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2 CRÔNICAS

O Livro De 2ª Crônicas

O Reinado de Salomão

O Templo

A História de Judá após a Separação das Dez Tribos

O Cativeiro

2 Crônicas abrange os mesmos assuntos de 1 e 2 Reis, apenas omitindo as narrativas dos reis das dez tribos separadas.

AUTOR E DATA São inexistentes tanto em 1 Crônicas como em 2 Crônicas declarações acerca de seu autor humano, embora a tradição judaica favoreça bastante o nome de Esdras, o sacerdote (Ed 7.1-6) como sendo “o cronista”. Esses registros devem ter sido feitos em cerca de 450 – 430 a.C. No Novo Testamento, não há citações diretas de 1 e 2 Crônicas.

PERSONAGENS PRINCIPAIS

  • Salomão. Rei de Israel e construtor do templo do Senhor, recebeu grande sabedoria de Deus.
  • Rainha de Sabá. Soube da fama de Salomão, relacionada à sabedoria, foi a Jerusalém para pô-lo à prova com perguntas difíceis sobre seu sucesso.
  • Roboão. Filho perverso de Salomão que se tornou o próximo rei de Israel; dividiu o reino e mais tarde liderou o Reino do Sul (Judá).
  • Asa. Rei de Judá; tentou realizar os propósitos de Deus por meios corruptos.
  • Josafá. Sucedeu seu pai, Asa, como rei de Judá; seguiu a Deus, mas fez diversas escolhas ruins.
  • Jeorão. Filho perverso de Judá que o sucedeu como rei de Judá. Fomentou a idolatria e matou seu seis irmãos.
  • Uzias. Também chamado Azarias, sucedeu seu pai, Amazias, como rei de Judá; em geral, seguiu a Deus, mas manteve comportamento arrogante.
  • Acaz. Sucedeu seu pai, Jorão, como rei de Judá; conduziu o povo à adoração de Baal e a outras práticas idólatras que incluíram o sacrifício de crianças.
  • Exéquias. Sucedeu seu pai, Acaz, como rei de Judá; obedeceu a Deus e restaurou o templo; iniciou uma reforma religiosa em meio ao povo.
  • Manassés. Sucedeu seu pai, Ezequias, como rei de Judá; fez o mal aos olhos do Senhor, mas se arrependeu no fim de seu reinado.
  • Josias. Sucedeu seu pai, Amom, como rei de Judá; seguiu ao Senhor e encontrou o Livro da Lei do Senhor em meio à restauração do templo.

LIÇÕES ESPIRITUAIS

  1. A preeminência da sabedoria (1.7-12)
  2. A glória do Senhor enche o templo preparado (5.13-14)
  3. O espírito de louvor torna invencível o povo de Deus (20.20-25)
  4. O poder da oração para obter êxito e vitória (11.16; 13.13-18; 14.11; 15.12; 17.4; 20.3; 26.5; 27.6; 30.18-20; 31.21; 32.20; 34.3)

CINCO PERÍODOS DE REFORMA

  1. Sob o rei Asa (cap.15)
  2. Sob o rei Josafá (17.6-10)
  3. Sob o sacerdote e o rei Joás (23.16-19)
  4. Sob o rei Ezequias (caps. 29-31)
  5. Sob o rei Josias (caps. 34,35)

