O ARREBATAMENTO DA IGREJA
Harpagêsometha Eis Apantêsin Tou Kuriou
INTRODUÇÃO
A Volta de Jesus é chamada de:
- Dia de Cristo (Fp 1.10; 2.16)
- Dia do Senhor Jesus (2 Co 1.14)
- Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6)
A Segunda Vinda de Jesus é um Fato Bíblico e logo também será um Fato da História. Erguem-se fiéis testemunhos da sua volta em breve:
- O Testemunho dos Anjos: (At 1.9-11)
- O Testemunho dos Profetas do Antigo Testamento (Dn 7.13; Zc 14.4; Ml 3.2)
- O Testemunho dos Escritores do Novo Testamento:
- Paulo (1 Co 15.51,52)
- Tiago (Tg 5.8)
- Pedro (2 Pe 3.10)
- João (1 Jo 2.28; 3.1-3)
- Judas (Jd 14)
- O Autor de Hebreus (Hb 9.28)
- O Testemunho da ceia do Senhor (1 Co 11.26)
- O Testemunho de Jesus (Jo 14.3; Ap 22.20)
A Segunda Vinda de Cristo abrangerá um período de sete anos, compreendendo três povos – os judeus, os gentios e a Igreja de Cristo (1 Co 10.32).
- Para os judeus, o Senhor virá como Libertador, o Messias, a fim de implantar o Milênio.
- Para os gentios, como Juiz.
- Para a Igreja, como seu Noivo, no Arrebatamento.
A primeira fase da Segunda Vinda de Cristo, tomada em sentido mais amplo, refere-se ao arrebatamento da igreja. Como um acontecimento profético-histórico o arrebatamento tem como centro de atenção a Igreja Triunfante que velando aguarda o Salvador.
- O QUE É O ARREBATAMENTO
- Termos Originais Referente ao Arrebatamento.
- Harpagêsometha (gr): “Arrebatados poderosamente” às nuvens (possivelmente nuvens de glória) para se encontrarem com Ele nos ares.
- Harpagêsometha eis apantêsin tou Kuriou: “O Arrebatamento para um encontro com o Senhor”
- Harpazo (gr): Em harpazo, há um tempo verbal futuro passivo usado para descrever a ação dos ladrões e das águias: ambos, furtivamente, apropriam-se de seus despojos. É o caso de Paulo que foi levado de repente e com grande poder ao terceiro céu. (2 Co 12.2)
- Raptus (lat): que é a raiz da palavra portuguesa arrebatamento.
- Encontro: Era freqüentemente usado como termo técnico para os cidadãos marcarem um encontro com reis ou generais a alguma distância fora da cidade a fim de os escoltarem de volta a esta.
- Parousia (gr): “Vinda”. Usada para uma visita real. Chegou a ter no Novo Testamento sentido técnico que denota a volta de Cristo.
- Sentido Bíblico-Teológico. Retirada brusca e sobrenatural da Igreja deste mundo para que se uma eternamente ao Senhor Jesus. Este acontecimento, ao qual dedica o Novo Testamento dois capítulos (1 Co 15 e 1 Ts 4), constiuir-se-á num dos maiores milagres de todos os tempos, por abranger diversos fatos espantosos, inexplicáveis e incompreensíveis à lógica meramente humana:
- A Ressurreição física e espiritual dos que morreram em Cristo, resultando em seres semelhantes aos anjos (Lc 20.30-34)
- A remoção violenta (este adjetivo revela-nos a verdadeira natureza do arrebatamento) e transformação dos salvos que estiverem vivos (1 Co 15.51-58)
- A união mística e celestial da Igreja com o Cordeiro de Deus (1 Ts 4.15-17)
- EXEMPLOS DE ARREBATAMENTOS.
- No Antigo Testamento.
- (Gn 5.24)
- (2 Rs 2.9-14)
- (Êxtase 2 Rs 5.26)
- (Êxtase Ez 8.3)
- No Novo Testamento.
- No Antigo Testamento.
- Filipe (Foi arrebatado literalmente de Gaza para Azoto At. 8.39,40)
- (Êxtase At.10.10)
- (Ele mesmo não soube definir seu tipo de arrebatamento 2 Co 12.2,3)
- João (Ap 4.1)
- As Duas Testemunhas. (Ap 11.11-12)
- A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA:
- Encoraja a Evangelização do mundo (Mc 13.10).
- Tira o medo (Jo 14.1-3)
- Dá Firmeza na Obra do Senhor (1 Co 15. 5-58)
- Dá Consolação na Perda de Uma Pessoa Amada (1 Ts 4.18)
- Purifica a Vida em Santificação (Tt 2.12-14; 2 Pe 3.11,13; 1Jo 3.3)
- QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO
- Ocasião: Jesus enfatiza que, quando do arrebatamento, o mundo estará seguindo normalmente o seu curso. Ele ensinou que as pessoas estariam envolvidas em suas lides diárias, quando da sua vinda. Tudo parecerá estar ocorrendo normalmente. E, então, sem qualquer aviso, um será arrebatado para o encontro com o Senhor nos ares, ao passo que o outro será deixado para sofrer a ira de Deus (Mt 24.40,41).
