TIATIRA - A IGREJA CORRUPTA

TIATIRA – A IGREJA CORRUPTA

 

Texto Bíblico: Apocalipse 2.18-29

INTRODUÇÃO

Tiatira abrange a Idade Média com a perseguição cruel dos santos de Deus pela igreja papal. A igreja em Tiatira evidentemente era pequena. Fala-se que desapareceu no fim do segundo século.

O DESTINATÁRIO:

Cidade de Tiatira:

Significado do Nome: “Quem sacrifica sempre” ou “sacrifício contínuo”, a palavra traz em si a ideia de “sacrifício cujo brilho transcendente é empanado pela repetição”

 

Aspectos Históricos:

 Construída por Seleuco I, fundador da dinastia dos Selêucidas, ela foi povoada pelos veteranos das campanhas de Alexandre, o Grande, na Ásia.

Era conhecida como um centro comercial, no fértil vale do rio Lico.

Era também a cidade de Lídia, a qual, talvez tratando de seu ofício de vender púrpura (At 16), ouviu a pregação de Paulo e foi salva.

Tem os viajantes afirmado que a estrada de Tiatira a Pérgamo é uma das mais lindas do mundo. O posto militar de Pérgamo ficou famoso pelo uso de uma tinta para tecidos de cor escarlate brilhante muito usada por toda a Ásia e Europa.

 

A Igreja de Tiatira:

É a igreja profana. Apesar de ser uma igreja caída espiritualmente, ela desfruta de progresso material. Sua decadência espiritual é patente nos versículos 20, 22 e 24.

Representa a igreja dos 600 a 1517. No final desse período, a Reforma tomou corpo e por fim eclodiu em 1517.

Chegamos ao surgimento do Papado, com a consequente introdução da mariolatria. A adoração de Maria como rainha do céu foi introduzida na Igreja, proveniente da Babilônia pagã.

Quase todos os templos pagãos foram transformados em uma “igreja cristã” simplesmente pintando-se os nomes dos apóstolos nos antigos ídolos e adornando o sacerdote com uma cruz.

Apareceu a astúcia eclesiástica, juntamente com o altar e o sacrifício.

Aqui nosso Senhor fala de si mesmo o Filho de Deus. O Romanismo fala dele mais como o Filho da Virgem, o Filho de Maria. A apostasia romana tem colocado uma mulher no lugar do Filho de Deus.

 

Não sabemos se foi Lídia quem levou o Evangelho a Tiatira; certo é que o Evangelho chegou até lá, e que havia uma próspera igreja na cidade.

 

O CONSELHEIRO

Como Jesus se apresenta à igreja corrupta.

“o Filho de Deus” (v.18) Jesus reivindicou esse título durante o seu tempo aqui na terra (Mt 11.27; Lc 10.22) e aprovou Pedro por professá-lo (Mt 16.16,17). Foi por causa dessa afirmação que Jesus foi condenado pelo Sinédrio (Mt 26.63; Jo 19.7).

 

Cristo É Juiz Com Olhos Como Chama De Fogo (v.18). Ele apresenta-se à igreja em Tiatira de aspecto mais temível do que a qualquer outra das sete igrejas. Ele é o Filho de Deus; é divino. É também o Filho do Homem, mas seus olhos como chama de fogo, esquadrinham a igreja, com zelo de infinito e ardente amor. Os poderes esquadrinhadores e quebrantadores de Cristo estão perante nós em 2.23, 27, que constituem o desenvolvimento do versículo 18. Esses olhos flamejantes penetram e descobrem todo engano da hipocrisia.

 

“E seus pés semelhantes ao latão reluzente” (v.18). Nas Escrituras, o latão, frequentemente é o símbolo do julgamento. Seus pés, com o brilho insofrível, como o de latão derretido, estão firmes para julgar a igreja de Tiatira, porque ali se permitia o pecado; porque, ainda mais, a igreja tolerava uma autoridade que suplantava a Cristo!

