Criar uma Loja Virtual Grátis
I SAMUEL

O PERÍODO DA MONARQUIA UNIDA

 

Não demorou muito tempo para o povo reivindicar um rei para si. Queriam ser como as nações vizinhas, que tinham uma autoridade que os regia. Samuel, o último e maior de todos os juízes é levado por Deus a ungir Saul, benjaminta, como monarca de Israel.

Esse período, denominado de monárquico, abrange o reinado dos três primeiros monarcas: Saul, Davi e Salomão desde 1040 a.C até 920 a.C. Foi o período áureo de Israel.

Durante esse tempo, Israel ainda era uma única nação, unida, entretanto, essa condição não duraria muito tempo.

Esse foi um tempo de consolidação, que trouxe a Israel o status de nação. As conquistas anteriores ganharam, agora, uma forma definida, e os limites demográficos, porém, sem ainda alcançar as dimensões prometidas a Abraão.

Apesar da desobediência de Saul e do declínio de Salomão nos seus últimos anos, o culto ao único Deus foi totalmente restabelecido e a situação religiosa caótica do tempo dos juízes terminou.

 

O Livro De 1º Samuel

Organização do Reino

Samuel, Saul, Davi

Samuel Foi o Elo de Ligação Entre os Juízes e o Reino

Qualificações Para Um Rei

O Estabelecimento da Linhagem de Davi

 

AUTOR. Supõe-se, geralmente, que Samuel escreveu os primeiros 24 capítulos; e pelo fato de serem os profetas Natã e Gade mencionados juntamente com Samuel, em 1 Crônicas 29.29, como biógrafos dos acontecimentos da vida de Davi, conclui-se que eles foram os autores dos capítulos restantes.

TÍTULO DOS LIVROS 1 E 2 SAMUEL

  • No Texto Hebraico e nas versões em português: 1 e 2 Samuel.
  • Na Septuaginta: O Primeiro e o Segundo Livros dos Reinos.
  • Na Vulgata: Primeiro e Segundo Reis – sendo que os nossos livros 1 Reis e 2 Reis, são chamados de “Terceiro e Quarto Reis”.

DATA E OCASIÃO. Os livros de Samuel não contém qualquer indicação clara da data de sua composição. Que seu autor os escreveu depois da divisão do reino entre Israel e Judá em 931 a.C. é evidente por causa das muitas referências feitas a ambos como entidades distintas (1 Sm 11.8; 17.52; 18.16; 2 Sm 5.5; 11.11; 12.8; 19.42-43; 24.1,9). Também a declaração de que “Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje” em 1Samuel 27.6 nos apresenta uma clara evidência de que este foi escrito em data pós-salomônica. Entretanto, não existe essa clareza sobre qual seja a data mais tardia possível para a composição. No entanto, no cânone hebraico, 1 Samuel e 2 Samuel foram incluídos nos profetas Anteriores, juntamente com Josué, Juízes e 1 Reis e 2 Reis. Se os Profetas Anteriores foram compostos como uma unidade, então Samuel deve ter sido escrito durante o cativeiro babilônico (por volta de 560-540 a.C), Já que 2 Reis termina durante o exílio (2 Reis 25.27-30). Contudo, como Samuel possui um estilo literário distinto de Reis, é muito provável que tenha sido escrito antes do exílio, durante o período do reino dividido (por volta de 931-722 a.C) sendo que posteriormente passou a fazer parte dos Profetas Anteriores.

