Criar uma Loja Virtual Grátis
PORQUE DEUS QUERIA MATAR A MOISÉS?

 

 

DEUS QUERIA MATAR A MOISÉS?

 

Texto Bíblico: Êxodo 4.24-26

 

O vaso escolhido por Deus, que vai realizar no mundo os propósitos divinos, não tem valor nenhum sem um espírito de absoluta obediência em todas as coisas. Deus rejeitou a Saul por causa de sua desobediência (1 Samuel 15.22,23). Aqui se trata da circuncisão, a cerimônia pela qual um filho macho recebia um sinal visível da aliança feita entre Deus e seu povo (Gn 17.9-14). Quando Deus instituiu a circuncisão, advertiu a Abraão: “O incircunciso, que não for circuncidado na carne do prepúcio, essa vida será eliminada do seu povo, quebrou a minha aliança” (Gn 17.14)

Durante a peregrinação no deserto, Israel ao que parece deixou de observar esta importante aliança. Mas Josué cuidou para que a nova geração nascida no deserto fosse circuncidada, removendo assim “o opróbrio do Egito” (Js 5.1-9).

Moisés líder escolhido por Deus deveria ele mesmo ser um exemplo de fidelidade ao Senhor. Porém ele não havia circuncidado ao seu próprio filho. Parece que ele tinha explicado à sua esposa a lei da circuncisão, mas ela não tinha consentido que o filho fosse circuncidado. Ao vê-lo aparentemente em luta com Deus (e ferido), ela compreende que devia ser por isso mesmo e num acesso de raiva, circuncida o filho e briga com Moisés. Este então segue sozinho e manda a família para o sogro (Êx. 18.2-3)

A família de Moisés agora estava ligada aos antepassados de Israel – o povo de Deus, por meio do sinal da circuncisão (os midianitas também eram descendentes de Abraão Gn 25.1,2).

Como libertador Moisés corria o risco de ser cortado por causa do pecado. Ele precisava aprender que desobedecer a Deus e incorrer na Sua ira era mais sério que qualquer coisa que lhe acontecesse proveniente da ira de Faraó “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hb 11.31)

Após a circuncisão, Deus curou a Moisés – (Zípora fez a circuncisão, talvez porque Moisés estivesse impossibilitado, devido a uma enfermidade que o Senhor tinha trazido sobre ele).

“Esposo sanguinário” (v.25,26): Pode não ter sido uma repreensão de Zípora, o versículo pode ser traduzido como “marido de sangue” podendo significar que o seu marido, que ela quase tinha perdido, estava seguro agora para ela com base num ritual de sangue.

Era a intenção de Deus realmente matar a Moisés? O senhor poderia ter matado Moisés de repente, se fosse o seu intento nesse caso. Deus certamente possuía o poder para fazer isso de imediato. O que aconteceu indica claramente que o propósito de Deus era fazer com que Moisés cumprisse os seus deveres. Deus obviamente não queria matá-lo, simplesmente. A finalidade deste incidente era outra, conforme ficou demonstrado acima.