 

“Essa menção dos olhos que flamejam com indignação justa e os pés que podem pisotear os inimigos da verdade prepara o leitor para o tom severo da declaração que se segue” – Swete

Assim, ele é capaz de penetrar nos segredos de todos os corações e ele tem poder para castigar e subjugar” – Erdman

 

O ELOGIO: Graciosamente aquele que “conhece” os lugares coloca a excelência em primeiro lugar. Se tão-somente os que são culpados de julgar-nos mal seguissem esse exemplo divino, quão diferente seria o mundo! Deus via:

 

Obras: “Eu conheço as tuas obras” (v.19): Não se diz que Cristo conhecia o seu imponente templo, os fervorosos cultos, os eloquentes sermões, os membros corretamente vestidos, mais conhecia as suas obras. O Senhor quer ver obras, quer ver o amor e a fé operando e produzindo fruto prático na vida cotidiana.

 

Amor. Hoje caridade significa um espírito de tolerância ou dar aos necessitados. Ágape é um termo muito mais rico do que isso. As pessoas do mundo também podem ser filantrópicas ou tolerantes. Mas ágape é o amor divino implantado no coração humano e que flui em um serviço abnegado e sacrificial aos outros.

 

Serviço é diakonia. Beyer diz que essa palavra significa “qualquer realização de serviço feito com amor genuíno. Lenski define diakonia como “serviço voluntário para o benefício e a ajuda daqueles que precisam dele e realizado liberalmente”.

 

Fé. A palavra grega pistis pode significar fé ou fidelidade, ambos os sentidos cabem neste texto.

 

Paciência – Hypomone gr.: Significa mais do que o suportar passivo de privações ou provações. Essa palavra significa, na verdade, uma constância ou persistência positiva.

 

As últimas obras eram mais do que as primeiras.

 

A REPREENSÃO

Havia só uma coisa contra. Tolerava o ensino de Jezabel. Jezabel é o terceiro elemento pernicioso nessas cartas às igrejas. Primeiro foram os nicolaítas (2.6), depois Balaão (2.14), e por último Jezabel. Esta era uma falsa profetiza de Tiatira.

A Jezabel Do Antigo Testamento:

Jezabel significa “casta”, mas quão falsa era ela ao seu próprio nome!

Era uma mulher pagã casada com um rei israelita – Acabe (1 Rs 16.31).

 A rainha que oficializou o culto idólatra em Israel (1 Rs 16.31; 21.25) e perseguiu os profetas de Deus (1 Rs 18 a 21)

Foi uma mulher brilhante, ousada e inescrupulosa, que reconhecia a Deus mas na verdade servia a Baal.

 

A Jezabel Do Apocalipse:

A igreja de Tiatira permitia um falso mestre ocupar um lugar de honra entre os membros. Assim, a igreja apesar de ser enérgica e fiel, estava infestada de falsas doutrinas.

As doutrinas falsas sempre têm assolado a Igreja através dos séculos.

Às vezes não são doutrinas totalmente falsas; são ainda piores: são adulteradas. Somente a visão do Espírito Santo pode dirigir os fiéis na separação entre “a palha e o trigo”. O Diabo é pior quando vem como anjo de luz e ministro de justiça, do que como lobo devorador. No primeiro caso ele vem parecendo inofensivo, mas no segundo, vem rugindo, o que facilita a sua detecção (2 Co 11.14)

“Que toleras Jezabel, mulher...” literalmente quer dizer, “Jezabel tua esposa”, como Jezabel era esposa de Acabe.

 

O Ensino De Jezabel:

Ensinava aos crentes de Tiatira o engano. A forma de mal particular de Tiatira era o espiritismo – a mulher Jezabel reivindicava a revelação acerca de atividades ocultas.

Ensinava aos crentes de Tiatira a prostituição. Ela era a mestra notável e influente que de maneira aberta e militante apoiava a vida imoral.

 

“mulher, que se diz profetisa” (v.20): Não era incomum ter uma profetisa na Igreja Primitiva (At 21.9). No Antigo Testamento, diversas mulheres recebem esse título (e.g., Miriã, Débora, Hulda). O único lugar no Novo Testamento em que prophetis (fem.) é Lucas 2.36 (Ana).

 

“Dei-lhe tempo para que se arrependesse” (v.21): O Senhor é gracioso até para com os piores dos malfeitores. A repreensão que Cristo deu a Tiatira tem aplicação a todos que se sujeitem à autoridade humana, antes de ouvirem o que o Espírito diz às igrejas.