CENÁRIO DO MINISTÉRIO DE SAMUEL

  • Ramá. Uns 10 km ao norte de Jerusalém, foi o lugar de seu nascimento, sede de seu juizado, e local de seu sepultamento.
  • Betel, uns 8 km ao norte de Ramá, foi um centro de atividades de Samuel, no norte. Era Betel um dos quatro pontos mais alto da região, sendo os outros o Monte Ebal, Hebrom e Mispá. O panorama da região que se descortina do alto de Betel, é magnífico. Aí 800 anos antes, Jacó vira a escada do céu. Mais tarde tornou-se sede do culto do bezerro.
  • Mispá, 5 km ao oeste de Ramá, sobre o Monte Neby Samwill (que significa “Profeta Samuel”), foi se centro de atividades no oeste. Aí Samuel erigiu a pedra “Ebenézer” (1Sm 7.12). Na encosta ficava Gibeon, onde muito antes Josué fez o “Sol deter-se”.
  • Gibeá (seu nome moderno é Tell-el-Ful), mais ou menos equidistante de Ramá e Jerusalém, foi a residência de Saul.
  • Belém, terra natal de Davi e, mais tarde, de Jesus, ficava 19 km ao sul de Ramá.
  • Quiriate-jearim. Onde ficava a arca depois que foi devolvida pelos filisteus, ficava uns 13 km ao sudoeste de Ramá.
  • Siló, uns 34 km ao norte de Ramá, foi o lugar onde permaneceu o Tabernáculo, de Josué a Samuel, e onde este, ainda criança, exerceu seu ministério.
  1. Josué erigiu o Tabernáculo em Siló (Js 18.1)
  2. Cada ano Israel ia a Siló sacrificar (1 Sm 1.3)
  3. Davi trouxe a arca para Jerusalém (2 Sm 6.15), cerca de 1000 a.C.
  4. Jeremias (7.12-15), cerca de 600 a.C, se referiu a Siló como tendo sido destruída. O que se deduz dessas passagens é que Siló foi cidade importante desde Josué a Davi, e que depois disso algum tempo antes de 600 a.C, foi destruída, desertada, deixando de existir.

 

ESFERA DE AÇÃO. Vai desde o nascimento de Samuel até a morte de Saul, abrangendo um período de 115 anos; de mais ou menos 1171 a 1056 a.C.

TEMA. O Livro de Samuel é um livro de transição. É o registro da passagem do governo de Israel por juízes ao governo por reis, e da passagem do governo de Deus, o Rei invisível – que fez com que Israel fosse diferente das outras nações – ao governo de um rei visível que o tornou igual às outras nações. A época de juízes – (Teocracia) “Não dominarei sobre vós, nem tampouco o meu filho dominará sobre vós; o SENHOR vos dominará” (Jz 7.23); A época de Samuel – (Monarquia) “... teremos um rei sobre nós. Para que sejamos como todas as nações” (1 Sm 8.19,20).

CONTEÚDO. Primeiro Samuel focaliza três personagens principais: Samuel, Saul e Davi (2 Samuel focaliza exclusivamente Davi). A principal lição do livro tem a ver com os efeitos do pecado e da santidade em relação ao povo e seus líderes.

PERSONAGENS PRINCIPAIS: O Livro de Samuel é uma história que inclui o atrativo pessoal de biografia. O conteúdo pode agrupar-se ao redor de três pessoas:

  • Sumo sacerdote e juiz de Israel durante quarenta anos; treinou Samuel para ser juiz (1.3-28; 2.11 -4.18).
  • Mãe se Samuel, dedicou seu filho ao Senhor quando ainda bebê (1.2 – 2.11,21)
  • Samuel, um patriota e juiz de coração humilde e consagrado, que servia a Deus obedientemente; Ele foi sacerdote, profeta, o maior juiz de Israel, fundador da monarquia em Israel, ungindo os dois primeiros reis de Israel. Fundou também a “Escola de Profetas” do Antigo Testamento, um tipo de seminário teológico.
  • Saul. Primeiro rei de Israel nomeado por Deus; teve inveja de Davi e tentou mata-lo. Era um rei egoísta, pródigo, ciumento e obstinado, faltoso e infiel na lealdade a seu Deus;
  • Jônatas. Filho de Saul; tornou-se amigo de Davi e o protegeu de Saul.
  • Davi, um homem segundo o coração de Jeová, o doce cantor de Israel, um varão de oração e louvor, provado, disciplinado, perseguido e finalmente coroado monarca de todo Israel. O maior rei de Israel, também pastor, músico e poeta; antepassado direto de Cristo.

 

MENSAGEM ESPIRITUAL. A oração, o elemento dominante na vida de Samuel.

  1. Nascido em resposta à oração (1.10-28)
  2. Seu nome significa “pedido a Deus” (1.20).
  3. Sua oração trouxe libertação em Mispá (7.2-13)
  4. Sua oração quando Israel insistiu em ter um rei (8.21)
  5. Sua oração incessante por seu povo (12.23)

CINCO DESVIOS DA LEI DIVINA – Que resultaram em sofrimento:

  1. Poligamia (1.6)
  2. Indulgência paterna (2.22-25; 8.1-5)
  3. Confiança em objetos sagrados (4.3)
  4. Impaciência (13.8.9)

 

 

HISTÓRIAS BEM CONHECIDAS NO LIVRO – Incluem:

  • Davi e Golias (cap.17)
  • Davi e Jônatas (cap.18)
  • Saul e a feiticeira de Em-Dor (cap.28)