portas estejam abertas, em cada porta há um anjo (21.12). O muro demarca a santidade da cidade (Ap 21.10), separando o puro do impuro (21.27). Deus é o muro de fogo que protege Sua igreja (Zc 2.5).
11. Suas Bênçãos:
(1) “A Árvore Da Vida, Que Produz Doze Frutos, Dando O Seu Fruto De Mês Em Mês” (Ap 22.2) –Aparentemente poderemos comer, mas isso não será necessário pois todas as nossas necessidades físicas serão supridas em abundância.
(2) Lavar As Vestes No Sangue Do Cordeiro (Ap 22.14). O sangue de Jesus, que foi derramado na cruz do Calvário pelos pecados de todos os seres humanos, é santo (Hb 9.14) e poderoso (Ap 1.5), purifica dos pecados (1 Jo 1.7), justifica o ser humano (Rm 5.9), redime e compra para Deus (1 Co 6.20), garante a vitória (Ap 12.11), viabiliza os direitos eternos dos redimidos, dá acesso à árvore da vida e concede entrada triunfal na cidade santa pelas portas principais (Ap 22.14).
(3) “E As Folhas Da Árvore São Para A Cura Dos Povos” (Ap 22.2). O texto se refere às folhas da árvore da vida na Nova Jerusalém, que servem “para a cura dos povos”. Esta declaração já confundiu muitas pessoas porque a Escritura é clara quando diz que não haverá nenhuma doença nem dores no Céu que precise de cura. No texto original grego do Novo Testamento, a palavra traduzida por “cura” é therapeian, da qual as palavras terapia e terapêutico são derivadas. Isto parece se referir ao efeito de “proporcionar saúde” dessas folhas que “promovem o desfrutar agradável da vida na Nova Jerusalém e que são para curar doenças que não existem”. Em outras palavras, as folhas da árvore de vida “podem ser semelhantes a vitaminas sobrenaturais. Uma vez que as vitaminas não são tomadas para curar doenças, mas para promover a saúde em geral. A vida no Céu será completamente energizada, rica e estimulante”. Mesmo no estado glorificado para todo sempre, o bem-estar dos homens depende da comunhão constante com Deus.
12. Suas Atividades: “Os Seus Servos O Servirão” (22.3): Muitos crentes têm a ideia de que o céu é lugar onde não haverá coisa alguma para fazer a não ser tocar harpas e onde todos andarão como espíritos despidos do corpo. De fato, os salvos tocarão harpas e gozarão da música mais sublime. Haverá, também, serviço aí, porque os seus servos o servirão. (vede 7.15). Aquele que colocou o homem no primeiro paraíso, com instrução sobre a obra de cultivá-lo e o guardar, certamente não deixará o homem inativo e ocioso no segundo.
VI. A CIDADE CELESTIAL – QUANTO AOS SEUS MORADORES
“E O Tabernáculo De Deus Com Os Homens” (21.1) – Deus habitará com os Seus remidos. Eles serão povo de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
1. Galardão (22.12): Em todo o livro do Apocalipse, o Senhor Jesus garante o prêmio aos que praticarem boas obras (Ap 22.12).
(1) Diversas passagens bíblicas claramente que todas as pessoas salvas serão recompensadas no céu. No Dia de Cristo, os galardões (recompensas ou prêmios) serão distribuídos aos fiéis. Quando o Senhor Jesus apresentar ao Pai a Igreja, a esposa do Cordeiro, haverá uma grande festa no céu, a celebração da vitória, a distribuição das recompensas.
(2) Tipos De Coroa Que Receberemos No Céu:
1) Coroa De Honra (Et 8.15) representa a recompensa que tido filho de Deus ganhará;
2) Coroa De Rei (2 Sm 12.30), figura do governo divino;
3) Coroa De Santidade (Êx 29.6), virtude necessária para a eleição espiritual.
4) Coroa De Glória (1 Pe 5.4), ato de homenagem e reconhecimento;
5) Coroa De Justiça (2 Tm 4., será a retribuição dada a todo servo que tem fome de justiça;
6) Coroa De Incorruptibilidade (1 Co 9.25), o prêmio da eternidade para os fiéis;
7) Coroa De Alegria (Fp 4.1). Júbilo e gozo eternos na presença do Senhor.
(3) Quais São Essas Boas Obras Referidas Pelo Senhor Jesus Que Fazem Jus Ao Recebimento Do Galardão?
1) Aceitar o sacrifício perfeito de Cristo (Tt 2.14).
2) Ser criado na pessoa bendita do Senhor Jesus (Ef 2.9).