OS TEMPLOS DE DEUS

  1. O Tabernáculo. (templo móvel). Uma simples tenda. Projeto detalhado recebido do Senhor por Moisés. Construído por artesãos divinamente designados. O lugar de habitação de Deus no meio de Israel por 400 anos. Profanado por Nadabe e Abiú. A maior parte do tempo esteve em Siló (Êx 25 a 40)
  2. O Templo de Salomão. Planejado por Davi; Construído por Salomão. Sua glória durou pouco. Foi saqueado 5 anos depois da morte de Salomão. Destruído pelos babilônios, 587 a.C.
  3. O Templo de Ezequiel. (Ez 40-43). Não era, em realidade, um templo, mas uma visão do templo ideal, restaurado no futuro. Será construído pelo Messias, durante o Milênio.
  4. Sinagogas. Surgiram durante o cativeiro. Não eram templos, porém pequenos prédios, nas comunidades espalhadas dos judeus, para reuniões locais.
  5. O Templo de Zorobabel. Idealizado por Zorobabel. Construído por Zorobabel e pelos anciãos judeus, depois da volta do cativeiro. Ver sobre Esdras e Neemias. Profanado por Antíoco Epifânes. Durou 500 anos, até ser substituído pelo templo de Herodes.
  6. O Templo de Herodes. O templo de Zorobabel foi restaurado por Herodes, o Grande. Foi este o templo em que Jesus esteve. Edificado por Herodes, de mármore e ouro. De magnificência indescritível. Destruído pelos romanos em 70 d.C. (Jo 2.13; Mt 24)
  7. O Corpo de Cristo. Jesus chamou seu corpo um templo (Jo 2.19-21). Nele, Deus tabernaculou entre nós. Jesus disse que templos terrestres não eram necessários ao culto de Deus (Jo 4.20-24)
  8. A Igreja, coletivamente é um templo de Deus, lugar de habitação de Deus no mundo (1 Co 3.16-19)
  9. Cada crente, individualmente, é um templo de Deus (1 Co 6.19), do qual a grandeza do Templo de Salomão pode ter sido um tipo.
  10. Edifícios da Igreja. Algumas vezes, são chamados templos de Deus, mas não o são em parte alguma da Bíblia.
  11. Templo de Apocalipse 11. No período da Grande Tribulação. Será construído durante a Grande Tribulação pelo Anticristo (?). Será profanado e destruído.
  12. O Templo no Céu. O Tabernáculo era o modelo de alguma coisa no céu (Hb 9.11,24) João viu um templo no céu (Ap 11.19). Adiante, porém, declara-se que Deus e o Cordeiro eram esse templo (Ap 21.22).
  13. O Eterno Templo da Presença Divina. O maior templo de todos “O Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro são seu templo”. Um Templo Espiritual.

 

PASSAGENS SIGNIFICATIVAS – Incluem:

  • A oração de Salomão pedindo sabedoria (1.7-12)
  • A dedicação do magnífico templo, por ele construído (caps. 5-7)
  • A visitação da rainha de Sabá (9.1-12)
  • A predição da duração do cativeiro (36.20,21)
  • Versículos favoritos neste livro são 7.14 e 16.9

O RETORNO DO EXÍLIO

Esse período é abrangido pelos livros de Esdras, Neemias e Ester, embora a história de Ester tenha se passado fora da Palestina. Sob o domínio de Zorobabel, 42.360 judeus retornaram a Jerusalém, por volta de 536 a.C., para reconstruir o templo. A política religiosa de Ciro era bastante branda, permitindo que cada povo adorasse seus próprios deuses. Ele mesmo incentivou e financiou o retorno do povo para Israel e a reconstrução do templo. Todavia, devida às oposições, o trabalho é interrompido e a obra só volta a ser realizada muitos anos depois, em 520 a.C., quando os profetas Ageu e Zacarias começam a animar o povo.

Em 458a.C., chega a Jerusalém o sacerdote Esdras, com mais de 1.755 judeus. Esse sacerdote zeloso e instruído terá enorme papel na história judaica. Está diante de uma nação quebrantada, que viu os efeitos terríveis de sua idolatria das Escrituras.

Em 445 a.C., Jerusalém recebe novo reforço espiritual com a chegada de Neemias, que reconstruirá os muros da cidade e restaurará suas portas. O muro é reedificado e começa um grande avivamento no meio do povo. Provavelmente, o ministério do profeta Malaquias ocorreu nesses dias, durante a saída de Neemias para a Pérsia. Mais tarde, em 432 a.C., Neemias retorna à Pérsia, definitivamente