O Livro De Esdras
A Volta do cativeiro
A Reedificação do Templo.
A Viagem de Esdras a Jerusalém.
Em torno do ano de 583 a.C., Ciro, rei da Pérsia e o novo soberano do Oriente Próximo, autoriza o retorno de Zorobabel para a reconstrução do templo. Sua política religiosa, diferente da dos babilônios e dos assírios, era mais pacífica, permitindo a cada povo continuar adorando os seus deuses, pelo que ele mesmo ajudou a financiar a reconstrução do templo de Jerusalém.
ESDRAS-NEEMIAS-ESTER
Estes três livros terminam a parte histórica do Antigo Testamento. Contam a história da volta dos judeus da Babilônia, a reedificação do Templo e de Jerusalém e o restabelecimento da vida nacional judaica em sua terra natal. Abrangem uns 100 anos (538-433 a.C).
Os três últimos profetas, Ageu, Zacarias e Malaquias viveram e trabalharam nesta era de restauração dos judeus.
AUTOR. O fato de ser o livro escrito na primeira pessoa, por Esdras (caps. 7 e 9), indica que ele foi o autor. Esdras foi o primeiro da classe conhecida como escribas, copistas oficiais e intérpretes das Escrituras. Lemos que Esdras dedicou-se ao estudo da Palavra de Deus com a finalidade de expô-la ao povo (7.10). A lei foi atribuída a obra de pôr em ordem o cânon do Antigo Testamento, isto é, compilar num livro as Escrituras inspiradas.
ESDRAS.
- O nome significa “o Senhor ajuda”.
- Esdras era um escriba que tinha acesso a uma série de documentos administrativos encontrados em Esdras e Neemias, especialmente àqueles citados no livro de Esdras. Bem poucas pessoas tinham acesso aos arquivos da realeza do Império Persa, mas Esdras provou ser uma exceção (Ed 1.2-4; 4.9-22; 5.7-17; 6.3-12)
- O seu ofício de escriba da lei é descrito em 7.10.
- Ele era um homem forte e piedoso que viveu na época de Neemias (Ne 8.1-9; 12.36)
- A tradição consta que ele foi fundador da Grande Sinagoga, onde o cânone completo do Antigo Testamento foi reconhecido formalmente pela primeira vez.
- Os autores do Novo Testamento não citam o livro de Esdras.
- A Obra Literária e Religiosa de Esdras.
- A ele se atribui a autoria de vários salmos, especialmente do salmo 119.
- Antiga tradição atribui a Esdras a autoria de 1 e 2 Crônicas, mas isto não se pode provar.
- Associou-se com Neemias para iniciar um avivamento no estudo das Escrituras (Ne 8)
- Acredita-se que ele seja o iniciador da sinagoga judaica e compilador da maioria dos livros do Antigo Testamento.
DATA. 456-444 a.C
PERÍODOS DISTINTOS
Houve dois períodos distintos.
- 538- 516 a.C, 22 anos, nos quais, sob o governador Zorobabel e o sacerdote Josué, o Templo, centro de sua vida nacional, foi reconstruído (Ed 3 a 6). A esse período pertenceram Ageu e Zacarias.
- 458-433.a.C., uns 25 anos, nos quais, sob o governador Neemias, e o Sacerdote Esdras, o muro foi reconstruído e Jerusalém restaurada, como cidade fortificada. A este período pertenceu Malaquias.
- Esdras faz uma narração dos dois período.
- Neemias faz uma narração do segundo período.
- Ester ocorre entre os dois períodos.
ESFERA DE AÇÃO. Desde a volta da Babilônia até o estabelecimento na Palestina, abrangendo um período de 79 anos mais ou menos, de 536 a 457 antes de Cristo.
CONTEXTO HISTÓRICO
Os Acontecimentos Principais Contidos Em Esdras-Neemias
- O regresso dos desterrados sob Zorobabel – 536 a.C.
- A reconstrução do templo – 535 a.C
- O ministério dos profetas Ageu a Zacarias – 520 a.C.
- A dedicação do templo – 515 a.C.
- Os acontecimentos relatados no livro de Ester – 478 a 473 a.C.
- Esdras visita Jerusalém – 458 a.C.
- Neemias enviado a Jerusalém como governador – reconstrói o muro – 446 a.C.
- Malaquias profetiza.
PERSONAGENS PRINCIPAIS.
- Escriba e mestre da Palavra de Deus que iniciou uma reforma religiosa entre o povo; conduziu o segundo grupo de exilados da Babilônia a Jerusalém.
- Rei persa que conquistou a Babilônia; auxiliou o retorno dos exilados israelitas à terra natal.
- Conduziu o primeiro grupo de exilados israelitas de Babilônia a Jerusalém; concluiu a reconstrução do templo.
- Ageu e Zacarias. Profetas pós-exílio que encorajaram Zorobabel e o povo de Israel a continuarem a reconstrução do templo.
- Dario I. Rei persa que apoiou a reconstrução do templo pelos israelitas.
- Rei persa que permitiu o retorno de Esdras a Jerusalém (7.1) e reinstituiu a adoração no templo e o ensino da lei.
O SEGUNDO ÊXODO
O retorno dos judeus do cativeiro na Babilônia se assemelhou a um segundo êxodo, divinamente espelhado de certo modo na primeira redenção de Israel da servidão no Egito. A viagem de retorno da Babilônia envolveu atividades semelhantes àquelas do êxodo original.
- A reconstrução do templo e dos muros da cidade.
- O restabelecimento da lei, que fez com que Zorababel, Esdras e Neemias coletivamente parecessem um segundo Moisés.
- O desafio dos inimigos locais.
- A tentação de casar com não judeus, resultando na idolatria.
- A ideia de que Deus estava lhes dando uma oportunidade de recomeçar do zero.
TEMA. A ideia predominante de Esdras é a restauração. Uma comparação entre Reis e Crônicas exporá isto. Reis e Crônicas registram a destruição do templo de Israel; o último, a sua reconstrução. Um apresenta o quadro escuro de uma nação corrompida pela idolatria; o outro, uma nação completamente purificada do culto idólatra. Um registra o descuido da lei; o outro, a restauração da lei ao seu devido lugar no coração do povo. Um registra a mistura de Israel com os pagãos; o outro, a separação completa de Israel da influência e dos costumes pagãos. Esdras dá uma lista admirável da fidelidade de Deus. Fiel às suas promessas (Jr 29.10-14) ele estende a mão para reconstruir o povo à sua terra, e ao fazê-lo, usa os reis pagãos – Ciro, Dario, Artaxerxes – com seus instrumentos.
PORÇÕES SELETAS
- A sublime confiança de Esdras na proteção divina quando chamado a levar grandes tesouros através de lugares perigosos (8.21-32)
- A oração e a confiança de Esdras pelo povo (9.5-15)
MENSAGEM ESPIRITUAL – O poder da Palavra de Deus na vida humana. Referido como:
- A Palavra de Deus (1.1; 9.4);
- Lei (o Livro) de Moisés (3.2; 6.18; 7.6)
- Mandamentos (6.14; 10.3)
- Lei do Senhor (7.10, 14)