3) Crer na pessoa bendita do Senhor Jesus (Jo 6.29).
4) Amar, vir para a luz e nela permanecer (Jo 3.19).
5) Praticar e viver a verdade (Jo 3.21).
6) Cultivar e dedicar-se a esse ministério (Hb 10.24).
7) Reconhecer a boa obra começada por Deus (Fp 1.6).
Identificar com o que o zelo se relaciona (Tt 2.12-14).
9) Entender que, no plano espiritual, Deus doou e estabeleceu ministérios especiais por intermédio de pessoas selecionadas e chamadas por Ele, para o aperfeiçoamento dos santos na prática das boas obras (Ef 2.10).
2. Os Que Não Entrarão Na Santa Cidade De Deus (22.15): Esta lista, juntamente com a de 21.8, é de pessoas que não entrarão na santa Cidade de Deus. É evidente que não se trata de uma lista completa. Tanto aqui como em 9.21; 18.22; 21.8 há um tremendo aviso para feiticeiros, macumbeiros, enfim, espíritas de toda classe para que abandonem o espiritismo e venham para Jesus, o Salvador. “Ficarão de fora” – adverte a Palavra de Deus. Aqui na terra, a justiça humana isola da sociedade o indivíduo culpado de crimes e outros delitos. Na prisão ele padece a pena de seus crimes, além do isolamento da sociedade. Havemos de crer ou esperar que a justiça divina seja inferior? - Abraão pondera: “Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? ” (Gn 18.25). No entanto, o diabo põe na mente de muita gente a firme convicção de que Deus é pai de todos, um pai amoroso, que não lançará ninguém no Inferno, e, assim, no fim, tudo dará certo: Deus dará um “jeitinho” para todos. Se você crê nisso, você está enganado: “Ficarão de fora”, declara a Palavra. Chegou o momento, afinal, da separação.
(1) Os Tímidos (21.8):
1) São os indiferentes ao evangelho. Os indecisos, os que temem o perigo e fogem das consequências de confessar o nome de Cristo. Os covardes, embora convencidos da verdade preferem não se comprometer. Eles têm medo de perder os prazeres deste mundo. Não têm coragem de assumir que são de Jesus.
2) Todos os que se envergonham do Senhor e todos os “medrosos”, em contraste aos vencedores (v.7), serão removidos da terra e lançados no lago que arde com fogo (21..
(2) Os Incrédulos (21.8):
1) São aqueles que buscam outro caminho para a salvação e rejeitam a oferta gratuita do evangelho. São os que buscam a religião e não Cristo e entram pelo atalho das boas obras, pensando receber através dela a vida eterna.
2) Nenhum dos que alegam impedimentos para crer no Evangelho, ficará na nova terra.
(3) Os Abomináveis (21.8):
1) São aqueles que perderam a vergonha, o puder e se entregaram abertamente ao pecado e aos vícios do mundo. São aqueles que escarnecem da santidade, festejam a desonra, aplaudem o vício, zombam da santidade, vituperam o sagrado e escarnecem de Deus.
2) Ninguém contaminado das coisas detestáveis que pertencem aos pagãos (Jr 7.9,10) poderá ficar na nova terra.
(4) Os Assassinos. São aqueles que desrespeitam a sacralidade da vida e atentam contra o próximo para tirar-lhe a vida.
(5) Os Impuros. São aqueles que se entregam a toda sorte de luxúria, lascívia e perversão moral. A depravação moral está chegando a limites quase insuportáveis nesses dias. A indústria pornográfica prolifera assustadoramente. A infidelidade conjugal cresce vertiginosamente. O sexo pré-marital é recomendado como prova de amor. A sociedade contemporânea faz Sodoma e Gomorra sentirem-se demais puritanas.
(6) Os Feiticeiros: São aqueles que vivem na prática da feitiçaria, ocultismo e espiritualismo. São aqueles que invocam os mortos, os demônios, e desprezam o Senhor. São aqueles que creem que são dirigidos pelos astros. São aqueles que são viciados em drogas (farmakeia).
(7) Os Idólatras. São aqueles que adoram, veneram e se prostram diante de ídolos e são devotos de santos.
( Os Mentirosos (21.8): A nova terra será purificada de todos os enganadores e mentirosos de qualquer espécie. Convém-nos evitar sempre toda a palavra que não seja verdadeira.