- O Dia e a Hora Ninguém Conhece. Conquanto seja inútil tentar estabelecer uma data para o arrebatamento, a cada dia surgem mais especulações sobre o assunto. Há teólogos que se arriscam nesse terreno movediço, talvez para demonstrar a sua habilidade em fazer cálculos mirabolantes. Isso é um desperdício de tempo! Jesus foi categórico: “daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho do Homem, mas unicamente meu Pai” (Mt 24.36). Quanto a nós, além de não sabermos, quando Jesus voltará, é-nos totalmente vedado fazer especulações (At 1.7; 1Ts 5.1).
- Cronologia da Vinda de Jesus.
- Jesus voltará quando o tempo da Igreja na terra se extinguir.
- Jesus voltará quando chegar a plenitude dos gentios (Rm 11.25)
- Jesus voltará quando houver terminado a sexagésima nona semana dos judeus, segundo foi revelado a Daniel (Dn 9.24-27). Naquele dia se iniciará a semana dos anos para o povo judeu – que é a Grande Tribulação.
- Jesus Sabe Quando Voltará? Ao se fazer homem, o Senhor Jesus aniquilo-se (esvaziou-se) a si mesmo; e conquanto não tenha deixado de ser Deus (1 Tm 3.16; Cl 2.9), abriu mão de parte de seus atributos divinos e da glória que desfrutava junto ao pai. (Jo 1.14; 2 Co 8.9; Fp 2.5-8). Na Terra o Homen-Deus sujeitou-se temporariamente às limitações humanas (Hb 2.14). E foi nessa condição temporária que Ele declarou não saber, quando se daria o Arrebatamento (Jo 14.28). Com a vitória cabal alcançada na cruz (Jo 19.30) e a sua transcendental ressurreição, Jesus assumiu a indizível glória que tinha antes de o mundo existir (Jo 17.5; Mt 28.18; Ap 1.8). Não há razão apara acreditarmos que Ele tenha deixado de saber definitivamente o dia do Arrebatamento. Em Apocalipse, as suas convictas palavras indicam o seu pleno conhecimento “venho sem demora”, “presto venho”, “cedo venho” (Ap 3.11; 22.7,12)
- QUEM PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO
- Os que morreram em Cristo. Ressuscitarão primeiro, dessa ressurreição farão parte todos os crentes, desde Abel, até o último a morrer antes do arrebatamento. Uma vez que todos quantos dormem em Cristo, estão no Paraíso, é de se compreender que as suas almas desencarnadas, por ordem expressa de Jesus, descerão aos seus sepulcros onde os seus corpos jazem desintegrados em pó, daí ressurgindo um corpo glorioso.
- Os que estiverem vivos: Os santos que estiverem vivos serão transformados.
- COMO SERÁ O ARREBATAMENTO
- Num momento. Alguém disse que a duração de um piscar de olhos é de cerca de um milionésimo de segundo. A palavra grega para designar a rapidez desse momento é átomos, da qual extraímos a palavra átomo. Significa algo que não pode ser dividido. Desta forma, o arrebatamento da Igreja será tão veloz e súbito, que a duração de tempo em que ocorrer não pode ser humanamente dividido. Imagine isto: numa fração de segundo, todos os crentes vivos da terra serão daqui tirados. De repente, sem nenhum aviso, somente os ímpios povoando o planeta terra! Será um quadro de inimaginável terror!
- E sem aviso prévio, Jesus levará os que se acharem preparados à sua vinda (1 Ts 4.16-18; 2 Ts 2.1)
- O Brado de Jesus: O arrebatamento da Igreja será precedido pelo soar, no céu do brado de Jesus. Então poderá ver “o fruto do trabalho e do sofrimento de sua alma e ficará satisfeito” (Is 53.11)
- Os Anjos se Preparam para Acompanhar Jesus (1 Ts 4.16). Os anjos têm acompanhado com grande interesse, as coisas pertencentes à salvação. Eles servem aos santos (Hb 1.14), alegrem-se pela conversão dos pecadores (Lc 15.7,10) também servem aos santos na hora da morte (Lc 16.22). É, pois, natural que tenham alegria em acompanhar Jesus para receber os salvos ao entrarem na glória (1 Ts 4.17; Mt 16.27)
- O Espírito Santo se Prepara para Agir. O grande milagre que se dará na vinda de Jesus, será pelo poder do Espírito Santo. Será pelo seu poder que se fará a ressurreição e o arrebatamento dos salvos (Rm 8.11; 1 Co 6.14)
- A Trombeta de Deus Ressoará (1 Ts 4.16; 1Co 15.52). Os judeus associavam a trombeta com festividades, triunfos e eventos escatológicos.
