Criar uma Loja Virtual Grátis
AS BODAS DO CORDEIRO

AS BODAS DO CORDEIRO

 

 

INTRODUÇÃO

 

Após a avaliação de Cristo das obras de seus servos diante do Tribunal, Ele então, conduzirá sua Noiva para o Palácio Real, onde se encontra a “sala do Banquete” (Ct 2.4), quando terão início as Bodas do Cordeiro.

 

  1. O CASAMENTO NOS TEMPOS BÍBLICO.

 

  1. Um Sacramento: O casamento, relação que na época do Cristianismo se tornara um sacramento, era originalmente uma troca de votos entre a noiva e o noivo, resultantes de negociações entre os pais de ambos.

 

  1. Os casamentos eram freqüentemente arranjados com parentes próximos ou membros do clã ou da tribo. Como a noiva se tornaria membro da família do marido,era importante para os pais do noivo saberem se ela era conveniente ou compatível com seus parentes.

 

 

  1. O noivado: que ocorria um ano antes do casamento, era um contrato formal (Mt 1.18; Lc1.27; 2.5). A partir de então, a noiva era considerada pertencente ao futuro marido, sendo ele então reconhecido como genro pela família dela.

 

  1. Isenção do Serviço Militar: Para estabelecer os relacionamentos familiares adequados, o homem ficava isento do serviço militar durante o primeiro ano após a cerimônia de casamento formal (Dt 24.5)

 

  1. O preço da noiva: era uma das razões para as freqüência da monogamia. Poucos homens podiam pagar uma soma tão substancial mais de uma vez. O preço da noiva era um valor de compra pago ao pai dela para compensar a perda do trabalho da filha no lar ou nos campos. Às vezes, o preço era pago na forma de trabalho (Gn 29.15-28). Parte do dote era costumeiramente entregue à própria noiva, geralmente na forma de jóias, que ela usava como adorno nas Bodas.

 

 

  1. DEFINIÇÃO: O QUE SÃO AS BODAS DO CORDEIRO

 

  • [Do Lat. Vota, voto feito à divindade + Aguns, Cordeiro] Reunião entre Cristo e a Igreja, que começará a se concretizar a partir do arrebatamento da Igreja. Neste período, que coincidirá com s Septuagésima Semana de Daniel, os santos receberão os seus galardões e hão de se preparar à implantação do reino de Deus na Terra (Ap 19.7-9). O encontro de Cristo com os redimidos é tão sublime, que somente a imagem de um casamento poderia descrevê-lo.

 

  • APOCALIPSE 19:
  1. Os coros de aleluias (1-9): O primeiro expressa o júbilo do céu em face da destruição de Babilônia, a meretriz. O segundo, numa elevação de vozes como o bramido do oceano e o ribombar de trovão distante, anuncia o casamento do Cordeiro com a Sua verdadeira esposa, os verdadeiros cristãos como um todo.

 

  1. “bodas do Cordeiro” (7). Esse glorioso evento tem lugar no céu após o arrebatamento da igreja. É o encontro, que durará para sempre, da Igreja com o Senhor, que a resgatou com o seu preciso sangue e a conduziu a salvo ao lar celestial, apesar das tempestades da vida. É o encontro que não terá jamais separação.

 

  1. O Convite (9): Os convidados e a esposa têm o mesmo significado, como também são idênticas a noiva e a cidade santa (21.2,9 10). Não por mérito próprio mas, só por convite é que os santos participaram das bodas do Cordeiro.

 

  1. “ceia das bodas do Cordeiro (9): Deve ser a participação da Igreja na destruição do poder gentílico mundial sob a Besta, a partir do instante em que Jesus tocar a Terra. As Bodas do Cordeiro têm lugar no Céu, ao passo que a “ceia do grande Deus” (17), tem lugar na Terra, sendo, pois, dois fatos totalmente distintos quanto à sua natureza.

 

  1. “verdadeiras palavras” (9): A declaração do anjo assegura aos fiéis que a promessa desta maravilhosa festa se cumprirá.

 

  1. FATOS RELACIONADOS COM AS BODAS DO CORDEIRO (Ap 19.7-9; Lc 22.29,30)

 

  1. A Igreja do Senhor, à semelhança de uma noiva estará pronta, preparada para as Bodas (Mt 25.10)
  2. Ela , já chagará ao local ataviada, devidamente trajada com as suas vestes nupciais. E Jesus com grande alegria, a apresentará diante de seu Pai (Mt 10.32; Ap 3.5; Ef 5.27) e dos seus anjos.
  3. Haverá grande regozijo por parte dos salvos, quando entrarem na sala do banquete (Ct 2.4). Ali, entoar-se-ão cânticos de adoração ao Cordeiro (Ap 5.9-11). A alegria que experimentarão não pode ser comparada a nenhum sentimento desta vida. Daí a razão de glorificarem ao Senhor em altas vozes.
  4. A noiva do Cordeiro estará vestida de linho fino, puro e resplandecente, que representa as justiças dos santos; ou seja, ela já entrará na sala do banquete galardoada, honrada pelo Noivo.
  5. Haverá também uma grande Ceia, e os salvos comerão à mesa do Senhor, no seu Reino.