 

“Eis que a porei numa cama” (v.22): Não de delícias, mas em uma cama de chamas. Aqui temos uma expressão idiomática hebraica (João, embora escrevesse em grego, pensava em formas hebraicas) “ficar preso à cama”, “ficar doente” (Êx 21.18): consequentemente “colocar numa cama” significa “colocar num leito de enfermidade”.

 

“os que adulteram com ela” (v.22): Adultério espiritual.

 

“se não se arrependerem” (v.22): A porta da misericórdia continua aberta. Arrependimento genuíno sempre coloca o julgamento de lado.

 

“E ferirei de morte seus filhos” (v.23): Isto é, ferirá da segunda morte. Não eram filhos de Cristo, mas da semente iníqua, gerada do engano. Nesse versículo deixa de falar na prostituição literal para falar na espiritual.

 

“mentes e os corações” (v.23): Mentes (palavra grega somente aqui encontrada no Novo Testamento) literalmente significa “os rins”; isto é, “ os movimentos da vontade e afeições”. Corações na psicologia hebraica referia-se especialmente aos pensamentos. Os olhar do Onisciente penetra até o mais profundo do intelecto, emoções, e vontade do homem.

 

“Não conhecem, como dizem, as profundezas de Satanás” (v.24): Os magos de Babilônia falavam das profundezas, da sabedoria do próprio coração, justamente como os teosofistas, os que professam a “ciência cristã”, os espíritas, etc. de hoje, falam. O Senhor compreende todos os artifícios e “mistérios”; para Ele, não são profundezas. O conhecer as profundezas satânicas ou psíquico-diabólicas não é prova de espiritualidade. Certamente Deus destruirá a sabedoria dos sábios, e aniquilará a inteligência dos entendidos (1 Co 1.19).

 

Para os gnósticos do segundo século, a expressão “as coisas profundas” era uma frase favorita. Eles reivindicavam um conhecimento esotérico que era desconhecido pelas pessoas não iniciadas.

 

Os leitores desta mensagem, tentados a descer às profundezas de Satanás, deviam lembra-se de como Isaías 14.12 fala de Satanás como a estrela caído do céu. Nós também devemos escolher entre as alturas e as profundezas.

 

“como dizem” (v.24): Significa “como as chamam”. Paulo falou dos mistérios profundos da verdade divina (Rm 11.33; Ef 3.18). Esses falsos mestres estavam distorcendo essa ideia.

 

O CONSELHO

Era para uns restantes reterem a palavra de Deus (vv. 24,25). Talvez a maior parte dos membros – que não aceitaram a doutrina (ensinamento) de Jezabel.

A outra parte estava reprovada por Deus.

 

O DESAFIO

 

Cetro De Ferro (2.27): Isso é mais bem entendido à luz de 1 Coríntios 15.24-26. Uma alusão ao reino futuro de Cristo na terra, leia Ap 5.9,10; 3,21; 20.6; 2 Tm 2.11,12.

 

“as regerá” (v.27):  Literalmente significa “pastorear”. Assim a vara de ferro se refere ao cajado do pastor, com a ponta de ferro para torná-la uma arma adequada contra os inimigos ou animais selvagens.

 

“vasos de oleiro” (v.27): Os ímpios são comparados com vaso de oleiro que serão quebrados.

 

“Dar-lhe-ei a estrela da manhã” (v.28): Ao começar o milênio, será pleno dia; o Sol já teria saído com salvação debaixo das asas (Ml 4.2). Mas atualmente é noite. Para os que aguardam a vinda de Cristo, Ele é a Estrela da manhã, o Precursor do glorioso dia, apesar de ainda ser escuro em redor. Os acordados espiritualmente presenciarão a vinda de Cristo, a Estrela da Manhã, enquanto a maioria do mundo dorme no indiferentismo.

 

Segundo Childe: “Cristo virá como a Estrela da Manhã, na ocasião do arrebatamento (1 Ts 4.17), mas virá como o Sol da Justiça (Ml 4.2), ao chegar aqui para reinar na Sua glória milenária”

 

CONCLUSÃO

Em Tiatira, a batalha precisava ser vencida pela adesão resoluta às obras de Cristo, isto é, à pureza da vida cristã, em oposição “às obras de Jezabel”.