- A Voz do Arcanjo (1 Ts 4.16): Assemelha-se às palavras de Jesus (Mt 24.30-31). Pode ser literal.
- Os Mortos Ressuscitarão Primeiro (1 Ts 4.16)
- Nós, os Vivos Seremos Transformados (1 Ts 4.17)
- O Encontro se Dará nas nuvens (1 Ts 4.17). Serão elas o seu carro triunfal. Jesus subiu entre “nuvens” (At 1.9), e assim voltará (Ap 1.7). Os anjos estarão com Ele em toda a glória do céu (Mt 25.31). Os santos das eras passadas ressuscitados, os que ainda estiverem vivos na carne serão transformados, e, como Enoque e Elias foram trasladados, toda a Igreja subirá para apresentar jubilosas boas-vindas ao Salvador regressando, e para ficar com Ele para sempre. Estremecemos de emoção só em pensar nisso.
- COMO ESTAR PREPARADO PARA O ARREBATAMENTO
- Através da Fé: “e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo 5.4) Tudo quanto um crente regenerado tem a fazer para alcançar a plena vitória é acreditar, e continuar a crer, que Jesus é o Filho de Deus.
- Através da Vigilância: (Mt 25.1-13)
- Através do contínuo serviço cristão (Mt 24.46)
- Através do Auto-Exame (Lc 21.34) “Olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.”
- Através da Plenitude do Espírito Santo. “ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo” (At 1.8)
- Através da Evangelização (At 1.8). “Ser-me-eis testemunhas... até aos confins da terra”
- Através da Perseverança (Tg 5.7)
- Através do Anelo pela Vinda do Senhor. Aguardando (Tt 2.13); Amando a Vinda do Senhor (1 Tm 4.8)
- Através da Santidade.
- Através de Uma Vida Piedosa (2 Pe 3.11)
- O ARREBATAMENTO: A NOSSA ESPERANÇA
Timóteo trouxe a notícia de que os cristãos tessalonicenses estavam suportando suas perseguições com bravura, mas que alguns haviam falecido e os outros estavam embaraçados para saber como esses falecidos lucrariam alguma coisa da vinda do Senhor; doutrina esta a que Paulo, evidentemente, tinha dado ênfase especial quando estivera com eles.
A Segunda Vinda de Cristo ocupa lugar de destaque na carta de Paulo aos Tessalonicenses. Paulo termina cada capítulo com uma referência à vinda do Senhor (2.19; 3.13; 4.16-18; 5.23). O fato de Paulo mencioná-la em cada capítulo indica que ele lhe deu ênfase especial em sua pregação naquela cidade de Tessalônica. As Epístolas aos Tessalonicenses, geralmente, são consideradas os primeiros livros do Novo Testamento, que foram escritos. Versam sobre a segunda vinda do Senhor. O Último livro do Novo Testamento é o Apocalipse, cuja palavra final é “venho sem demora”, “Amém. Vem, Senhor Jesus” (Ap 22.20). É assim, pois, que começa e finda o Novo Testamento.
O Arrebatamento, de um modo especial se constitui na Bendita Esperança da Igreja, é o que podemos aprender principalmente na Primeira Epístola aos Tessalonicenses:
- É Uma Esperança Inspiradora Para o Novato (1 Ts 1)
- É Uma Esperança Encorajadora Para o Fiel Servo (1 Ts 2)
- É Uma Esperança Purificadora Para o Crente (1 Ts 3 a 4.12)
- É Uma Esperança Consoladora Para o Aflito (1 Ts 4.13-18)
(1) “Os que dormem” (14). É a expressão bíblica para significar a morte do crente (Mt 27.52; Jo 11.11; At 7.60; 13.36; 1 Co 15.6,18, 20,51; 2 Pe 3.4) Jesus ensinou isto. Deve ser um fato. É um dormir apenas. Um dia acordaremos. Gloriosa manhã! Não quer dizer que entramos em estado de inconsciência até o dia da ressurreição. Há um estado intermediário de felicidade consciência (Fp 1.23)
- É Uma Esperança Despertadora Para o Cristão Sonolento (1 Ts 5)
CONCLUSÃO
- Existirão crentes vivos na terra por ocasião do arrebatamento da Igreja.
- Os Santos vivos que aguardam a Cristo serão transformados à semelhança do corpo de Cristo, repentinamente “num abrir e fechar de olhos”, no momento do arrebatamento.
- Os santos vivos transformados, juntamente com os santos ressuscitados, formarão uma mesma grei e se encontrarão com o Senhor Jesus nos ares, “e assim estaremos sempre com o Senhor”