3. O Que Não Haverá Na Nova Jerusalém:
(1) O Mar Já Não Existe (21.1): Podemos imaginar como palpitava o coração do velho apóstolo, preso e cercado pelo bravio mar Arquipélago, ao saber que não mais haveria mar. O mar é símbolo de inquietação e rebelião (Is 57.20; Lc 21.25; Ap 17.15). Desaparecerão da terra não somente as águas incessantemente perturbadas, mas também o desassossego da humanidade.
(2) Não Haverá Maldições (21.3): Durante todas as longas épocas, depois da queda no Éden, os homens sofrem a amargura do mal (Gn 3.11-19) e a criação geme (Rm 8.22). Na Nova Jerusalém, porém, jamais entrará a maldição.
(3) Não Haverá Mais Morte (21.4): O último inimigo dos homens a ser destruído será a morte (1 Co 15.26; Ap 20.14). Atualmente não existe lar em que não entre a morte, nem cidade ou vila sem cemitério. Mas então não haverá cemitérios nem enterros.
(4) Não Haverá Mais [...] Pranto (21.4): Agora as tristezas nos perseguem como uma sombra. Os homens entram no mundo com choro, passam muito do pranteando, e saem com gemidos. Porém naquele tempo o gozo será perfeito e completo; o dia da eternidade não terá nuvem.
(5) Não Haverá Mais [...] Dor (21.4). A todas as dores dos homens nos desastres, nos hospitais, nas guerras e nos leitos de morte temos de acrescentar as dores dos inumeráveis animais do campo! Aqui no mundo os sofrimentos são permitidos para nos purificar e nos humilhar. Mas a dor, a qual entrou com a queda no Éden, mão se conhecerá na nova terra.
(6) Não Haverá Mais Noite (22.5). Aqui na terra os cansados aguardam o doce descanso da noite. Mas na Nova Jerusalém não haverá fadiga; portanto, não há necessidade de descansar.
CONCLUSÃO
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas... (22.15) – O livro de Apocalipse começa e termina com o nome humano e terreno do Redentor: Jesus. Esse maravilhoso nome está ligado à sua encarnação e união com a humanidade para operar a nossa redenção e proporcionar-nos a felicidade eterna nas mansões celestiais.
O Grande Convite. É o último convite da Bíblia para o pecador render-se a Cristo. Ele indica que a Noiva que se tornou Esposa do Cordeiro – símbolo da Igreja e da Nova Jerusalém – e é espiritual; com o Espírito de Deus, a Esposa convida todos os que ouvem para que venham e tomem gratuitamente da água da vida (v.17).
O Senhor Virá Em Breve (22.20): Uma das mais importantes declarações de toda a Bíblia, que gera mais esperança, renova a fé e alegra a alma procede dos lábios santos do Senhor Jesus, reafirmando a certeza e a brevidade da Sua Vinda (Ap 22.7). Observe a outras declarações mencionadas por Ele no Apocalipse:
“Brevemente a ti virei” (2.5).
“Em breve virei a ti” (2.16).
“Eis que venho sem demora” (3.11).
“Eis que venho como Ladrão” (16.15).
“Eis que presto venho” (22.7).
“Eis que cedo venho” (22.12).
“Certamente, cedo venho” (22.20).
Apocalipse, livro das visões, profecias e revelações divinas, termina com a reafirmação solene e confortante da brevidade da volta do Senhor Jesus. Agostinho diz: “Aquele dia está escondido para que todos os dias estejam alertas”. Todos devemos dizer amém. Que assim seja (v.20)!
Bênção Final: (22.21) João, o amado, findou sua última epístola com o versículo que tão bem encerra o precioso cânon das Sagradas Escrituras e que tem servido, através dos séculos, como uma das saudações mais preciosas e cheias de sentido entre o povo de Deus: “A graça do Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém” (22.21).
A visão de João deixa pouca dúvida de que os cidadãos dessa nova Jerusalém, a cidade eterna, viverão em condições diferentes de tudo que este mundo conhece. Se você já aceitou Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, então esta será a sua casa por toda a eternidade. Você terá um grande futuro em Cristo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Daniel E Apocalipse – Antonio Gilberto CPAD
Os Mistérios Do Apocalipse – Joá Caitano CENTRAL GOSPEL
Grandes Temas Do Apocalipse – Joá Caitano CENTRAL GOSPEL
101 Respostas Às Perguntas Sobre O Livro Do Apocalipse – Mark Hitchcock CHAMADA
Profecias De A A Z – Thomas Ice & Timothy Demy ACTUAL
Comentário Expositivo Do Novo Testamento – Hernandes Dias Lopes Vol 3 HAGNOS
Espada Cortante Vol I – Orlando Boyer CPAD
Wilson de Jesus Alves
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